Senhor das Sombras

Senhor das Sombras Cassandra Clare

Resenhas -

Lucas 18/09/2017

Realidade além das páginas
CUIDADO QUE O LIVRO CONTÉM PEQUENOS SPOILERS DE CONTOS DA ACADEMIA DOS CAÇADORES DE SOMBRAS.

Nesta sequência de Dama da Meia Noite, o primeiro livro da trilogia Os Artifícios das Trevas, Emma e Julian lutam contra os seus sentimentos e tentam diblar uma eminente maldição envolvendo a relação parabatai. Além disso, eles terão que enfrentar as consequências e ações cometidos no livro anterior. E um conflito que infla cada vez mais entre fadas e caçadores de sombras.

O segundo livro parece fluir melhor que o anterior, a história ganha novos personagens, novas tramas e novos dilemas. O que me incomodou muito, foi que a Cassandra fez muitos círculos em determinadas tramas, o que me deixava com uma sensação de enganação e de frustração. Ela conseguiu criar cenas de ação eletrizantes e assim como revelar segredos surpreendentes. Ainda de brinde, conseguimos matar saudades de antigas figuras do mundo das sombras, já conhecidas pelo público e nos ofereceu um final que nada pode nos preparar.

Enfim, a autora apresentou uma história mais madura e afiada, o preconceito dos caçadores de sombras contra o povo da fadas e seres do submundo, eclode no livro, um retrato não tão distante do que acontece com determinados grupos no mundo. E mais um vez ela presta um serviço extremamente necessário, ao envolver em suas histórias temas relevantes como, preconceito, intolerância, autismo, homossexualismo e a gordofobia

Larissa 23/01/2018

Blog Por Livros Incríveis

"Quando alguém faz parte da sua vida há tanto tempo, cortá-lo é como cortar as raízes de uma planta"

Já não é segredo que sou fã da Cassandra Clare e tenho um amor especial pelo mundo dos Caçadores de Sombras e seus habitantes, assim estava mais do que ansiosa pelo segundo volume dessa nova série e, pasmem, devorei as quase 600 páginas em 3 dias (em minha defesa eu já estava de férias, sem nada pra fazer e morta de curiosidade quanto a essa sequência haha)!

Senhor das Sombras continua focado na família Blackthorn, aqueles que os cercam e na história de amor proibido de dois parabatais. Após os acontecimentos do livro anterior, Emma, se sentindo vazia mesmo após ter vingado a morte de seus pais e tentando - com a ajuda de Mark - destruir o amor de seu parabatai por ela, e Julian, ainda protegendo a família mesmo sentindo-se perdido em relação a tudo o que conhecia, tentam seguir em frente em meios aos perigos que surgem junto com a crescente tensão entre o Povo das Fadas e que ameaçam a quem eles amam.

"Ficção é verdade, mesmo que não seja de fato. Se você só acredita em fatos e se esquece das histórias, seu cérebro vive, mas seu coração morre."

A escrita de Clare continua extremamente envolvente. Escrito em terceira pessoa, a autora explora diversos pontos de vista, mostrando os pensamentos e sentimentos de personagens diversos e explorando da melhor maneira cada núcleo existente e os conectando com destreza a trama principal.

Há muitos personagens e discorrer sobre cada um transformaria essa resenha em um novo livro, por conta da grande quantidade de diferentes personalidades existentes, tornando bem possível que se identificar ao menos com um aspecto existente dentre essas várias personalidades. Mesmo com a grande quantidade cada personagem é muito bem estruturado e, na maioria das vezes, é muito fácil distingui-lo pelas suas características e peculiaridades, como os gêmeos Ty e Livvy por exemplo.
Há também, como em vários livros anteriores, o aparecimento de diversos personagens das séries anteriores - como Clary, Jacy, Magnus e James Carstairs - o que pra mim é bastante nostálgico e agradável.

Apesar da grande quantidade de páginas, algo que pode causar receio em muita gente, Senhor das Sombras cativa desde o início e mantém um enredo cheio de reviravoltas e histórias paralelas ao enredo principal que não deixam a leitura se tornar maçante. O desfecho é de tirar o ar e mostra toda a habilidade da autora em criar cliffhangers e destruir o coração de leitores.

