Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

@memo1i_a 06/10/2023

Policarpo quaresma
Ele é um ícone e sabe disso.
prioriza o nacional, movimentação monetária do nosso pro nosso.
ele é forró, ele é samba, ele é carimbó ele é o passinho meus amigos, eis cá policarpo quaresma O CAVALO MANCO da literatura.
o que é Coca-Cola perto da água de coco?
esse livro é um rito de passagem para os leitores nacionais e é com grande prazer que eu passo esse "bastão" para os meus alunos.
é uma grande dádiva saber que vou fazer parte nem que seja em uma pequena citação de um capítulo da vida de meus alunos.

não troco meu oxente pelo ok de ninguém.

Eliza.Beth 03/10/2023minha estante
Achei tão chato kkkkk

Michela Wakami 03/10/2023minha estante
Tem muita gente que acha, Eliza. Tento que a nota dele no Skoob é baixa.

Faz tempo que você leu?

Tanto*

Eliza.Beth 03/10/2023minha estante
Acho q li em 2021? achei muito chato, mas não achei ruim.

Michela Wakami 03/10/2023minha estante
Ah, entendi. Você gostou, só achou chato. Isso em alguns momentos achei também.
Apesar de ter achado divertido em outros momentos.
Mas compreendo perfeitamente o seu ponto de vista.
Não é um livro empolgante.

Anezio 29/09/2023

Nosso Glorioso Exército
Olha só que surpresa ao perceber, durante a leitura do livro, que a luta retratada na capa do livro é retratado a Revolta da Armada!

Basicamente a marinha se revoltando contra uma pré-ditadura militar já no início do regime republicano brasileiro... êta republicanismo tupiniquim...

Lamentavelmente o, até certo ponto, ingênuo Policarpo acaba envolvido na luta defendendo o (assim chamado na obra) tirano Floriano Peixoto. Muito interessante... vamos ver onde isso vai dar, mas como o título já fala em "triste fim", por certo o final deve ser triste e melancólico.

Aguardemos.

Amanda F. 23/09/2023

Enaltecendo a literatura brasileira
Descobri que verdadeiramente Lima Barreto sabe muito bem utilizar da língua portuguesa para contar histórias ricas e bem humoradas.

Triste fim de Policarpo Quaresma não foi uma leitura fluida, por vezes eu precisava reler certas partes. Além de que os capítulos são muito grandes. Outro ponto que me incomodou foram as diversas descrições que não pareciam ter tanta importância, ao mesmo tempo que enriqueciam o ambiente.

Não é um livro conforto, mas é gratificante conhecer palavras novas, um período diferente da história e ter um primeiro contato com a escrita de um clássico da literatura brasileira que é o Lima Barreto.

Lize 18/09/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Todo o esforço dele pela pátria não foi em vão, na minha opinião, ele só não entendeu que independente do que ele fizesse, os homens nunca mudariam.

Fernando.Araujo 12/09/2023

Um olhar sobre a derrota
Comecei a ler esse livro em virtude do vestibular que ia prestar, e dentro das características que eu já esperava dele me surpreendi com a forma orquestrada dos seus capítulos e sua história. É chocante como uma obra com mais de 100 anos ainda reflete as organizações sociais do Brasil, sua corrupção, suas estruturas, suas mazelas. Do grande agronegócio que domina as terras sem empregar quem realmente vive lá, até a exclusão de conhecimento ancestral que vem das comunidades excluídas como os negros. Uma das coisas que mais me pegou nesse livro foi a tristeza que se abate em Quaresma ao ver que tudo o que ele tinha feito era desilusão, era efêmero. Talvez seja um sentimento de muitos brasileiros ao se deparar com coisas que não conseguem mudar com suas forças, um sentimento de derrota. Isso me fez pensar em como a gente procura razões para seguir dentro de nossos próprios princípios e inclinações, será que tudo isso pelo que a gente luta vale a pena? Acho que apesar de ainda refletir muito da sociedade brasileira atual, muito progresso já foi feito. Isso me deixa feliz, acho que deixaria Quaresma também.

gustandrade 12/09/2023

?A pátria que quisera ter era um mito?
O livro tem um enredo muito bom, servindo como um excelente retrato histórico do contexto brasileiro no século XX, durante o governo de Floriano Peixoto e a Revolta da Armada.

A ingenuidade do ?personagem quixotesco? realça a malícia e os interesses da elite brasileira, funcionando, assim, como uma espécie de crítica profunda à sociedade da época. Essas elites dizem ser patriotas, quando na verdade não conhecem absolutamente nada do Brasil e estão interessadas somente em si mesmas. Uma crítica bastante atual?

Apesar da ideia do livro ser incrível, achei algumas partes bem cansativas de ler, devido à digressão constante que Lima Barreto realiza em alguns capítulos, distanciando-se do foco da narrativa ao, por exemplo, detalhar bastante a vida de personagens secundários.

sosophz 11/09/2023

Isso não é uma resenha
Me perdi um tanto durante a leitura. Confundi os nomes tudo. Achei chato, não gostei. Mas pra quem gosta de clássicos brasileiros talvez goste.

LauraSky 11/09/2023

Triste fim de Policarpo quaresma
Esse livro nos faz refletir bastante porque da pra encaixar muito a história em algumas situações atuais, a primeira parte eu acabei gostando mais mas gostei de como o autor Lima construiu o personagem Policarpo com uma certa inocência e a frustração que ele vai tendo ao longo do livro por defender a Pátria que ele tanto amava, enfim, um livro super importante.

Maria5802 10/09/2023

História atemporal.
Ler esse livro ao mesmo tempo em que se estuda a Primeira República te faz pensar sobre muitas situações da época e que persistem até os dias atuais (infelizmente!) Dentre os tópicos mais importantes dessa obra, podem ser citados:
- negligência governamental
- casamento por convenção
- estigmatização da loucura
- patriotismo/nacionalismo exacerbado
- precariedade no campo
- política por interesse

Sobre o personagem principal, me vi em uma situação de amor e ódio KKKKKKK as vezes amava o policarpo mas as vezes dava vontade de esganar, mas eu entendo que foi tudo na vida dele que fez com que ele fosse mal
compreendido.

Apesar de não ter achado a história tão fluida e um pouco enrolada as vezes, os temas tratados são extremamente necessários pois existiam na República Velha e persistem até atualmente.

Clara.Oliveira 10/09/2023

Escrita é bastante envolvente e Policarpo um personagem que instiga muita curiosidade sobre seus próximos passos. Infelizmente o ritmo foi dificultando a continuidade da leitura.

Gabriel2732 03/09/2023

Faz tempo que eu li esse
Eu não ia comentar sobre esse livro antes de eu reler, já que eu li esse livro no digital, e eu tenho um problema quanto a isso. O livro é muito bom, eu lembro de ter me divertido bastante na leitura, inclusive fiz um trabalho na escola sobre esse livro. Eu não tenho muita experiência com literatura brasileira ainda, mas eu garanto que esse é um excelente começo. Talvez eu escreva mais coisa sobre ele se eu reler (no físico, é claro).