Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Jessica Monteiro 05/06/2023

Comecei a ler esse livro após ler uma resenha onde dizia que o final não era feliz, e eu discordo, A. tem sim um final feliz, ou pelo menos um recomeço feliz.
O livro fala muito da importância de lembranças ruins, elas também fazem parte de quem somos e sempre farão, não é possível mudar quem somos.

Canito 28/05/2023

EU QUERO DAR 10, TRINTA MIL ESTRELAS O ADAM SILVERA SABE OQ FAZZZZ!!!! ESSE LIVRO TRAZ MTOS GATILHOS E TUDO MAIS PFVR LEIA SO SE VC TIVER BEM DA CABEÇA NO MOMENTO KKKK

valen.tilha14 24/05/2023

Simplesmente um dos livros mais tristes e lindos que já li.
Aaron aprende a viver novamente aos poucos, mesmo não se lembrando de todos os detalhe, com o apoio de todas as suas pessoas favoritas. E, mesmo que não esteja completamente feliz, está mais que feliz que nunca agora.
A escrita é extremamente fluida e envolvente, com capítulos curtos e dinâmicos, Adam consegue fazer a gente chorar e se emocionar com apenas algumas palavras, que transcrevem toda a dor e sofrimento vividos pela personagem principal.
Honestamente, achei que não iria gostar. Porém a narrativa se revelou uma lição de vida linda e um dos meus livros favoritos agora.

Jão 24/05/2023

Não posso dizer que amei esse livro?
Mas gostei da história até. Eu sai da leitura de História é tudo o que me deixou para essa, uma das primeiras escritas do Adam, e é notório a evolução na escrita e na construção da história. Teve alguns momentos que realmente fiquei meio perdido, principalmente no momento que ele sofre aquele atentado e relembra de tudo.
Não consegui me apegar a nenhum personagem, somente me compadeci de Aaron com os MUITOS sofrimentos dele. É engraçado que na resenha sobre HeTqMD eu falei que não tínhamos que nos preocupar com homofobia, nesse sofremos quase que o tempo todo com isso.
Adorei o plot twist, realmente não consegui perceber que aquilo ia acontecer. Não posso dizer que amei esse livro como todos os outros que li do Adam (principalmente O primeiro a morrer no final), mas gostei muito, salvo alguns pontos, a mensagem do livro também é linda: não podemos mudar quem somos, nascemos assim.

Mariana113 22/05/2023

A escrita do autor é bem cativante. Bem realista.
Chorei no final.
Levanta a questão, o que somos senão a junção de todas as nossas memórias. Esquecer determinado evento ou pessoa irá nos mudar? Mudar nossa sexualidade?

Ayra.Gabriele 19/05/2023

Diferente!
Esse livro foi uma surpresa para mim, no começo estava achando meio sem graça, mas vem o plot twist e te deixa pensando que mer** está acontecendo?!?! O fim foi meio decepcionante, mas isso é principalmente pq eu gosto de fins bem marcados.
É um livro com muitos gatilhos, então confira antes, chorei tantas vezes que estou desidratada.
Recomendo para quem tem estrutura para lê-lo.

Dani @oslivrosdadani 13/05/2023

GOSTEI MUITO!
Aos 16 anos, Aaron Soto é jovem porto-riquenho que vive no Bronx em um futuro próximo, onde as pessoas podem ter memórias alteradas ao se submeterem a uma técnica ?revolucionária? no renomado Instituto Leteo. Aaron tem problemas: seu pai cometeu suicídi0 recentemente e ele tentou fazer o mesmo; sua família mora em um minúsculo apartamento de um quarto; e seu círculo de amigos no quarteirão nem sempre é muito agradável. Ainda assim, Aaron tem sua namorada Genevieve ao seu lado. Mas é seu novo melhor amigo, Thomas, que realmente faz Aaron se abrir sobre seu passado e confrontar seu futuro.
À medida que Thomas e Aaron se aproximam, Aaron descobre coisas sobre si mesmo que ameaçam destruir seu novo eu. Lutando contra sua atração por outros garotos, Aaron procura os cuidados do Instituto. Mas se ele pode apagar parte da sua história, ele se pergunta, também pode esquecer quem realmente é?

