Rebecca

Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

Fabio Pedreira 23/09/2020

Uma Mulher Inesquecível
Rebecca foi mais um livro que eu peguei para ler antes de ver o filme com o pessoal do Odeoncinezap. Já tem mais de 2 meses que eu li esse livro, mas assim como Rebecca, ele é inesquecível.⁣

A história vai contar sobre a protagonista (que não tem nome) que trabalha como dama de companhia de Mrs. Van Hopper. Isso até conhecer Mr. de Winter, o grande proprietário da mansão de Manderley.⁣

Ao mesmo tempo que ele parece feliz ao estar com a protagonista, as vezes ele parece estar meio distante. A protagonista descobre que ele era casado com Rebecca, uma mulher adorada por todos, extremamente eficiente em cuidar da casa, fazer festas era a mulher mais linda que existia.⁣

Rebecca infelizmente faleceu afogada, mas ainda assim parece que ela está em todo lugar, isso se mostra mais óbvio principalmente quando a protagonista se muda para Manderley e começa a escutar e ver coisas que lembram a falecida em todo lugar. Principalmente pela mão de Mrs. Danvers a guardiã da casa que era extremamente fiel a Rebecca.⁣

Esse livro é simplesmente incrível. O começo pode ser mais lento, devido a apresentação dos personagens, porém o clima de tensão ao redor da protagonista vai crescendo de uma forma proporcional e te levando junto nas paranoias criadas para justificar o que aconteceu com Rebecca e o que acontece ali naquele ambiente da mansão.⁣

A principal antagonista da história é a pressão psicológica causada pela memória de Rebecca em todo lugar, mas se tem uma outra pessoa digna do posto é Mrs. Danvers. A mulher passa um clima sinistro que te faz pensar mil coisas e em determinada cena faz você ficar tenso e falar "eita".⁣

O final do livro é excepcional, com vários plot twists dignos de aplausos. Principalmente considerando a época em que foi escrito, que torna os acontecimentos mais impactantes. Não é atoa que o livro foi adaptado por Alfred Hitchcock.⁣

Mas apesar de ter favoritado, eu dei 4,5 estrelas. Isso porque muitas vezes a protagonista me irritava um pouco. Muitas situações faltava atitude para ela e isso enjoava. Mas ainda assim é um livro digno de ser lido.
Zi 05/06/2021minha estante
Eu também li e gostei. Entretanto, esse livro é considerado plágio da obra da escritora brasileira Carolina Nabuco "A Sucessora" lançado quatro anos antes. Filha de Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ela lançou seu livro em 1934, enquanto Rebecca foi publicado em 1938.

Fabio Pedreira 06/06/2021minha estante
É, tô sabendo. E que não foi o único que ela copiou

Nanda 05/01/2022minha estante
vou ler por causa da msc da taylor swift "tolerate it"

Fabio Pedreira 06/01/2022minha estante
Não conheço (pelo menos não por nome). Vou escutar

Nanda 06/01/2022minha estante
a letra foi inspirada no livro

Fabio Pedreira 06/01/2022minha estante
Massa. Deve ser boa kkkk

Claire Scorzi 06/03/2016

Releitura Enriquecedora
O famoso romance de Daphne Du Maurier que deu origem ao filme de Alfred Hitchcock, Rebecca - A Mulher Inesquecível (1940), tinha sido uma leitura da minha adolescência. Depois de mais de 30 anos, resolvi fazer o que vinha me dizendo há tempos. Resolvi reler.

Nesta segunda leitura, onde (como esperado) oscilei nas minhas emoções a propósito do protagonista masculino, que ora eu odiava, ora me provocava compaixão - não tive dúvidas sobre um fato: a qualidade literária do texto. A narrativa fluiu bem, nessa releitura que durou dois dias.

A observar (anotações soltas sobre o romance):

* A protagonista-narradora jamais é nomeada - não se sabe seu nome.
* A crise do casamento dos personagens é nitidamente "moderna": falta de comunicação. Ele a compreende mal, e ela o compreende mal; ambos acreditam coisas um sobre o outro que não são verdadeiras.
* A perceptível inversão de papéis na parte final do romance (sutil, porém, porque Du Maurier é das boas escritoras aqui: ela não repisa, não enfatiza): a heroína, que se desculpava e recebia o carinho do marido "como se fosse Jasper" [o cachorro], numa cena para perto do fim, abriga o marido nos braços como se fosse ele o cachorro que precisasse de consolo/ conforto/ proteção.
* Farta descrição dos cenários, contudo sem perder o ritmo; Rebecca nos prende todo o tempo em sua leitura.
Daiane Amanda 07/03/2016minha estante

Rebeca 07/03/2016minha estante
Adorei suas observações! Tive os mesmos insights quando li (também foi na adolescência).
Duas anotações soltas da minha parte:
*Nunca considerei Max de Winter como um "herói" - acho que a parte romântica é bem segundo plano mesmo.
* Uma coisa bem interessante é o humor que acaba vindo da falta de jeito da Sra. De Winter. Ela é aquela personagem que te deixa tensa na expectativa de sofrer de vergonha alheia. Aquela cena em que ela pergunta sobre o mar, esquecendo que Rebecca "se afogou", e fica um silêncio constrangedor... Nossa, eu me encolhi toda.

