A Ilusão do Tempo

A Ilusão do Tempo Andri Snaer Magnason

Resenhas - A Ilusão do Tempo

Carol 29/04/2023

A ilusão do tempo
Acho que talvez me falte a delicadeza para apreciar esse livro como ele merece, ele trás através de uma fábula infantil a discussão sobre o tempo e a vida.
Pra mim trouxe a reflexão de estar sempre querendo que tudo passe rápido, que a semana passe rápido, que tudo ocorra depressa e assim não aproveitamos a jornada.

No geral é um bom livro.

Bia 28/04/2023

TODO DIA É UMA AVENTURA O poder da imaginação vence o tempo
A aí que livro gostosinho, foi uma leitura muito boa, a última página me deixou com o coração tão quentinho, quase chorei mano.
A história não é tipo "NOSSA Q HISTÓRIA PERFEITA MDS" , mas mesmo assim foi ótimo, eu tinha acabado de terminar um leitura pesadíssima, e esse livro deu uma amenizada muito boa.
Além dos ensinamentos sobre o tempo e alguns críticas sociais também, que são muito bem abordadas.
Acho a todo mundo deve ler esse livro, inclusive para crianças que querem entrar no mundo literário. Gostei bastante!

Emilly 27/04/2023

Quais são as notícias do mundo do tempo?
Recomendo para quem gostaria de se esconder do tempo e esperar por dias melhores.
O livro é tranquilo na leitura carregando um tom filósofo do início ao fim, e é fácil se apegar aos personagens.
Mostra as ações impulsionadas pelo amor de um pai desesperado e as consequências dos seus atos.
Me mostrou que não preciso ficar arrancando os meus cabelos feito louca pelo simples fato da passagem do tempo.
Aquele que vencer o tempo perderá o mundo!

liviatae 26/04/2023

Legal
Sentir que ficou faltando algo, enquanto lia imaginava que a protagonista ia se rebelar contra o pai ou algo do tipo, o final foi bem “nhe” sentir falta do clímax.

July 25/04/2023

A forma como o livro conta a história talvez seja o que a torna interessante, pois a alternância dos tempos mostra duas visões diferentes de situações bem parecidas que só no final se entrelaçam. Porém, esses livros europeus ou norte-americanos que têm como proposta passar esse tipo de mensagem sempre me parecem perder o impacto em outras culturas, afinal o individualismo, o existencialismo e o pessimismo são muito mais presentes nessas regiões. Sinto que as questões existenciais deles ficam meio batidas, pois a cultura brasileira e demais outras já têm a noção de que a vida tem que valer a pena ser vivida e de que devemos aproveitar os momentos e agradecer ao que nós temos e assim por diante.

Mari Siqueira 24/04/2023

Uma mistura de fábula, conto de fadas, distopia e critica ambiental, A Ilusão do Tempo de Andri Snaer Magnason nos convida a pensar sobre o conceito de tempo e tudo que o envolve.

Narrado sob duas perspectivas diferentes, o romance se inicia nos tempos futuros - que eu diria se assemelham assustadoramente ao nosso presente. Crises políticas e econômicas assolam o mundo e as pessoas decidiram fugir de seus problemas entrando em caixas que "param" o tempo.

O tempo, no entanto, é fluido e só para dentro das caixas. A vida ao redor dessas pessoas continua. E sem que eles façam algo para melhorar a situação, nada, de fato, muda. Assim, o mundo todo dorme e espera tempos melhores enquanto O TEMPO PASSA.

A construção da história é uma metáfora genial para a forma como desperdiçados o nosso bem mais valioso: o tempo. Esperamos momentos melhores, situações mais favoráveis, oportunidades perfeitas como se tivéssemos todo o tempo do mundo. É uma ilusão.

Além disso, A Ilusão do Tempo traz em paralelo uma fábula belíssima que nos mostra que o real valor não está no que se tem, mas sim, o que se é. Algumas pessoas passam a vida toda acumulando fortunas e acabam se tornando tão pobres que, no fim, só possuem dinheiro.

O ser humano ainda precisa aprender o quão precioso é o tempo e o quão única é a nossa existência. Que possamos perceber isso antes que seja tarde demais.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

emlindh 23/04/2023

Quase me deu uma crise de ansiedade
A Ilusão do Tempo, um título tão simples, e ainda vem dizendo que é uma "história infantil", então nada me preparou para o impacto que esse livro poderia causar.
Eu simplesmente amei tudo. Todos os momentos que eu parei para tomar fôlego, segurar as lágrimas e olhar o horizonte contemplativa eu pensada "mas é só uma história infantil, não é??"
Não sei nem como descrever, esse livro é uma experiência extremamente pessoal e única, eu recomendo para absolutamente todos, mas tem que se livrar das expectativas e aproveitar a leitura.