?Lembra aquela vez?, o romance de estreia de Adam Silvera, administra um delicado entrelaçamento da política de classe por meio de uma narrativa ambiciosa sobre raça, identidade e conexão s3xual. Logo de início fica notório a capacidade do autor de atrair o público com suas histórias pungentes e exploração intrincada de questões cotidianas.
Este livro é triste, na mesma medida que é autêntico em sua prosa. Adam consegue capturar e refletir o sofrimento complicado pelo qual muitos adolescentes passam no dia a dia por causa de fatores como sua s3xualidade.

Aaron é retratado de forma realista e o seu entorno é constituído por um feixe de contradições que trazem mais contexto a trama: sua mãe tem dois empregos, mas mal ganha um salário para sustentar a família; seus amigos incluem pequenos criminosos e aspirantes a artistas, desistentes e estudantes ambiciosos. E a tristeza decorrente do suicídi0 de seu pai e sua própria tentativa permeia tudo o que Aaron faz.

Com uma escrita que permeia entre o humor e a mágoa, a sensação de desesperança que abarcam jovens nas circunstâncias de Aaron, ?lembra Aquela Vez? explora de maneira honesta os relacionamentos homoafetivos e a dor, a verdade e a culpa que as pessoas suportam para viver com suas decisões.

Tráfic0 de dr0gas, suicíd0, homof0bia, vi0lência e Vi0lência doméstica.??

moonsunbie 03/05/2023

Choro de puta, autor não escuta
Sinceramente, a leitura foi desgastante e cansativa, tanto que tô a mais de cinco meses tentando terminar esse livro! não recomendo a qualquer pessoa, porque a lista de gatilho dessa coisa é maior que a bíblia e, nossa, não sei oque eu esperava do final, mas com certeza não era isso! porém, é um livro "interessante", por mais que eu ache a palavra forte demais pra descrevê-lo

Dante51 01/05/2023

A essência de Adam Silvera
Este livro me surpreendeu em diversas formas diferentes, o plot twist me deixou verdadeiramente em choque. Recomendo este livro para todos que estão passando por momentos de descobrimento e negação, a nossa sexualidade não é algo que possa ser apagado da nossa memória, é tão pouco nossas memórias ruins. Seja memórias boas ou más, todas são importantes para sermos quem somos. Lembra aquela vez me fez olhar o mundo com outros olhos, me fez perceber que a vida é difícil mas nós podemos ser quem quisermos só basta ter coragem, há sempre alguém especial que estará lá pra nos ajudar. Adam Silvera mostra toda sua genialidade e essência nesse livro, o que o torna tão bem escrito.

Erik 30/04/2023

Diferente. Memórias. Confusão.
O livro tem uma temática diferente, não somente aquilo que imaginamos quando lemos a sinopse.
Aconselho que você vá com uma mente aberta para conseguir captar a essência do livro, pois caso ao contrário, ele só vai ser um livro peculiar para você. Não posso falar muito se não vai ser spoiler?rsrsr

Paulo Albuquerque 26/04/2023

Gostei
Gostei bastante, e nos faz pensar em o que realmente importa para a gente, se é ser feliz ou agradas as pessoas a nossa volta.

Bia 23/04/2023

Aquele ditado "relembrar é viver"
Acredito que, no fim das contas, toda narrativa fala sobre o poder das narrativas; mas, nessa leitura, a mensagem que guardo é a responsabilidade que cada um de nós carrega sobre a própria história, e como somos a partir da presença impositiva do que escolhemos diante do que fomos. Somada essa reflexão (completamente inesperada em um livro que julguei pela capa como "leituras adolescentes, zero neurônios requeridos") ao agridoce de como as relações se constroem e destroem na trama, "Lembra aquela vez" é uma obra... surpreendente.