Claire Scorzi 07/03/2016minha estante
Ah, sim, também não considero Maxim um "herói". Romantismo há muito pouco; e sei que costuma ser assim nesse gênero, o que chamo de 'gótico moderno'. Mas chamei Max de 'protagonista' por ser o personagem masculino mais importante da história.

Leticia 05/03/2017minha estante
undefined

Evy 20/01/2011

Marcante!
"Na noite passada eu sonhei que estava em Manderley novamente..."

Rebecca é talvez o romance pelo qual a autora é mais lembrada. E é talvez um dos romances mais marcantes que já li. É impossível esquecer-se de Manderley, a misteriosa mansão para onde uma humilde jovem vai morar com Maxim de Winter, um viúvo, ao aceitar seu pedido de casamento. Logo, a jovem descobre que a memória da falecida esposa, Rebecca, se encontra extremamente viva e que esta era tudo que ela nunca será. É impossível não mergulhar na atmosfera sombria alimentada por segredos que os códigos sociais da época obrigavam a permanecer ocultos. Um belíssimo romance, forte e marcante e impecávelmente narrado por Du Maurier.
Dri Ornellas 21/11/2010minha estante
Também adorei!!

Hester1 24/12/2011minha estante
É muito bom realmente. E fica sempre a duvida, que copiou quem. Daphne Du Morier ou Carolina Nabuco...

Jossi 01/04/2014minha estante
Du Maurier foi grande escritora sem dúvida. Apenas discordo de vocês pelo seguinte: Ela podia ter escrito um ótimo romance de suspense e amor sem ter plagiado Carolina Nabuco. Eu li "Minha Prima Raquel" e posso dizer que, com toda certeza, foi um dos melhores romances góticos e de amor que já li... Mas esse aí, "Rebecca", é um plágio muito descarado de "A Sucessora", exatamente como fizeram com o "Max e os Felinos" transformando-o em "As Aventuras de Pi". Mas Du Maurier fez pior, pois não há nenhuma novidade em "Rebecca", cópia fiel da belíssima e falecida Alice, que povoava os pesadelos de Marina em "A Sucessora".

rafaella 18/01/2021

top
fui ler pq tolerate it da taylor swift é sobre esse livro (muito swiftie sim), e me surpreendeu muito! a du maurier não falar em nenhum momento o nome da narradora foi um artificio literário MUITO bem utilizado, e basicamente simboliza tudo sobre essa historia. top d+
Natália 26/01/2021minha estante
tb comecei a ler por conta da Taylor ahahha

rafaella 26/01/2021minha estante
taylor swift icônica alfabetizando todos nos!!

Luz 02/05/2010

Aconselho que, pessoas interessadas em uma boa leitura, de um denso e profundo mistério, e que apresentem ao final do livro uma reviravolta emocionante e surpreendente, que não deixem de ler Rebecca, a mulher inesquecível. Esse titulo de inesquecível, adido ao filme de mais ou menos 1940, enfatiza como Rebecca, lindíssima, culta, podre de rica, elegante, tinha um caráter que desejava-se fôsse melhor ou bem melhor. Cuidada com extremo zelo por uma zelosa, diligente, puxa saco e "capitã" governanta da casa em Manderley, era na verdade uma figura ( e que figura!) má, despótica, invejosa, ciumenta, mimada e pérfida e que fêz do coitado do seu dedicado marido, gato e sapato. Entretanto, como nem todo mundo passa uma vida inteira como gato e sapato de alguém... Leiam o livro, vejam o filme (se acharem em algum lugar) vale a pena, e constatem que, mesmo depois de morta, Rebecca, sua lembrança e seu fantasma ainda vivem em Manderley tanto quanto no seu tempo de viva, destilando suas maldades, e aprontando das suas, quer seja por sua indelével e marcante presença, mesmo espiritual, quer seja pela "capitã" governanta que sempre acha que a patroa está viva e bem viva, mesmo debaixo de .....
" Voltei à Manderley, um lugar tão lindo, onde o vento sopra entre as urzes e o mar estrondeia lá embaixo, no litoral, junto aos penhascos, a imponente mansão está em ruínas, pouco ou nada sobrou das suas paredes e da sua belíssima arquitetura, porque o fogo consumiu quase tudo...
Lili 06/12/2015minha estante
Leiam o original,A Sucessora-Carolina Nabuco.Inclusive a familia ganhou o processo por plagio,por parte da autora inglesa.

patita 08/04/2018minha estante
Vou começar a ler A Sucessora.