"Eu nunca tinha entendido até então o quanto você pode privar uma pessoa ao não lhe dar as palavras das quais ela necessita para se descrever."

Uma excelente continuação de Dama da Meia-Noite, Senhor das Sombras é mais um grande capítulo na história dos Shadowhunters, além de ser um excelente entretenimento. Quem o ler, com certeza vai passar vários dias criando teorias e buscando respostas acerca dos acontecimentos e contando os dias para o próximo volume.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/01/resenha-senhor-das-sombras-cassandra.html

Berta4 18/02/2018

Gostei
Demorou mas eu consegui terminar esse livro. Como sempre a minha maior dificuldade ao ler os livros da Cassandra é a famosa enrolação que ela faz pra tudo, toda uma cena tem que ter tudo muito bem detalhado e até realmente começar a ação ou acontecer algo de extrema importância você tem que esperar umas dez páginas ou mais.
Nesse segundo livro da série Os Artifícios das Trevas continuamos a acompanhar as aventuras dos Blackthorn junto com Emma Castairs, Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles.
Depois da morte do Alto Feiticeiro de Los Angeles, Malcolm Fade, os caçadores de sombras estão tendo um trabalho em tanto em lidar com um número muito alto de demônios marinhos que estão sendo atraídos pelo corpo do feiticeiro que está perdido no mar. Mas além de ter que lidar com tudo isso, Emma e Julian precisam lidar com os seus sentimentos em relação um ao outro, ainda mais agora que Emma descobriu sobre a maldição dos parabatais que se apaixonaram, enlouqueceram e levaram desgraça para os seus familiares.
Tudo isso em meio quando algo ainda maior está vindo, com as missões secretas dos nossos já amados caçadores de sombras Clary e Jace, os meninos do instituto de LA sabem que algo estar por vir e que tem a ver com a Paz Fria, um acordo selado no fim da Guerra Maligna, onde as fadas foram altamente prejudicados.
Enquanto um grupo de extremistas da Clave está avançando em direção ao fim da Paz Fria e selar um pacto ainda pior para os membros do submundo.
Eu adorei esse livro, o final me destruiu completamente! Sério, eu fiquei sem chão. A Cassandra Clare como sempre arrasando os seus leitores e nos deixando loucos pelo próximo livro e pela próxima história.
O único defeito desse livro foi realmente a enrolação, tinha horas que eu não aguentava mais tantos detalhes ou tantas páginas pra chegar na parte que eu mais queria, mas isso não é algo exclusivo desse livro, quem já leu outros livros da Cassandra sabe o quanto isso é a cara dela, uma característica de suas obras.

gabs 01/09/2018

Eu não consigo falar desse livro. UM TIRO.
Sério, eu não consigo de verdade falar do TIRO que foi esse livro. PQP. Cassandra Clare, como pôde? Quando eu penso que essa mulher não vai se superar ela vai lá e faz esse tiroteio em forma de livro.
Foi muito gostoso de ler, assim como Dama da meia-noite, mas mesmo assim foi lento. Não sei se foi porque EU estava lendo de maneira lenta porque o próximo é só em dezembro ou não sei se é a escrita que causa isso, mas em momento algum eu me senti cansado de ler, pelo contrário, sempre queria ler mais e mais.
Cassie realmente se superou em Artifícios das Trevas e arrisco a dizer que Dama da Meia-noite e Senhor das sombras se tornaram um dos melhores livros de shadowhunters chronicles, se não os melhores. TDA sem dúvidas a melhor série.
E é isso, não consigo falar nada sobre esse livro porque ainda to tentando processar todos os tiros que levei e tentando juntar os pedaços do meu coração.

Jessie Bottari 19/03/2018

Apesar de sentir que os livros da Cassandra Clare demoram um século para terminar, eu sou muito fã de sua escrita e o mundo dos Caçadores de Sombra, mas, por enquanto, essa tem sido a série que eu menos gostei.

