Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Juliana 12/03/2020

Um dragão que não é dragão
Eu gosto muito de folclore e culinária polonesa, e a língua me fascina, então já fazia um tempo que eu tinha vontade de ler esse livro.
É um conto de fadas com tudo o que você possa imaginar, magos, bardos, príncipes e uma rainha má. Tudo isso é uma receita perfeita, certo?
Errado.
Não estou dizendo que o livro seja ruim, mas havia um universo lindo, fantástico, uma mitologia rica, e isso se perde em personagens pouco carismáticos e uma escrita rasa e um tanto quanto confusa nas cenas de batalha.
É um livro divertido para se ler em uma tarde, tem muitos pontos positivos, além do universo, o sistema de magia é muito bem feito e complexo e o arco da personagem principal bem construído. Talvez tenha sido apenas o meu hype com a cultura polonesa que tenha estragado a experiência.

Daisy 07/01/2020

A melhor leitura de 2019
É difícil falar de um livro que foge do padrão, supera suas expectativas e te deixa extremamente apaixonada. E Enraizados é um desses livros. Lançado em 2017 pela Editora Rocco - Selo Fantástica Rocco, o livro de Naomi Novik é uma pérola que não vi muitas pessoas comentarem sobre.
Falar de um livro bom não é tarefa fácil. Falar de um livro que se tornou uns dos meus favoritos de 2019, mais díficil ainda. Mas prossigamos.

Sou muito fã de livros de fantasia e gosto muito de me aventurar a descobrir novos escritores nesse meio. Mas há um clichê que tem se tornado muito comum nos livros é a presença de um triangula amoroso na trama. Isso sendo construído para acrescentar à trama é muito bom, mas a maioria dos livros tem girado a história ao redor disso. Enraizados é um livro que foge à esse padrão, e vou te dizer que gostei demais disso.

Enraizados conta a história de Agnieszka (Nieshka para os mais íntimos), uma jovem de uma vila tranquila. Ela vive próximo à Floresta corrompida, e o livro é narrado em primeira pessoa por ela. Nieshka é uma jovem que vive livre pela vila onde mora, que nunca consegue manter suas roupas limpas ou seu cabelo arrumado, por mais que tente. Nieshka tem certeza que sua amiga Kasia, jovem destemida que foi preparada para ser levada desde a infância, será escolhida pelo Dragão, mas não é bem isso que acontece.
Niehska acaba sendo escolhida no lugar de Kasia, e, ao ir para a torre do Dragão, ela acaba descobrindo que é uma feiticeira e que a Floresta corrompida é muito mais perigosa do que ela imaginava. Sua vida na torre não é fácil, pois, de uma hora para outra teve toda a sua vida mudada, saiu da convivência de seus pais, seus amigos, sua vila e todo o mundo que conhecia para ser jogada em uma torre fria onde deveria ficar por 10 anos. Além disso tudo, precisa viver com um mago frio e crítico, que tenta ensina-la magia.
Sarkan, o Dragão, é um mago extremamente poderoso, que acaba aceitando a presença de Nieshka em sua torre, enquanto tenta ensina-la magia, porém, com o tempo, ele acaba percebendo que o modo da garota de fazer magia não é tão organizado quanto ele gostaria, e que a magia dela é muito maior do que ambos pensavam. O relacionamento entre eles não é nada amigável, pois Sarkan critica o tempo todo Nieshka, seu modo de se portar, sua curiosidade e qualquer atitude surpreendente que a garota tome. Houveram momentos que se eu pudesse entrar no livro já tinha batido no Sarkan.

