Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

William LGZ 15/08/2023

Infelizmente não me pegou
Mesmo com uma escrita leve e uma pegada mais cômica do que de costume entre os grandes clássicos brasileiros, eu não consegui ficar em nenhum momento imerso dentro de sua história e tampouco me afeiçoei a seus personagens, o que tornou a experiência bem razoável no geral.

Ainda assim a obra tem seus pontos positivos, como vários trechos que me causaram profundas reflexões enquanto lia, e certamente a darei uma nova chance no futuro quando não estiver com tanta urgência para ler em espaços de tempo tão curtos como ultimamente tá acontecendo, o que não é culpa do livro em si.

De qualquer modo, não o indico a menos que você esteja realmente a fim de consumir seu conteúdo e tenha construído uma certa empolgação para poder embarcar na sua proposta e aproveitá-lo como se realmente deve.

yvnvitx 14/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
O livro trata dos azares de um nacionalista idealista, que é obcecado pelo Brasil e pela cultura brasileira.

Quaresma, que dá nome ao livro, trnta de três maneiras servir o seu país e salvar o Brasil: por meio da língua, da agricultura e do serviço militar, porém vê todas essas tentativas frustradas e ridicularizadas, seja pelo povo, pela terra ou pelo governo de nosso país.

Além de ser uma profunda reflexão sobre os problemas do Brasil e de sua gente, esse clássico do pré-modernismo é um alerta aos idealistas, e traz a lição de que nem sempre convém aplicar valores de perfeição em um mundo cheio de pessoas e instituições falhas.

Natalia 14/08/2023

O triste fim de um ideal
Policarpo Quaresma , cidadão brasileiro, patriota e idealista . A primeira coisa que me integrou a ler este livro foi seu título : O triste fim de ... , Me perguntei porque tão triste o fim de tal personagem, talvez ele seja cruel e miserável , mas nosso pobre Quaresma é uma das personagens com as aspirações mais generosas que tive o prazer de ler . Por muitos apelidado de Dom Quixote brasileiro , Policarpo realmente se assemelha ao cavaleiro andante , tem a mania de leitura que aliada a seu patriotismo o leva ser visto como louco , mas assim como o personagem de Cervantes , Policarpo é guiado por ideais nobres , quer ele um Brasil que aproveita de suas terras férteis ( para ele as mais férteis do mundo ) , que valorize sua língua própria , o Tupi ( não usando o empréstimo vergonhoso da língua herdada pelos colonizadores ) , anseia por fim na valorização plena do Brasil . Na sincera vontante de servir a seu país Policarpo se voluntária a combater forças contrárias a recente república , é posto como major , título que já possuía ; por ocasião de uma alcunha que pegou . Assim , passa nosso pobre personagem pela gradativa desilusão com o ideal que havia centralizado toda sua vida : as terras mais férteis do mundo também tem pragas , o governantes e em parte o povo não se empenha no progresso desta potente nação e o povo bom , gentil e cordial pode também ser cruel e facínora. Para além disso tudo , o velho major constata que a guerra não está a serviço da ordem e proteção do país , mas sim de um ditador fraco e cruel e homens com desejos mesquinhos. Acredito que esse seja seu triste fim !

geovanna785 10/08/2023

Dom quixote
Policarpo, um homem extremamente nacionalista, que tenta ressuscitar e fortalecer a cultura brasileira.
A ideia do livro é legal, mas por ser um livro antigo, a forma como foi escrita acaba sendo um pouco difícil de entender e torna ele chato.
O triste fim de Policarpo Quaresma teria sido pior se fosse hoje em dia

Cristiane 05/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Nosso Dom Quixote... Sonhava com um país e um povo que nunca existiu. O governo é sempre canalha!
Livro incrível, cheio de reflexões...

Matheus Luckas 04/08/2023

Uma obra histórica e mais do que atual
Difícil encontrar palavras para descrever a grandeza de uma obra tão potente, que narra com tanta propriedade, criatividade, riqueza e acidez os ideais de nação e suas contradições, que critica as elites e valoriza o saber popular, negro, indígena, que coloca as mulheres como donas de si, e que quebra com paradigmas estéticos e formais da sua época. Lima Barreto morreu pobre e sem o devido reconhecimento em vida, tendo sofrido, depois de morto, com um apagamento histórico, visto que seu livro é incômodo e incita um esperançar muito grande naqueles que sempre foram silenciados. Leiam Lima Barreto!

Luis Fernando 02/08/2023

Surpresa
Este livro é, de diversas formas, um gigante da literatura brasileira.

A astúcia do escritor em narrar aventuras com criticas tão profundas e atuais é simplesmente incrível!

Nazrat 01/08/2023

Ilusão patriótica
Um percurso único do personagem título. Passa por uma fase em que é cômico, outra em que é considerado um louco, depois vem com esforços de fazer a terra dar frutos e, por último, tenta dar um significado para a insistência bélica. Mas tudo isso apenas fez com que se desiludisse, "um encadeamento de decepções". Tudo isso para mostrar o quão vazio é o patriotismo, essa ideia tradicional e conservadora de dar significado a linhas imaginárias que delimitam um alegado território e cores de bandeira como se fossem uma representação verdadeira de um povo. É preciso ter cuidado, pois o que há, na realidade, são pessoas que se aproveitam disso para dominar o povo.

dandelion 31/07/2023

Deixo esse querido aqui pra quem gosta MUITO de história porque pra mim, a experiência foi bem mediana

Mi_ 30/07/2023

Um livro de ficção que fala muito sobre a história do Brasil.
Policarpo Quaresma é um patriota radical, sendo que suas ações o levam ao seu triste fim.
A obra é dívida em três partes, sendo:
Parte 1 - Defesa da cultura brasileira e a ideia de que o Tupi seja a língua oficial do Brasil;
Parte 2- Defende a agricultura nacional e a ideia de que no Brasil, tudo que se planta colhe.
Parte 3- Vai para a guerra e luta a favor do Brasil.
Lima Barreto, foi um grande autor e a leitura vale muito a pena.

Glauber 29/07/2023

Não me empolgou muito e me perdi em algumas partes que contavam histórias paralelas que não via muita conexão com a principal.

O final é interessante e melhora um pouco a impressão do livro, porém muito curto ao relatar o fim do personagem