Em “Senhor das Sombras”, Emma se encontra dividida pelo amor que sente pelo seu parabatai e a vontade de protegê-lo das graves consequências que eles sofrerão se decidirem seguir em frente com esse relacionamento. Além disso, uma nova guerra contra as fadas se aproxima, dessa vez, contra o Rei Unseelie que está cansado da Paz Fria.

O que eu mais achei cansativo nesse livro foi a quantidade de coisas que acontecem, que somado com a quantidade de páginas, parece que a história não tem fim. Porém, algumas dessas coisas me lembram muito livros passados e me dá a sensação de que o mundo dela não evolui. Acredito que essa seja a intenção dela, já que é bem parecido com o mundo real onde sempre cometemos os mesmos erros, mas, assim como no nosso mundo, isso se torna irritante.

Felizmente, Cassandra não perde a oportunidade de nos apresentar personagens incríveis, com histórias e desafios pessoais maravilhosos e que nos mostram a diversidade do mundo. Isso sem falar de sua capacidade de fazer com que esses personagens nos faça viver os piores momentos possíveis. Nos apaixonamos por eles e ela só os faz sofrer.

Ainda não superei o final desse livro e acredito que nunca irei. Meus sentimentos se dividem em querer saber o que irá acontecer no próximo livro e receio, pois não sei o que a mente maligna da autora está preparando.

site: https://ohamoramia.blogspot.com.br/

Priih 29/03/2018

O amor proibido de Emma e Julian, o amor do Julian por sua família e as responsabilidades que ele precisou assumir tão jovem, nos faz pensar até onde vc iria para defender a sua família e a pessoa que ama? Nesse livro Cassandra aborda td isso e como sempre te leva a um final impressionante!

E que final foi esse??? Meu coração está partido, pobre Julian e Ty :(
Estou aos pranto, devido esse final doloroso!!!

Rodrigo 31/03/2018

Cassandra Clare fez mais uma vez...
Depois de muitos anos acompanhando o universo Shadowhunter, pensei que estaria pronto o suficiente para enfrentar Artifícios das Trevas. Doce engano.

Tudo bem que o Rodrigo que leu e amou Cidade dos Ossos já não é mais o mesmo. Meu gosto foi mudando no decorrer dos livros que ia lendo. Ultimamente, meu tesão por livros YA's diminuiu bastante. Antes, eu acompanhava diversas séries e sempre (SEMPRE) tava lendo alguma. Hoje sou mais chegado em livros únicos e mais "adultos". Apesar de meu gosto ter mudado, ainda fico animado e ansioso para os livros da Cassandra Clare e não consigo deixar de sentir uma atração pelo universo dos Caçadores de Sombras.

Minha experiência com Senhor das Sombras foi bem peculiar, pois eu levei em torno de 6 meses para realizar a leitura. Quando comecei a ler, estava simplesmente amando e super animado, mas aí, com o passar das páginas fui reparando que a coisa ia ficar séria, então, decidi ler o livro a conta-gotas. Sabia que uma hora iria acabar, mas mesmo assim, pensei que estava prevenido do fator Cassandra Clare de sofrimento. Como estava enganado. Não estava NENHUM POUCO PRONTO PARA O RUMO QUE AS COISAS TOMARAM.

Desde que finalizei As Peças Infernais, pensei que nada mais me abalaria. Aliás, não tem como plots ficarem mais complicados do que o de Tessa, Jem e Will. Só que é aí que a dona Cassandra nos pega. Particularmente, não dava lá muita coisa pela história de Emma e Julian, até porque quando o Dama da Meia-noite foi lançado, eu já estava bem por fora do fandom. A falta de expectativa, pelo menos para mim, gerou uma surpresa agradável ao ler o primeiro livro da trilogia, pois gostei bastante. Contudo, eu achei o gancho para Senhor das Sombras fraco.

Só que tcharammmmmm...

Cassandra chegou em Senhor das Sombras sem dor nem piedade de ninguém! O que havia faltado em Dama, este segundo volume supriu. Tem romance, aventura, ação, mistério e, claro, mortes. Sim, mortes. Não pense que você vai sair ileso ao ler 600 páginas de um livro da Cassie.

