Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

mluisad 16/02/2023

Maravilhoso
Eu sabia que a obra ia ser triste mas me surpreendeu até na tristeza. achei incrível, uma sensação muito boa que o livro trás!
acho que é um dos mais livros favoritos agora

readingabs 04/04/2023

E não é que triste fim de policarpo quaresma realmente é sobre o triste fim que teve o policarpo quaresma!?
Bianca Martins 04/04/2023minha estante
Hahahaa vdd

Booksdaeve 28/04/2023

Relevante...
A narrativa é arrastada, mas bem construída. Nos mostra os excessos de uma pessoa e a quebra de expectativa da mesma. Queria ter lido anos atrás. Me identifiquei em certos pontos, em outros, achei puro fanatismo, apesar de ter ficado com dó do personagem. Mas enfim, é um bom livro.

mappemonde 30/03/2021

Uma agradável surpresa
Comecei a ler Triste Fim de Policarpo Quaresma sem muita expectativa, uma vez que este foi meu primeiro contato com a obra de Lima Barreto. No geral, os clássicos nacionais sempre foram desafiantes para mim, pois só os lia quando eram leituras obrigatórias na escola ou no vestibular. Leituras morosas, sem a devida mediação, que na época, não me diziam nada. Hoje, adulta, busco fazer as pazes com a literatura brasileira e ler Lima Barreto, sem dúvida, foi um estímulo imenso.

A escrita do autor é uma delícia e a ironia que permeia a história é de fazer qualquer leitora contemporânea rir muito. Enquanto lia Triste Fim, pensava na genialidade de Lima Barreto e o quanto estava curiosa para conhecer mais sobre ele.

Os textos de apoio desta edição são essenciais para mergulhar mais fundo na história (do livro e do Brasil). Ainda nestes textos foi possível compreender os motivos pelos quais meu contato com o autor
se deu tão tarde... Mas disso tiro a missão de recomendar essa leitura a quem quer eu conheça. Leiam Lima Barreto!!!

Maria 15/07/2021

Olga
Odeio julgar os clássicos, ainda mais os antigos, pq tipo, o nome clássico já diz bastante sobre o livro e quem sou eu pra julgar, né?!
Então, por isso, vou falar da minha personagem favorita.
Olga rainha, resto nadinha! Nossa flor do jardim que nunca errou e sempre esteve ao lado do seu grande amado padrinho. E de quebra ainda questionava pq tinha tanta terra improdutiva e ao mesmo tempo, tanta gente passando fome. ?A burguesa que queria reforma agrária?, Lima perdeu a oportunidade de fazer um livro com esse título, aff.

matheustir 04/04/2021

Mais pensamento e menos Fla x Flus
O triste fim de policarpo Quaresma aborda com sutileza e maestria, a partir de uma história cotidiana e atemporal, como a sociedade brasileira é movida por paixões. Essa ideia torna-se mais límpida com a leitura da obra, que tenta abrir os olhos do leitor aos danos, individuais e coletivos, causados por esse comportamento. Em tempos sombrios, de paixões acaloradas e "Fla x Flus" políticos esse livro é um tijolo fundamental na construção de bases mais sólidas, tão necessárias para a sociedade brasileira.

stigmasg 07/04/2021

No começo achei chato, foi difícil continuar a leitura mas tem muitas partes interessantes, faz boas críticas.

Andre.Nascimento 30/07/2020

O lado oculto do patriotismo
A história de Policarpo Quaresma é atemporal e capta a essência de um mito injustamente romantizado, o patriotismo. A escrita de Lima Barreto é salpicada de ironias e críticas ferrenhas.

