A Ilusão do Tempo

A Ilusão do Tempo Andri Snaer Magnason

Resenhas - A Ilusão do Tempo

kathrein.oliveira 02/01/2023

Que livro mais fofo!!!!!
Iniciando 2023 bem, com essa leitura incrível e maravilhosa! Que livro fofo meu Deus.

Uma mistura de ficção e fábula, com lições valiosíssimas para os dias de hoje.

Com certeza eu leria para um filho na faixa dos 9 anos...que incrível!!

Do meio para o fim eu literalmente ignorei a vida só pra terminar.

Gabriel Landim 31/12/2022

Conto de fadas maravilhoso
Que livro lindo!! Não tinha expectativa com esse livro e me surpreendi muito positivamente. É um conto de fadas incrível, atual, gostei de tudo.

Rene Brito 28/12/2022

Lindo
Com toda a certeza uma da melhores histórias que li esse ano.

Que reflexões maravilhosas esse livro nos apresenta. O que o tempo significa para você? Ele tem sido bondoso ou mau? O que você faria para parar o tempo? O que você abriria mão para ter mais tempo?

Personagens carismáticos, ?vilão? com motivações verdadeiras e que estão em nosso cotidiano, como lidar com a perda, não é mesmo? Obsidiana é maravilhosa, que história, que desenvolvimento.

Esse livro me pegou de jeito. Leiam!

Paula1630 08/12/2022

O livro faz uma profunda reflexão sobre como lidamos com o tempo, sobre achar que a vida só merece ser vivida nos bons momentos.
A história é linda, e apesar de misturar fantasia, ficção científica e conto de fadas, ela não fica exagerada.

malanotti 02/12/2022

O CORAÇÃO TÁ QUENTINHOOO
Eu já estava com expectativas sobre esse livro porque vi ótimas resenhas dele, mas elas foram todas superadas
Que história encantadora, cheia de incríveis reflexões, cheia de aventura, e gente, do nada lançaram um romance que eu NÃO esperava e que foi desenvolvido perfeitamente
O fim desse livro me pegou demais, era exatamente o que eu estava precisando
A narrativa é fluída, a leitura e leve, tem aventuras, cenas tensas, um suspense de levis, e muita mais muitas reflexão sobre ele, o queridíssimo TEMPO, eu facilmente vejo esse livro virando um filme, mas não qualquer filme, aqueles que a gente assiste mil vezes e nunca se cansa...
Os personagens são cativantes, a história termina sem pontas soltas e o coração fica quentinho... (apesar da desgraceira que acontece)

PODE SER QUE A PARTIR DAQUI SEJA SPOILER
A rainha, tenho uma opinião peculiar sobre ela, creio que ela não era má, acredito muito que ela desde o começo manteve boas intenções, mas as circunstâncias fizeram dela o que aconteceu, a falta de atenção e loucura do rei, a super adoração a Princesa Eterna deixando de lado todas as outras, inclusive suas filhas, os pretendentes que nunca chegavam as meninas, a crise do reino, e muitas outras coisas... mas o desenvolvimento dela foi incrível
O maluco das correntes, preciso nem dizer ne? TODO MUNDO JÁ SABIA QUE O 🤬 #$%!& IA FAZER O QUE FEZ

Por um breve momento também achei que a Rosa era uma das meninas que foi criada na floresta e aprendeu o encanto e tava tentando salvar o mundo, mas me enganei (graças a Deus)

Cintia 30/11/2022

Uma leitura para todas as idades!
Fui positivamente surpreendida com A Ilusão do Tempo. Já tinha ouvido falar bem do livro, mas não imaginei que gostaria tanto de acompanhar essa fábula com pitadas de ficção científica. Simplesmente adorei acompanhar a história de Obsidiana e curti todos os personagens desse livro, sem exceção.

Esse livro poderia ser facilmente confundido com um conto de fadas simplório, mas consegue ir muito além disso. Em poucas páginas, o autor conseguiu inserir tramas familiares e políticas, além de diversos questionamentos sobre procrastinação, preguiça, ganância, poder, inocência, vida e morte. Ele mostra como a sociedade, na primeira oportunidade, transforma uma invenção 'altruísta' em um produto completamente nocivo, pintando um lado muito real do ser humano, que no fundo só quer fugir dos seus próprios problemas.

O livro te faz refletir sobre sua própria vida, e em como os dias bons só são bons porque sabemos como os dias ruins são. Como uma boa história que questiona o uso indiscriminado de algumas tecnologias, você começa o livro querendo ter a tecnologia também (afinal, quem não quer poder pular as segundas-feiras?), e termina querendo destruir tudo relacionado a ela. É uma mistura de Click (sim, o filme com o Adam Sandler haha) e Black Mirror, encapsulada em um conto de fadas.