O ritmo da história é constante. Mal acabam de resolver um problema, descobrem outro maior e pior. E o maior e pior aqui não decai em nenhum momento. A cada progresso que os protagonistas dão, Naomi Novik permitiu que a Floresta revidasse em igual ou maior proporção. A construção do vilão também foi extremamente formidável, pois não vemos um vilão comum e tolo, a Floresta em si é um mistério a ser descoberto e compreendido junto com Nieshka.
Nenhum personagem é completamente vilão ou completamente herói. Todos são humanos (a maioria) passíveis de cometer erros e julgamentos precipitados. Entender a motivação por trás de cada personagem é sensacional, pois vamos descobrindo e entendendo junto as tramas que envolvem os personagens do livro. Os heróis não são puros e incorruptíveis, e podemos questionar sua alcunha de herói em vários momentos. Outro ponto importante é que nenhum personagem secundário é raso em sua construção. São pessoas complexas, assim como na vida real, sendo mais do que aqueles personagens dicotômicos aos quais estamos acostumados. Ninguém é puramente bom, ninguém é puramente mal. Todos sentimos raiva, medo, inveja, amor.

Não tem momentos desnecessários gastos com romances bobos em Enraizados. Vemos as coisas acontecerem pelos olhos de uma jovem garota, que acaba tendo que amadurecer ao se ver longe da família e enfrentando um inimigo extremamente poderoso, além de ter de morar com alguém completamente diferente do que ela imaginava e do que ela esperava. Não digo que não há romance no livro, mas ele é bem trabalhado e bem colocado na história.
Não sei se perceberam, mas não falei de nenhum personagem em específico além de Nieshka e Sarkan porque tenho medo de me empolgar e acabar soltando algum spoiler de Enraizados. Só saibam que amei o papel de Kasia na trama, em como ela cresceu e se mostrou valente diante de tantos desafios. E não suporto o Falcão. Mago chato.

Eu adorei o final do livro. Não é o final feliz que tudo acaba de forma perfeita e feliz ao qual estamos acostumados, mas é um final a altura da história contada. É um final feliz, mas que foi atingido com muita luta. Sim, terminei o livro com um sorriso no rosto de satisfação e espero que a Editora Rocco traga outros títulos da Naomi Novik para o Brasil. Enraizados é uma leitura que recomendo a todos os amantes de fantasia. Na verdade, a todos os amantes da leitura. Espero que ele seja tão bom para vocês quanto foi para mim.

site: https://mundohype.com.br/review-enraizados-de-naomi-novik/

Min 07/03/2020

PERFEITO
Acho que consigo considerar esse livro como a definição de fantasia, de literatura fantástica. É incrível acompanhar o enorme desenvolvimento da personagem principal e a forma como ela vê e sente a magia, ao contrário de ser apenas luzes piscando e coisas se movendo, a autora descreve a sensação e a experiência de magia obrigando o leitor a mergulhar numa sinestesia, você percebe o que está acontecendo ao redor dos personagens, sente a magia da Agnieszka e ouve os feitiços e encantos.

Um livro onde podemos ouvir texturas, cheirar canções, tocar a escuridão, ver sentimentos e sentir o gosto de pura magia.

Naty 08/01/2019

Chorando porque acabou
Fiquei muito, muito triste por ter terminado o livro, me deu DPLB(Depressão Pós Livro Bom). Enraizados foi uma inovação na releitura de A Bela e A Fera e no gênero Magia e Fantasia.
Ora sendo um romance leve e fofo, ora detalhando o lado mais sombrio de personagens que encontramos dentro de nós mesmos.
Fantástico do começo ao fim é o final não podia ser melhor.

Giovana.Freitas 15/01/2019

Surpreendente
Final incrível, não fazia ideia do quanto gostaria. Me apaixonei pela história e pelos personagens, tudo o que quero agora é me infiltrar dentro de uma floresta e passar todos os anos da minha vida colhendo os frutos das árvores. Maravilhoso trabalho da autora, parabéns aos envolvidos

Isabele240 20/01/2019

Maravilhoso
Confesso que no começo a escrita me pegou um pouco. A autora não é de fazer firulas com descrições alongadas e poéticas, sua escrita é bem direta, o que é pouco comum em livros de fantasia. Mas isso não chega nem perto de ser um problema.
O livro é intenso a maior parte do tempo, com personagens e conflitos bem construídos e situações de tirar o fôlego e fazer a gente ler com aquela euforia, dando a sensação de ter lido uma trilogia inteira em um livro só.
A história passa longe dos clichês e o final é mais que satisfatório, a trama toda é bem envolvente e vale muito a pena. Com certeza um favorito.

