Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Cherry Moon 21/03/2019

O livro ‘Estamos bem’ de Nina Lacour conta a história da personagem Marin, que mora apenas com o seu avô desde muito cedo, pois sua mãe falecera logo em seus primeiros anos de vida. Ela começa uma amizade com Mabel que acaba por se tornar sua melhor amiga. Após um tempo, algumas coisas acontecem e o destino das duas é separado. Marin decide partir, para nunca mais voltar.
Ninguém sabe o motivo da partida de Marin ou o que aconteceu de verdade, a sinopse também não mostra nenhuma pista. O início é confuso, turbulento, temos uma personagem infeliz com a vida, com um vazio tão grande dentro de si que isso ecoa em toda a escrita de Nina como gritos abafados.
A ansiedade de saber o que aconteceu me fez seguir com a história mais rápido e, a cada página, cada pequeno momento, uma nova coisa se descobria e um novo sentimento surgia.
O tempo passa de forma diferente para cada um de nós, o tempo que você levou para superar um trauma não vai ser o mesmo para outra pessoa que sofrera o mesmo trauma. Somos seres humanos com pensamentos, desejos e sentimentos diferentes.
É uma história que não só emociona, mas também ensina sobre a vida, sobre a perda, sobre a descoberta de si mesmo.
A amizade de Marin e Mabel foi construída de uma forma verdadeira, sutil e transparente. A autora não esconde nada de você, nenhum pequeno detalhe é escapado, nem os sentimentos ruins que ficaram junto de Mabel quando viu sua melhor amiga ir embora sem nenhuma explicação, deixando para trás todas as memórias, as dúvidas, as perguntas não feitas, o cheiro, o último abraço que não recebera, o sentimento de traição.
Acho que, não existe nada como a tragédia, para mudar uma pessoa e fazer com que ela se reencontre novamente.
‘Estamos bem’ é um livro necessário, pois precisamos falar sobre a dor, o sofrimento. Sobre o medo de ficarmos sozinhos, sobre a ansiedade de realmente acreditarmos que estamos sozinhos e não temos a quem pedir ajuda.
Talvez a melhor lição que pode ser tirada desse livro é de que o tempo ás vezes parece ser o nosso pior inimigo em certas ocasiões, mas depois de um certo tempo ele volta a ser nosso melhor amigo.

site: escritarelativa.com.br

Rafa 13/01/2018

Meu primeiro contato com a autora e to muito satisfeita. O livro é muito bonito, aborda assuntos importantes com muita delicadeza e sutileza. Só não dei 5 estrelas porque fiquei muito confusa no início do livro.

Gio 02/10/2018

Eu com toda certeza esperava uma história totalmente diferente, onde focaria no romance e tudo mais. Sempre que falam desse livro (pelo menos nos canais de booktubers que eu assisto) contam uma história fofa, de representatividade e etc.
Mas na verdade a questão da sexualidade é apenas um quarto do que o livro aborda, temáticas como: Depressão, luto e mudança, são aspectos muito importantes que são tratados nessa história, a escrita da autora é muito verdadeira e emocionante, eu consegui me sentir na pele da personagem e sofrer o que ela estava sofrendo, apesar de ter achado a personagem muito sonsa em algumas partes, eu senti empatia por ela.

No geral eu gostei do livro, apesar de ter achado o final bem fraco, queria muito ler este livro desde que lançou e agora finalmente matei minha curiosidade! Não é um livro que a maioria gostaria de ler mas acho legal recomendar para quem quer ter experiências novas.

Larissa @laridallabrida 10/10/2018

Lindo e profundo
17. Leitura finalizada ??.
?O problema da negação é que, quando a verdade chega, você não está pronta.?
Luto, perda e traição são os três pilares que compõe a obra ?Estamos Bem?. Uma história que mostra o quanto a dor pode transformar a vida das pessoas de diferentes formas.
Marin é uma adolescente que perdeu a mãe com apenas três anos, e que foi criada pelo avô. Porém a relação dos dois é um pouco diferente do normal.
O livro é bem curtinho e a leitura flui bem, mas a dor que está presente na Marin é palpável, a escritora Nina LaCour é fantástica e faz com que o leitor consiga sentir tudo intensamente. Adorei a leitura, mesmo com um final tranquilo e sem muitas reviravoltas. Vale a pena. ???.

#livro #livros #estamosbem #plataforma21 #minhaestante #leituraconcluida #book #books #blogliterario #quatrosentidos #leitura #leitora #leiturafinalizada #ninalacour #marin #mabel

Tatyane.Carmela 06/01/2018

Mi cariño
Tão delicado, e profundo, que você consegue sentir todo o drama da história, principalmente, se você já perdeu alguém que você ama.
Por mais livros assim, que toca o nosso coração.

