Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Nanda Alves 12/11/2023

Fantasia,magia e romance:Combinação perfeita!!!
Este livro é indubitavelmente bom!
É importante ressaltar dois tópicos que estão na entrelinhas do livro.
? É possível identificar toda a história do herói, Agnieska vive em sua vila com a sua família e em determinado momento recebe o seu chamado. Agnieska é a heroína. Sarkan o mestre. E a floresta são os obstáculos que o herói enfrenta em sua trajetória?.
? É imprescindível não falar do Mark. Mark era uma criança quando sua mãe(a rainha)foi levada pela floresta,o tempo passou e um príncipe ele se tornou,é possível identificar que Mark nunca superou a ausência da mãe, nunca superou o luto, é um homem com sua criança interna extremamente machucada. Com a expectativa de salvar sua mãe inicialmente ele sacrifica vinte oito homens de guerra, ele a encontrou, mas sua alma já não estava viva, há floresta havia dominado toda a sua essência, Mark se recusa a identificar
e acreditar em todas as atrocidades que acontecem no reino quando a rainha retorna. Com o decorrer da história mais seis mil homens são mortos em uma guerra realizada pela rainha? Mark foi morto pela floresta?. Mark almejava o trono, a ganância e o poder absoluto fazem parte da sua personalidade, mas talvez esses sentimentos não tenham desencadeados pela ausência da mãe? Toda a dor e sofrimento que ele sentiu, logo a figura da?mãe? é extremamente necessária na formação de qualquer homem.
Letschmitz 12/11/2023minha estante
????

Tainá 22/01/2021

Muito bom :)
Eu li esse livro para uma leitura coletiva, e se não fosse por isso, eu provavelmente teria desistido. O início é extremamente arrastado e eu estava entediada até uns 30% do livro. Porém, a partir disso, cada acontecimento foi escalando em níveis extraordinários. Apesar do início arrastado, o livro compensa completamente com o desenvolvimento e o final. A construção de mundo é impecável, e apesar de ter amado muitas coisas ao longo da leitura, o romance me deixou com nojo e simplesmente não consegui engolir, o que me fez tirar uma estrela do livro.
Thaís 24/01/2021minha estante
Estou em 22% e estava pensando seriamente em desistir. Depois do seu comentário, vou continuar mais um pouco, até pq não gosto de abandonar :/ vamos verr

Greenbriarx 05/01/2022minha estante
Ainda bem que não fui a única que fiquei com medo da floresta e tinha uns bichos bem esquisitos tbm, enfim entrei de cabeça na leitura e tive uma experiência bem detalhada

Maria @booksofmary 24/01/2021minha estante
Sim! A magia da Agnieska é mais intuitiva, mais orgânica, ela foi observando a maneira metódica como o Dragão praticava magia e desenvolveu sozinha um entendimento de como ela se relacionava com as coisas em volta, conseguindo a partir daí a produzir magia também.

Nice 10/02/2021

Uma grata surpresa!
Me surpreendi e me emocionei com essa história. Gostei do enredo e da narrativa apesar de ser um pouco lenta é viciante Adorei como a autora quebrou vários tipos de padrão nesse livro, dando voz a personagens que geralmente são deixados em segundo plano. É fácil se envolver com os personagens e com a trama, as partes de magia são bem costruidas e bem exploradas. Para quem gosta de fantasia é um livro que vale a pena ler.
Nice 12/02/2021minha estante
Fevereiro

laisnows 29/12/2021

é...
aqui vai um dos vários motivos do porquê que eu não gostei, mas deixando claro que se você gostou tá tudo bem e cada um tem sua perspectiva do livro

1- história
a proposta é muito boa mas infelizmente a execução foi péssima, li até uns 60% e nada acontecendo e no resto aconteceu muita coisa mas tudo confuso e sem desenvolvimento o que deu a sensação de continuar no lugar (?) tive que ir pulando alguns parágrafos se não abandonava o livro.
a autora falhou na quantidade de detalhes, eu amo detalhes mas tinha tanto que cansava e não tinha aquele prazer na leitura, só a sensação de ansiedade pra acabar logo.