Isa @afrofuturas 15/02/2019

Ao ler algo inspirado em contos de fadas, sabemos o que esperar, a estrutura é familiar. Isso é uma verdade para Enraizados. Mas, sendo ele inspirado no folclore eslavo, ao mesmo tempo não é.

A história nasceu dos contos que Naomi Novik ouviu de sua mãe, a autora dedica uma parte dos agradecimentos à esperança de passar essa conexão para a filha. Creio que essa tradição e ancestralidade transbordaram da escrita de Novik para as páginas.

A cada dez anos uma menina de 17 anos é entregue como tributo ao mago poderoso, conhecido como o Dragão, que protege o vale da Polnya da magia possessiva da Floresta.

No começo, o livro segue o caminho comum de uma fantasia. A protagonista desajeitada e rebelde em sua jornada de amadurecimento. Mas a partir do crescimento de Agnieszka, a história torna-se mais complexa, madura e sombria. No fim, é emocionante e original. Considerando todo o percurso, o livro parece ter mais que 375 páginas. Parece uma trilogia em um livro só.

A narrativa é descritiva e senti muitas variações de ritmo, não são necessariamente defeitos.
Cada personagem tem seu próprio arco, se desenvolve como parte da trama e de forma individual. A maioria deles não é unilateral, alguns transitam entre aliados e inimigos.

A protagonista é sim, corajosa, poderosa e empática. Mas também tem traços de dependência e fragilidade. Com toda a sua força, ela é muito humana. A amizade de Agnieszka e Kasia é linda e alimenta a energia feminina do livro.

O romance tem uma chave de ligação incomum e evolui de forma natural, como muito na história. Há uma naturalidade que contrasta com exageros e uma delicadeza em sincronia com o sombrio.

Por fim, como em um bom conto de fadas, a magia é o coração de Enraizados.

#VereditoParenteses no Instagram

site: https://www.instagram.com/blogparenteses/

Mari Imaginária 21/10/2017

Enraizados é daqueles livros que te chamam na prateleira da livraria, uma capa linda, azul e dourada. Me encantei logo de cara.

Gosto de livros de fantasia, e histórias com vibe de conto de fadas, e Enraizados é assim. Para extinguir o mal advindo da Floresta, e evitar a corrupção de seu povo, feiticeiros lançam seus poderem durante toda trama! Uma trama que aborda amizade, cuidado, carinho, medos, orgulho, raízes e tudo mais numa história cheia de uma aventura emocionante do início ao fim do livro!

Em alguns momentos tive a sensação da história estar um pouco corrida, as imagens fugiam um pouco da minha mente, pela falta de clareza das situações, e senti dificuldade em lembrar onde havia parado na história quando retomava a leitura depois de uma grande pausa, talvez pela história em si não ter "enraizado" em mim rsrs. Porém isso não me fez ter vontade de largar a leitura nem um minuto.

Gostei demais! :)

Kaire 27/02/2020

Não deu...
Esse foi o primeiro livro da autora que eu li, e, com a sinopse bastante promissora, eu não esperava me decepcionar tanto - não tinha como dar errado uma história baseada num conto folclórico tendo um romance na base do enemies to lovers... me enganei.

O livro é dividido em três partes:

- A primeira envolve a protagonista explicando a tensão no ar: a cada colheita, o mago protetor da região escolhe uma jovem aldeã para levar para sua torre. Após 10 anos de mistério, a escolhida é libertada, mas sua vida é completamente modificada, fazendo com que nenhuma permaneça no local por muito tempo. O desespero da Agnieszka é justificado por todos acreditarem que sua melhor amiga - preparada desde a infância para esse momento - será a escolhida; sendo assim, aproveita os últimos momentos com ela. Porém, para a surpresa de todos, o mago enxerga o dom na estabanada e perdida Agnieszka, e a leva para o castelo.