Coisas de Mineira 13/04/2023

E se você tivesse a oportunidade de apagar lembranças dolorosas de sua vida para finalmente poder seguir em frente, mesmo que isso colocasse sua vida em perigo, o que você faria? Esse é o questionamento do livro Lembra Aquela Vez, de Adam Silvera

A edição especial de Lembra Aquela Vez, de Adam Silvera, autor do romance Os Dois Morrem no Final, conta com uma introdução de Angie Thomas, autora do livro O Ódio que Você Semeia e mais um capítulo extra, deixando a leitura mais envolvente e contagiante. Espero que você esteja preparado para embarcar nesta leitura que vai te fazer sorrir e te emocionar, porque às vezes o mundo é cruel e as pessoas só querem nos amar se estivermos encaixadas no mundo delas. Mas tenha orgulho si próprio e não se esqueça: viva por você. Leia com orgulho.

RESENHA DO LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ, DE ADAM SILVERA

Na resenha de hoje, conheceremos a história de Aaron Soto, um jovem de 16 anos, que mora em Bronx, Nova York, com sua mãe e seu irmão. Lembra Aquela Vez, publicado pela editora Rocco, vai te fazer rir, mas vai tirar muitas lágrimas também.

Eu tinha lá os meus 16 anos quando li a obra de Adam Silveira pela primeira vez, mas só hoje, mais velho, com 20 anos, pude entender mais o Aaron e as coisas que ele passou sendo um garoto pobre morando em Bronx. Não tem como fazer uma comparação, mas na introdução de Angie Thomas me fez pensar muito sobre quem era o Baby Freddy, Brendan e o Eu-Doidão da minha adolescência e em como muitas características dos personagens são semelhantes a pessoas que eu conheci. É estranho pensar que essas pessoas não são reais, mas eu consegui ver familiaridade nas atitudes de muitas pessoas ao longo da minha vida.

O livro começa com meses depois que o pai do Aaron foi encontrado morto no banheiro, após se suicidar com a sua própria navalha de barbear.

Nós vemos um jovem que está tentando seguir sua vida, após passar por momentos traumáticos. Com o apoio de sua namorada, Genevieve, com quem se ver cada vez mais envolvido e de seus amigos, Aaron tenta encontrar motivos para viver.

LIVRO LEMBRA AQUELA É UMA LEITURA DIFÍCIL E DENSA

O livro em si carrega uma temática bem pesada, é uma leitura que causa um nó na garganta, porque o autor aborda temáticas bem sensíveis. Na primeira vez que eu li, não consegui perceber tanto, mas é doloroso ver a homofobia presente tanto em sua família, quanto por parte de seus amigos. O Arron é um jovem incrível que merecia ser cuidado e protegido por pessoas que diziam amá-lo.

O Aaron fez muitas coisas das quais eu não concordo. Fiquei bastante sentido pelas situações e constrangimentos que a Genevieve passou enquanto namorava. Mas falo mais sobre ela mais tarde, porque é importante agora mencionar a respeito de um assunto que é bastante mencionado durante a leitura de Lembra Aquela Vez, o Instituto Leteo.

“Todos têm um papel para cumprir, até os pais que mentem e abandonam os filhos. O tempo cura toda essa dor, e, por isso, se alguém falha com você, tudo ficará bem um dia.”

O INSTITUTO LETEO

Sendo um assunto paralelo à estória, no decorrer do livro aparece constantemente um anúncio de um instituto chamado Leteo. O instituto é um lugar que realiza procedimentos prometendo que as pessoas apaguem memórias indesejadas de sua mente, mesmo que isso possa trazer consequências para a sua vida. Fica bem claro na narrativa que o procedimento não apaga, mas manipula algumas informações no seu cérebro para que você possa enxergar as situações de outra forma ou não se recorde mais.

Durante a narrativa é mostrado que há pessoas que são a favor do Instituto, mas também existem manifestações para que o instituto seja fechado, além de pedir que o Leteo pague pelas mortes das pessoas que se submeteram ao procedimento e não resistiram. Mais adiante, é abordado mais especificamente que as pessoas que passam pelo método sabem dos riscos que podem causar durante o processo, como não resistir ao procedimento, perder toda a memória, além das várias sequelas que podem ficar.

É difícil pensar a respeito do Instituto Leteo e nas pessoas que teriam coragem de passar, porque todo mundo carrega o peso do mundo em seus ombros, as pessoas têm suas dores, seus traumas e encontrar um lugar que promete fazer esquecer suas aflições, certamente é algo que valeria a pena pensar em passar pelo método. Seguir sua vida em paz, sem carregar algo que possa te angustiar é bom, mas o risco que há por trás é muito grande.