Flávia Carvalho 30/10/2018

Ensaio sobre a descoberta
Peguei esse livro e li sem mesmo notar de tão rápido e fluido na forma da escrita.
O livro aborda diversos temas como solidão, luto, mudança, e também sobre a sexualidade porém de forma sutil e natural sem apelação ou lamúrias.

Gostei de ler mas confesso que não é do tipo de livro que marca e deixa saudades dos personagens ou que se fica pensando por dias.
A personagem em algumas partes se demonstra infantil e imatura, mas acredito que faça parte do contexto da história por seu histórico de luta e sofrimento, como também pela idade.

No geral é uma leitura válida que serve como distração.

*** Esta resenha se trata da minha experiência com a leitura, e não quer dizer que não indico o livro, se trata apenas de uma opinião pessoal e algumas pessoas podem até não concordar, mas são apenas formas diferentes de enxergar, sobre o mesmo assunto.

Salve a diversidade!

Dilalilac 10/12/2018

Leve e fofo
Esse livro conta três dias em um alojamento de faculdade vazio pelas férias de inverno (natal), onde a única garota que ficou sem ir para casa da família foi Marin. Afinal Marin perdeu o avô e agora está sozinha. Então sua melhor amiga resolve visitá-la antes de ir para a cidade natal das duas.
Um livro minimalista, com menções a clássicos e algumas análises interessantes sobre eles. Natal e muito frio com muita neve. Solidão. E um passado narrado conjuntamente com os 3 dias presentes.
Foi como ver um spin off feito pela Rebecca Sugar. Adorável, triste, simples, leve...
Não foi do tipo de livro que me fez mergulhar de cabeça. Foi do tipo que me chamou pra relaxar um pouco e ver o tempo passando com calma.

Julia.Olivier 11/01/2019

Um livro rápido e voraz.
Uma história que quando se inicia, o leitor não consegue parar de ler até chagar a última página. É um livro que traz um emaranhado de emoções.
Um livro muito bem escrito e muito sensível. Incrível.

Beca Folgueira @capadurabooks 15/01/2019

Resenha: Estamos Bem | Nina LaCour| @plataforma21_
Marian largou uma vida inteira na Califórnia quando escolheu se mudar para outro estado para cursar a Universidade.

Ela preferiu se isolar, isso fica bem claro nas ações dela, na falta de amigo e interesse por algumas coisas.

Mas seu mundo está preste a se abrir outra vez, sua melhor amiga está chegando para passar um tempo com ela em seu dormitório durante o recesso.

Marian não sabe o que fazer ao certo com Mabel, a presença dela ali não é algo mais tão natural como aparentava ser.

Aos poucos na trama vamos aprofundado no passado de Marian e entendemos os eventos que marcaram a vida dela.

O livro possui 221 páginas, a primeira vista você pode pensar que é uma leitura rápida, mas eu achei estremamente denorada.

A narrativa possuim um tom denso, sempre que lia algumas paginas eu me sentia cansada, demorei meses lendo até me senti confortável para finaliza-lô.

Mas, se você não está mentamente bem eu indico que espere um pouco para lê- lô.

Lembrem- se que não é um livro ruim e que existe um momento certo pra tudo.

Porco 16/01/2019

#14 Estamos Bem
Estamos Bem é uma grande mistura de sentimentos. Ao mesmo tempo em que é doce e sutil, também é triste e leva consigo uma carga emocional pesada chamada depressão. Nina LaCour acertou a mão ao mesclar sensações tão distintas e criar uma história linda para os leitores.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/11/19/14-estamos-bem/

Ana Lima 27/01/2019

Eu já sabia que "Estamos Bem" era um livro triste e pesado, mas eu não tinha ideia do quanto até começar. É uma história que posso resumir como curta, mas com sentimento tão complexos que é quase impossível passar batido por ela. Demorei muito na leitura porque a carga emocional do livro não me permitia considera-lo como um entretenimento. O que tem de triste tem de poético e bonito.

Gio 01/01/2018

Um livro sobre solidão

Esse livro conta a estória da Merin ela está na faculdade e nas ferias de inverno decide que vai ficar lá sozinha e o Zelador da faculdade vai passar lá pra ver se está tudo bem de vez enquanto, o que a gente descobre logo no começo e que ela tem uma amiga chamada Mabel que vem pra passar três dias junto com ela mas elas não se falam tem muito tempo e a nossa protagonista fica pensando em como vai ser lidar com essa amiga por 3 dias. A gente sabe desde o começo que ela não tem mais nenhuma família, a mãe dela morreu quando ela ainda era muito nova, o pai dela nunca soube que ela existiu, a avó dela já faleceu também e ela mora com o avô na Califórnia, eles tem um relacionamento legal porém ainda sim tem uma distância entre eles e a gente não sabe bem o porque.