A partir daí ficamos num ciclo dela com medo de tudo e todos (isso porque vivia solta na floresta mais aterrorizante de todas) > fugindo do mago sem alguma razão plausível > sendo relapsa na aprendizagem de qualquer coisa que a ajudasse a fugir como tanto queria > lamentando pela milésima vez a amiga super incrível e corajosa não ter sido a ser escolhida. O mago também não é flor que se cheire e apenas joga magia sem explicação alguma, pra depois mandá-la embora por pura irritação. Como se isso não bastasse, a cada 10 palavras que ele fala, 11 são esculachando a menina. Eu também odiei ela ser uma porta de tão burra, mas cabia a ele esclarecer tudo a respeito da nova vida dela, e isso não só não ocorreu como ele parecia mais perdido que ela. Ele não precisava ser um príncipe, mas foi extremamente otário (ele colocando aquela memória nojenta no príncipe foi o fim).

Passado esse perrengue que quase me fez largar o livro, temos a segunda parte:

- Com mais ação, a mocinha se joga em situações perigosas, mesmo sem base alguma, que faz com o que o mago deixe de ser irritante e passe a, de fato, se interessar mais pela jovem que ele tirou da vila. Apesar disso, é evidente o quão crua ela é, o que torna injustificavel muitas das façanhas dela, mesmo tendo o experiente mago ao lado. Nesse momento, pelo bem de todos, mais personagens tornam-se parte essencial da trama,me fazendo ter mais interesse no desenrolar da história (a Kasia, principalmente, o que me fez lamentar ela não ter sido escolhida - teria passado menos nervoso).

A terceira parte é pura correria e quebra de clima - parecia até outra história:

- Após enfrentar a corte, todos se veem diante de um inimigo maior e mais mortal, e a mocinha, mesmo continuando sem entender nada (até a amiga que estava por fora de tudo, incluindo as crianças da corte, já haviam entendido), se preparada para salvar o mundo. De modo geral, é irritante o quanto ela é sonsa, e é claro que o maior poder é dela.

Bem, só não dei nota tão baixa porque, apesar de tudo, há coisas que dá para salvar: a Kasia, melhor amiga dela, se mostra uma personagem incrível, e eu queria muito que ela tivesse sido a escolhida; também gostei de como a coisa foi se desenrolando entre os personagens - é bem legal ver como trabalham juntos, apesar de tudo; e, mesmo com a impressão de ter faltado mais - talvez por culpa da história ser limitada por conta da narração em primeira pessoa -, gostei do universo apresentado. Queria que mais da corte ou da vila fossem vistos.Eu realmente vi melhoria na história, mas não foi suficiente. A escrita da autora deixa a gente enraizado no tédio por ter uma narração focada numa protagonista sem carisma alguma. Ela não sabe de nada, não tenta aprender nada, mas ganha tudo e todos (então tá, né). Enfim, decepção pura.

site: petiteblasee.tumblr.com

Super Ci 11/11/2017

Resenha do Elefante Voador
Em Enraizados conhecemos Agnieskza. Ela mora no vale, uma vila tranquila mas que faz fronteira com uma floresta maligna. Os moradores dessa vila dependem de um mago conhecido como Dragão para protegê-los da Floresta. Com seus poderes, ele consegue conter ira da floresta corrompida impedindo que ela avance sobre a vila, e sobre o reino do qual ela pertence.

Mas o Dragão exige algo em troca. A cada dez anos ele escolhe uma jovem para servi-lo, e ninguém sabe ao certo o que ele faz com elas durante esse período, o que faz com que as garotas temam esse destino.

Acontece que dez anos depois, quando ele liberta a jovem escolhida, ela já não é mais a mesma. Isso intriga os moradores do vale. Porque além de estarem diferentes, mais elegantes, ao invés de estarem ansiosas para retornar ao lar, elas simplesmente não querem mais continuar ali.

A narrativa começa quando Agnieskza tem idade suficiente para participar da próxima escolha. Apesar de sentir um pouco de receio, ela tem certeza absoluta de que o Dragão jamais a escolheria. Afinal ela não é a garota mais bonita do vale, na verdade ela é bem desengonçada. Em compensação, sua melhor amiga Kasia tem todos os requisitos para ser a escolhida: ela era bonita, inteligente e simpática.