KaelanyS 21/04/2023

Eu nem acredito no que li
A história é tão legal cara, me senti meio reflexiva quando acabou... E senti falta de saber o que aconteceu de fato com Kari, mas no final percebi que esse não é o ponto chave da história... Achei belíssima, pra que isso tudo né? O tempo ha de consumir...

Gabi 20/04/2023

Muito bom o livro.
Me surpreendeu de forma positiva e me encantei pelos personagens.
Além de terem reflexões importantes sobre o tempo e suas consequências!

Iparisclarke 23/03/2023

Livro que me fez PERDER tempo
A leitura desse livro não foi fluída comigo, nada me agradou e o pior que sei que no fundo ele não é tão ruim, porém eu odiei. A história a princípio não conta nada com nada aí você vai acompanhar a história de uma princesa parada no tempo porque tá dentro de uma caixa, aí corta pra dias distantes que tá todo mundo dentro das caixas.

Achei a história fraca, os personagens desinteressantes, quiseram brincar com espaço-tempo, mas só ficou ruim e superficial. Enfim não foi uma boa experiência para mim, todavia leia e tire suas conclusões.

clahrck 19/03/2023

Um filme dessa história é tudo o quê eu preciso
A história é muito intrigante, há várias semelhanças com contos já conhecidos mas ou mesmo tempo consegue ser original.
Único ponto que eu tenho é que a história se prolonga um pouco nas partes da Obsidiana, eu adorei essa parte sim, mas queria saber um pouco mais da parte da Vitória.
Enfim, é um livro muito interessante, que possue uma história simples e com uma mensagem importante sobre o tempo e a importância de viver, até mesmo os dias difíceis.

"ninguém conquista o mundo se não conquista o tempo"

Maah.vic 06/03/2023

?Conta para mim, quais as notícias do tempo??
Um livro bem legalzinho, gostoso de ler e fácil também! Tem uma história bem doida, do jeitinho que a gente gosta e um romancezinho tão agradável e fofo!
É um livro que fala sobre a importância de viver os dias, dificeis e faceis, pq a vida é feita para ser vivida e o tempo não espera, ele acompanha!
Muito boa essa história, só não gosto de aranhas, por isso dei 0,5 a menos!

ana !! 27/02/2023

gostei demais, tanto do desenvolvimento quanto do final, me irritei um pouco com algumas atitudes dos personagens, mas acontece né.
uma coisa que eu achei bem interessante e bem específica foi o humor do livro, é muito o humor irônico/ácido que só pode vir de alguém que nasceu num país de primeiro mundo que conseguiu sua fortuna a partir da pobreza de países de terceiro mundo, isso não é uma crítica e nem um elogio, só é algo interessante de observar porque é muito óbvio mesmo reparando só em algumas sutilezas da leitura
de resto a única coisa que não gostei foi que tiveram tão poucas cenas do presente, eu realmente achava que a história ia ser mais dividida entre passado e presente, não que ia ser 90% passado e 10% presente. tipo eu entendo que o foco era o que aconteceu no passado e como isso afetou o presente, mas pra mim poderia ter tido uma alternância maior

Lais Souza 26/02/2023

Muito interessante a premissa, gostei da mistura de ficção científica e fábula, a história começa bem, com um bom ritmo, mas acho que se prolonga demais, apesar de ter só 320 páginas chega uma hora que fica tão repetitivo que cansa um pouco, mas ainda assim acho que vale a pena a leitura, tem muitas reflexões sobre como passamos o tempo e também sobre como vale a pena viver todos os dias mesmos os dias ruins.

Akylis.Symon 15/02/2023

Fantasia. sci-fi e relexão.....
Um excelente leitura, se tivesse que definir este livro com uma palavra seria ENCANTO, pois ele é uma mistura de farias estilos literários que gosto indo de uma ficção cientifica que traz vários questionamentos sobre escolhas e consequência e depois passando por uma fantasia cativante, além ser um leitura fácil e gostosa com mundo incrível de se ler, em sua amei a leitura por se cativante e despretensiosa.