Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

@flaviamaris06 30/12/2023

Cópia mais boa que tem! Cassandra sempre trazendo os mortos
Após os eventos do livro anterior, Emma Carstairs finalmente conseguiu vingança para a morte de seus pais, ou não como vamos descobrir na metade do livro kkkkkk. Ela ainda luta contra seus sentimentos pelo por seu melhor amigo e parabatai, Julian. Assim, para fugir desse sentimento proibido, ela começou a namorar com o irmão dele, Mark ( o que eu achei uma relação forçada e ruim, todos viam ou pelo menos acho burros de não perceber a conexão do Mark com a Cristina.

Já Mark, está tentando entender aonde pertence. Após passar tanto tempo vivendo com as fadas, ele se sente deslocado entre sua própria família e não tem certeza de quem realmente é, uma fada ou um caçador de sombras. Enquanto isso, Julian continua tentando equilibrar as responsabilidades com seus irmãos mais jovens e o sofrimento por ver Emma cada vez mais distante, além da culpa por estar apaixonada por sua parabatai e a maior raiva por ela estar namorado do seu irmão mais velho.

Entrou um grupo horrível dos centuriões também que sei que vai dar trabalho, odeio a Zara com todas as minhas forças o grupo dela é horrível espero que ela morra kkkkkk, e como o Diego fez a Cristina sofrer, morro de rir com a cena que o Mark vai consolar ela, tipo (como eu fico triste com essa notícia Kakkakakakakak)

E a cena no reino das fadas é muito bom mesmo, o desejos deles sendo realizados mas não do jeito que ela queria foi muito bom kkkk e muito interessante.

A paz entre os caçadores de sombras e os membros do sub-mundo está ameaçada. Dentro da Clave, um grupo que deseja endurecer as leis da Paz Fria vem ganhando força. E, no mundo das fadas, o rei da Corte Unselie se mostra cada dia mais insatisfeito com os termos impostos pelos caçadores de sombras. Ele não está mais disposto a aceitar as ordens dos nephilins.Uma ameaça paira sob o mundo dos caçadores de sombras e Emma, Julian e Mark terão que descobrir uma forma de evita-la e proteger aqueles que amam. Com a ajuda de amigos, os três vão tentar desvendar um mistério, que pode representar a salvação de tudo com que eles se importam.

Em Senhor das Sombras, Cassandra Clare expandiu muito o universo e revelou mais sobre o mundo das fadas. Temos um pouco mais sobre as cortes, principalmente a Unseelie, o que ajudou a enriquecer ainda mais o universo. Além disso, o lado político foi mais explorado e veio carregado de críticas à sociedade atual. Deste modo, esse é um livro que fala muito sobre preconceito, intolerância, extremismo e violência contra minorias, e retratou muito sobre o autismo e representatividade (por mais que eu queira furar meu olho a cada vez que ela ressalta que o Ty tem autismo, já entendemos que ele tem e suas manias, não precisa colocar isso a cada 1 linha não).

Com relação aos personagens, a autora conseguiu desenvolver mais os conflitos dos personagens e os tornou ainda mais humanos. Todos eles cometem erros, mas têm sentimentos tão compreensíveis, que é impossível não se apegar e torcer por eles.
Outro aspecto que gostei bastante é que os irmãos do Julian ganham mais espaço. Conseguimos entender melhor a personalidade de Ty e sua ligação com a irmã gêmea, Livy. Além disso, os conflitos de Mark e a dificuldade dele em se adaptar à vida com a sua própria família. Aliás, se tem livros que reforçam a importância das ligações familiares.

Há ainda espaço para o romance, Além da relação proibida entre Julian e Emma, que já vinha sendo desenvolvida desde o volume anterior (que eu achei muito chato e nem complicada realmente), outros relacionamentos surgiram nesse livro. Há um novo triângulo amoroso e preciso dizer que, pela primeira vez, isso não me incomodou em momento algum. Pelo contrário, eu amei esse triângulo e realmente não sei como esta situação vai ser resolvida.

Já à trama, eu achei menos intensa do que a do primeiro, tem muita encheção de linguiça né poderia ser um livro menor, se tornou uma leitura lenta. Ele tem menos ação, mas enriquece o universo e desenvolve mais os personagens, trazendo questões importantes para a continuação da trilogia.

Amei muito a leitura, apesar de me incomodar com algumas coisas e a Cassandra fazer muito do mesmo, gostei do universo e dos personagens, principalmente a Cristina e o Mark, amei também a interação do ty e o kit outro personagem com muitas nuances e muito bom para a história, amei a personalidade dele e me lembra muito o Will, realmente Ty e kit entregaram tudo nesse livro e espero muito deles no próximo!!!

matheuso 30/12/2023

Eu estou perplexo... Esse livro é extremamente emocionante. Eu gosto do modo em que a Cassie conduziu esse livro cheio de emoção, dedo no uc e gritaria a todo momento. Os casais são simplesmente maravilhosos. E o meu fav é um trisal (ao menos vão ser, amém). E o final desse livro, me matou aos poucos.

