Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Jorge16 23/12/2023

Pague minha terapia, Adam Silvera!
No começo ano, meu marido preparou um calendário literário para que eu lesse um livro por mês de suas recomendações pessoais. E dos 12, 3 eram do Adam Silvera, ficando esse por último, agora pra Dezembro.

Lendo os dois outros anteriormente (?Os dois morrem no final? e ?o primeiro a morrer no final?), já esperava que seria algo triste. MAS EU NÃO ESPERAVA TODO ESSE SOFRIMENTO!
Você me paga, Adam Silvera! ?

O livro é muito bem escrito, o enredo é interessantíssimo, abordando sexualidade e seus preconceitos, com uma ficção de pano de fundo, visto o procedimento Leteo de deletar as memórias das pessoas.

Os capítulos curtos e a escrita de Adam torna a história super fluida. E ali na metade, após um acontecimento que nos mostra o primeiro plot twist do livro, a história voooooa! Eu engoli esse livro depois da metade.

Nos acontecimentos finais, eu tive que reler algumas coisas, porque eu simplesmente não queria acreditar que era aquilo que eu tinha lido. Que tristeza! Eu, como um homem gay, me coloquei no lugar de Aaron, e me senti muito, muito mal. Aquele final não era merecido? ?

E por esse e muuuuitos outros motivos (desenvolvimento de personagens, personagens críveis, diálogos reais, a ficção por detrás e as reviravoltas), sem dúvida alguma, aos 45 do segundo tempo, esse livro vai figurar nos meus favoritos de 2023.

Antonio566 09/12/2023

Lendo a sinopse do livro, a gente entende boa parte das coisas que acontecem nos capítulos, mas confesso que gostei bastante do caminho pelo qual a narrativa foi tomando, levando o enredo e os personagens.
Gostei bastante de conhecer o Aaron. Confesso que ele acabou se tornando um dos meus personagens literários contemporâneos mais próximos desse ano. Foi bom poder acompanhar toda a sua jornada, toda a sua luta e seus questionamentos. Confesso que o final acabou sendo do jeito que eu estava torcendo depois de uma série de acontecimentos que haviam afetado o Aaron.
Algumas pessoas podem querer outro final, outro rumo que a história de Aaron poderia ter tomado, mas eu confesso que torci muito por esse final. Acho que Aaron precisava deste final mesmo por causa de tudo o que havia acontecido. Caso contrário, eu desejaria um outro final.

É um livro que trata de temas pesados como depressão, suicídio e muita violência e também apresenta muitos momentos reflexivos sobre as escolhas que tomamos na vida, as pessoas (boas e ruins) que nos afetam (positiva e negativamente) e através da escrita envolvida do Silveira, chegamos ao final do livro com a sensação de ter aprendido boas lições.

gbriel_ 09/12/2023

Uma depressão, o coitado do Aaron só sofre. amei a história com essa mistura de drama e ficção científica e o plot no meio do livro me chocou msm. Adam Silvera não sabe escrever livro feliz, e acertou mto nesse aq, recomendo. O único problema pra mim foi que achei meio arrastado, principalmente na primeira metade

Antonio460 25/11/2023

"Estou mais feliz do que triste. Lembre-se disto"
Seria muito egocentrismo dizer que este livro foi feito para mim? Que somos almas gêmeas?
Lembra Aquela Vez conta a história de Aaron Soto, um jovem de 16 anos. Bom, não tem muito oque eu dizer que não seja spoiler, a não ser que o livro é maravilhoso e tocante. Me fez chorar que nem um desgraçado, mas valeu cada lágrima.
PS: Adam Silvera, q história é essa de "Um final mais feliz"? Um final mais triste q outro, pelo amor de deus.

Dheyson1 23/11/2023

Preciso de terapia
Mais uma pedrada escrita pelo Adam, esse homem não sabe escrever um livro feliz.

