A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Mirela Quin 27/12/2022

"Sua mente vem antes do seu corpo. Nasceu dele. No entanto, é completamente independente. Mesmo que os dois estejam ligados, há um certo desencontro. Seu corpo faz coisas sem perguntar à sua mente primeiro, e sua mente quer coisas que seu corpo nem sempre pode fazer. "
Becky Chambers

Mikael.Carvalho 25/12/2022

De uma maneira um tanto quando intrínseca, este livro me mostrou muito sobre decisões e sentimentos, uma leitura interessante, que a todo momento atiça a imaginação sobre uma vida dentro de uma nave de perfuração de túneis espaciais. Uma leitura que eu tentei alongar e aproveitar até a última página, enquanto torcia e compreendia os personagens, definitivamente uma das melhores que já tive!

isabelecvl 23/12/2022

um sci-fi como você nunca viu
aqui não existe uma aventura e um objetivo a ser alcançado em que vc quer ver o que acontece no fim

aqui vc acompanha essa tripulação de espécies diferentes com, obviamente, culturas diferentes e isso foi espetacular demais pra mim

a gente se apega a cada pedacinho de cada um, como fã de doctor who esse livro foi super aconchegante, cada planeta visitado, cada costume, cada coisinha é explicada e faz com que vc acredite que aquilo existe de verdade, pra mim tudo nessa história é real

é uma leitura lenta, não acelera o coração, mas é aquela leitura que te coloca em um lugar apaziguador e faz vc esquecer tudo a sua volta

Evelyn 22/12/2022

Uma longaa viagem (e você termina querendo mais)
Eu demorei 1 mês para concluir esse livro.

E não porque sou uma leitura lenta ? muito pelo contrário, costumo ler esse tipo de livro em 1 dia ? mas porque não conseguia me conectar ao universo. Durante semanas, fiquei presa nos primeiros 25%, insistindo (pelo clube do livro) numa história que não me cativava de maneira alguma.

... Até que começou a longa viagem.

O título do livro é mais literal do que eu esperava, sendo sincera. De qualquer maneira, a partir do momento em que eles recebem a missão e vão para o planeta, as coisas começam a ficar mais interessantes.

A partir daí, o livro toma a narrativa de cada personagem a bordo da nave e se propõe a contar a sua história. É uma fórmula que também vemos em Gente ansiosa, por exemplo, e que imediatamente me cativou. Conhecer essas pessoas, suas histórias e suas perdas, acaba se tornando mais importante que a viagem, que seu destino. Além disso, é uma história sobre alienígenas, mas também sobre os problemas da raça humana: somos levados a enfrentar os maiores defeitos da nossa história por um ponto de vista terceiro.

Inclusive, foi extremamente interessante, para mim, ver como neste universo os humanos são a raça que antes estava a margem. É uma perspectiva que nunca tinha lido, e que me deixou extremamente fascinada. Normalmente, a humanidade é posta num pedestal. Somos os mais avançados, os maiores e mais importantes. Nesta obra, porém, somos seres que não teriam sobrevivido sem ajuda, seres de guerra, com sentidos inferiores e tendência a auto-destruição. E, afinal, como poderíamos negar qualquer uma dessas afirmações?

Já caminhando para o fim, devo dizer que retirei uma estrela apenas pelo início, mas que ainda assim o livro vai para os favoritos, porque me marcou por completo. Acredito, e acredito mesmo, que todo mundo deveria ter a oportunidade de ver a si mesmo através da perspectiva espacial de Becky Chambres.

Recomendo muito a leitura.

Julia 19/12/2022

de ressaca literária até hoje
esse livro é aquele que você compra e acha que vai ser só mais uma leiturinha gostosa, mas é muito mais do que isso. me envolvi muito com os personagens, a forma de escrever da autora é leve e fluida. Quando se dá conta, você já está completamente apaixonada por esse universo. livro 10/10

kah 19/12/2022

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.
Muito diferente e muito intenso. Extremamente bem desenvolvido e um mundo muito amplo e maravilhoso.
Traz muitas reflexões sobre várias coisas.
Os personagens são incríveis, as histórias pessoais são emocionantes. É perfeito!

Maria.Clara 17/12/2022

Que universo maravilhoso! Gostei bastante do mundo, dos personagens e por tudo que eles passaram. Os personagens tem bastante personalidade, diferenças e diversidades.

O enredo da história é muito bom, você se sente muito próximo de tudo e sente muito, todas as emoções. Eles acabam virando sua família também. Teve alguns plots bem pequenos mas que fizeram a história ter bastante emoção. Você fica emocionado, feliz, triste e tenso.

Os capítulos são meio longos mas fiquei bastante entretida então não foi um problema.
Recomendo muito pra quem quer ler um livro diferente, que te faça sentir abraçado e que se passa no espaço.