Beto | @beto_anderson 06/04/2023

Queria poder dar uma nota maior para o romance, porque gosto muito da escrita e do tom crítico do Lima Barreto. mas a leitura de Policarpo Quaresma não me conquistou muito. Demorei bastante para terminar, achei a história um pouco chata, apesar da relevância das críticas feitas pelo autor. Quero dar outra chance para o livro em outro momento.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Luiz Cipriano 23/09/2020

Muito atual...
A obra retrata a história de major Quaresma, um brasileiro ufanista, capaz de dar a vida por seu país. No entanto, esse amor pela pátria torna-se uma obsessão e toda a história vai se desenvolver nesta perspectiva que critica os aspectos nacionalistas do romantismo no Brasil.

Rafael 26/04/2021

?- Você, Quaresma, é um visionário...?
Homem desprovido de ambições materiais, ordeiro e de hábitos precisos como um "fenômeno matematicamente determinado", o major Policarpo Quaresma seria talvez o que o sociólogo Robert K. Merton classificou como ritualista, uma das adaptações resultantes das tensões entre as estruturas social e cultural da vida comum.

Sobretudo, "Policarpo era patriota", e "o que o patriotismo o fez pensar foi num conhecimento inteiro do Brasil, levando-o a meditações sobre os seus recursos, para depois então apontar os remédios, as medidas progressivas, com pleno conhecimento de causa". Com o ímpeto de um jovem, buscava o major convencer todos acerca da necessidade de o povo brasileiro resgatar, com rigor e pureza, valores e tradições nacionais. Nunca tivera êxito nesse intento. "E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, e a outra metade em casa, também sem ser compreendido".

"- Você, Quaresma, é um visionário", com desprezo teria lhe dito o marechal Floriano Peixoto, então Presidente da República que Policarpo apoiara, durante a Revolta da Armada (1891-1894). Sucedidos alguns eventos, não tardaria para que nosso protagonista chegasse, desiludido, ao seu triste fim.

Essa célebre obra de Lima Barreto, publicada em 1911, para além de revelar a mente confusa de um povo que "ama sua pátria, mas não ama o que ela é de verdade, ou antes de amar o Brasil, ama o próprio nacionalismo", como sugere o músico Criolo, traz em seu bojo o apego brasileiro ao mandonismo (o sadismo do senhor perpetrado contra o escravo tem-se feito sentir socialmente, ao longo dos séculos, até na forma de cultos cívicos, como o do "Marechal de Ferro", uma referência ao abrutalhado e rude autoritarismo de Floriano Peixoto), fortes tensões raciais (Lima Barreto denunciou o racismo enquanto elemento estrutural da desigualdade social brasileira) e traços de pioneirismo do autor no campo literário (o romance é permeado de passagens em que o discurso direto livre marca uma oralidade de características negra e popular, de uma memória da colônia que se refere à experiência negra e periférica da modernidade brasileira, e de reconhecimento de diferentes regimes de saber).

Mais uma vez, minha experiência de leitura veio através da edição da Antofágica. Esse exemplar possui uma tipografia peculiar, belas ilustrações, textos de apoio e muitas notas de rodapé, além de uma seção fantástica de notas complementares (usei como fonte de pesquisa, inclusive).
Ana Flávia 26/04/2021minha estante
???

Ana Flávia 26/04/2021minha estante
???

guigagirl 07/09/2020

Um Classico atual
Mais um dos clássicos que não perde sua atualidade. Fala de um patriota e de suas aventuras em prol do país. Nos faz pensar em como levamos a vida e o que fazemos dela.

Cássia 27/03/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Um livro difícil de ler na minha opinião, porém uma bela obra que nos mostra como é rica a literatura nacional.

Kaua fc 30/04/2021

Uma surpresa boa
Ai olha, comecei sem ter esperança nenhuma de gostar, pensei que ia largar na metade, mas acabou me surpreendendo.
Mesmo que tenha demorado algum tempo para me acostumar com a forma com que é escrito, esse livro demonstra muito bem as ambições das pessoas da época e como quaresma era alheio em meio de tais ambições.
Olga definitivamente é uma das melhores personagens se não a melhor. A única, além do Ricardo, a ir tentar ajudar o padrinho e dando uma surra com palavras no marido, simplesmente perfeita.