“aqui hoje, esquecido amanhã”

A ESCRITA DO AUTOR E A IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA DO LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ

O livro Lembra aquela vez carrega temas bastantes pesados e, muitas vezes, difíceis de ler, mas que é importante falar sobre. A escrita do autor é bastante fluída, o livro é dividido em partes que facilita ainda mais, além dos capítulos serem curtos, o que facilita a leitura e não deixa algo denso. Por serem temas que causam gatilhos para muitas pessoas, o autor soube escrever de uma forma que a narrativa ficasse envolvente.

Não dá para julgar o Aaron por querer passar pelo procedimento. Ele encontra no Instituto uma única solução, não porque há um problema em ser gay, mas pelas consequências que a sua sexualidade trouxe para à família. O plot twist que aconteceu no fim de Lembra Aquela Vez me surpreendeu muito, porque eu não esperava que situação pudesse acontecer. Adam Silveira me perspicaz na construção da narrativa para que a cena final pudesse acontecer de forma que ninguém desconfiasse.

E se um instituto te prometesse que faria você esquecer o seu passado e as memórias ruins que perseguem, você participaria desse procedimento?

“A Guerra Dentro de Mim é uma guerra na minha cabeça. Se eu tivesse que ilustrá-la, seria um lugar com explosões e derramamentos de sangue.”

UMA NAMORADA PERFEITA

A Genevieve é muito mais que a namorada perfeita, adorável, parceira, boa filha. Aaron não poderia ter pessoa melhor para estar ao seu lado nos seus piores momentos. A personagem é realmente muito fundamental para a narrativa e foi perfeita durante toda a leitura.

Acredito que o Adam poderia dar um pouco mais de atenção para a personagem e ter desenvolvido mais a fundo a forma como ela se sentia diante daquelas situações que o Aaron passava seja pela perda de pai, quanto pela homossexualidade e todo o processo de entender que ele era assim. Além de relacionamento da jovem com seu pai, com a pintura, sua viagem para o acampamento, até mesmo o que ela quer para o futuro

É surpreendente as revelações que tem mais para o fim da leitura e como a personagem foi corajosa de ter passado por tudo e ainda ter perdoado e permanecido com o Aaron, logo ela que seria uma pessoa com motivos suficientes para deixá-lo e seguir sua vida. Muitas cenas do início do livro só fazem sentido quando você chega ao final, principalmente quando ela flagra o Aaron no quarto do Thomas em seu aniversário.

“A confiança dela no nosso futuro deveria me deixar tranquilo, e é um lembrete de que estou fazendo tudo certo”.

LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ: A RELAÇÃO TÓXICA DE AARON COM SEUS AMIGOS

O Aaron vive em uma região bastante precária onde a violência, o uso de drogas é algo que está bastante presente em seu cotidiano. A forma como ele descreve seus amigos sempre me preocupou, pois, nunca pareceu que era uma amizade verdadeira. Por muitas vezes ele menciona o fato dele e dos colegas terem medo do Eu-Doidão e em como esse garoto era bastante violento, além da falsidade que há por parte de Brendan, que vivia dizendo ser amigo do Aaron.

Por muitas vezes é mencionado a respeito das confusões que o grupo de amigos vivia se envolvendo, além do tráfico de drogas, que muitos consumia e acabava vendendo para outras pessoas. A reação dos jovens com a aproximação de Thomas foi bastante dolorosa, em um momento específico que dói imaginar que o Aaron teve que passar por aquilo porquê as pessoas não o aceitavam.

“Alguns caras fazem das suas mentes uma prisão. Eu gosto de viver fora das grades. Se somos diferentes, não tenho nenhum problema com isso.”

