Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Debs 19/10/2023

"Não se esqueça de mim."
Começo esta resenha dizendo que queria ter gostado mais. O livro tinha tudo pra ser um favoritado, os personagens, o enredo, a ficção científica... Mas, senti que faltou algo. A leitura se arrastou um pouco pra mim, apesar de curto e tendo coisas interessantes acontecendo. Talvez eu não tenha me afeiçoado tanto ao protagonista como deveria, não sei.
O plot twist é incrível, quando vamos nos dando conta do que aconteceu, é impossível largar a leitura. Ponto super positivo! Pena que isso acontece depois dos 70% do livro.
No mais, apesar de tudo, não irei te esquecer Aaron...

Lemos9 17/10/2023

Eu já esperava q fosse triste, mas pra mim foi uma surpresa o quão abalado fiquei, todo dia imagino n ter vivido situações na minha vida, mas são elas que me tornaram quem eu sou, n é como se eu gostasse de quem sou, mas estudo q tenho, e o protagonista é assim, ele percebe que n tá no controle de nada, e quem ele é, é formado por situações jogadoras pelo destino. sla, oq quero falar, só achei muito bom

Luiza250 15/10/2023

Li apenas para saber a fofoca completa. Gostei da leitura em um panorama geral. Recomendo pra quem quiser uma leitura leve.

Judeneve 06/10/2023

UM MISTO QUENTE PARA GAYS TRISTES
Me senti lendo um ?misto quente? de Bukowski para gays tristes, quanto sofrimento, pelo AMOR de DEUS.
Gosto muito de livros com finais reflexivos e achei o plot muito bom, realmente não estava esperando. Tambem é bem escrito, com personagens complexos, falhos e humanos, o que para mim é sempre bem-vindo em uma história. No entanto, me incomodou um pouco como o Aaron passou por TANTA coisa horrivel e meio que o mais mexeu com ele e o motivou a tomar as atitudes que tomou foram as paixões que ele sentia? Não é um julgamento, mas fiquei com essa inquietação na minha cabeça. Sobre as cenas com ele e com o ?amigo? da parte 2, me tocaram de forma que fizeram me lembrar de alguns momentos pessoais. Isso foi bom e ruim kkkkkkk Enfim, o que eu posso dizer é que foi uma leitura que me prendeu muito

Gabriel.Sales 01/10/2023

Tenho dúvidas...
Já havia lido as histórias da Central da Morte que o Adam lançou depois e gostado bastante, então decidi por ler o seu livro de estreia, que tava no meu Kindle mofando há séculos. O problema é que o livro demorou MUITO pra engatar comigo, até chegar na metade eu tava seguindo só pra saber como seria desenvolvido os dramas do Aaron que tavam na sinopse e realmente, quando essa parte chegou, o livro cresceu bastante!

Mas ainda acho que só metade não vale uma nota além de bom, ainda dei mais meia estrela pela coragem do final, que também não digeri tão bem como me senti diante disso, só tenho a certeza de que eu ficaria muito deprimido se tivesse lido na adolescência, ainda bem que não rolou.
Ainda é um livro legal, mas tem uns probleminhas pra engatar sim, não achei que foi apenas escolha do autor focar tanto na relação do Aaron com todo mundo daquele jeito, sendo que dava pra ter enxugado bastante coisa, especialmente as descrições detalhadas de todos os jogos que eles faziam, que eu não me conectei nem pra imaginar como era, só me importava minimamente quando tinha algo acontecendo ao mesmo tempo, mas de resto... Não me importo!

A experiência com o autor continua positiva, então lerei os outros livros dele e os próximos que saírem, pois gosto da escrita.

vcmechamademar 26/09/2023

Começou de um jeito e me surpreendeu muito...
Esse livro começou se um jeito e foi tomando uma proporção tão diferente do que eu esperava e isso me surpreendeu de forma muito positiva, a verdade é que o Adam nunca decepciona em seus livros, todos eles são incríveis e não foi diferente com esse aqui... O plot da metade do livro me ganhou muito e toda a história é bem tocante e sensível. Acho que todo mundo que é lgbtqia+ já esteve no lugar do Aaron e quis mudar isso de alguma forma, me lembrei de muitos momentos da minha própria vida enquanto lia isso aqui e tive que me segurar pra não chorar... Enfim, que livro perfeito!

Louis 25/09/2023

Desenhe estrelas em suas cicatrizes
Em seu romance de estreia, Adam Silvera retrata as lutas de um jovem gay crescendo em um dos bairros mais perigosos de Nova Iorque. "Lembra aquela vez" narra a história de Aaron, que sente o luto pelo suicídio de seu pai e tem o apoio da mãe e da namorada para superar a dor, mas vê sua situação mudar quando conhece Thomas, por quem descobre um sentimento que vai além da amizade.

Em meio à descoberta, Aaron convida o leitor a conhecer a sua realidade como morador do Bronx, uma região onde a exposição às drogas faz parte do cotidiano, os garotos precisam saber se defender de punhos fechados e podem se tornar órfãos a qualquer momento. Como se não bastasse o ambiente hostil, ele vê que sua sexualidade acrescenta ainda mais perigo à sua sobrevivência, e começa a se perguntar se o Instituto Leteo, com seu procedimento inédito de apagar memórias, pode oferecer a solução das suas angústias.