Por ser um livro de transição, Senhor das Sombras tem um ritmo mais lento porque é nele que vemos o desenvolvimento tanto do relacionamento da Emma com Julian, como os da subtramas (que são muitas!) de uma maneira mais ampla e detalhada. Não que isso seja ruim, mas é tanto personagem tendo sua história retratada que não teria como o enredo não ficar meio vagaroso e o livro ter menos de 600 páginas.

Apesar de seu tamanho, as páginas fluem rápido e cada vez que o livro vai ficando mais próximo do clímax, mais coisas bizarras começam a acontecer. Nesse tomo, ocorrem diversas revelações cruciais para o destino da história, principalmente no que diz respeito a Emma e Julian. Em contrapartida, há diversos fios soltos que estão enchendo minha cabeça de ansiedade para saber o que vai acontecer. Sem contar no final que é MUITO, MUITO, MUITO desesperador e imprevisível. Não consigo nem levantar hipóteses do que vai acontecer na conclusão dessa trilogia (ao mesmo tempo em que estou ultra curioso para saber o destino que as coisas irão tomar, estou tomado por uma imensa nostalgia, pois a Cassie deixou a situação num nível tão delicado que foi impossível não lembrar da sensação que tive ao terminar Príncipe Mecânico.).

Ao meu ver, esse é o segundo melhor livro da Cassandra (o primeiro é Princesa Mecânica). Depois de Senhor das Sombras, acredito que Artifícios das Trevas tem tudo para ser tão magistral e épica quanto Peças Infernais. Agora só nos resta esperar por Rainha do Ar e da Escuridão.

p.s: CASSANDRA CLARE EU TO MUITO ORGULHOSO DE SER TEU FÃ. VOCÊ COM SENHOR DAS SOMBRAS TROUXE TANTA REPRESENTATIVIDADE QUE EU CHOREI. POR FAVOR, ENQUANTO VOCÊ ESTIVER VIVA, ESCREVA LIVROS YA E ENCHA ESSE UNIVERSO DE REPRESENTATIVIDADE.

Nan 23/04/2018

Muito bom, apesar de ter algumas páginas desnecessárias
Deixa eu começar dizendo que de todas as histórias maravilhosas que Cassandra Clare escreveu, essa é a série que eu menos gosto. Acho que tanto Dama da Meia-noite como Senhor das Sombras tem muito tamanho e pouca história para contar, além de Emma e Julian como casal protagonista. Não que eu não goste deles como personagem, eu até gosto (principalmente da Emma), é só que esse amor proibido deles não me desce. Para mim, eles são irmãos, parabatais e não amantes. Sei lá, só acho que não combinam.
No segundo volume de Os Artifícios das Trevas, temos a continuação da história de Annabel, mais intrigas políticas, complôs e muitas reviravoltas. Emma continua tentando manter Julian afastado esperando que o sentimento dele por ela diminua ao mesmo tempo que procura saber mais sobre a tal maldição que foi confirmada por Jem no último livro.
Apesar de Cassie escrever extraordinariamente bem e de ter o poder de nos fazer sorrir e chorar, amar e odiar junto aos personagens incríveis que ela cria, eu tive a sensação de que muitas páginas acabaram sendo mais enrolação do que ação de verdade e confesso que isso me cansou um pouco. Foi o mesmo problema que eu encontrei em Dama da Meia-noite. Dava para ter cortado bastante coisa sem prejudicar a história, mas aposto que ela seguirá a mesma linha no encerramento da trilogia, então já vou me preparar psicologicamente antes de ler.
Quanto ao desenvolvimento dos personagens, só posso dizer que os gêmeos Ty e Livy e o novo companheiro deles, Kit, se superaram nesse livro. Eles estavam sensacionais e eu fiquei ainda mais ansiosa para o lançamento da série que terá Kit e Ty como protagonistas porque eles fazem o Sherlock e o Watson perfeitos. Cristina também arrasou e o jeito como ela e Mark estão se entendendo aos poucos está cada vez melhor. Desculpe adoradores de Kieran, mas para mim ele ainda não se redimiu de seu comportamento abusivo e extremamente egoísta da história anterior. Então não acho que ela vá acrescentar nada de bom ao relacionamento de seu ex e Cristina, por isso, torço para que ele seja feliz com algum outro personagem.
Alec e Magnus também apareceram bastante e é tão legal a gente conseguir acompanhar os nossos personagens tão queridos de Instrumentos Mortais! É uma das coisas que mais gosto nas Crônicas dos Caçadores das Sombras, ver e rever personagens que a gente ainda não estava pronta para deixar. E o Alec se desenvolveu tanto! A curva dele foi perfeita na história. Ele começou todo fraquinho, sensível e agora é aquele adulto decidido, que não tem medo dos desafios e formou uma família linda mesmo com toda a barra que ele teve que enfrentar
Por fim, a história em si está bem interessante, apesar das páginas desnecessárias, e o gancho que foi deixado no capítulo final está me matando. Gente, que cena foi aquela? Estou chocada até agora. Por conta do que aconteceu, acho que no próximo livro teremos uma grande reviravolta e confesso que estou torcendo por isso. E apesar de eu não ver Emma e Julian como um casal, quero muito descobrir todos os segredos que envolvem esse tabu de parabatai se apaixonando por parabatai porque vimos uma coisa ou outra nesse livro, mas eu sinto que o negócio é muito mais obscuro e assustador.
Cassie conseguiu nos deixar morrendo de curiosidade para Queen of Air and darkness e continua sendo a rainha dos personagens bem construídos e das histórias cheias de intrigas que nos prendem do começo ao fim.