Agnieskza sofre só de pensar em ficar separada da amiga por dez anos. Ainda mais sem saber ao certo o que aconteceria com Kasia enquanto ela estivesse servindo o Dragão. Será que ela também voltaria mudada? Também iria embora do vale?

Além desse mistério acerca do Dragão e de sua exigência, também há o grande mistério envolvendo a Floresta. Por que ela é corrompida? Por que ela deixa as pessoas fora de si? Ela sempre foi assim? Como o Dragão consegue mantê-la afastada? É com todas essas perguntas em mente que prosseguimos a narrativa.

Confesso que no início eu estava achando a narrativa um pouco pesada, tive muita dificuldade para me prender na história. Até a metade da história as coisas demoram muito para acontecer, poucas coisas são reveladas e temos aquela sensação de que estamos lendo, lendo, lendo sem sair do lugar.

Foi da metade para o final que me dei conta de quanto esta história é linda e o quanto ela é complexa e bem estruturada. Fiquei com vontade de ler o livro novamente só para poder contemplá-lo como um todo. Já sabendo de tudo.

Naomi construiu uma história muito bem amarrada, mas só conseguimos perceber no fim. Os personagens são muito bem trabalhados ao longo da narrativa e as descrições de cenários, e ações são bem intensas. Apesar da capa bonitinha, não se engane: há cenas bem fortes no livro.

O final é belíssimo de um jeito inesperado. Me surpreendeu muito. Eu não conhecia a narrativa de Naomi Novik mas através de Enraizados, pude perceber ela é uma escritora incrível. Fica a dica de um livro indispensável para quem gosta de fantasia.

Resenha completa no Elefante Voador

site: www.elefantevoador.com

Iris de Souza 26/02/2020

Uma fantasia diferente
Já começou diferente pelo local que se passa. Elementos mágicos diferentes, um "vilão" diferente. Um romance que demora a acontecer e a gente nem sabe
ao certo como acontece, mas acontece. Adorei a história. Adorei o detalhe das batalhas, a empatia da protagonista com todos os envolvidos. Me apaixonei pela melhor amiga da protagonista e tive medo dos conflitos.

Uma história que merece ser lida.

Acervo do Leitor 01/02/2018

Enraizados – Naomi Novik | Resenha | Acervo do Leitor
Duas realidades. Dois reinos. Dois magos. Duas forças. Dois destinos. Uma aventura. O passado finca raízes em nossas vidas, deixa marcas, nos engessa e pode nos comprimir. Mas o que a história e a terra querem confinar, a Magia pode libertar. Essa é uma fábula sobre o poder transformador da convicção daqueles que não se deixam abater e nem seguem os rumos pré-destinados da vida. Uma história que abocanhou e concorreu a diversos prêmios literários, mas afinal, o que ela tem de tão especial?

“A Floresta estrangularia todas as coisas e as arrastaria para baixo de suas raízes.”

Era uma vez dois Reinos, Rosya e Polnya, em paz e uma Floresta amaldiçoada. Seus dois regentes viviam em harmonia e unidos no combate contra a expansão de uma estranha região florestal que jogava sua “sombra” sobre as cidades corrompendo a alma de todos aqueles que a tocavam. Havia algo ameaçador e negro em suas raízes, e ambos os reinados contavam com valentes cavaleiros e poderosos magos para refrear o mal. Mas um dia a paz terminou. Quando o príncipe de Rosya foi visitar diplomaticamente Polnya, acabou se apaixonando pela mulher do Rei. Essa atração pecaminosa acabou culminando em uma desastrosa traição. Ambos fugiram para a Floresta amaldiçoada para viverem seu amor livremente, nem que fosse nas garras do mal. O Rei nunca mais viu sua esposa, e os Reinos nunca mais viram a paz. Enquanto homem mata homem, a Floresta avança. Ao longo dos anos toda a esperança de combate ao mal recaiu sobre os antigos ombros de um poderoso mago chamado Dragão, mas ele sempre cobrou um preço muito alto por isso. De dez em dez anos ele desce até o vale e escolhe uma jovem donzela para viver com ele. Mas, o que ele faz com elas durante uma década em sua solitária torre branca?

