Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

andrecaztro 29/04/2024

Triste fim?
Eu triste depois de ler Triste Fim de Policarpo Quaresma e descobrir que Policarpo Quaresma teve um triste fim: ?

Dilso 29/04/2024

Dom Quixote Quaresma...
A releitura que fiz trouxe de vola a lembrança desse Quixote brasileiro chamado Policarpo Quaresma. Apesar de, desta vez, ter sido o personagem Ricardo Coração dos Outros que me preferiu mais...
Livro satírico e que denuncia com muito bom humor um Brasil particularmente hipócrita e debilitado, do ponto de vista social, político e militar.

Paulo.Victor 25/04/2024

Legalzinho
Legalzinho por criticar o nacionalismo e gostei do personagem Quaresma, mas foi só isso mesmo. Os outros personagens são bem desinteressantes e o enredo acaba ficando sem impactp

Cailaine.Martins 24/04/2024

O Triste Fim de Policarpo Quaresma
" Como lhe parecia ilógico com ele mesmo estar ali metido naquele estreito calabouço. Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim? De que maneira sorrateira o Destino o arrastara até ali, sem que ele pudesse pressentir o seu extravagante propósito, tão aparentemente sem relação com o resto da sua vida? Teria sido ele com os seus atos passados, com as suas ações encadeadas no tempo, que fizera com que aquele velho deus docilmente o trouxesse até à execução de tal desígnio? Ou teriam sido os fatos externos, que venceram a ele, Quaresma, e fizeram-no escravo da sentença da onipotente divindade? Ele não sabia, e, quando teimava em pensar, as duas coisas se baralhavam, se emaranhavam e a conclusão certa e exata lhe fugia. "

SSerbS 22/04/2024

Você, Quaresma, é um visionário
Policarpo transparece tudo que havia de hipócrita e que arruinava o Brasil de sua época (e segue arruinando até hoje). Corrupção, intrigas, bajulação para promoção...

Carol 19/04/2024

Li pra escola né
Não gostei muito pq achei q a leitura não flui e a história é bemmm sem gracinha parece q não acontece nada e eu gosto livro agitado.Apesar do nome eu achei q teria alguma salvação mas realmente o policarpo fica triste no fim por conta do patriotismo maluco dele,no geral não tem muito oq falar já que li pra um trabalho da escola.

Cyntia44 18/04/2024

Uma ampla (e contemporânea) visão do Brasil
"O triste fim de Policarpo Quaresma" conta a história de um patriota entusiasmado pelas riquezas do Brasil.

Autodidata, amante dos livros e aprendiz de violão - instrumento musical de "malandros" -, Quaresma propõe às autoridades que o tupi passe a ser a língua oficial do país. Por ter esse comportamento de nacionalismo extremado, ingênuo e até mesmo caricato, não era levado a sério por alguns. Entretanto, o "triste fim" vai bem além disso.

A grandeza dessa obra de Lima Barreto repousa em descrever um país que preservou comportamentos e erros ainda presentes na sociedade de hoje.

Leitura obrigatória para quem deseja enxergar o Brasil pelos olhos de um grande visionário que, no frigir dos ovos, estava apenas a descrever a sociedade de seu tempo. Que pena que, de cem anos pra cá, não mudamos tanto assim...

Luciane 16/04/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado pela primeira vez em 1911, ambientado no século XIX no Rio de Janeiro. O romance tem como personagem o major Policarpo Quaresma, patriota ao extremo. Policarpo é funcionário público, um pouco metódico, faz tudo igual todo dia e horário. Não é muito simpático, mas trata todo mundo com educação, não tem inimigos, apenas o médico da cidade que não gosta dele e fala mal de Policarpo, o motivo, porque o major gosta de ler e possui uma grande biblioteca em sua casa. Para o médico, só poderia ser leitor quem tivesse cursado a faculdade ou fosse filósofo. Policarpo um dia envolto em seus livros, reflete sobre a língua brasileira que deveria ser o Tupi Guarani, que está ficando esquecida, entendendo que isso não pode acontecer. Decide então escrever uma carta ao governo a fim de solicitar que a língua fosse reconhecida e estudada nas escolas. Diante dessa atitude, Policarpo foi considerado louco e internado em um hospital psiquiátrico por 6 meses. Após sua alta, resolveu abandonar a cidade e ir morar no campo, vendeu sua casa na cidade e comprou outra no campo no município de Curuzu, a 40 quilômetros do Rio de Janeiro. Lá ele começou a plantar e cuidar dos animais, vivia sossegado junto de sua irmã. Até que um dia tudo começa a mudar e Policarpo recebe intimações como forma de ameaça da administração da cidade. Como forma de tentar resolver os seus problemas e dos demais moradores, voltou ao Rio de Janeiro para lutar na revolta que acontecia. Depois de sua partida, escreveu para sua irmã e recebeu cartas dela também. Até que depois de um importante acontecimento não pode mais escrever, ficando incomunicável, se dando assim seu triste fim.
Essa foi a primeira obra que li de Lima Barreto, mas não deixou dúvida a minha admiração pela escrita do autor, linear, compreensível e com um toque autobiográfico, que encanta e prende. Gostei muito dessa leitura!

Paulo2144 16/04/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Ler livros clássicos da literatura brasileira, como este, é sempre enriquecedor. Além de a escrita de Lima Barreto ser muito boa, o livro nos traz reflexões pertinentes sobre a condição humana e sobre a história do Brasil.

Só tem uma coisa que não gostei na leitura. Os capítulos são muito longos e tratam de vários assuntos, o que me deixou um pouco perdido em algumas partes. Eu prefiro capítulos mais curtos e focados em determinados acontecimentos. Mas, de forma geral, é uma ótima leitura.

Recomendo!

ViviGreg. 14/04/2024

A história conta realmente um triste fim de um homem que dedicou, com enorme paixão, toda sua vida a sua pátria, aprendendo tudo quanto possível a respeito, mas não recebeu nada em troca.

Ricardo.Barroso 14/04/2024

Um retrato irônico do Brasil no início da República
Um livro bem divertido, dinâmico e também reflexivo. Recomendo na versão do Kindle, que permite obter significado de palavras com um simples clique. Quaresma, o protagonista, é ao mesmo caricato mas também o mais íntegro de toda a narrativa. Os outros retratados mostram a mesquinharia das classes médias e superiores no início da República, sempre tenta do buscar vantagens pessoais, vivendo de aparências, militares sem glória e uma pátria sem patriotismo. Mais de 100 anos depois de sua publicação vemos que o estado das coisas ainda não melhorou e a democracia ainda é muito parcial.

Ranny 09/04/2024

Leitura nacional obrigatória
É uma obra extremamente atual, parece que foi escrita ontem. É um retrato perfeito sobre como as coisas funcionam (ou não funcionam) aqui no nosso Brasilzão, e de 100 anos para cá parece que não mudou nada...

Dimitri.Ivanov 08/04/2024

Um dos meus preferidos
Acho incrível como quase tudo que aparece nesse livro é atual.
Consegui me conectar, e entender, bem aos diferentes personagens que aparecem.
Minha única crítica seria sobre o ritmo da obra, lento e detalhado demais.