site: https://pordentrodashistorias.wordpress.com/2018/04/23/resenha-senhor-das-sombras/

Cris Paiva 26/04/2018

Depois da Emma ter descoberto o culpado pelos assassinatos no primeiro livro, ela acredita que as coisas estão resolvidas, mas pelo jeito não é bem assim. Parece que feiticeiro maluco conseguiu o seu intento e a Dama da Meia Noite está a solta em algum lugar, e eles vão ter de encontrá-la e conseguir um livro extremamente poderoso de volta.

E agora Emma e Julian estão correndo atras do tal livro e da tal Dama, e é claro que no meio do caminho eles enfiam o pé na jaca na tal regra do relacionamento entre parabatais e acabam descobrindo o porque que um parabatai não pode se apaixonar pelo outro e o tamanho da eme que isso pode dar. Mas é claro que não ligam para isso e continuam teimando para ver a eme ser jogada no ventilador.

Os personagens secundários roubam a cena pela milionésima vez. O Mark continua com as suas doidices de fada e agora tem de proteger o ex-namorado Kieran que perdeu a memória e não sabe que os dois estão rompidos e do mal que ele causou à família do Mark no livro anterior. O Ty agora tem um Watson para chamar de seu, o Kit, que é um garoto que foi criado como humano com um pezinho no reino dos shadownhunters e acaba de descobrir a verdade sobre a sua origem. Kit enxerga além das estranhezas do Ty e apesar da sua teimosia em aceitar a nova família eles acabam se tornando bons amigos.

Participação especialíssima do meu feiticeiro favorito: Magnus Bane e família!! E aqui a autora deixa uma abertura para a nova série estrelando o próprio Magnus e sua busca por uns artefatos. Espero que o próximo livro tenha mais informações sobre esses tais artefatos, já que nessa história só ficamos sabendo do primeiro e parece que tem mais dois. Mas é claro que quando a autora resolver essa pendencia ela vai arrumar mais cinco para escrever outra série interminável. Aguardemos.

Grazi 06/05/2018

Eu demorei 3 meses pra conseguir terminar e isso já me diz muita coisa. Acho que já não gosto mais desse tipo de leitura, porque não tinha vontade de pegar o livro e Julian e Emma me irritaram durante toda a história. Talvez romances adolescentes já não sejam mais pra mim, o que me deixa triste, já que nesse universo dos caçadores de sombras (que eu amo) sempre vai ter um romance cheio de empecilhos. Tirando isso, tudo que acontece é realmente impactante e não esperava um fim daqueles.