“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”

Chegou a hora do Dragão escolher mais uma inocente camponesa. Tudo leva a crer que a afortunada será Kasia, a jóia dos olhos do vale. Todos estão com seus corações apertados, pois, após dez anos de confinamento, as escolhidas nunca retornam iguais muito menos desejando morar nas vilas. O mago toca o espírito e rouba sua juventude dizem. Mas de todos os angustiados moradores ninguém está mais que Agnieszka, a melhor amiga de Kasia. Ela sabe que a dor da separação é inevitável mas não se conforma. O que a vida trouxe o Dragão irá levar. O dia chega e como a brisa da manhã surge o enigmático mago. Mas de forma resignada ele não leva a “estrela” do vale, e sim a simplória amiga. Agora Agnieszka terá que morar por dez anos em uma torre e saciar todos os desejos desse feiticeiro vassalo do rei. Mas que desejos são esses afinal? Seriam sexuais, companhia ou ele procura uma aprendiz? O que acontece na torre banca fica na torre. Pelo menos sempre foi assim… até hoje!

“Os Reis magos trouxeram o idioma do oeste mágico com eles, das terras estéreis da parte mais distante de Rosya, quando povoaram este vale. E aí a Floresta se derramou sobre eles, destruiu suas fortalezas e deixou seus campos desertos.”

SENTENÇA
Bebendo na fonte de fábulas polonesas e histórias contadas em sua infância, a prestigiada autora Naomi Novik traz uma aventura repleta de magia, em seu sentido mais puro. Inegável a habilidade dela em contar uma história, mas não conseguiu me convencer ou me conectar aos personagens. Não por serem rasos, mas por serem desinteressantes. Com uma pegada YA (jovem adulto) e uma narrativa levemente apelativa para o público feminino o livro não me ganhou. Elementos interessantes e uma boa trama mas com uma narrativa arrastada e por vezes boba demais. Respondendo a pergunta que fiz no início desta resenha: o que tem de tão especial esse livro? Nada. Definitivamente essa obra não fincou raízes em meu coração.

site: http://acervodoleitor.com.br/enraizados-resenha/

Carolina160 13/05/2024

Bateu uma vontade de ler um livro de fantasia e esse foi o escolhido. História interessante e que prende nossa atenção. Apesar disso, senti que em alguns momentos o texto fica confuso e eu precisei ler algumas vezes para reencontrar o fio da meada (as vezes não encontrei, só segui). Achei que o fim poderia ser mais trabalhado mas a minha curiosidade não foi suprida (risos). Enfim, uma fantasia legal mas nada muito impressionante.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 12/03/2020

Já Li
Naomi Novik, filha de mãe polonesa e pai lituano, nasceu já nos Estados Unidos e estudou Ciências da Computação antes de se tornar escritora. É fácil perceber diversas referências às suas origens em "Enraizados" como, por exemplo, a bruxa Baba Yaga, uma figura folclórica da região que habita as profundezas das florestas; a tradicional música Sto Lat, usada na estória como a melodia de um feitiço; e o nome da protagonista, que é o mesmo nome de um dos contos-de-fada mais conhecidos da Polônia entitulado "Agnieska Piece of Sky" escrito por Natalia Gałczynska.

No reino de Polnya, a cada dez anos, uma menina é raptada pelo mago do Rei, apelidado de Dragão. Enclausurados numa torre antiga, ninguém sabe o que acontece entre o Dragão e a sua escolhida mas todos sabem que, ao fim dos dez anos, as garotas tornaram-se mulheres e decidem viajar pelo mundo, insatisfeitas com a vida provinciana na vila onde moravam.
Na vila de Dvernik, uma das nove que compõem o reino, todos acreditam que o Dragão vai escolher Kasia, a menina mais bonita e mais inteligente da região. Ao longo de toda a sua vida, Kasia foi treinada e educada para isso, e todos ficam muito surpresos quando Agnieska, uma menina "normal e sem atrativos" é escolhida em seu lugar.
Na torre, Agnieska, aos poucos, aprende sobre magia, mas seu jeito desatento e bagunçado irrita o Dragão, que não cansa de chamá-la de idiota e inútil.

