Uma Menina Estranha

Uma Menina Estranha Temple Grandin

Resenhas - Uma Menina Estranha

Marcos Gude 09/01/2024

Melhor conteúdo sobre o tema autismo
Há 6 meses recebemos o diagnóstico de TEA para minha filha. Desde então mergulhei no tema em livros, teses, podcasts, mas em nenhum outro conteúdo recebi tanta esperança e otimismo quanto ao futuro, mesmo diante de tantas dificuldades entrentadas por Temple. Um diferencial do livro " Uma Menina Estranha " é acompanhar seu diagnóstico reconhecido na década de 50 / 60, poucos anos após Kanner ter criado o termo "autismo". Uma leitura empolgante que conclui as quase 200 pg em menos de 24hs!

Karol507 07/12/2023

- uma autobiografia maravilhosa.
Um livro muito interessante, eu gostei bastante, sendo uma autobiografia de uma autista.

Foi muito interessante, eu gostei dessa autobiografia, além de me fazer me sensibilizar com a história diversas vezes, foi muito incrível!!

Foi muito interessante vê a autora descrever a vida dela e como ela teve que lidar com o autismo em sua vida, as dificuldades e os altos e baixos que ela teve que passar pra finalmente ter uma vida mais tranquila e de sucesso.

Além de vermos as escolhas que eram importantes pra ela e tudo isso em uma autobiografia maravilhosa, que teve problemas e dificuldades, mas no final ela conseguiu o que queria.
   Esse livro é ótimo pra quem quer saber mais sobre o autismo, ou começar a ler sobre esse assunto tão pouco discutido, mas que deveria ser bastante refletido e comentado.

Obrigada, Temple Grandin, pela sua intensa história e por ter resolvido compartilhar ela com a gente, foi maravilhoso ler este livro.

- Com Carinho, uma amante de livros humanos e reais.

emilly1567 05/09/2023

A bibliotecária da minha escola me recomendou esse livro e disse que era ótimo. Realmente, é interessante ler e entender melhor certos comportamentos característicos de pessoas com autismo. Nunca tinha lido um livro assim, agradeço a bibliotecária por ter me indicado

(Lido em fevereiro de 2023)

whluiza 25/08/2023

"Uma menina estranha [...]"
Uma das minhas melhores leituras de 2022, simplesmente porque é um livro do tipo autobiográfico que te prende muito, não só pela facilidade da autora de descrever a vida dela, como a forma fascinante que ela conta com lidou com o transtorno de espectro autista e com as escolhas de vida no geral, me senti fascinada por ela, e em outro momento gostaria de ler mais livros dela.

Julia.Presner 24/08/2023

Sobre Autismo
As minhas resenhas sempre tem um toque pessoal, um comentário reflexivo sobre a vida. E esse não vai ser diferente, até porque me vi nessas linhas, me vi como Grandin, e me senti abraçada pela intelectualidade de uma mulher extraordinária! Que exemplos são esses de superação de uma causa que limita tanto a pessoa neuroatipica!

Este foi meu primeiro livro sobre o TEA, e me identifiquei com tantas características com a descrição de Grandin sobre o espectro, que me inspirou a exercitar minhas memórias bloqueadas para conseguir lembrar da minha infância, de momentos específicos em que passei pelas dificuldades sem conseguir compreender o porquê. Ser excluída na escola, me isolar e preferir a solidão, aprender a escrever antes mesmo de saber ler... A minha dificuldade de interação social é muito forte até hoje, e as minhas altas habilidades em humanas desde pequena, me trouxeram muitos obstáculos dos quais foram extremamente complicados de enfrentar, justamente por não saber por que eu era tão diferente. Uma infância e adolescência conturbada é consequência da falta de um diagnóstico e de um acompanhamento terapêutico, o que é essencial tanto para pessoas com nível de QI superior ou inferior, e independente se o neuroatipico for capaz de controlar suas crises diante às suas hipersensibilidades, ambos necessitam de acessibilidade para conseguir desenvolver seus talentos.

Aos 21 anos descobri o motivo, obtive respostas para todas as minhas perguntas quando me senti aliviada em receber um laudo. A beleza das pessoas neuroatipicas está no senso de justiça e na forma literal que ela vê o mundo. Suas superações e jornadas de autoconhecimento é repleta de descobertas magníficas sobre a capacidade ilimitada do ser humano. A importância que livros como esses obtém, é de inspiração e ampliação para melhor compreensão de todos sobre certas deficiências, mostrar como neuroatipicos realmente se sentem em relação às pessoas, explicar que uma deficiência não tem rosto, não tem gênero, cor ou raça. Esse livro ensina qualquer um a expandir o senso de humanidade, respeito e sensibilidade com aquele que sente dificuldade em se expressar ou em demonstrar amor com contato físico, mas que traz consigo todo o seu empenho em ter os mesmos direitos de sobreviver e também de viver da forma que o ajude a se sentir confortável em um meio social onde seu sistema nervoso funciona diferente de pessoas típicas.