GeL 18/05/2018

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Aviso: Contém spoiler do livro anterior.

Não pensei que fosse dizer isso em um futuro próximo, mas Cassandra Clare me decepcionou, e nessa resenha você vai conhecer os motivos.

Porém antes um breve resumo sobre a história.

Senhor das Sombras é a continuação de Dama da Meia-Noite, lá no primeiro livro começamos a acompanhar a saga do Blackthorne em Los Angeles e os eventos que culminaram na descoberta da traição do feiticeiro Malcolm Fade, e seus planos para trazer seu antigo amor de volta à vida.

Em Dama da Meia-Noite, muitos segredos são revelados e eu adorei o livro do começo ao fim, principalmente por causa da premissa de parabatais apaixonados. Se você começou a ler os livros na ordem cronológica de lançamento, sabe que isso é algo proibido, um tabu até. Mas nunca soubemos até então os motivos, e eu confesso que achei sensacional a ideia da maldição!

Então chegamos ao segundo livro, as coisas terminaram de forma tensa entre Emma e Julian justamente pela nossa mocinha saber sobre a maldição e não querer prejudicar Julian e sua família. Mas como faz quando você é loucamente apaixonada pelo seu melhor amigo que por um acaso também é seu parabatai, a pessoa com quem você tem uma ligação tão forte… tenso!

Não havia como separar Jules e Emma gentilmente. A mera ação de separá-los era como um ato de violência, um rasgo no tecido do mundo.

Porém isso não é tudo, Julian e seus amigos descobrem que o Rei da Corte Unseelie está tramando algo para destruir os poderes dos Shadowhunters, é então que eles recebem uma proposta da Rainha Seelie e a promessa de que ela lutaria ao lado deles se eles encontrassem e entregassem o Volume Negro dos Mortos – o livro de magia negra que começou toda a história – a ela.

É então que todos os Blackthornes e seus amigos se mobilizam em busca do livro ao mesmo tempo em que tentam provar para a Clave a seriedade dos eventos que podem se desenrolar, caso o Rei Unseelie consiga concretizar seus planos.

Essa é a base do livro, mas tem muito mais nessa história e se eu fosse comentar tudo não caberia nessa resenha e provavelmente teria que spoilar algo rs. Então vou explicar os motivos da minha decepção.

Quando eu disse que tem muito mais na história, é verdade, tem MUITO mais coisas acontecendo e eu tive a sensação de que a Cassandra quis abraçar o mundo, levantar N bandeiras e tudo acabou ficando desleixado.

O livro é uma sequência enorme de drama adolescente, temos páginas e páginas do Julian sofrendo por desejar a Emma e vice-versa. É um chove não molha tão grande que nas primeiras páginas você se pega suspirando, mas depois só revira os olhos e pensa “se peguem logo e parem com essa palhaçada”.

Mas eles não são os únicos!

Temos a Cristina envolvida numa atração indefinida com o Mark, a volta do Kieran pra completar o triângulo, os gêmeos envolvidos com o Herondale perdido rsrs e a Diana finalmente revelando seu segredo. Confesso que nunca tinha me passado pela cabeça e foi surpreendente.

Mas gente, pela carga emocional, parecia que eu estava lendo um livro da Jojo Moyes e não da Cassandra Clare! É muito drama e pouca ação o tempo todo, e esses dramas roubam a atenção de tudo mais. Esquecemos da rainha, esquecemos até do rei que é o Senhor das Sombras e essa parte não evolui nesse livro.

Eu vi também algumas incoerências no livro que me incomodaram muito, tem uma determinada cena já no final do livro entre a Zara e o Alec com um diálogo ridículo, e eu me questionei se a Cassandra tinha mesmo escrito aquilo… muito caricaturado e infantil. O livro também tem uma carga política muito forte, não vejo problema algum aí se for bem feito, mas a forma como a Cassandra descreve o grupo contrário e extremista me pareceu novamente muito caricaturado.

E o livro termina de uma forma muito sacana! Claro que com o mundo desabando! Eu só não paro de vez com esse mundo dos Shadowhunters porque estou curiosa pelo final e tenho um apego muito forte pelo Julian e pela Emma.