Enfim, poderia ficar aqui falando e falando, mas termino essa resenha dizendo LEIAM ESSE LIVRO! Ele é super rápido, leve, e traz questões importantes para refletir. Além disso, é um livro que funciona para todas as idades.

A Ilusão do Tempo entrou nos meus favoritos, sem nem fazer esforço. Só não dei 5 estrelas porque não gostei tanto do desfecho. Não é que ele seja ruim, mas achei um pouco raso e corrido, mas tirando isso o livro foi uma excelente leitura, super recomendado!

Amest 22/11/2022

a ilusão do tempo
De início, achei que não iria gostar. A história estava andando de forma confusa e eu não estava envolvida.
Até tudo mudar completamente.
A história fluiu maravilhosamente e se tornou meu livro de conforto.
Quando descobri o motivo de o livro me parecer tão estranho, tudo fez sentido. A sinopse não é fiel a história. Sim, isso parece ridículo, mas foi a minha percepção.
Não leia esperando foco na personagem Vitória, não leia achando que o presente é o foco e o conto é apenas um conto. Leia sem a influência da sinopse, de coração aberto, e vai achar uma história delicada e confrontante com cheiro de floresta.

Leticia 25/09/2022

Bela mensagem
A pesar das coisas se resolvem de uma forma meio rápida demais, eu curti. Pq até a parte "fora" da historia da princesa ficou com cara de fabula... Então a rapidez com que tudo se resolveu não pareceu tão ruim. Eu fiquei feliz com o final . Parece um conto de fadas com uma forte mensagem.

Natie 18/09/2022

Conto de fadas para adultos!
Esse livro é uma mistura de fantasia moderna, conto de fadas, romance, ficção científica e política.

Ele traz duas narrativas que se entrelaçam e se completam. Conta a história de um rei louco que queria conquistar o tempo para proteger seu bem mais precioso e como a humanidade tende a se amaldiçoar por pura procrastinação.

É uma história que ensina como as partes ruins da vida são essenciais, como "é possível chorar mesmo com o sol brilhando e rir num dia de chuva e ventania". Sobre viver o hoje e aproveitar os momentos bons ou péssimos e entender o tempo como um deus benevolente e tirano.

Um livro que traz, sociologia, filosofia, política, ideologia e alienação como plano de fundo para uma história de princesa.

Um livro profundo, com ensinamentos complexos, onde é preciso mergulhar e entender as entrelinhas, caso o contrário ele vai passar apenas como uma história para crianças.

Quando terminarem me digam: Quais são as notícias do mundo do tempo?

Liliane32 07/09/2022

Livro muito bom, a capa é linda e a história absorvente.
Este livro me fez pensar em quantas vezes eu quis eternizar um momento, talvez o dia que me apaixonei, ou aquele do encontro perfeito, a saída com os amigos, um nascer do sol no calçadão da Praia da Boa Viagem... uma viagem...
Aqui temos uma fábula moderna, sobre alguém que conseguiu parar o tempo, sobre a dor da perda e a inexorável passagem dos dias. Ele fala do impacto negativo sobre o poder no tempo, da procrastinação e irresponsabilidade de querer evitar coisas, não encarar os problemas fugindo do tempo.
As pessoas vivem uma era de crise social e econômica. Desta forma, elas procuram fugir dos problemas dentro de Cápsulas temporais que lhes dão o poder de "pular" momentos ruins. Para elas o tempo fica congelado, mas para os demais o tempo passa regularmente. Eh maravilhoso não? Vc viaja de avião uma viagem internacional de 10h, mas pra vc será 1 segundo, o tempo de entrar na cápsula e fechar a porta. Quando vc chega no destino, a porta se abre e vc sai como se nada houvesse acontecido...
Mas aí, as pessoas passaram a usar a cápsula para fugir das responsabilidades... não tem onde deixar seus filhos? Coloca eles na cápsula e na volta vc só abre a porta... não aguenta mais dias chuvosos? Entra na cápsula e sai quando houver sol. Seu filho tá incomodando? Coloca ele na capsula e vai descansar, sair em lua de mel... voar pra Índia etc etc
Mas tudo tem consequências e junto a ganância também vem mais guerras, miséria, maldade e traições.

Sabrina - @linhaposlinha 28/08/2022

"Ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados."
Faz anos que eu tinha colocado esse livro na minha wishlist, mas só recentemente que peguei de fato para lê-lo. E assim que terminei, só consegui me perguntar o porquê de não o ter feito antes.