Essa autobiografia merece um artigo ao invés de uma resenha. É pouco para o tanto que eu agradeço a existência de Grandin por me proporcionar tanto conhecimento sobre mim, e me transmitir coragem em ser eu mesma. A leitura é essencial para qualquer um, pois nos leva para dentro do coração de alguém que fez e ainda faz a diferença no mundo e contribui para uma sociedade melhor e mais paciente em relação ao próximo.

Jennifer 24/07/2023

Para quem deseja saber mais do autismo
Uma Menina Estranha" é uma obra escrita por Temple Grandin, uma renomada cientista e autista. O livro mergulha na experiência única de Temple, compartilhando sua jornada de superação e crescimento como uma pessoa com autismo. Com relatos envolventes, a autora nos mostra como suas peculiaridades e visão de mundo singular a levaram a se destacar em sua carreira e a trazer uma perspectiva valiosa sobre o autismo. Uma narrativa inspiradora e esclarecedora sobre a diversidade humana.

Rebeca 03/03/2023

Ler algo tão pessoal de outra pessoa como uma autobiografia é uma coisa totalmente nova pra mim. Mas temple é fascinante e intrigante, e saber esse pouco dela (sua infância, como diferente é em seu ponto de vista) me emocionou, em especial o famoso brete.

Iris.Kawane 13/02/2023

Uma menina impressionante
Quando eu decidi ler essa autobiografia, eu já estava apaixonada pela Temple Grandin antes de saber que ela tinha escrito sobre si mesma. Foi um achado na biblioteca da minha escola, e eu fiquei exultante.
Eu sou fascinada em como pode haver pessoas tão incríveis, seres magníficos que se sobressaem apesar de toda a dificuldade e barreiras.
A Temple conta como é ter TEA (autismo) e como foi a trajetória dela ao longo da vida, desde a infância, até a escola e suas faculdades.
Nunca foi fácil, e coisas simples para a maioria das pessoas foram como abismos pra ela, mas ela não desistiu. E ela perseverou.
Temple Grandin, você tem minha admiração e sincero amor.

Caoticamente 14/01/2023

Meu primeiro contato com não ficção
A obra foi a primeira que eu li que não era fictícia .

É tbm a primeira que me fez entrar em contato com o que era AUTISMO , o espectro em si sem ser pelo olhos e palavras ofensivas da sociedade neuroatipica.

Narrativa boa
Enredo bom
Linguagem entre formal e informal

Bom livro pra quem quer saber ou sobre a Temple ou sobre espectro autista

Faixa etária: +14

Silvia 06/01/2023

Conhecer para entender
Uma autobiografia e também uma história para aprender um pouco sobre o autismo. A autora nos mostra que tudo que uma criança autista precisa é de muito amor e de pessoas que acreditem em sua capacidade de crescer física e intelectualmente.
Ela conta sua história desde a infância e fala dos seus projetos e de suas realizações.
Uma pena que não encontrei disponível para comprar e presentear minha querida irmã, mãe de um lindo menino autista.
Recomendo!

gabcravoecanela0 03/01/2023

Esse livro é bem interessante numa época em quem niguem falava sobre o autismo e que era discriminado, sinto calafrios , meu irmão mais velho é autista e pra mim isso sempre foi normal pq eu cresci com ele , as vezes as pessoas ficavam encarando e meus coleguinhas de escola me perguntava o que ele tinha ou se ele era doente, eu nunca sabia o que responder e tinha vontade de chorar quando isso aconteciam

Tamires37 21/12/2022

História real de uma menina que tem autismo. É muito interessante, pois é contada não por um especialista, mas pela própria menina. Transporta-nos ao seu jeito de ver o mundo e se relacionar com ele. Mostra as dificuldades dela e também de sua família em sua educação. É o outro lado da história. Mostra-nos também como a dedicação de uma mãe amorosa e outras pessoas em tentar compreendê-la e ajudá-la fizeram toda a diferença em sua vida. Sobretudo, é uma história de sucesso.

Graziele.Rodrigues 17/09/2022

Não tem como dá uma nota para a vida de uma pessoa
Eu li esse livro já faz um mês, mas quando eu li eu tava na cabeça de uma pessoa que tinha autismo, uma menina, numa época que ninguém falava sobre autismo,tinha a descriminação, as pessoas não entender como é a mente de uma pessoa autista, ela não é inferior e nem superior. Eu gostei muito da escrita da autora, assim não tem como falar mais, não posso julgar a vida de uma pessoa, mas recomendo que todas as pessoas leiam esse livro:)
Eduarda.Barreto 25/09/2022minha estante
oi, você sabe me dizer onde você conseguiu comprar esse livro? ja procurei em todos os sites e nunca tem e as pessoas vendendo saem por 190, 200 reais. Comecei ele uma vez mas não consegui terminar e tive de devolver pra biblioteca, porém nunca mais encontrei.

Ruth 19/08/2022

Excelente