Essa história vai se passar basicamente nesses três dias, mas a Merin vai se lembrar de algumas coisas no passado, de como era a relação com o avô e com a melhor amiga dela, de como era os pais da amiga dela, a autora vai contar isso pra gente aos poucos, mas de uma forma muito leve, a escrita da Nina é muito gostosinha de ler e o livro passa muito rápido.

Esse livro fala muito sobre perda, te mostra que cada um vai lidar com a perda de uma forma diferente e que a gente precisa respeitar isso porque ninguém é igual. Eu me identifiquei muito com a protagonista, ela é muito sincera na narrativa dela e a gente vê que ela as vezes busca a dor, gosta de coisas que a deixam triste, ela amava ler mais por um acontecimento grave na vida dela ela não quer mais fazer isso, você sente vontade de abraçar ela várias vezes.

Porém esse livro trás também um quentinho para o coração da gente, e a autora mostra que as vezes você só precisa falar com alguém e que tem pessoas no mundo que se importam com você e que querem te ajudar, tem um final muito real, acho que se fosse mais profundo e pesado eu teria amado muito mais, porém mesmo assim foi uma história muito simples e isso faz ela ser especial, eu também perdi um avô meu esse ano e já perdi várias coisas, acho que esse livro pode ajudar algumas pessoas a lidar com a perda e lidar com mudanças, porque tudo muda, amores acabam, amizades também acabam e a gente tem que aprender a seguir em frente.

Jaque @blogmalucadoslivros 03/02/2019

Estamos bem?
Atrás de uma leitura rápida e despretensiosa acabei escolhendo Estamos bem de Nina LaCour, eu acreditava que este era apenas mais um livro lgbt que eu iria ler, mas esta trama vai muito além disso. Foi uma grata surpresa que se tornou o primeiro livro favoritado do ano. Além de ser um livro marcante de diversas maneiras.

Marin perdeu o avô há pouco tempo, ele era a única pessoa da família que ela conhecia e agora ela se isolou do mundo em seu alojamento na faculdade com uma depressão profunda. É vésperas de natal e Mabel, sua melhor amiga está indo para a faculdade rever Marin e passar uns dias com ela e agora Marin terá que confrontar um passado recente, cheio de palavras e sentimentos não ditos.
“A vida é fina e frágil como papel. Qualquer mudança repentina pode rasgá-la.”

O simples fato de receber sua melhor amiga já é pesado e um esforço muito grande pra Marin, no início da trama não dá pra saber exatamente o que aconteceu entre as duas para que Marin se sentisse tão diferente e distante da amiga, mas assim como outros assuntos da trama aos poucos a gente vai descobrindo tudo e percebendo que este problema entre as duas é só uma pequena parte desta história.

Por isso, não espere uma trama aonde o romance LGBT seja o foco da trama, porque nesta história não é. A narrativa da Nina é tão poética e tão profunda que é impossível não se conectar com Marin e com sua dor, e embora não seja um livro cheio de surpresas, a autora vai escrevendo de uma forma muito sutil como Marin acabou ficando tão sozinha daquele jeito.
“O problema da negação é que, quando a verdade chega, você não está pronta.”

Estamos bem é uma obra profunda, com personagens complexos. Uma trama sobre solidão, luto, perda e família. Eu terminei de ler este livro com sentimentos que ainda não sei como descrever. Eu não esperava tanto desta obra que apesar de tão poucas páginas tem muito para dizer e para nos fazer refletir.

site: https://www.malucadoslivros.com/2019/01/resenha-estamos-bem-nina-lacour.html

Bia 08/03/2019

O que é estar bem?
Depois disso vou até visitar mais vezes meu vovozinho, lindo livro que relata muito bem os estágios da negação, do luto, da amizade e principalmente da solidão. É perceptível a mudança da personagem principal e o final deixou meu coração tão quentinho que ainda estou muito grata por ter escolhido esse livro.

"O tempo passa de formas diferentes para pessoas diferentes'

Nunca se arrependam de estar onde estão, tudo tem um motivo, tentem aproveitar de suas próprias formas o tempo que é proporcionado a vocês.

Ana 14/03/2019

Como esse livro me surpreendeu! Comecei não esperando muita coisa, mas a Marin me conquistou logo e a linguagem usada na primeira pessoa é tão profunda, mas ao mesmo tempo, tão gostosa de ler que, se tivesse tido a oportunidade, leria tudo em uma sentada só.
Claramente, ao longo da leitura, podemos ver que a personagem vai evoluindo, assim como seu luto e sua aceitação dos ocorridos. É uma viagem maravilhosa dividida entre o que está acontecendo no presente e o que já ocorreu, mas que em nenhum momento me cansou ou pareceu exagerada demais nos sentimentos. Foi uma das leituras em que mais senti necessidade de marcar algumas passagens com meu marca texto.
Recomendo para todos, é simplesmente maravilhoso! E lembre de separar uma caixa de lenços!