Ari 16/12/2022

gostei mas não amei
achei o universo super interessante e adorei a construção dos personagens, mas foi um livro mega arrastado de ler

Jaqueline 10/12/2022

Você conseguiu o seu sinal. Pegue-o e corra.
Faça o seu lance. O melhor livro com a nota de agradecimento, não deixem de ler, achei um máximo.
Sobre o livro gostei achei bem diferente do que esperava, algumas coisas não fizeram muito sentido achei que não teve coisa que não combinou com o que o personagem tava transmitindo parecia uma atitude e sentimentos forçados, mas veja bem,so em alguns instantes. O livro pende mais pro lado da relação em família da tripulação do que sobre a missão mesmo. Mas achei bem legal conhecer uns ares diferentes ?

Monica Quintal 03/12/2022

Que autora genial, que universo único. Não tem como ler esse livro e não se sentir parte dA Andarilha, com Ashby, Sissix, Rosemary, Dr Chef, Corbin, Kizzy, Jenks, Ohan, Lovey...
Demorei MUITO pra concluir o livro, precisei intercalar a leitura com outros dois livros de assuntos distintos para conseguir progredir. Acredito que é mais uma questão minha mesmo, de não estar num momento bom pra curtir uma ficção científica.
Mas mesmo tendo demorado para concluir, recomendo muito a leitura. Além do universo único e complexo, e de todos os personagens apaixonantes, a história me despertou várias reflexões, traz assuntos sensíveis e delicados pra gente pensar.
Ah, e se você ler, da uma atenção pra nota especial que está no finalzinho do livro. Vale MUITO a pena. ??

"Só porque ela é esquisita não significa que não mereça companhia."

"Ninguém pode definir você além de você mesmo."

"Se vocês quebrar um osso e eu já tiver quebrado todos os ossos do meu corpo, isso anula a sua fratura? Por acaso faz passar a dor, saber que eu sofri mais?"

"O universo é aquilo que fazemos dele. Cabe a você decidir que papel quer desempenhar."

"Veshkris. Substantivo. Um indivíduo em uma jornada. Viajante. Peregrino. Andarilho."

"Tresha. Era o sentimento agradecido e vulnerável que vinha depois que alguém enxergava uma verdade em você, algo que tinha sido descoberto apenas por observação, algo que você nem sempre admitia para si mesmo."

"Estar com medo significa que a gente quer continuar vivo. Está bem? Então, vá em frente e fique com medo."

"Realize o seu lance. Ninguém mais pode realiza-lo por você. (...) Você conseguiu o seu sinal. Pegue-o e corra."

???

Gabriel.Chiquito 16/11/2022

Esse livro tem uma pegada sci-fi bem diferente do padrão. Enquanto a maioria foca em um história bem trabalhada ou em cenários grandiosos, esse aqui foca nos personagens. Eles são muito criativos, diversos, evoluem muito bem e com certeza são a melhor parte.

Depois de muito reclamar dos livros do Asimov, gostei bastante dessa pegada, porque entregou uma história bem sensível e gostosinha de ler (e sem personagens inúteis). O tema space opera foi o cenário de fundo apenas, pra criar os lugares e basear os personagens, mas mesmo assim foi bem trabalhado e ficou muuuito legal.

O único ponto que eu senti falta foi justamente um pouco mais de foco na história. As coisas acontecem pra evidenciar e aceitar a diversidade entre as formas de vida, e isso fez alguns momentos ficarem um pouco deslocados do todo.

Mat 15/11/2022

Crítica social interplanetária
Minha história com esse livro foi longa, devido a várias coisas que me aconteceram acabei enrolando muito em terminá-lo, foram mais ou uns 9 meses lendo ele kkkkk não me orgulho.

Contudo me impressionei com a capacidade desse livro tocar em diversas assuntos profundos por meio de uma ficção espacial. Incrivelmente toda vez que parava de ler ele por um tempo e depois voltava, ele tocava em algum ponto chave em que eu estava vivendo, e de uma maneira tão cirúrgica e singela que não tinha não me arrepiar, por isso a nota não tinha como ser diferente. Recomendo a todos

jadeflx 22/10/2022

procuro vaga de emprego na andarilha
Eu amei tanto esse livro. Amei todos os personagens e a amizade linda que eles tem. Me emocionei várias vezes e perdi o controle destacando passagens do livro no kindle porque tinha muita coisa bonita pra tirar daqui e guardar no coração. Definitivamente não é ?só? um livro sobre uma longa viagem.
No começo fiquei um pouco confusa porque tem muitos nomes diferentões e minha memória é péssima mas depois ficou mais tranquilo.
A única coisa que não amei muito foi o fato de ter capítulos grandes demais pq as vezes ficava um pouco cansativo. E também não fiquei feliz com o final, mas blz to conformada.
Enviando meu currículo p andarilha agora msm heheh