SPOILER!!!!!!!!

2- personagens
odeio a forma como a autora se esforçava pra deixar a nieshka suja pq a personalidade dela é ser desastrada, a personalidade do dragão é ser um filha da put4 pq só xinga a garota e sem contar do fato de que ele CULPA a nieshka pelo fato do príncipe tentar estuprar ela, o mavek eu odeio desde a tentativa de estupro mas ele matando milhares de soldados pra salvar a mãe que por suposição dele tá viva me deixa mto put4 sério

3- romance
uma garota de 17 com um idoso de aparência jovem com 100 anos, que xinga a garota o livro inteiro, a suposta atração que me cheira a síndrome de estocolmo, tudo errado

não sei se militei em coisa que não existe mas foi essa a minha conclusão do livro
Lorenna 16/02/2022minha estante
"uma garota de 17 com um idoso de aparência jovem" HAHAHAHAHAHAHAHAHAAH morri
é bem isso. acabei abandonando o livro para não me frustrar

Isa 04/05/2021

É um livro beeeem legal, estilo contos de fadas. Só tiveram duas cenas que me desagradaram um pouco. Uma mais ou menos no inìcio e outra mais pro meio acho. Essa mas pro meio eu até pulei KAKAKAKKAKAKAKAKAAK. Eu fiquei... QUE ISSO KSKAKAKKAKAKAKAKA eu acho que tirou um pouco da magia da coisa, não sei explicar kskskskskksk
Superherodinosaur 12/05/2021minha estante
A mais pro começo até imagino qual seja facilmente, mas fiquei curiosa sobre a mais pro meio do livro hahaha

La Oliphant 30/05/2018

Conhecer a escrita de Naomi Novik se provou ser um desafio muito maior do que eu imaginava. Ainda agora, mesmo depois de ter terminado de ler Enraizados e estar completamente dividida sobre ter apenas “gostado” ou realmente amado esta leitura. Novik é uma autora que não brinca em serviço quando se trata de entregar uma boa história para os seus leitores. Conhecida pela sua série Temeraire, o universo criado por Naomi Novik em Enraizados não deixa a desejar. Quebrando todos os clichês que uma história pode quebrar, Enraizados foi uma leitura que me deixou entorpecida e completamente apaixonada por todos os seus personagens.

Acho que o grande trunfo de Enraizados é toda a questão que envolve o “sacrifício” de uma jovem da vila. Existem várias histórias sobre o que realmente acontece quando a garota é levada para a torre do Dragão e, assim como a nossa personagem principal, Agnieskza, nós somos movidos pela curiosidade de tentar entender quem é o Dragão de verdade e o que acontece com as moças que ficam presas a ele por dez anos. Confesso que nos primeiros capítulos desse livro eu me senti um pouco perdida na história, mas conforme Novik foi contextualizando os acontecimentos, o universo criado por ela foi tomando vida diante dos meus olhos e eu fui me apaixonando cada vez mais por essa leitura.

Não vou mentir. Até mais da metade do livro, Enraizados foi uma leitura bastante complicada para mim. Novik tem uma escrita pesada, lenta e carregada de detalhes que eu não estava esperando. Demora muito para que o enredo realmente comece a se desenvolver. Na verdade, eu diria que as primeiras 250 páginas do livro são uma longa introdução para o que vai acontecer a seguir. Mas, tendo um ponto de vista bem otimista, esse longo desenvolvimento é interessante para que o leitor possa conhecer e explorar melhor os personagens criados pela autora. Eu, particularmente, adorei me envolver mais na amizade de Kasia e Agnieskza.

“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”

Eu gostei mais de Agnieskza do que realmente pensei que fosse gostar – no começo do livro eu achei que ela fosse ser uma personagem passiva, mas ainda bem que eu estava enganada. Sua personalidade é algo desafiador de ler porque, mesmo se mantendo firme diante dos desafios e dos medos que sente, ela ainda tinha uma parte bastante sensível, de uma pessoa que foi tirada da sua própria “vida”, destinada a se tornar algo muito maior do que ela mesma acreditava ser capaz. A forma como é construída a evolução da personagem é interessante, principalmente a parte em que ela narra a sua relação com o Dragão e os caminhos que trilharam juntos ao longo do enredo.