A Ilusão do Tempo é um livro de fantasia bem puxado para o estilo de contos de fada, mas com um toque de ficção científica. Durante a leitura, acompanhamos duas narrativas distintas que, de alguma forma, acabam se entrelaçando. A primeira se passa no tempo presente, no qual pessoas estão comprando e se fechando em "caixas do tempo" para não terem que enfrentar a crise econômica que assola o país, podendo sair delas apenas quando o mundo já estiver melhor. Já a segunda narrativa, trata-se de um conto com reinos, bruxas e maldições em que, na tentativa de preservar a juventude da filha e aproveitar ao máximo seus dias da melhor forma possível, o rei a aprisiona em uma arca à prova do tempo.

Com uma escrita delicada e poética, o autor traz diversas reflexões sobre a nossa necessidade e vontade de ter controle sobre o tempo e o quanto paradoxal isso poderia ser se realmente pudéssemos escolher "poupar" os nossos dias, por qualquer motivo que fosse.

"– Por que você me fez perder vinte anos?
– Esses anos não foram perda nenhuma. Eles não foram favoráveis para nós. Todos os seus dias têm que ser dias felizes.
– Mas é possível chorar mesmo com o sol brilhando lá fora – disse ela– e rir num dia de chuva e ventania."

Mesmo sendo um livro infanto-juvenil, a história também é carregada de críticas nas entrelinhas. Como por exemplo, quando retrata essa urgência que temos em aproveitar e sermos produtivos ao máximo do tempo que conseguirmos (algo extremamente característico da era pós-moderna), e também quando aborda sobre como passamos tanto tempo pensando e planejando o futuro, que esquecemos do presente. E por último, também me chamou a atenção como, em diversas vezes, ele aborda o fato do tempo agir indiscriminadamente sobre todos.

"Isso, infelizmente, é um fato nu e cru, majestade. Você envelhecerá e morrerá e será por fim esquecido. Como tudo no mundo. Infelizmente."

"O que é esse tempo, afinal de contas? O que é isso que transforma de um instante a outro um filhotinho num cachorro grande, que enfeitiça os brotos verdes das sementes para que eles se transformem em árvores gigantes em um momento? O que maltrata tanto as pessoas velhas a ponto de elas se curvarem e morrerem?"

Por fim, devo dizer que gostei muito da leitura e gostei principalmente da sua ambientação. Bem próximo a fábulas tradicionais, A Ilusão do Tempo aborda um tema muito interessante e traz muitas reflexões consigo. Recomendo muito para quem curte esse estilo de narrativa.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Giuliane.Souza 15/07/2022

Fofo
Parece um conto de fadas clássico e a história é bem gostosinha de acompanhar. Legal para ler com crianças pra quem tiver filhos fica a dica ?

eve. 31/05/2022

o favorito de milhões!!!!
vamos começar com o seguinte: esse é meu livro favorito de todos os tempos. isso significa que eu vou me segurar pra não transformar essa resenha numa bíblia.
li a ilusão do tempo em 2017, mas foi por puro acaso: minha irmã viu o livro na livraria e eu comprei por comprar, sem esperar nada dele (principalmente pelo fato de que eu nunca tinha ouvido falar desse livro). agora eu vejo o quanto serei eternamente grata pela minha irmã!
a ilusão do tempo é uma história de fantasia, ficção-científica, filosofia, sociologia e política, envolto em uma história infantojuvenil que precisa ser lida por todos!
a escrita é linda, a história extremamente criativa e a mensagem por trás posso lhes dar certeza que vale ouro! me ajudou a refletir sobre as diversas faces do tempo e como decidimos manuseá-lo, e, como eu sei que tenho muuuitos problemas com ele e com a ansiedade, era óbvio que iria acabar me afetando do jeito que afetou.
esse livro é precioso, reflexivo e OBRIGATÓRIO. eu juro que eu pensei em fazer um mutirão pra incluir esse livro nas provas como o enem, sériokkkkkk.
não vou falar mais nada pra não estragar a magia de quem vai ler. só gostaria de fazer um último adendo dizendo que esse livro está em primeiro lugar há mais de quatro anos em os meus favoritos (e eu sou muito chata e crítica com tudo, por isso vale ressaltar o lugar nele no pódio sem nenhum outro ultrapassar).
apenas façam o favor de ler. não pra mim, não pro mundo, mas pra você mesmo.

Mikaela9 20/05/2022

Deus que livro lindo!

Acho que nunca li uma história que misturou tão incrivelmente fábula com realidade e ficção científica. E o fato de existir uma história dentro da história que no final se prova muito mais que isso... É tipo UOU!

Apenas um dos livros mais maravilhosos que já li ?