UMA RELAÇÃO ENVOLVENTE COM O GAROTO NOVO

O Aaron conhece o Thomas em uma situação bem aleatória, sabe aqueles dias que você sai sem esperar nada e de repente conhece alguém que transforma sua vida? Pois, bem, é assim que os se conhecem. Em uma brincadeira chamada “Perseguição”, Aaron conhece Thomas enquanto está fugindo para não ser pego. A partir daí surge uma aproximação dos dois amigos, e o Aaron se ver compartilhando coisas pessoais que jamais chegou a comentar com sua amada namorada.

A conexão e aproximação dois jovens é notável tanto pelos amigos e família de Aaron, quanto pela sua namorada. Existem vários momentos que é notável os ciúmes de seus amigos com a relação dos dois garotos. Há uma cena específica que acontece no aniversário de Thomas que você só consegue juntar os pontos no fim de Lembra Aquela Vez. (compre seu livro aqui)

O Thomas é um dos personagens que eu mais gostei, ele é o tipo de amigo verdadeiro, fiel, que está disposto a ajudar. Sinto que ele passava por muitas questões pessoais e como a ausência paterna fez com que ele ficasse mal. Foi muito lindo o cuidado que ele teve com o Aaron. Em busca de uma felicidade, Aaron encontra em Thomas uma razão para viver e tudo muda em sua vida.

“Mas estou animado para encontrar o sol em meio à escuridão nestas histórias e. se não conseguir, vou me esforçar para criar minha própria luz.”

SOBRE O AUTOR ADAM SILVERA

Adam Silvera nasceu em Bronx, mesmo cidade em que se passa a estória de Lembra Aquela Vez. Tem 32 anos, é um homem alto e reside na cidade de Los Angeles. Autor dos livros “Os dois morrem no final” publicado em 2018 e “O primeiro a morrer no final” publicado em 2022. O autor faz muito sucesso com seus romances LGTQIA+.

Por: Dalyson Oliveira
Site: www.coisasdemineira.com/2023/04/lembra-aquela-vez-resenha-livro/

Sunny 05/04/2023

[Minha vida não é um final triste] - Aaron
O livro cita sobre o personagem Aaron, que vive uma sequência de acontecimentos ruins gerados de traumas infantis (mas principalmente pela sua sexualidade).

"Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos."

MINHA OPINIÃO:

Sendo honesta não foi um dos melhores livros que já li, não recomendo muito. Esperava BEM mais e o livro não entregou nem um terço do que eu pensei que seria.
Enfim, o Aaron é um sem-vergonha por ter iludido a Genevieve (de um certo lado eu entendo porque ela sabia e permitiu). Porém é inevitável falar sobre tudo que ele passou, desde o descobrimento de sua sexualidade, até a morte de seu pai e a situação familiar, a vida dele realmente não foi fácil.

Os amigos dele foram horríveis, largaram ele no pior momento, nem os chamo de amigo, o Dave Gordo mesmo quase matou o Aaron na porrada.

A Genevieve é uma menina muito interessante, ela perdeu a mãe quando era muito pequena, ela é uma artista nata. Mas me irritou a forma que ela não se valoriza, quis viver em uma fantasia que ela mesmo sabia que não era real.

A mãe do Aaron e o Eric de uma certa forma foram muito atenciosos, o apoio da mãe dele em relação ao Leteo eu achei incrível e ao mesmo tempo louco.

O Thomas eu acho ele um fofo, realmente o Aaron foi viver uma ilusão, achando que o Thomas iria gostar dele e que não era hétero, mas na verdade eu ainda não sei sobre a sexualidade do Thomas, acho que não interpretei direito.

PONTOS ABORDADOS: contém SPOILER

1. Automutilação/agressão física
2. Tentativa de suicídio
3. Homofobia
4. Ilusão amorosa
5. Amnésia

"só conseguiria parar de comer em excesso se esquecesse seus traumas da infância"

ENSINAMENTO:

Eu pensei em como é importante cuidar da única vida que temos, de uma certa forma o que acontece com a gente não é nossa culpa diretamente, mas a forma que reagimos é! Precisa-se viver a vida que recebemos, esconder ou mostrar você não importa, faça o que você se sentir melhor.
PEÇA AJUDA

"Gosto de acordar de pesadelos. Claro, o pesadelo em si é insano, mas saber que estou bem? É disso que gosto de verdade."

"Lembra Aquela Vez que..."