A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

HAXI 27/01/2023

Faz jus ao título ?
Que livro ein amigos, o título dia muito sobre a obra em si, aqui vemos uma loooonga viagem e uma narrativa complexa e as vezes meio arrastada mas nada que interfira na qualidade da obra. É que obra ???? aqui conhecermos personagens suas vidas e seus brilhantes desenvolvimentos que ao meu ver foi um dos pontos altos do livro. Quero muito ler mais dessas autora ?????

Agata13 26/01/2023

perfeição e depressao existem mutuamente
q livro mais lindo, me fez chorar, dar risada e me conectar c absolutamente todos os personagens
c td certeza é um dos preferidos da vida
não é exatamente uma história concreta c começo, meio e fim, mas surpreendentemente a história n precisou de uma trama principal para ser perfeita e prender o leitor, além disso, o casal q eu qria pq qria q ficasse junto ficou, apenas td p minha carreira

Luan 26/01/2023

Uma caminhada deliciosa
A Longa Viagem a um Planeta hostil foi, de fato, uma leitura longa, mas não foi nada hostil. Foi, na verdade, uma caminhada deliciosa.

E assim defino o primeiro livro da americana Becky Chambers. Uma autora que eu sequer tinha ouvido falar um mês atrás. Ganhadora de um dos maiores prêmios da literatura de ficção-científica, o Prêmio Hugo, Chambers traz algo de novo para o gênero: tranquilidade.

Parece bobo, mas cotidiano e mundano não são adjetivos comuns em histórias com alienígenas, viagens interplanetárias e buracos negros ? pelo menos não de forma elogiosa. Pois, nesse livro, Chambers conseguiu a proeza de aproximar o espaço sideral do comum, do natural. E o que acontece quando naturalizamos, na ficção, coisas fantásticas? Elas se aproximam de nós. Nos faz acreditar que aquilo é real, verossímil.

Mas qual é o segredo da autora? Como ela faz a gente desejar ir para o espaço e viver aventuras quase suicidas? Com os personagens. Personagens com carisma e vontade própria. Através deles, Chambers cria um universo inteiro, cheio de possibilidades. Mais do que isso, ela faz a gente se importar com cada um deles, a temer por suas vidas. E adivinha só? O espaço é perigoso. Quer o tempo todo nos matar. E, meu Deus, como eu agradeço por esse livro ser tranquilo.

Sim, é verdade, A Longa Viagem não tem perseguição, grandes batalhas nem lutas sangrentas. Claro, ainda há tensão e conflitos, mas eles não caem no absurdo, como é comum no scifi. O que há aqui é uma história focada em desenvolver os atores que estão nesse palco. Uma história até que simples, mas que nos recompensa da melhor forma possível.

E a lição que fica, autores, é essa: o que importa são os personagens. Sempre. Sem eles, o mundo é vazio, como o espaço entre as galáxias.

Perdida_nas_Estrelas 25/01/2023

Extenso, porém recompensador!
Bem, eu confesso que foi beeem demorado para começar a me envolver com o enredo, mas quando aconteceu eu acabei me envolvendo muito e me emocionando muito também kkk
Por causa da forma como a autora coloca as situações fica muito mais plausível de entender sobre as diversidades, no caso do livro, são diversidades interespécies, mas sabemos que vale para nós, humanos e terrenos, foi uma forma genial para tratar do assunto.
Por um narração em terceira pessoa conhecemos um pouco de cada tripulante de um nave espacial chamada "Andarilha", a nave abriga tripulantes muito distintos em relação às suas espécies, hábitos familiares, culturas e formas no geral, nem todos se gostam mas há um respeito por causa do capitão da nave, Ashby. Coisas intergalácticas vão ocorrendo durante o enredo e a gente vai conhecendo aos poucos esse sistema futurístico e planetas habitados por diversos sapientes.
Muitas vezes me deu a impressão de que nada grande ocorria e que tudo ficava bem, mas olhando para o todo da leitura pude perceber que muitas coisas aconteceram, foi uma boa experiência para mim, é muito difícil eu me prender em Sci-fi ??

Gabriela 18/01/2023

Delicioso!
Ficção científica deliciosa de ler! O olhar para os relacionamentos interespécies, ambientes, políticas...
A impressão de que cada personagem é um amigo teu e a saudade que bate da Andarilha, qnd se deixa mais um capítulo, para descer na estação certa de metrô ou no ponto certo de ônibus e ir trabalhar.
Leitura fluída.
Becky Chambers parece uma conhecida contando suas paixões.
Vontade de abraçá-la e agradecer.

kauany.otero 17/01/2023

war is over
O livro tem grande potencial, com personagens legais e um universo muito bem construído. Porém a leitura se tornou um tanto maçante, e eu não via a hora de acabar. E por isso não pretendo continuar lendo a trilogia.