Um dia, Agnieszka nota um pedido de assistência vindo de sua aldeia. Desafiando o Dragão, ela escapa da torre e volta para Dvernik, onde descobre que os lobos da floresta infectaram o gado e alguns homens. Agnieszka usa magia para ajudar a destruir o gado. O Dragão chega e consegue salvá-la, mas não antes de ser ferido. Agnieszka consegue salvar a vida do Dragão depois que ela intui um feitiço de um caderno que o Dragão anteriormente acreditava ser inútil. Reconhecendo que os poderes de Agnieszka diferem dos seus, o Dragão relutantemente permite que Agnieszka ensine a si mesma uma magia mais intuitiva.
Depois de descobrir seu próprio poder, Agnieska é alertada de que Kasia foi capturada pelos andarilhos, criaturas malignas da Floresta, e sua amiga foi presa à uma árvore-coração, onde terá sua alma extraída. Agnieska corre para salvá-la e, com a ajuda do Dragão, limpa Kasia de toda a corrupção da Floresta.
Até esta parte do livro, eu estava gostando muito do enredo. O contraste entre o método racional do Dragão e a magia espontânea de Agnieska estava sendo muito interessante de ler, pois os estilos complementares de ambos trouxe cenas bem desenvolvidas. No entanto, a partir do momento que Kasia é salva da corrupção, Novik começa a cometer uma série de erros.

1) Agnieska aprende magia rápido demais, e tudo que ela tenta, funciona. Eu não consegui me conectar em nada com ela. Novik deveria ter percebido que estava escrevendo uma Mary Sue, ou seja, uma personagem que é especial apenas "porque é", sem nenhum tipo de desenvolvimento, explicação ou evolução que construa/justifique seu papel na narrativa.

2) Várias subplots vão surgindo ao longo da trama, todas elas meio mal acabadas (ou mal começadas). Há a menção aos Magnatas, que nunca se estabelecem na narrativa e não deveriam nem ter sido mencionados; há os outros magos do reino, que são mal aproveitados e parecem todos mais ou menos a mesma pessoa; há o príncipe Marek e a saga de resgate à sua mãe, uma plot interessante que ficou apagada em meio aos demais elementos; há o arco da própria Agnieska; há Kasia, que é quase um enfeite do meio para o final do livro, sendo que no começo tinha destaque; há o pai desaparecido de Agnieska que é citado em algum momento do livro para depois ser completamente esquecido. E essas são as tramas que eu consegui lembrar, porque existem outras no meio de toda essa bagunça.

3) O estilo de escrita de Novik é cansativo. Definitivamente ela se esqueceu da regrinha básica de escrita "Show, don't tell". As descrições são intermináveis, milhares de verbos no gerúndio, cenas de ação sem suspense e diálogos pobres. Me vi entediada em vários momentos da leitura.

4) Mas a cereja (podre) do bolo é o relacionamento entre Agnieska e Dragão. Ele é um completo babaca, tremendamente abusivo e não há nenhuma - nenhuma! - química entre os dois. De repente, nos deparamos com uma cena de sexo que destoa completamente do tom do restante do livro, entre duas pessoas que não tem absolutamente nenhuma conexão e, pior, depois de todos os abusos que o Dragão infligiu à protagonista. Ridículo, para dizer o mínimo.

Para ninguém dizer que fui injusta, ressalto alguns pontos positivos da estória.
A Floresta criada por Novik é assustadora e fascinante ao mesmo tempo. Por mim, o livro todo deveria ter acontecido dentro da Floresta, com foco nas árvores-coração e nas árvores-essência, dois conceitos mágicos que gostei muito. Quando Agnieska fica presa numa árvore e vê "o outro lado" foi ótimo, e este deveria ter sido o foco de todo o livro. Uma coisa meio "Alice no País das Maravilhas" mas mais terrível e podre.
As criaturas da Floresta também são intrigantes. Senti medo, sobretudo, do louva-deus, e gostaria de entender melhor quem eram os andarilhos.

Mas, de forma geral, não foi uma leitura que me agradou e, por isso, não recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/03/ja-li-111-enraizados-de-naomi-novik.html