Rosangela 26/11/2019

Começo lento
O começo da leitura é lento, principalmente pelas muitas descrições de plantas e quando a história da pé você já está meio cansada da leitura. O casal é quase sem química e os demais personagens são rasos e a protagonista tem opiniões bem babacas sobre os outros. Em fins, é um suspense quase gótico com um pedaço de suspense policial.
Rodolfo Baldassi 06/06/2020minha estante
Obrigado pela resenha ! Estava quase desistindo por que não aguento mais descrição de planta

Rosangela 06/06/2020minha estante
rododendros ^^

Lucia 05/06/2012

Rebecca
Tinha uma lembrança melhor do livro, parecia misterioso, sombrio. O livro continua assim, mas o meu desagarado com a personagem estragou tudo. Que chata a segunda Mrs de Winter, talvez o Maxim deva livrar-se também desta esposa.
Sempre desajeitada, insegura e mostrando uma submissão odiosa, não é à toa que os criados fazem chacota do seu comportamento.
O livro compensa pela descrição de Manderley, é adorável.
Jossi 01/04/2014minha estante
Sem falar que o livro é apenas cópia (plágio) de "A Sucessora", romance de Carolina Nabuco e transformado em novela pela Rede Globo... a própria Carolina afirmou que recebeu proposta de "compensação monetária" pelo plágio de Du Maurier... o que ela recusou. Devia era ter aberto um processo em cima!
É só ler aqui:

Lili 06/12/2015minha estante
Jossi-foi aberto um processo,pela familia da Carolina,eles ganharam,realmente e uma copia descarada do livro nacional!O editor da Carolina,mandou para o editor da Daphne,ella foi incentivada a ler o livro para se inspirar ,mudou pequenos detalhes,e publicou!!!!A primeira vez que eu vi o filme na hora reconheci a historia da Sucessora.

Mércia 05/04/2015

Antes de ler o livro, pensei se tratar de uma história de fantasma, um suspense mais pra esse lado. Mas ao começar a ler e a medida que fui entendendo a história vi que não era nada daquilo que eu pensava. Mesmo assim, eu simplesmente adorei. O livro vai nos contar a história de uma jovem, e o livro é da perspectiva dela, ela é a narradora, que se casa com um homem mais velho, rico e viúvo. Eles vão então viver na mansão que ele morava com a esposa falecida, A partir daí a jovem(que não tem nome no livro), passa a ser atormentada pela lembrança constante de Rebecca, a primeira mulher de Maxim ou Mr. de Winter. A presença dela é sentida a todo momento, na decoração da casa, nos empregados que continuam a organizar a casa do modo que ela deixou, enfim em tudo. Eu gostei muito do livro, que tem um quê de misterioso e belo ao mesmo tempo, adorei as descrições de Manderley, das flores, do mar, seria um lugar que certamente eu gostaria de conhecer. A personagem da jovem recém-casada, por mais que as pessoas achem fraca, submissa ou pouco interessante, é uma personagem real, eu me identifiquei muito com ela, no sentido de estar em um lugar que você não conhece, com suas regras já estabelecidas e a todo momento sendo comparada com alguém "extraordinária", a maioria das pessoas(eu acho) se sentiriam inseguras e assustadas. Incrível que em muitas coisas ,eu me vi, ficar tímida com muitas pessoas ao redor, sempre tendo que falar alguma coisa apropriada, tentar ser uma pessoa que não é. Enfim, foi um livro que eu gostei muito de ler, foi um romance muito prazeroso, que pelo menos ao meu entender, me fez pensar muito sobre as aparências que as vezes são mantidas a todo custo, impedindo que as pessoas sejam felizes de verdade.
Dafne 17/07/2018minha estante
Gostei bastante de ler sua resenha, Mércia! Estava pensando também que era algo sobre "fantasmas", que eu não curto muito. Mas parece uma história bem interessante...

Anderson 05/08/2015

Rebeca foi a inesquecível Mrs. de Winter que viveu na mansão Manderley em um invejável bom casamento. Cuidava da decoração, dos eventos, dos criados e da luxuosa vida social do casal. Até morrer em um trágico acidente no mar. Seu esposo, Max, busca refúgio em Monte Carlo, onde acaba encontrando sua nova esposa, jovem que não tem seu nome revelado durante todo o enredo.

Quando mudam-se para a mansão de Winter a jovem começa a perceber que a presença de Rebecca ainda é constante, todos a comparam à falecida, todas suas ações e palavras são julgadas a partir das lembranças de Rebecca e provavelmente o próprio Max a esqueceu.