Nos meus sonhos, eu a vejo com Cortana na mão. Confio que você sempre continuará lutando, Emma. Confio que nunca vá desistir.

Nessa minha edição veio uma cena extra cortada da edição final, eu li e fiquei bem feliz por ter sido tirada, completamente desnecessária e mais um show de drama. Eu só conseguia revirar os olhos porque meu limite para o mimimi já estava transbordando.

Bom, eu vou parar por aqui, três estrelas e ainda considero muito rs. Só um pedido Cassandra, menos drama bobo no último livro please! Quero ver o circo pegar fogo rs. #oremos

Quando as pessoas morrem, o sonho do que elas poderiam ter sido morre com elas. Mesmo que as mãos que encerram esses sonhos sejam as nossas.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2018/04/resenha-217-senhor-das-sombras-os-artificios-das-trevas-2.html

Suellen 22/06/2018

Emma finalmente se vingou da morte de seus pais. Mas as coisas não melhoraram para ela.
Ela finalmente descobre o motivo do amor entre parabatais ser proibido, e para salvar Julian e sua família, ela resolver por um fim nesse romance e começa a namorar Mark Blackthorn, pensando que assim seria possível fazer com que Julian deixasse de gostar dela.
Mas não é só esse casal que está com problemas. Temos um triângulo amoroso, Kieran, Mark e Cristina que também sofre muitos altos e baixos. Kieran perdeu parte da memória e não se lembra que não está mais com Mark e muito menos o que fez os Blackthorn passar.
Mas não temos só romance nesse livro.
O rei Unseelie está aprontando contra os Shadowhunters e a rainha Seelie tem uma proposta para acabar com isso, mas o preço pode ser alto.
Com isso, todos os Blackthorn e Kit precisam dar o seu máximo para conseguir cumprir com o acordo com a rainha.
O livro é cheio de muitas reviravoltas. Segredos são desvendados e outros problemas aparecem. Mas qualquer que forem suas expectativas com esse livro, você nunca esperaria por esse final.
Pude sentir meu coração se despedaçar com ele.
Agora o que me resta é aguardar o lançamento do último livro e tentar pegar os caquinhos do meu coração que estão no chão.

site: www.instagram.com/sula_fenix_

Matheus 11/07/2018

Épico e grandioso em cada detalhe!
Eu estou extasiado! Pois, após o primeiro livro, tinha sido deixado com um gosto ruim na boca quanto à série d'Os Artifícios das Trevas, ainda por cima por esse livro ter quase 600 páginas. E se ele fosse arrastado como Dama da Meia-Noite tinha sido?

Felizmente, ele me surpreendeu e entrou pro hall dos meus livros favoritos da Cassandra Clare. Tantas coisas acontecem nessas 590 páginas que a leitura flui de uma forma que você não sente que ainda está lendo o mesmo livro, um ritmo que em muito me lembra o de Cidade dos Ossos pelo movimento contínuo durante as páginas.

Os personagens continuam apaixonantes mas, nesse livro, são mais bem desenvolvidos, algo que achei que faltou no livro anterior. Diana é uma grata surpresa, não sabia muito o que esperar dessa personagem, mas sua trama mostrou-se importantíssima e corajosa por parte de Cassandra Clare.

O trio Ty-Livvy-Kit também se destaca, tendo Kit uma grande mudança da primeira página do livro até a última. Emma e Julian tomam menos decisões idiotas, o que faz com que o crédito deles comigo aumente, mas, claro, eles ainda continuam impulsivos e bem loucos. Christina, por sua vez, é uma personagem que eu já gostava desde o começo mas, nesse livro, ela brilhou.

Estou apaixonado pelo que Cassandra Clare criou, quando se diz respeito à personalidade e aos valores de Cristina. Cada interação dela com Kieran e Mark eram sinais de uma grande cena. Por fim, a cena final.... Eu to em posição fetal de tão absurda (de boa) aquela cena é, foi chocante pra mim, frenética, cinematográfica, assim como a maioria do livro.

Já estou ansiosíssimo para o próximo!