Tenho certeza de que muitas pessoas não conseguiriam encarar essa leitura por causa do enredo pesado e do desenvolvimento demorado. Eu mesma pensei várias vezes que ia acabar abandonando a história e fazendo a resenha mais negativa da minha vida. Porém Novik tem esse talento de construir algo maravilhoso diante dos nossos olhos e não deixar que a gente perceba. Enraizados é um enredo cheio de magia, mistério, um universo convidativo e cheio de detalhes. Detalhes esses que, em meio a todos os acontecimentos, passam despercebidos, mas que no final se encaixam de uma forma maravilhosa.

“Todas essas histórias devem ter acabado desse mesmo jeito, com alguém cansado saindo de um campo cheio de morte e indo para casa, mas ninguém jamais cantava essa parte.”

Eu me surpreendi e me emocionei demais com a leitura de Enraizados. Apesar dos altos e baixos do enredo, Naomi Novik conseguiu me tirar da minha zona de conforto e me apresentou a um universo que talvez eu ainda não estivesse preparada para conhecer. Eu gostei demais da forma como a autora quebrou todos os tipos de padrões dentro desse livro e deu voz a personagens que, normalmente, são deixados de lado. Se você é um leitor capaz de deixar de lado a lentidão do enredo para ter uma aventura inesquecível, então eu acho que enraizados é a leitura perfeita para você.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-enraizados-naomi-novik
Entre Livros e Batons 26/08/2018minha estante
Estou lendo, e curiosíssima com a história...

Jeff.Rodrigues 29/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Bebendo na fonte das lendas e do folclore polonês, Enraizados levou o Nebula em 2015, foi indicado ao Hugo em 2016 e conquistou alguns outros prêmios, o que faz dele, no mínimo, um livro a despertar nossa curiosidade. Temos alguns bons e interessantes títulos chegando ao mercado em que crenças de culturas bem distantes de nossa realidade servem de base para fascinantes tramas de fantasia ou ficção científica. A título de curiosidade cito O Urso e o Rouxinol e sua sequência, A Menina na Torre, como os mais indicados a vocês conferirem.

Mas e Enraizados? Bom, temos aqui uma trama envolta em um grande mistério. Após a briga entre dois reinos o clima de paz nunca mais retornou. O povo de um vale deposita suas esperanças de combate ao mal em um mago. Dragão é seu nome e a cada dez anos ele aparece no vale pedindo uma jovem, virgem, para viver com ele. A escolhida passa dez anos em uma torre e ninguém jamais soube o que lá aconteceu. Até chegarmos a história contada no livro, quando Agnieszka, contrariando as expectativas locais, acaba sendo a escolhida pelo Dragão. Na trama, então, vamos desvendar o que acontece dentro da torre e quem é, de verdade, o tal mago.

A questão é que Enraizados não cativa. Pelo menos não fisgou minha atenção e exigiu uma força hercúlea para que eu conseguisse chegar ao fim de suas quase quatrocentas páginas. A ideia original que resumi acima é curiosa e promissora, mas por mais talento narrativo que Naomi Novik tenha demonstrado, a verdade é que achei a história arrastada. Não existem elementos que causem simpatia, despertem curiosidade ou provoquem a vontade de saber o que vai resultar daquilo ali. Simplesmente é uma sequência de acontecimentos contados de forma chata. Faltou pegada ao livro.

Enraizados, diferente de títulos que bebem em fontes parecidas, pendeu totalmente para o YA num nível mais adolescente do que adulto. É uma história com qualidades mal exploradas ou muito mal executadas. A força feminina que a autora busca imprimir acaba ficando, novamente o termo, chata pela falta de ritmo. E olha que não faltou esmero na construção de personagens densos e com boa carga de características.