é muito criativo a central do esquecimento, o Adam é perfeito.

não me identifiquei com os personagens, quem tem amigos que a qualquer momento podem te agredir?

o personagem principal só sofre, mas a história é emocionante e triste!!

passei 1 mês com ressaca literária e esse livro me tirou dela.

com certeza um bom livro! ?

mimindo 19/11/2023

Que plot foi esse senhoras e senhores?
Faz muito tempo desde que de fato fiz uma resenha, mas me sinto na obrigação de compartilhar tudo que pensei após ler essa obra.
Tenho um carinho muito grande pelo Adam Silvera, desde os dois morrem no final, esse autor tem tido todas as minhas lágrimas. Surpreendentemente nessa obra eu não chorei, o sentimento que me dominou foi aflição e angústia. Depois que descobri de fato o plot da história, fiquei uns bons dez minutos olhando pro nada, de repetente tudo fazia sentido.
Não vou me aprofundar na história, até pq pra fazer um resumo aceitável dessa obra incrível, eu ficaria escrevendo até amanhãkkk
Mas tenho que confessar, me decepcionou a parte de não abordar mais sobre o Thomas, sinto a curiosidade me corroer só de pensar no que tanto ele escrevia no seu diário. Posso também dizer que jamais perdoarei o Thomas e a Genevieve. Torci pela felicidade dos dois personagens, mas juntos? Achei sacana.
Devo dizer que amei com todas as minhas forças a mãe do Aaron e do Eric.

Enfim, uma obra e tanto! Posso afirmar e reafirmar várias vezes, esse foi o plot que mais me surpreendeu nas minhas leituras de 2023. Recomendo muito!

andolini 11/11/2023

"Estou mais feliz do que triste. Não se esqueça de mim"
Pensei que seria um livro leve e tranquilo. Mas quando aconteceu o plot, fiquei totalmente sem chão (que plot incrível meu deus, Adam acertou mt).
Foi tão doloroso ler esse livro, e ver o quanto as pessoas podem ser horríveis.
Quando literalmente TUDO começou a dar errado, e as coisas ficaram péssimas, eu entrei em desespero e chorei como se tivesse acontecendo comigo.
É um livro que aborda temas pesados, e sinceramente é um livro incrível.
Espero que a vida seja muito mais feliz do que triste...

bobbie 06/11/2023

Que venha mais!
Já passei da idade de ler esses livretos. Por que leio, então? Alguma crise de meia idade, saudade do que não vivi? Não. Leio porque, como pesquisador de literatura sobre diversidade sexual e/ou de gênero, estou sempre em busca de novas promessas de textos atuais que tratem sobre o assunto. Busco nos clássicos, também (e é neles que ainda encontro mais satisfação), mas a verdade é que não canso de dar chance ao que está sendo produzido atualmente. A questão é que a literatura atual sobre o assunto parece um grande queer bait, feita sob medida para atrair legiões de jovens LGBTQIAPN+ ávidos por se verem representados nas prateleiras, com o coração no ponto de derreter em historietas de "amor fora da lei" entre personagens plasticamente perfeitos (a geração de hoje não aceita menos). Então temos histórias como esta, que atendem, quase que em sua totalidade, aos anseios desse público. Contudo, esta trama, que só apresenta uma guinada interessante depois do meio do livro, não me convence em seus argumentos. Aaron parece fraco, pouco resiliente consigo mesmo, com tamanha homofobia internalizada para um jovem do século XXI que me parece inverossímil que tal jovem ainda exista. Não foram poucos os momentos em que anotei no cantinho da página: "sério mesmo (que eu li isso)?" A história do Leteo é interessante e levanta questões muito válidas, porém a trama não se sustenta o suficiente para me convencer de que um jovem do século XXI se submeteria ao que Aaron se submeteu. Seus "antepassados" da segunda metade do século XX, habituados a tantas frentes de batalha feroz e ferrenha, provavelmente colocariam Aaron para sentar e diriam: "Querido, menos". Enfim, eu teria dado 4 estrelas ao livro pela coragem do autor em sustentar o final original, em uma época em que não se aceitam finais menos do que espetacularmente felizes. Então tirei a quarta estrela porque a edição que tenho em mãos acrescentou um material extra com um final alternativo porque, bem, a geração atual não aceita um final menos que espetacularmente feliz.

