A Ilusão do Tempo

A Ilusão do Tempo Andri Snaer Magnason

Resenhas - A Ilusão do Tempo

Natalia Portel 17/04/2024

Cada dia é um diamante bruto
Um livro que com uma prosa parecida com um conto de fadas, que encanta, te prende, e te faz refletir sobre situações e pensamentos atuais.

O maior ensinamento dessa leitura pra mim foi a preciosidade do tempo e dos momentos ordinários na construção da felicidade. Vi também muitas associações com o uso da tecnologia, mas tbm pode ter sido apenas uma interpretação kk

"Eu não tinha mais certeza se o mundo estava enfeitiçado ou se ele tinha se livrado de um feitiço. As pessoas já o tinham destruído tanto. As pessoas estavam em uma corrida contra o tempo. Tentando acumular tantas coisas e tanto lixo quanto pudessem. Destruíram tudo que havia de belo e agora se fechavam dentro de sua própria idiotice."

thecaioballtour 24/03/2024

O livro conta uma fábula sobre os perigos de se querer atrasar o tempo. A proposta é bem interessante, porém acho que poderia ter sido executada de outra maneira. Em alguns momentos a história fica bem desinteressante.
O livro mescla um passado muito remoto e um futuro extremamente distante. Porém a parte do futuro é bem descartável. Ficaram alguns pontos em aberto, que poderiam ter sido explorados ao longo do livro.
Acho que o livro poderia ser um pouco mais longo para desenvolver alguns pontos.

Raiane 12/03/2024

Decepcionante
Comprei o livro há algum tempo, e não me recordava muito do motivo o qual comprei, então simplesmente li o verso para despertar interesse pela leitura, no entanto, apesar do verso focar no mundo "atual", a maior parte do livro foca no passado, então fiquei bem incomodada, pois gostaria de estar lendo sobre uma coisa e era outra. Pra quem gosta de história de reinos que se passa em uma época parecida com a medieval, vai gostar.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/02/2024

A Ilusão do Tempo é um livro de Andri Snær Magnason, publicado em 2017, que conta a história de duas meninas que vivem em épocas diferentes, mas que estão conectadas por uma misteriosa arca que congela o tempo. O livro é uma fábula que mistura fantasia, ficção científica e contos de fadas, e que traz reflexões sobre o tempo, o consumo, a natureza e a sociedade. O livro é indicado para leitores a partir de 10 anos e foi premiado com o Nordic Council Children and Young People’s Literature Prize em 201012. Você pode ler algumas resenhas sobre o livro nos seguintes sites: Ficções Humanas, Retipatia, Leitor Compulsivo, Skoob e Beco do Nunca.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795061

Bruna 30/01/2024

Não sei explicar porque amei tanto esse livro, é uma história de conto de fada que trás muitas reflexões.

Fabiane131 19/12/2023

De qual maneira você quer gastar seu tempo?
Devo começar confessando que apenas comprei o livro por causa da capa e também por que ele estava em promoção. Mas, tive uma feliz surpresa durante a leitura.
O fato de ser uma história dentro de outra história é muito incrível e torna a leitura agradável.
O livro nos traz uma reflexão muito boa sobre o tempo. O tempo que temos e o que não temos mais. É em certos momentos até mesmo tocante a forma como é representada a questão de "como gastar o precioso tempo", o que realmente seria digno do nosso tempo? Fiquei muito pensativa com as situações, me vendo em muitas delas, onde disse não ter tempo para dar atenção para a irmã, ou quando deixei de ter tempo para brincar, e coisas assim.
Acho uma leitura muito proveitosa, principalmente nos tempos atuais. O nosso instante é o agora e nada mais. Precisamos voltar a valorizar as pequenas coisas, os pequenos momentos, sejam bons ou ruins, eles tem todo um significado e não voltam, por isso devemos tentar viver o máximo possível o agora.
Sobre a narrativa, sinto que ficaram algumas pontas soltas mas nada que atrapalhasse muito a leitura.
As reviravoltas foram muito boas, até às que eram um tanto quanto óbvias.
Achei um tempo bem gasto lendo esse livro.

Sophia.Slapelis 18/12/2023

Muito agradável
A trama me envolveu desde o início, fiquei fissurada!
A narrativa é dividida em duas, e para mim, só uma interessou e pareceu necessária para passar a moral que o autor queria, mas a proporção é equilibrada. Adorei acompanhar Obsidiana, sua arca e toda a reflexão que sua história trouxe. O final é lindo e muito satisfatório.

Leticia.Fantagussi 18/12/2023

Expectativas demais estragam uma boa leitura kk
Eu estava bem frustrada com a narrativa da última vez que comentei aqui, mas no fim não foi tão ruim quanto eu esperava, fiocu tudo bem amarrado no final, mas eu ainda me sinto frustrada pela sinopse ter me vendido uma história de distopia com um pouco de fantasia e ter entregado o completo oposto kkkkk
Esse é um spoiler que eu acho que as pessoas deveriam saber antes de começar pra não se frustrarem: a história NÃO é sobre a Vitória e as outras crianças no mundo atual, na verdade essas crianças são bem irrelevantes pra narrativa, elas só estão lá pra que a Rosa conte a verdadeira história do livro pra alguém.
Sendo assim, o que vocês realmente vão ler é a história da princesa Obsidiana e do reino do seu pai e isso às vezes vai ser intercalado com o presente. A conexão entre o que uma coisa tem a ver com a outra é feita logo no começo, uns 30% eu acho, mas a solução do problema só vem nos últimos 5% e não é nenhum mistério, a narradora só diz pras crianças o que elas tem que fazer e tudo certo kkkkk
É um livro bonitinho, um conto de fadas sombrio e levemente distópico ao tentar traçar paralelos com os tempos atuais, embora os problemas de agora estejam beeeem simplificados. É isso :)

V_Almanac 06/12/2023

Brilhante
Ela me surpreendeu, é uma história muito bem ligada. E o que mais parecia uma fábula se tornou uma tragédia grega, adorei acompanhar cada trajetória dos personagens e seus finais e ainda me deixou com uma pulga atrás da orelha. Recomendo muito.

Fada brilhante 14/11/2023

Um livro diferente
Gente esse livro faz tremendas reflexões, mas de um jeito diferente, tudo misturado na ficção e na fantasia.
Se você não prestar bastante atenção parece um livro meio bobo, com uma história sendo contada dentro de uma história, mas tudo isso pra fazer a gente refletir.
Gostei bastante, mas sei que ainda não assimilei nem metade

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019, foi hype na época, fiquei curiosa. Mas é só legalzinho mesmo, nada de mais.

Claudiapnm 15/10/2023

E o que é o tempo , né? Um rei queria segurar o tempo pra que sua filha ficasse sempre linda e desfrutasse somente de momentos bons. Mas imagina essa menina acordando e não tendo ninguém conhecido. O próprio pai perdeu de conviver e de formar laços com a filha. Ele mesmo se deu conta de que não adiante ter o mundo se não tem tempo de desfrutar. É isso não fez com que ele abrisse os olhos.
E nós, o que fazemos com nosso tempo? Pegamos o celular e quando o largamos, não se passou um minuto, não é ?

Lari439 17/09/2023

Gostei bastante, achei o final e a resolução das coisas no "mundo real" meio apressado mas entendi o que o autor quis passar. a última página é linda mesmo.