Vencedor de prêmios, Enraizados não me convenceu na prática. Finalizei a leitura ainda me perguntando qual o tempero que fez esse livro conquistar o que conquistou. Quem souber, contribua comigo deixando seu comentário.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/09/02/resenha-enraizados-naomi-novik/
Helder 22/11/2020minha estante
Amigo, falou tudo. Que livro chato!!!! Tô empurrando com a barriga.

Laura 24/03/2022minha estante
EU AMEI TANTO ?????

Superherodinosaur 20/07/2021minha estante
Um tempo depois venho comentar que mesmo tendo me incomodado com várias partes do livro, até hoje eu fico pensando sobre como a autora descrevia as magias e também sobre toda essa vibe e atmosfera da floresta e da lore fantástica. É uma coisa que gruda na cabeça, então mais um ponto positivo.

nana 14/02/2021minha estante
eu fico chocada com o tanto de 5 estrelas que eu vejo o pessoal dando eu não consegui nem terminar esse livro pq tava insuportável

PorEssasPáginas 14/03/2018

(...)

Olha, eu tenho sentimentos conflitantes sobre esse livro, porque eu simplesmente adorei, mas percebi que podia, de alguma forma, ser melhor. A história parece uma mistura entre Senhor dos Anéis e O Castelo Animado (sério, eu imaginava Agnieszka como a protagonista, Sophie, e o Dragão como o mago Howl em uma versão mais dark rs). É uma história que merece uma animação estilo A Viagem de Chihiro e Castelo Animado! (desculpem o ataque de fan-girl, mas é verdade).

Porém… Embora eu tenha gostado muito de toda essa pegada de magia, alguns pontos acabaram sendo cansativos e achei que a autora se perdeu um pouco na história, sem conduzi-la de forma mais direta e linear. Em alguns momentos você acha que está muito lento, tem muita enrolação, em outros é tudo muito corrido. Em contrapartida, você consegue se envolver na história e, quando percebe, já passou da metade do livro! rs

(...)

Em relação aos personagens, gostei de todos, mas tenho tendência de gostar de histórias assim até o final, só para começar a apontar seus defeitos depois. rs Enfim, Agnieszka parece uma camponesa bem desleixada e um tanto medrosa, no início sempre temendo encontrar o Dragão, principalmente por causa dos boatos sobre o que ele fazia com as moças que recrutava. O Dragão, à primeira vista, é arrogante e distante, sempre se achando o melhor – e talvez ele até seja. No entanto, você vai descobrindo as nuanças de ambos aos poucos e a interação entre os dois é muito bacana, mesmo porque Agnieszka tem um tipo de magia mais intuitiva e diferente que o Dragão e ele fica fulo da vida quando ela consegue fazer magia de uma forma diferente da que ele tentava ensinar!

Não encontrei pontas soltas na história, existe realmente uma razão para o Dragão recrutar as jovens, assim como uma razão para ter escolhido Agnieszka. Também temos uma explicação a respeito da corrupção na Floresta, mas vocês têm que ter paciência, porque é bem para o final que tudo é esclarecido.
***Resenha completa no blog!***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-enraizados
Ana Alice Andrade 16/05/2018minha estante
Concordo com quase tudo que você disse! Mas não achei as explicações tão satisfatórias assim. O final foi BEM confuso pra mim e achei que enrolou um muitas partes no meio do livro e depois passou correndo pelo final. Gostei do livro, mas vi tanta resenhar maravilhosa, acho que esperava mais ?

Isa Books 24/02/2018

Água no dragão
Desconheço a série Temeraire, Enraizados foi minha primeira experiência de leitura com a autora Naomi Novik e devo dizer que fiquei maravilhada.
Sabe aquele livro que você não consegue largar por nada? Pois é, foi esse :D

Antes de mais nada quero ressaltar não sou nem um pouco fã de histórias ambientadas em épocas medievais, conto nos dedos os livros que me trouxeram satisfação onde o contexto é dentro dessa era.
Mas Enraizados explora tanto outras questões que em momento algum eu me vi dentro de um período medieval; somente a menção de castelos e reis é que me faziam lembrar do ambiente em si.
A autora nos mostra um mundo repleto de criaturas mágicas, feitiços e maldições que sem dúvida me fizeram lembrar dos contos de fadas, de camponeses sendo raptados e levados para dentro de florestas obscuras cercada de mistérios.

