Calibã e a Bruxa

Calibã e a Bruxa Silvia Federici

Resenhas - Calibã e a bruxa

André 29/04/2020

Uma obra fundamental
Esse livro de Federici é arrebatador. A tradução é simplesmente um primor. E suas críticas as Michel Foucault são absolutamente certeiras. Além disso, ela identifica um dos grandes problemas da obra de Marx, ao apontar a importância do trabalho doméstico e reprodutivo das mulheres no processo de acumulação primitiva do capital. Enfim.. Uma leitura necessária!

Aninha 01/08/2020

Porque ocorre a execução de milhares de bruxas no começo da era moderna e pq o surgimento do capitalismo coincide com essa guerra? Federici reflete a parte que falta em O Capital (O processo de acumulação capitalista): como o processo de acumulação capitalista interferiu na divisão social do trabalho.
O livro é divido em 5 partes, que aclaram a retirada das mulheres nas relações de trabalho, assim como a intervenção do Estado sob o corpo feminino (que no século xvii acreditava que quanto maior o volume populacional, maior seria a riqueza de uma nação). Nesse período, com um levante a caça as bruxas na Europa, o corpo feminino é violentamente expropriado. Com a chegada ao Novo Mundo, as autoridades e o clero encontram a confirmação de suas teses sobre magia e adoração ao diabo.

- A caça as bruxas, que executou milhares de mulheres, mostra como o feminino foi guiado por um regime patriarcal opressor. Se as mulheres tinham controle sobre si próprias, a transição do sistema feudal para o sistema capitalista culminou. A perseguição iniciada no século xv, reflete na atualidade e nos concede a luta por direitos ? por nós. Federici é clara e oferta uma leitura grandiosa, com ótimas ilustrações. Minha primeira referência sobre um feminismo anticapitalista; não poderia ser melhor.

Maju 27/08/2020

Esse livro é uma das minhas bíblias sagradas. É isso.

MykaaMoon 10/09/2023

"A caça ás bruxas nunca terminou, mas as mulheres também nunca deixaram de resistir."
Deixei uma resenha mais complexa para o instagram, mas confesso que mediante a esta leitura, fui fortemente fisgada com várias anotações.
E que a falta desse conteúdo de fácil acesso para outras mulheres seria de grande ajuda para as mulheres conhecerem a nossa real história.

Danielle Bambace 12/01/2021

Essencial
Leitura firme, decisiva, impressionante. Necessária a todes que desejem compreender as relações de morte, vida, poder e força das mulheres da história do mundo.

Luana.Vendemiatti 13/02/2021

Bruxas e Modernidade
O livro quebra o estereótipo da caça as bruxas como algo medieval e gerado a partir das superstições. Mostra a relação desse movimento com o surgimento do capitalismo e com o controle do corpo e do conhecimento feminino não institucional. Além de tudo, mostra que as bruxas e seus perseguidores são indivíduos mais próximos de nós do que imaginamos.

Albeli 29/03/2023

Mulheres e o patriarcado
A primeira coisa que preciso dizer sobre esse livro é que todos deveriam lê-lo. Federici nos dá uma imensa aula de História e nos faz ver o quanto as mulheres são importantes desde sempre e como elas sempre foram vistas como um perigo para o patriarcado. E, se algo é perigoso, deve ser reprimido, massacrado e extirpado da sociedade. Foi isso que fez com que a caça às bruxas existisse.
Em ?Calibã e a bruxa? temos a situação da mulher desde a idade média até hoje e sua relação com a acumulação primitiva. É incrível ver o quanto tudo está interligado. No entanto, é triste e revoltante ver o sofrimento de tantas mulheres por conta da ambição de homens que usam de diversas estratégias para conseguir o que querem.

soffia 24/08/2021

Foi uma das melhores recomendações que recebi. Esse livro me deu novas perspectivas sobre o período feudal e o acumulo primitivo sobre o corpo primitivo.