Liv 03/11/2023

Estou mais feliz do que triste. Lembre-se disso
Esse livro foi tudo e mais um pouco. Esse livro é sobre amadurecimento, amor, amizades, querer esquecer das coisas e depois querer lembrar delas, é sobre acolhimento, sexualidade, família, mas mais do que tudo isso, esse livro é sobre ver a esperança em todas essas coisas.
Eu chorei, eu ri, eu fiquei puta, algumas frases foram como um abraço da pessoa que eu mais amo no mundo, outras me fizeram ficar tonta e querer vomitar. É um livro surpreendente, maravilhoso, pesado e lindo. Definitivamente não sou a mesma depois de ler essa obra prima. Obrigada, Adam!! Esse livro mudou minha vida.
(O Thomas superou tds os amores da minha vida, que homem meus amgs!!)
Carol 04/11/2023minha estante
ISSO AI LIVIA!!!

Lana.Francielly 25/10/2023

Lembre-se disso
Eu chorei, eu ri, eu fiquei puta da vida com esse mundo horrível que não aceitam que amor é amor e fim. Eu me apaixonei pela amizade do Aaron com a Genevive. Amei o Thomas e o respeito e carinho com o qual ele lidou com tudo. Fiquei com o coração aquecido é muito reflexiva no fim. Recomendo muito esse livro.

?Estou mais feliz do que triste.
Lembre-se disso.?

Andre350 22/10/2023

Bem triste, mas com uma lição necessária
Eu comecei esse livro não conseguindo me engajar muito nele, pelas primeiras 50 páginas eu achei a história morna?mas nossa, como eu estava errado! A história se desenrola de uma forma tão bem feita e bem construída que você parece estar lendo um relato real, até a dose de ficção científica que tem no livro parece ser algo plausível de tão bem inserido que é. No fim, a gente fica com a expectativa frustrada em vários aspectos, mas faz parte da vida?acho q as lições principais da história do Aaron são: 1- Lembrar nos faz ser quem somos, mesmo as coisas doloridas são importantes, lembrar sem ficar preso nas lembranças é a chave; 2- Amar as pessoas da forma q da, o amor não é só romântico?é deixar ir quem nos faz mal?
Esse livro é quase filosófico?ótima leitura! Recomendo!

Maria 20/10/2023

Triste
O livro no início não é muito bom, não dá muitos vontade de continuar, mas por já conhecer o autor decidi continuar. A história é boa e o plot é bizarro (me enganou muito) e o final é bem emocionante. Eu gostei, mas não favoritei.

joaoost 19/10/2023

Não se esqueça de mim
Essa é uma das histórias mais tristes e marcantes que já conheci. O início do livro parece ser muito simples, e até normal demais, mas tudo que vem depois é de tirar o fôlego e muitas lágrimas.

O Adam sempre sabe como criar personagens cativantes, e não é diferente com o Aaron. Tudo que eu quis durante todo o livro foi abraça-lo e desejar que ele fosse mais feliz. Não é justo alguém passar por tanta coisa como ele passou, e a realidade é que muitos passam pela tristeza a vida toda.

Como "Os Dois Morrem no Final", eu termino mais uma história desse autor levando comigo aprendizados para uma vida inteira. Devastador e especial. Que o mundo possa sempre lembrar de você.

"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria nas músicas, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio a escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."
Andre350 19/10/2023minha estante
Mas homem! Acabei de começar o mesmo livro?muita sintonia! Kk

joaoost 19/10/2023minha estante
Tava doido por esse amg, juro hauaha e n me arrependo