Quanto aos personagens centrais devo dizer que todos me convenceram. Agnieska foi uma personagem em que á primeira vista você já sabe que ela vai ser a pedra no sapato de todo mundo. Gostei muito da forma gradativa que ela vai evoluindo e se tornando mais madura no decorrer da história, bem diferente da ratinha assustada levada para morar em uma torre com seu temido algoz.
Dragão/Sarkan é uma maravilha. Por ter uma queda por antogonista acho que isso me incitou a apreciá-lo logo de cara, apesar dele não ser um vilão claro; seu comportamento arrogante e depreciativo algumas vezes me incomodou, ficava pensando "poxa! Precisa tratar a garota assim? Não sabe ser gentil?". Mas assim como a personagem o leitor vai "aprendendo" a conviver com ele (ai ai, me leva Dragão kkkkk)
Obviamente a trama possui outros personagens secundários, como a Kasia (boazinha mas desnecessária, só servia para dar trabalho, aff); um príncipe safadinho (gostei dele kkkk), magos ambiciosos...

Outro ponto legal aqui foi a busca da essência, do que te move (seus desejos ou o bem comum?), de sua identidade (o que te faz isso ou aquilo) e de que forma você quer construir seu futuro (a eternidade não comanda meu destino. Quando não tiver mais ninguém para amar e me amar o que restará de mim e para mim?)

Particularmente eu adoraria uma sequência, amei tanto esse universo que foi difícil de dar um adeus para ele, passaria o dia agarrada ao meu Sarkan (já disse que amo ele?!).
Espero muitíssimo que a futura adaptação para as telonas faça jus a obra; já estou mega curiosa para a escolha do elenco e mais que tudo, que de fato saia do papel e não fique estagnado como tantos outros por aí.
Míriam Pimenta 13/04/2018minha estante
undefined

giio 30/01/2020

Bom, porém confuso
A sinopse conta muito pouco sobre a história. O dragão escolher uma menina é só a pontinha do iceberg. TANTA coisa acontece depois que me deixa até tonta de lembrar.

Gostei do livro em partes. A história é diferente, inventiva, movimentada. Eu gostei demais do quando a protagonista se sente livre e faz o que quer q a deixe feliz, sem se importar com a opinião dos outros. Ele também foge dos clichês. Eu achei e a personagem X ia ficar amarga e ressentida e virar uma vilã mas, não. Várias vezes eu imaginei q a história seguiria por um lado e, opa, mudança de planos. E eu curti os rumos das coisas.

Pontos negativos: A história é baseada num conto de fadas e em geral, contos de fadas não são muito elaborados nem fazem muito sentido, então, não sei se era pra ser assim mesmo, se era a intenção da autora, mas achei o livro incrivelmente confuso em alguns pontos. Gosto de leituras mais detalhadas, elaboradas, e o estilo rápido demais, sem muita descrição das coisas, me prejudicou um pouco.

(p. ex. sem muito spoiler: alguem entra num rio, um bote afunda, mas tem uns obstáculos, mas ok, o obstaculo passou, ninguém morreu, vida que segue, opa, tem uma pedra aqui, a pedra tem cara de velho e ta caindo, tem uma arvore perto, arvore ta segurando a pedra, vida que segue, opa, agora tem uma arvore maior ainda, tem um montinho do lado, fulano ta deitado no montinho, que estranho, opa, pegou fogo)

O final definitivamente se perde um pouco. A confusão maior está aí. Faltou algo, ou talvez sobrou algo.

Mas vale muito a pena. Não vai ser o melhor livro do ano mas fica no meu top 10.

Ficou a sensação de que o livro foi um sonho meio louco que eu tenho quando bebo demais. Não é ruim. Definitivamente vai ficar na memória. Ponto positivo pela independência da personagem feminina, romance é ultima preocupação da moça e a amizade é o valor que ela mais valoriza.
giio 30/01/2020minha estante
p.s. pretendo reler algum dia pra ver se algumas opiniões minhas mudam