O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Lara Lopes 20/02/2022

Esperava melhor?
Na minha opinião, ?O Labirinto dos Espíritos? está longe do encanto do primeiro livro da coleção (?A Sombra do vento?). Isto explica, com certeza, o facto de ter demorado tanto tempo a concluir a sua leitura.

raafaelasouza 17/02/2022

O melhor da série
"Uma história não tem princípio nem fim, só portas de entrada". Todo mundo foi arrebatado por essa frase - dá pra perceber pelas resenhas -, e acho que porque ela resume o que Zafón fez na série dos Cemitérios dos Livros Esquecidos. Abriu várias portas de entrada e nos mostrou diferentes tramas, mundos, pontos de vista, momentos da história. Não houve bem um começo, e para mim não haverá um fim. Isabella, Daniel, David, Juan, Fermín, Alicia, Bea, Julián(s) existem e sempre continuarão existindo, contanto que nos lembremos deles.
O primeiro livro começa sombrio, mas não tão pesado, sob o olhar inocente de Daniel. Já no último, as inocências estão à parte e o que há de mais feio na humanidade fica bem diante dos nossos olhos. Acho que a vida é um pouco assim também, começa com sonhos e termina com a verdade... o que muda são os lados que escolhemos estar, e as pessoas que escolhemos caminhar junto. Essa foi uma das mensagem que Zafón me deixou após terminar o Labirinto dos Espíritos. Não imaginava a grandiosidade desta série, até ser completamente tocada por ela. Leiam!

Paloma 12/02/2022

Final maravilhoso!
Esse, com certeza, foi um dos finais de saga/história mais bonito e bem construído que já li. A convergência e interligação das estórias anteriores feita com maestria pelo Zafon foi uma delícia de acompanhar.

Ainda que eu não tenha amado muito a parte em que cai um pouco no gênero policial de investigação, na qual perdi um pouco o interesse e ritmo da leitura, as 80 páginas finais foram a cereja do bolo dessa história maravilhosa que segue sendo uma preferida da vida.

jeanfz 08/02/2022

Cereja do bolo no universo do cemitério de livros esquecidos
[Sem spoilers]

Por mais que o Zafón tenha dito que é possível ler os livros na ordem que desejarmos eu irei contrariar o autor e recomendar que você deixe o Labirinto dos Espíritos em último lugar na ordem de leitura, pois, ele aborda personagens, eventos e mistérios de todos os outros livros.

Zafón não deixou ponta solta, amarra tudo nesse livro, mas ler ele antes dos demais vai estragar algumas surpresas.

Rachel 05/02/2022

Fim de um ciclo
Após 8 anos do início da minha leitura dessa saga com A Sombra do Vento, me sinto satisfeita e realizada com o final que Zafón deu aos seus personagens. Este último livro ligando todas as pontas soltas e mistérios dos anteriores, a nova personagem Alicia é fantástica. Devo confessar que adorei a forma como ele escreveu suas personagens femininas, principalmente Bea e Alicia, mulheres decididas e independentes no seu jeito de agir e pensar. Nesse livro achei o clima de mistério mais intenso que prende o leitor em cada descoberta. Adorei rever todos os personagens dos livros anteriores e como amadureceram ao longo dos anos, assim como os seus desfechos, alguns esperados e outros nem tanto. Apesar de ser o maior livro do autor da saga, sua leitura é fluida e agradável. Não gosto de reler livros, mas essa saga vai merecer uma releitura no futuro de tão boa e cheia de lições. Recomendo esta leitura para todos que gostam de um bom mistério e relacionamento complexo entre os personagens!

lylylyn 04/02/2022

Extraordinário!
O desfecho mais incrível que essa saga poderia ter. Impecável de tal forma que é impossível descrever em palavras. Leiam a série do Cemitério dos Livros Esquecidos!

Adriana.Aquino 01/02/2022

Adoro o estilo literário de Zafon. Esse foi o último livro que li e confesso que me decepcionei um pouco. A trama é impecável, com os mistérios e surpresas tão características do autor.
Mas achei o desenrolar da história um pouco moroso.
Para os aficccionados, vale a leitura

Christian Homem de Melo 31/01/2022

As dores que se conectam
O terceiro livro da série "O cemitério dos livros esquecidos ", é simplesmente alucinante.

O autor se superou em sua maravilhosa narrativa cheia de mistério, paixões, intrigas....

De longe o melhor dos três.

Wendy 25/01/2022

O livro?
Foi o maior da série do Zafón, mas de longe foi o meu livro favorito. Até então era O Prisioneiro do Céu, mas esse desbancou de longe e se tornou o meu favorito dessa saga.

O livro tem um jeito eletrizante, mas mantendo aquele toque sombrio que é tão característico do autor (inclusive saudades dele) e com personagens bem montados e com um psicológico pesado.

Recomendo a leitura para todos, porque vale cada página lida.

LuisIV 25/01/2022

Voltarei p/ este mundo mais vezes, sem dúvidas
Quem ler qualquer um dos livros dessa tetralogia vai perceber que eles foram um tributo a literatura, ao amor pela leitura. Mesmo não conhecendo o ser humano Carlos Ruiz Zafón, lamento muito o falecimento dele mas posso afirmar, ele se tornou imortal p/ todos aqueles que conheceram e conhecerão tais histórias.

Não sei mais o que dizer, leiam, leiam e leiam...

Israel.Berbigier 21/01/2022

Uma delicia
Uma narrativa instigante e prazerosa de ser degustada, Zafon no seu ápice, todo talento de um grande escrito colocado de forma magistral para fechar uma saga com todos os pingos nos is...

Thiago Araujo 21/01/2022

A cidade dos malditos deixara saudades.
O quarto e ultimo livro dessa incrível historia do Cemitério dos livros esquecidos é realmente um livro de encerramento ( recomendo muito ler na ordem de lançamento dos livros ) que amarra e nos mostra por outros olhos toda essa narrativa de mistérios envolvendo os Sempere, seus amigos e a barcelona sombria dos malditos.
Nesta entrada do labirinto é mostrada uma personagem nova, Alícia Gris que tem um forte laço com um dos personagens que já conhecemos, uma personagem enigmática, com seu teor pessimista da realidade, mas que em alguns momentos nos mostra ser tão humana e ela nos ajudará a descobrir os mistérios que envolvem essa cidade e a historia que conhecemos.
Deixara muita saudade mas também com um sentimento de até logo pois tenho certeza que voltarei para essa historia e quando voltar eu a verei com outros olhos e outros sentimentos, até que eu volte, um até logo!
Alícia 21/01/2022minha estante
aaaai, curiosa pra ler a tetralogia completa com uma resenha dessas

joao pedro 18/01/2022

Não tenho nem palavras
Um turbilhão de histórias, tragédias e emoções. Apesar de ter optado por ler de acordo com a ordem de publicação que, aliás, acho corretíssima, entendo quando o Zafón declara que não há um início certo para começar.

Falo isto pois se trata de dezenas de histórias altamente emocionantes, dramáticas e cativantes que exploram a ótica de uma Barcelona antiga, largada nos horrores de um entre guerras.

Por isso, cada personagem carrega dentro de sí um quadro muito complexo que dispõe de histórias e sentimentos muito além das linhas em que estes aparecem.

Termino esta série cativado por tudo o que Carlos Ruíz Zafón pode me mostrar através de suas páginas. Insuperável.