Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Ju 25/06/2021

Estamos Bem, mas só se for bem mal kkrying
Eu comprei esse livro em meados de 2017 pois o mundo inteiro estava falando horrores de bem desse livro e de longe é uma das capas mais bonitas que eu ja vi e tive a sorte de ter em minha estante. Desde então eu peguei ele e comecei algumas vezes, mas nunca conseguia passar das 40 páginas. A história começa muito reflexiva e um pouco confusa, além de ter referências, Jane Eyre e A Volta do Parafuso, que eu não conhecia em 2017 (lembrando que eu tinha 14 anos). Entretanto, como um pequeno projeto meu quis desencalhar alguns livros LGBTQIA+ nesse mês do orgulho e quis dar mais uma chance para Estamos Bem.

Ele é livro triste e melancólico, e portanto, muito bonito. É palpável a solidão da protagonista e como ela está perdida em tudo que aconteceu com ela. Esse tipo livro é muito mais incisivo quando se passa por algo parecido ou pelo menos se sente do mesmo jeito, mesmo que não pelo mesmo motivo. Por isso digo que se tivesse lido ele no ano passado eu teria me impactado mais e até talvez tivesse chorado, toda a questão da pandemia e estar sozinha por meses me afetou bastante. Hj em dia um pouco mais estabelecida com isso, li o livro como se recordasse de algo distante.

Eu gostei muito dos personagens, provavelmente por se se tratarem basicamente de só três personagens, Marin, Mabel e o avô, e por isso, mesmo o livro sendo curto, deu para dar espaço para todos se apresentarem. Gostei bastante do romance, apesar de saber desde o começo que não ia ser o principal plot (e que não ia acabar em um típico final feliz). Senti que todo mundo foi bem trabalhado, assim como as questões que o livro aborda, mesmo não sendo completamente explícito . É realmente mt introspectivo e foi feito para se ler além até das estrelinhas. Com certeza pretendo reler e refletir mais sobre essa história, acredito que ela só terá cada vez mais peso, visto que fala muito de luto e eu, felizmente, não experimentei desse sentimento.

bibi 24/06/2021

"Diga sim"
Estamos Bem é uma narrativa bem forte e profunda que vai tratar sobre o luto. A história criou um nó na minha garganta em várias partes e eu quase conseguia sentir a dor da personagem pelas palavras. No geral, foi uma leitura boa e apesar de ter achado o plot um pouco fraco, toda a questão emocional das personagens compensa.

Larissa Benevides 23/06/2021

Estamos Bem - Nia LaCour
"Relembrar é a única forma de superar o passado"

Marin é uma jovem que terminou o ensino médio e acabou de entrar para a faculdade, ela deixou tudo para trás para ir para faculdade: sua casa, seus amigos, sua cidade. No início não sabemos o motivo dessa mudança e sua melhor amiga, Mabel, também não. O tempo presente é durante as festas e todos os estudantes estão indo para casa mas ela vai ficar no alojamento e receber a visita de Mabel, esse encontro é narrado com muita ansiedade e nervosismo.

✏️"Eu tinha afastado a dor. E a encontrara nos livros. Chorava pela ficção em vez de chorar pela verdade. A verdade era irrestrita, sem enfeites. Não havia linguagem poética nela, nem borboletas amarelas, nem inundações épicas. Não havia uma cidade presa embaixo da água nem gerações de homens com o mesmo nome, destinados a repetir o mesmo erro. A verdade era ampla o bastante para se afogar nela."

O livro intercala capítulos do presente e do passado da personagem como se a mesma estivesse nos contando aos poucos coisas pessoais e doloridas. Me senti realmente como se estivesse conversando com a Marin e como se com o passar das páginas ela fosse tendo mais confiança e se abrindo cada vez mais.
Percebemos que a jovem passa por depressão, síndrome do pânico e também ansiedade e cada página minha relação com ela foi se estreitando e saber o que aconteceu e toda angustia que ela passa foi bem sofrido. A autora conseguiu fazer com que eu mergulhasse na história.

✏️"Sei que estou sempre sozinha, mesmo quando cercada de pessoas, então deixo o vazio entrar."

Uma história sobre o luto e o quanto é necessário o momento em comunidade e também as reflexões que fazemos sozinhos. Um livro triste, mas muito bonito. Uma leitura rápida, acredito que pela conexão que criei com a personagem.

✏️"O problema da negação é que, quando a verdade chega, você não está pronta."

duck 20/06/2021

chore por um "e se"
esse livro tem um lugar especial no meu coração, mesmo ele deixando um gosto agridoce em você do começo ao fim. você consegue sentir a dor da personagem o tempo todo, entende ela profundamente com poucas páginas a disposição. uma leitura rápida que vai quebrar o seu coração, mas que você vai ficar feliz por isso ter acontecido.

Gabi 07/06/2021

sofrendo
é o primeiro livro que leio em MUITO TEMPO

terminei querendo saber mais de história
chorei q nem uma condenada
adorei

Ted 04/06/2021

Um aperto no peito
Eu gostei tanto da leitura desse livro, a história possui praticamente só três personagens e todo o desenrolar é ao redor deles, com o foco maior nas duas garotas.
No começo parece ser arrastado porém logo desperta aquela curiosidade, porque sabe-se que algo aconteceu com a protagonista pra ela chegar na situação em que está. Outro ponto interessante é que os capítulos são alternados entre presente e passado, e vão conduzindo a gente para entender os porquês.
Eu achei tão profunda a forma como é descrita a solidão da Marin, e sempre sentia uma dualidade em relação a ela, porque nos flashbacks ela é carismática, junto com seu avô e sua melhor amiga, porém no presente ela perde essas características, o que mais uma vez desperta a curiosidade de saber o que desencadeou isso.
O livro é curtinho e flui bem fácil, são abordadas muitas questões, das quais a gente precisa parar e pensar sobre, a personagem tem vários conflitos internos, que no fim ficam esclarecidos.
O final é bem fechado e deixa aquela sensação de alívio com as dúvidas, a autora conseguiu um bom desenrolar de uma forma leve, e por muitas vezes triste.
Breno 04/06/2021minha estante
Me deu mais vontade ainda de ler, acho que vou colocar na minha meta de leitura haha