O livro é incrivelmente bem escrito, um romance gótico bastante inteligente. O fato da protagonista não ter nome só afirma ainda mais a supremacia de Rebecca e os recursos empregados para criar o ambiente narrado é absolutamente fantástico. Nós mesmos nos vemos perseguidos pela imagem daquela imponente mulher que todos admiravam e parece não ter abandonado a casa nem a mente das pessoas.

A única coisa que me incomodou foi a relação entre Max e a jovem esposa, não achei verossímil a ideia de como eles se apaixonaram, apesar da autora ter deixado várias pistas plausíveis.

De qualquer forma o livro é muito bom, as reviravoltas finais são de tirar o fôlego e o desfecho é muito bom. Agora vou correr para assistir ao filme!
otxjunior 24/08/2015minha estante
prefiro o filme.

Raquel Lima 12/07/2009

Tenho uma sobrinha com o mesmo e comprei em uma livraria de rodoviária,por impulso e falta do que ler...Tenho que ler de novo...

Duda Lattanzi 02/05/2009

"Rebecca" is a British Classic very different from the others because the languange is easy to comprehend and the literature is modern. The story could be true at nowadays. This uper-intermediate book offers a new vocabulary and more contact to the language. The story is fantastic, especially for those who like suspense.

Andre.Crespo 27/07/2009

Tomara que o filme seja melhor...
Esse livro ficou parado na minha mão por três semanas. Não pude lê-lo porque estava lendo outros e não podia videar dois ao mesmo tempo. Quase desisti de lê-lo, mas como se tratava de uma obra que Hitchcock adaptou para o cinema, devia ser coisa boa.

Coisa boa até que é, mas é monótono demais. O clímax demora muito, e quando chega, não é da forma que se espera! Eu pensei que seria algo "maior"; esperava algo mais! Foi até um pouco decepcionante, porque você pensa que vai acontecer algo realmente bom, de importância, e não acontece nada de interessante!

O livro é bom sim, tem partes muito boas, ótimos diálogos, mas peca pela falta de suspense que tanto anuncia e não finaliza!

Pensei que iria ler um romance cheio de suspense, mas o que vi foi sim um romance, com suspense, mas não como esperava! O final é também meio decepcionante.

Quando leio livros e acabo não gostando deles, eu fico triste. Porque você se dedica a ele, lê até o final, esperando ler uma coisa boa e acaba se decepcionando!

É a vida! Nem sempre gostamos de tudo que lemos e vemos!!!

A única esperança que fica é a de que o filme seja bom. E se tratanto de Alfred Hitchcock, tenho 99% de certeza de que é!

Moyarte 10/10/2009

Pedido de casamento fora dos padrões
Apesar do título, baseado no nome de uma mulher e da protagonista também ser uma personagem feminina, minha figura favorita nesse romance é Maxim de Winter.

Du Maurier conhece construir um personagem mais completo no que se refere a Maxim De Winter, mas, falta algo na jovem Sra. De Winter, em especial, no tocante a sua transformação, após a descoberta dos segredos do passado de seu marido.

Talvez, a minha predileção tenha como base a atuação de Charles Dance (ator britânico), de quem sou fã, para a versão televisiva do romance - aliás, diga-se de passagem, decidi comprar o livro, anos depois de assistir essa versão de 1997.

Creio que seja justo descrever o romance como sendo uma mistura diluída de Jane Austen com Agatha Christie, o que tornam as páginas agradáveis, transformando a obra de Du Maurier em um bom passatempo e, os parágrafos que descrevem o pedido de casamento, fora dos padrões, mas, ainda assim um tanto romântico, valem a leitura para saber quem, afinal é, Rebecca.

Bianca2292 22/04/2024

História digna do sucesso atemporal
História surpreendente e atemporal. Confesso que o final surpreendeu até a fã(natica)por suspense aqui. Muitos momentos fiquei me questionando qual rumo a história iria tomar e, definitivamente, não é um final clichê. A história é digna de todo sucesso que faz. Também nos faz refletir sobre como a paixão altera a percepção do indivíduo da realidade. O quanto você tem mentido para si mesmo por amor ?

Simone de Cássia 14/01/2012

Fascinante
Eu sou meio suspeita pra falar de livros que têm como cenário a Inglaterra.... sou apaixonada pelos castelos, as mansões com nome próprio, os jardins deslumbrantes, a clima de glamour clássico... E esse livro traz tudo isso, aliado ao fator suspense. A estória te leva a acreditar em uma linha de sentimentos e de repente você percebe que os fatos são outros. Nós, mulheres, também somos levadas a nos identificar com a recém-casada e inexperiente Sra. Winter e a torcer pra que ela vença a presença de Rebecca. É um clássico. Envolvente.