Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Fefa 25/06/2021

Senti a leitura um pouco arrastada, não sei se pelo livro e vocabulário difícil ou se por estar lendo como obrigação. Não foi tão ruim como eu esperava e mostra muito bem que o Brasil é o Brasil há muito tempo?

Angel 01/09/2020

Maravilhoso
RESENHA: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

AUTOR: LIMA BARRETO

Nesse livro clássico da Literatura brasileira vamos conhecer a história de Policarpo e sua trajetória como patriota fervoroso, que chega até causar estranheza nas pessoas que o rodeiam pelos seus ideais e tamanha coragem. Essa é uma história narrada em 3° pessoa sendo dividida em 3 Partes, com a primeira descrevendo a rotina de Major Policarpo Quaresma (Ele não era Major mas esse é um apelido).

Policarpo, era um homem muito respeitado e reconhecido na vizinhança pelo seu amor pelos livros e pelo seu nacionalismo exagerado. Já na primeira parte do livro temos contato com a sua ânsia do resgate da cultura brasileira quando inicia aulas de violão com seu grande amigo e professor Ricardo Coração dos Outros, e tanto é o seu amor pelo Brasil que cada vez mais buscava mais coisas verdadeiramente brasileiras, desde a comida até a vestimenta. O personagem vai chegar ao seu auge do patriotismo quando faz um ofício e envia ao ministro, escrito em tupi, defendendo que a língua oficial deveria ser a tupi, lhe gerando aí uma triste consequência.

E é nesse fervor do amor pela pátria que vamos acompanhar as investidas de Policarpo para alcançar o melhor para nação brasileira, que vai lhe resultar num triste fim como o próprio título do livro diz.

Minha opinião: Bom, eu comecei embarcar nessa aventura de ler literatura brasileira e estou amando, acredito que Lima Barreto merece muito reconhecimento com essa obra que lança uma crítica ao nacionalismo exagerado, assim como permite refletir acerca de temas como: egoísmo das pessoas da época, monopólio dos latifúndios, machismo, os privilégios do governo para com os estrangeiros ao invés do amparo dos mais pobres, e também a hiper valorização do diploma e não do conhecimento.

Ademais, esse é um livro para revisar os primeiros anos da República no Brasil, mais especificamente durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894).

Jhully 06/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Criei muita expectativa, as expectativas estavam sendo atendidas durante a narrativa e elas foram destruídas no final. Uma pena, criei uma história diferente na cabeça para o final?
Mas livro clássico e nacional, é sempre um prazer e aquisição de informações e conteúdos.

Camila 06/07/2021

Acompanhar a jornada de Policarpo, cheia de contradições internas em busca de um nacionalismo inalcançável, nos faz repensar questões sociais, políticas e pessoais relativas a identidade nacional e ao ser do povo brasileiro.
A linguagem do livro é simples e fácil de ser lida, livre dos rebuscamentos que algumas leituras clássicas trazem, o que torna a leitura mais rápida e tranquila.
Apesar de não ser nem de perto meu livro nacional favorito, recomendo a leitura.

Breno 29/09/2022

Um ótimo livro do período pré modernista do Brasil. Faz uma crítica perfeita ao ufanismo ingênuo, contém personagens extremamente interessantes e uma ambientação sensacional no Rio de Janeiro

Cássia 27/03/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Um livro difícil de ler na minha opinião, porém uma bela obra que nos mostra como é rica a literatura nacional.

Brasil Vermelho 19/06/2020

Torto, chato e cansativo
Começo legal, empolgante. Me pegou no no começo, queria saber como seria esse fim triste do Policarpo Quaresma.

Avançou até a metade do livro de forma legal, deu pra acompanhar. Entrei na história do livro, boa imersão.

Do meio pra frente me perdeu. Ficou chato, arrastado, mas continuei a leitura. Ali pra 70% já era. Aí que chato.

Começou a ficar chato com força, perdeu a história legal, fugiu dos assuntos. Aparece personagem do nada que dura algumas páginas. O Quaresma já não é mais o principal.