Ted 05/06/2021minha estante
@Breno eu super indico, e ele é bem curtinho, umas 200 pages só

Mariane Sena 02/06/2021

Este livro é triste, simples e lindo demais. Poético em questões delicadas, tratando sobre luto, perdas e términos. Da dor de não saber lidar com a permanência dessas perdas e de doer demais para se conseguir pensar a respeito.
É uma história tocante, que todos deveriam dar uma chance e ler. Separem os lenços.

/ outubro 2017

bia prado 01/06/2021

Sad Beautiful Tragic
esse livro foi… doído. vou ter que fazer uma resenha pra conseguir processar bem tudo que estou sentindo, mas já adianto que fiquei com aquela sensação de segurar o choro o livro inteiro. ele conversou comigo, tocou em temas que me identifico muito e fiquei bem ಥ_ಥ lendo. não sei se eu acabei o livro ou ele que acabou comigo, sinceramente. esse negócio de relacionamento acabando e pessoas precisarem seguir em frente e serem gratas por tudo que aconteceu, mas ambas sabendo que é o fim e não tem volta. MEU DEUS DO CÉU. esse é um dos processos de amadurecimento muito dolorosos e, apesar de necessários, é muito difícil de deixar alguém ir

E EU SHIPPEI MUITO FORTE SENHOR ಥ_ಥ

ainda não sei se vou dar 4 ou 5 estrelas. não sei como estou me sentindo, mas quanto mais penso nesse livro, mais o acho lindo e triste de uma forma muito singela, sincera e necessária. tocou em algumas feridas, confesso. a dor de perder alguém, não saber seu lugar no mundo, não saber processar a dor nem deixá-la ir, esse sentimento de se perder pois você perdeu alguém… nossa. muito tocante.

TW: luto

site: instagram.com/trechosdelivros

melmelcaiudoceu 30/05/2021

Perdas e recomeços
Caraca mano kkkkkk
O livro fala sobre os acontecimento da vida da Marin e das emoções que isso trouxe pra ela, descrevendo a solidão, o conforto e o lar com uma complexidade incrível.
Adoro quando um livro segue esse estilo de flashback, porque é uma linha do tempo que você tem que construir e isso ajuda a se aprofundar na história.

Bia 28/05/2021

Será que estamos bem?
Assim!!! A história é boa , a escrita também e os temas são bem apontado ( luto e solidão), só não me emocionou( talvez seja porque li Minha Vida Pequena então não tenho mais lágrimas) . Também faltou um pouco de profundidade.

É razoável.

Bia 28/05/2021

Será que estamos bem?

É razoável.

Barbie grew 25/05/2021

Marin, a marinheira
Neste livro é apresentada Marin, uma moça que logo de início se mostra introvertida e com muitos pensamentos.

Um desses pensamentos é envolvendo a morte do avô.

O livro mostra da maneira mais simples e enxuta a diferença que alguma pessoa pode fazer no desenvolvimento de uma criança, e o as marcas que deixa nela quando "se vai".

Aviso aos leitores: é um livro simples, sem o surgimento de pessoas em cavalos brancos ou plot twist de comédia romântica. Na verdade aborda, de forma singela, a forma como Marin precisa lidar com seus sentimentos em relação a si e a outras pessoas a sua volta.

Assim, indico aos leitores que querem algo mais realista. Uma leitura rápida e sem elementos místicos ou fantasiosos.

RobertaToussaint 20/05/2021

Estamos bem?? Será? Acho que não.
Este romance me comoveu. Senti claustrofobia, melancolia e solidão. Amei!

A estudante Marin, de dezessete anos, escolheu passar as férias nos dormitórios vazios de sua faculdade. A vários motivos por trás dessa escolha, será mais impactante se for descoberto durante a leitura.

A perda, a saudade e a solidão estão no cerne deste romance em camadas, considerado e, em última análise, uma afirmação da vida,  com suas perdas e anseios. Marin sente falta da mãe, que morreu quando ela era jovem; ela sente falta do avô, embora sinta que mal o conhece agora; e sente falta de sua melhor amiga, Mabel, de quem se afastou por N motivos, e que irá visitá-la por três dias. Quando Mabel chega, as duas se sentem aliviadas, oprimidas e cautelosas, mas lutam para diminuir a distância entre elas.

A escrita de LaCour é precisa e econômica, ao mesmo tempo que evoca ambientes emocionais e físicos vívidos e completos. O isolamento e a intimidade causados ??pelo clima de inverno extremo é uma trilha sonora que acompanha as duas durante esses três dias, e elas gradualmente vão descobrindo a história de sua amizade e os segredos da família de Marin.

Pode ser perigoso fazer um romance girar em torno de uma revelação ou reviravolta, mas, neste caso, quando a verdade no seio da família de Marin é descoberta, aprofunda tudo o que o leitor já havia entendido sobre sua história.

Esta é uma bela e sombria leitura que restaura a fé na conexão após a desconexão, no amor após a perda, e nos lembra que sempre podemos encontrar consolo procurando compreensão e apoio de outras pessoas.