Heloisa.Silva 29/12/2023

Dona Cassandra, como sempre, matando o leitor no final ?
No meio do livro, já para o final, a história estava bem enrolada? não tava acontecendo nada e o que tava, era bem previsível.
Mas isso tudo era para deixar o leitor bem tranquilo e depois acabar com a gente de vez, foi um SUSTO atrás do outro.
Eu simplesmente fechava o livro e ficava sem acreditar no que tinha acontecido!!
Fiquei com o coração partido com as perdas, mas tem um lado bom de uma delas, vamos ver se vai ter valido a pena tu matar esse personagem, dona Cassandra ?

leticia 29/12/2023

Li faz mt tempo, só colocando aqui pra contar no desafio, mas sei q gostei bastante no geral, gosto mt dos personagens

Tamy 27/12/2023

Vários sentimentos sobre
Que livro!!
Cassandra Clare como sempre acertando
Achei o melhor casal do universo dos shadowunters.

Zileide.Brito 26/12/2023

Universo Shadowhunter é sempre uma boa escolha
Eu já fiquei sem palavras antes... mas desta vez estou sem ar!
Não consigo descrever em palavras o que foi tudo isso que aconteceu.
Em um primeiro momento gostaria de dizer que a escrita magnífica da Cassandra me desconcerta. Foi uma leitura tão fluída, como tentar aparar água nas mãos. As palavras me atravessaram sem nenhuma dificuldade e jamais nenhuma cena fora concluída sem que a mesma deixasse sua marca em mim. Foi fenomenal.
A complexidade da história tem por alicerces sentimentos que são praticamente insuportáveis. As decisões extremas e impiedosas.
Até onde você iria para salvar sua família? Justificável.
Você destruiria um mundo de relações e significados para ter o seu amor ao seu lado? Julgaria e condenaria você sim!
É injusto querer apenas amar e ser amado; se apaixonar por alguém, que é algo que você claramente não controla? JAMAIS!
Não sei, Cass, vc criou um Universo especial. E consegue destruir meu coração com as pessoas que habitam nele.
Recomendo o livro? COM CERTEZA!

Flor 26/12/2023

O segundo volume tem uma trama um pouco mais arrastada, mas eu gostei e o final tem uma reviravolta que eu nao imaginava.

elen5 25/12/2023

Um livro necessário pra história, porém grande demais. Não precisavam de 600 páginas, mas é o clássico da Cassandra que já conheço e gosto.

O desenvolvimento dos personagens ta muito bom. O surgimento do Magnus e do Alec nesse livro me deixou muito feliz. É quase como ler de novo Instrumentos Mortais pela primeira vez. (Uma saga bem mais leve do que essa trilogia, na minha opinião)

Esse final me despedaçou assim como despedaçou os Blackthorn e a Emma. Quando criei esperanças tudo foi pela ralo abaixo.

Nao tenho ideia do que esperar, só sei que vai ser dolorido de ler. Essa trilogia tem os antagonistas mais insuportáveis que ja li dos vilões da Cassandra. Talvez por serem tão reais, a Zara e cia acabem me incomodando tanto. Dando a sensação de impotência perante a ignorância deles que sinto no dia a dia com pessoas semelhantes

Tem muitos pontos incriveis nesse livro, mesmo sendo tao longo e em alguns momentos muito parado

Espero que em algum momento Julian e Emma tenham paz, porque passei a vespera de Natal sofrendo pelos problemas deles

Um adendo pra escrita: a representatividade!!!! Finalmente um livro de fantasia que tem isso e nao trata como um assunto que precisa ser 100% do tempo encarado só pelo lado sofrido e esquecer do personagem como pessoa.

Outra coisa muito importante: extremamente ansiosa pelo meu trisal Cristina, Mark e Kieran

draculliv 20/12/2023

Eu fui inteiramente cativada pelos arcos desse livro. O plot com a Diana foi tratado com tanta delicadeza e perfeição, me emocionei lendo. Eu adoro a sensibilidade da escrita da Cassandra Clare, a representatividade que ela usou nesse livro. O Tiberius é o meu personagem favorito dessa trilogia junto de Kit. Cassandra Clare sabe exatamente como emocionar e cativar.

Não adorei o desenvolvimento de Julian e Emma nesse livro, mas espero gostar mais no próximo.