Maria 16/01/2023

É um livro bom
É um entretenimento legal, não é uma história fantástica e revolucionária, mas é divertido.
O foco é nos personagens, não na viagem. Gostei de como é trabalhado questão de preconceito.
Quero ler a sequência pois falam que é melhor que o primeiro.

Juliana 15/01/2023

O livro é simplesmente perfeito, do início ao fim. Tudo nele é incrível, os personagens, os detalhes, o desenvolvimento da história, é tudo impecável. A leitura é uma delícia, o tempo passa e você simplesmente não sente, é um daqueles livros que você quer apagar da memória pra ter o prazer de ler tudo de novo pela primeira vez!! Gostaria de dar mais estrelas que o limite permitido pelo aplicativo pra esse livro.

Laninha 09/01/2023

uma longa história sobre as profundezas dos seres vivos
O que temos aqui é um livro rico em detalhes de um mundo criado pela própria autora. Novas culturas, idiomas, espécies e artefatos. É lindo de ver como Becky se empenhou e se importou com cada palavra escrita. Existe muita ficção e fantasia também.

Entretanto, quando uma história é assim tão longa e sem altos e baixos, um elemento que traga pessoalidade é muito importante para manter o leitor interessado pela leitura. E, nesse ponto, a autora falhou. A narração em terceira pessoa tornou tudo muito cansativo.

O livro daria uma ótima série, porque mesmo monótono, os diálogos são bem marcantes. Requer paciência, claro, mas acho que vale a pena dar uma chance pra história.

A edição contribui muito para tornar a experiência da leitura mais prazerosa, porque nos aproxima de um cenário que não enxergamos no cotidiano: o universo.
E não somente o universo científico, mas também o que existe dentro de cada pessoa.

Com certeza estou com o olhar mais aberto depois desse livro. E a nota especial da autora no final é perfeita, muito emocionante.

Thales 08/01/2023

Um dos livros mais incríveis que li
Leio pouca ficção científica. Sempre tenho dificuldade de me aprofundar na leitura. Tanto foi que iniciei, parei por dois meses e retornei. QUE LIVRO INCRÍVEL!
Agora sou fã da autora e pretendo ler os demais livros da série.

Fabio293 07/01/2023

Começando o ano bem
Livro sensacional. Comecei a ler como uma indicação e não sabia nada sobre ele. Personagens sensacionais, escrita fluida, diálogos engraçados. E sci-fi de primeira qualidade. Quero ler mais dessa autora.

Andie 03/01/2023

Uma longa e maravilhosa viagem!
Que livro!

Com um mundo vivo e diverso, cheio de espécies de seres vivos diferentes, com culturas distintas, 'A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil' é uma leitura imperdível aqueles que amam sci-fi.

Todos os personagens principais são extremamente carismáticos e a dinâmica deles em grupo - acredito ser o ponto alto do livro - é uma das melhores coisas que já vi. Me lembrou muito os grupos de 'Guardiões da Galáxia' e de 'Tales From the Borderlands', tirando o caos que envolve os dois grupos haha

Se você está procurando uma leitura sci-fi maravilhosa, este livro não irá te decepcionar!

Thalitovski 31/12/2022

Um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos, não deixa de ter pequenos detalhes, mas que não afetam na nota do livro. Percebi que a autora dá uns saltos no tempo e acaba deixando a leitura um pouco confusa, como se determinado assunto já tivesse sido resolvido sem aparecer a solução, em outro livro ela faz a mesma coisa. Mas amei o universo que ela criou, algumas pequenas partes lembram The 100.

henys.silva 30/12/2022

E que tal uma exploração espacial?
O livro é construído de forma que você sente que está assistindo uma série de ficção científica. Há uma história macro acontecendo, mas várias pequenas histórias internas. A sensação que tenho é que se eu pegar um capítulo aleatório para ler, eu vou entender do que se trata, mesmo não sabendo sobre o papel dos personagens. Tenho os outros livros, mas estou no aguardo que a Darkside lance o quarto volume com a capa em tons de rosa/roxo. Para além disso, a diversidade está presente em todo o livro e acho que é bem explorada.