Fica tão chato que não dá mais pra prestar atenção, tem que forçar à leitura. Tive que forçar continuar. Muito cansativo.
Samuel.Mendes 03/07/2020minha estante
Concordo com você porém, para a parte de Imenia emersão foi recuperada dando para chega ate fim.

anaclaraleitegomes 11/11/2022

O último patriota do Brasil ??
No contexto histórico da obra temos:
?1° República
?Várias revoltas populares acontecendo
?Brigas entre positivistas e jacobinos.
?Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
Lima Barreto escreve esse livro em um grande momento de decepção no Brasil
?Há uma forte crítica à República e ao patriotismo de uma maneira geral
?Há várias outras críticas nesse livro, até a pessoas que gostam de ler...
?Tem momentos muito engraçados
?Gostei bastante desse livro, mas é bem triste, o final principalmente
?Lerei mais livros do Lima Barreto. Não sei se primeiro virá: "Clara dos anjos" ou "O homem que sabia javanês"
?Boa leitura

matheustir 04/04/2021

Mais pensamento e menos Fla x Flus
O triste fim de policarpo Quaresma aborda com sutileza e maestria, a partir de uma história cotidiana e atemporal, como a sociedade brasileira é movida por paixões. Essa ideia torna-se mais límpida com a leitura da obra, que tenta abrir os olhos do leitor aos danos, individuais e coletivos, causados por esse comportamento. Em tempos sombrios, de paixões acaloradas e "Fla x Flus" políticos esse livro é um tijolo fundamental na construção de bases mais sólidas, tão necessárias para a sociedade brasileira.

Bruna Gomes 02/11/2022

O Brasil pode ser salvo? Policarpo Quaresma tentou
Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, visionário e atento ao seu tempo, deu vida ao Major Policarpo, um verdadeiro patriota e idealista.

Completamente dominado pela ideia de que o Brasil é um país acolhedor e amável, com terras fartas e culturalmente rico, Policarpo faz questão de exaltar e trabalhar arduamente para transformar o país na melhor nação que há.

O livro é divido em três partes, cada parte mostra Policarpo tentando ascender a chama do patriotismo nas pessoas em determinada área. Seu ponto de partida é pela cultura.
Sua missão, a principio, é salvar o país por uma reforma cultural, dá tudo errado mas ele não desiste e vai para a próxima ideia, uma reforma agrícola, nisso se vê envolvido em mesquinharias politicas e, aí sim pensou ele, minha missão é mudar a política, coitado, mal sabia no vespeiro que ia se meter e, bem.. o próprio título do livro já diz o que acontece, Policarpo acaba tendo um triste fim.

O livro ainda critica, de uma forma muito delicada, o modo como a sociedade trata a mulher como apenas um objeto, um bibelô, onde toda sua existência tende para o casamento. Dá pra perceber o apelo do autor para que as mulheres estudem, preencham sua vida com outro objetivos, que elas busquem um sentido para além do casamento.

Em resumo: Lima Barreto é uma metralhadora de critica, ninguém se salva, nem o Brasil.

mappemonde 30/03/2021

Uma agradável surpresa
Comecei a ler Triste Fim de Policarpo Quaresma sem muita expectativa, uma vez que este foi meu primeiro contato com a obra de Lima Barreto. No geral, os clássicos nacionais sempre foram desafiantes para mim, pois só os lia quando eram leituras obrigatórias na escola ou no vestibular. Leituras morosas, sem a devida mediação, que na época, não me diziam nada. Hoje, adulta, busco fazer as pazes com a literatura brasileira e ler Lima Barreto, sem dúvida, foi um estímulo imenso.

A escrita do autor é uma delícia e a ironia que permeia a história é de fazer qualquer leitora contemporânea rir muito. Enquanto lia Triste Fim, pensava na genialidade de Lima Barreto e o quanto estava curiosa para conhecer mais sobre ele.

Os textos de apoio desta edição são essenciais para mergulhar mais fundo na história (do livro e do Brasil). Ainda nestes textos foi possível compreender os motivos pelos quais meu contato com o autor
se deu tão tarde... Mas disso tiro a missão de recomendar essa leitura a quem quer eu conheça. Leiam Lima Barreto!!!

Luan 13/07/2020

Um bom livro, esperava um pouco mais do final, mas acho que retrata bem a realidade da epoca em que a história foi escrita.

Andre.Nascimento 30/07/2020

O lado oculto do patriotismo
A história de Policarpo Quaresma é atemporal e capta a essência de um mito injustamente romantizado, o patriotismo. A escrita de Lima Barreto é salpicada de ironias e críticas ferrenhas.

Beto 18/03/2023

Que decepção! Esperava bastante desse livro e infelizmente não entregou nada. Não gostei da escrita, da história ou dos personagens. No final até que melhorou um pouco mas não o suficiente pra que mudasse minha opinião sobre a obra.

Beto | @beto_anderson 06/04/2023

Queria poder dar uma nota maior para o romance, porque gosto muito da escrita e do tom crítico do Lima Barreto. mas a leitura de Policarpo Quaresma não me conquistou muito. Demorei bastante para terminar, achei a história um pouco chata, apesar da relevância das críticas feitas pelo autor. Quero dar outra chance para o livro em outro momento.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/