Mas será que esquecer o sofrimento é a melhor saída? O autor aborda esse tema com sensibilidade em cada página e faz com que o protagonista dê voz a todo homem gay que já viveu a homofobia, ou enfrentou a dura verdade de ser excluído do mundo das pessoas com quem vive. A autoaceitação nem sempre é fácil, mas cada jornada é única e só diz respeito àquele que a sente na pele, e o protagonista valida isso ao entender que é o único com o dever de superar suas batalhas - mesmo que a mãe esteja ao seu lado o tempo todo. Por fim, ainda traz acolhimento ao deixar a mensagem de que “a felicidade volta, se você deixar que ela volte”.

dam.rbr 15/09/2023

Não sei sentir
?fã ou hater?? era o que estava sentindo no começo desse livro, depois que entendi a mensagem que eles queriam passar aos poucos tudo foi se encaixando, um livro com muito gatilhos. no livro vemos a bissexualidade realmente sendo validada o que é deixado de lado em alguns livros

lukitozx 15/09/2023

Estranhamente bom
Eu simplesmente amei esse livro, não entendo direito o por quê, afinal nesse livro a vida do protagonista é simplesmente uma bosta e quando ele acha q vai melhorar só piora, a vida amorosa dele é horrível e ele é todo traumatizado, mas eu achei interessante, por ser um livro que foge bastante do padrão, afinal é o livro de Adam Silvera que é meu autor favorito e mesmo que eu seja suspeito pra falar , um dos melhores. A vida amorosa do protagonista é tão fudida que eu cheguei a me identificar, mas o livro é muito bom, cheio de temas importantes, histórias emocionantes, frases marcantes, personagens incríveis, e tudo de extraordinário que normalmente só se encontra nos livros de Adam Silvera, enfim livro perfeito, recomendo.

ANDER CELES 02/09/2023

Um novo final com mais esperança?
Isso é uma releitura, com uma diferença: essa versão do livro tem um final diferente, um capítulo extra no fim.

Bom, cada leitura é uma leitura diferente, e claro que as releituras também são diferentes, porque somos pessoas diferentes, em tempos diferentes, com outra maturidade, etc. Me lembro que gostei quando li da primeira vez, mas gostei mais dessa segunda vez.

Dessa segunda vez fiz algumas reflexões mais profundas sobre o tema principal do livro, que é essa questão da opção de escolha em apagar as memórias que nos faz sofrer. O livro trabalha isso muito bem, porque faz a gente realmente pensar que as memórias, por mais dolorosas que sejam, fazem parte da nossa história, de quem a gente é. E, no caso do livro, as consequências foram as piores possíveis.

Bom, falando sobre o livro, ele tem alguns blocos de narrativa. No primeiro bloco, vc é conduzido por uma narrativa que não te dá pistas do que aconteceu ou do que está por acontecer. Realmente, durante um bom tempo do início da história, parece um slice of life que não terá grandes acontecimentos. Aí, no final da primeira parte a história ganha o ritmo que terá até seu final, um ritmo frenético de acontecimentos e reflexões.

Agora, algo que realmente merece destaque é o novo final da história. Alguns livros, que fazem uma versão extra com um capítulo final novo, não conseguem agregar muito, não há uma grande diferença entre a versão original e a nova. Mas nessa nova versão há uma mudança profunda com o novo final. Porque o final original ele é bem desesperançoso, bem angustiante, até. Mas nesse novo final nós temos esperança. E o livro ganha um plus na mensagem que quer passar. Dessa vez, junto com a mensagem de que "não vale a pena esquecermos os momentos ruins da nossa vida", vem a mensagem de que "recomeços são possíveis, e que eles fazem parte do ciclo das coisas". O recomeço do Aaron, assim como o de todos nós, levará tempo, paciência. Ele não esquecerá os acontecimentos ruins, algumas decepções ainda trarão sentimentos ruins nele, mas novas memórias felizes serão construídas.

Leticia1264 26/08/2023

Pesado e Reflexivo
É incrível perceber a evolução do protagonista na história e que consigo perceber em minha vida tbm: em um momento somos todos imaturos e tudo está bem, quando de repente não está mais e você precisa desesperadamente amadurecer pra conseguir lidar com tudo aquilo.
Me apeguei aos personagens, que mesmo com características e papeis bem definidos não deixam de parecerem reais. Todos os personagens erram, interpretam errado e fazem escolhas ruins e está tudo bem, todos querem o melhor para suas próprias histórias.
O livro traz temas pesados com um personagem que está tentando descobrir e se aceitar na realidade em que vive. Confesso que tive receio por conta de "Querido, Evan Hansen", que trata de temas parecidos e que acabou só me deixando pior em um momento que eu já estava mal. Já "Lembra Aquela Vez", mesmo que trazendo vários assuntos pesados deixa a mensagem de esperança e não de culpa no leitor.

Myy 16/08/2023

Diferente do que achei que seria ??
Início parado, meio nível desistência por não acontecer nada demais. Até um acontecimento. Esse acontecimento trouxe muito conhecimento e interesse.

laliglossy 15/08/2023

Lavagem cerebral é ciência?
O livro começa bem chato, e eu quase abandonei a leitura, mas depois do plot twist ele da uma melhorada.

Os personagem são bem chatos, não me conectei a nenhuma deles, e nem me apaguei, são personagens reais, mas esquecíveis.

O livro tem uma proposta interessante, mas mas não curti muito, esperava mais, queria ter me sentido mais emocionado com a história, mas acho que o fato de não curti muito o protagonista, não colaborou em nada com a ideia de simpatia e emoção que teria.

O livro é bem na vibe do autor mesmo, bem cruel em vários aspectos da narrativa, o final é bonito, apesar de um pouco triste.