Let Carvalho 26/09/2021

Que livro foda
Foi maravilhoso conhecer a fundo todo o processo de perseguição as mulheres na Europa e na América. A autora trabalha o tema de forma exemplar

Nathy.Fernandes 24/10/2021

Papo cabeça...
Eu não me sinto no direito de dar estrelas, eu achava que era mais tranquilo de ler mas nãooo, definitivamente não estou 'pronta' para ler ele, mas quem sabe em um futuro próximo? E não, não é pelo que o livro fala, é apenas um ser desatualizado (eu) tentando ler um livro bem cabeção.
Pilar 29/02/2024minha estante
Livros de história nem sempre são fáceis? mas podem ser bem legais. Quem sabe você não tenta uma releitura daqui a uns tempos? :)

Janaí­na 31/12/2021

É bom ler esse aqui
Assim que nos despojamos da parafernália metafísica ao redor da perseguição das bruxas, vemos movimentos bem próximos a nós. Tem um trecho assim no livro. Considero certo. A linha de pensamento que a Federicci segue no livro é como a divisão do trabalho, o cercamento das terras comuns, a mudança gradual das leis instituindo mudanças sociais como se fossem naturais, o trabalho assalariado, o conceito de "corpo cartasiano" (corpo-máquina, corpo-ferramenta, a submissão das mulheres levando à submissão de todos, "não é tão grave a morte desse pessoal, a economia tem que andar" já ouviram isso né?) levaram à condenação e execução de mulheres por todo mundo. Reduzir a caça às bruxas à ignorância de uns coitados é despolitizar a ação sistemática de queimar mulheres vivas e sua contribuição direta para a acumulação primitiva do capitalismo e o que vivemos hoje.

NatiPiccoli 12/01/2022

Sobre a apropriação do corpo da prostituta
As questões sobre as prostitutas e parteiras foram incríveis, já que é um tema que muito me agrada. Por isso, vou deixar aqui algumas anotações e reflexões que fiz, que foram apresentadas pela autora e que muito me impactou.
A Federici denuncia a utilização do corpo da mulher como aparato de coerção durante a Idade Média e Moderna. Um exemplo apontado, foi como o corpo foi utilizado como um remédio contra as revoltas dos jovens e a homossexualidade (vista como um problema na época), manipulando a lei moral da sociedade de acordo com seu objetivo. Em contrapartida, quando o Estado e a Igreja necessitavam de mão de obra após a crise demográfica, com o incentivo da reprodução, a prostituição, antes aceita, começou a ser criminalizada e a mulher negligenciada. Com essa prostituição criminalizada, abriu um espaço para que o homem exercesse maior domínio sobre a mulher, que poderia ser denunciada a qualquer momento mesmo que não se prostituísse, acabando com sua vida (ESSA PARTE DÁ RAIVA E FAZ MUITO SENTINDO, DEU PRA FAZER VÁRIOS PARALELOS COM A ATUALIDADE ).
Além disso, dentro desta sociedade moderna, com o trabalho doméstico desvalorizado, a prostituição criminalizada e a atmosfera europeia completamente misógina influenciada pela caça às bruxas, a mulher acaba sendo obrigada a depender de um homem. Portanto, a modernidade se apropriou do corpo da prostituta ao seu próprio interesse, demonizando-a e formando, em oposição, a imagem da mulher ?de lar?, pura e fiel.
NatiPiccoli 13/01/2022minha estante
Tudo isso numa perspectiva marxista, o que deixa tudo mais incrível, já que explica a influência do capitalismo no corpo da mulher

Faty Didier 17/09/2023

Didático e instrutivo.
Federici traz contribuições importantes nesse livro, como o desenvolvimento da noção de patriarcado do salário; também, como quando discorre sobre a domesticação e degradação das mulheres e de como elas foram destituídas do ambiente público e confinadas ao ambiente doméstico ou, ainda, sobre como as mulheres foram duramente disciplinadas, sobretudo com relação a contracepção, ao aborto e ao infanticídio. Até mesmo a realização dos partos, tarefa historicamente exercida por mulheres, é transferida aos homens, no exercício da medicina, esse novo instituto que se impunha. O livro tem grande importância nesse ponto e serve de referência quando o assunto é direitos reprodutivos.

Tirar as mulheres do domínio de seus próprios corpos, dos postos de trabalho e da sua autonomia financeira. Misoginia enquanto política institucional.

?Calibã e a bruxa? é bastante didático e instrutivo. Tem, porém, alguns limites, principalmente quando se propõe a falar de colonialismo e sua relação com a caça às bruxas. Apesar disso, ainda é um livro que agrega muito aos estudos feministas. Recomendo.

Japa 14/05/2022

Grandioso. Superou minhas expectativas
Extremamente didático. A interdisciplinaridade do livro é encantadora e a autora encontra simplicidade na tortuosidade do tema trabalhado. Eu recomendo pra quem curte história geral, das Américas, da colonização e concernentes. Daora demais, nossa.

Ludmila 13/02/2023

Leitura simplesmente obrigatória! Achei essencial para repensar diversos modelos de conduta que a sociedade tem até hoje, em relação as mulheres.