Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

duda :) 12/03/2021

Realmente triste
Esse livro é um clássico e muito bem desenvolvido, a história é cheia de críticas sociais que te deixam reflexivas, com críticas que servem até para os dias de hoje.
Os melhores livros são assim, conseguem superar o tempo e permanecerem presentes até a atualidade.
Pode ser uma escrita difícil, mas que vale a pena é realmente triste o fim de policarpo quaresma e ao mesmo tempo irônico como a grande ideologia dele recheada de tanto amor (patriotismo) o leva ao seu triste fim.

Thai 14/03/2021

3 estrelas
Li esse livro por necessidade não exatamente por vontade. Era o que eu esperava e ao mesmo tempo não era. Achei a escrita um pouco maçante e me deu sono em muitas partes mas a trajetória do livro foi legal de acompanhar e até dei umas risadas de vez em quando. As críticas sociais foram excelentes e muitas, infelizmente, ainda são válidas nos dias de hoje. Apesar de estar bem longe de ser um livro que eu adorei foi uma leitura muito enriquecedora.

camillys 08/06/2021

-faz críticas boas
-continua sendo atual
-capítulos demorados
-nao gostei do final
-o policarpo é mt ???

mappemonde 30/03/2021

Uma agradável surpresa
Comecei a ler Triste Fim de Policarpo Quaresma sem muita expectativa, uma vez que este foi meu primeiro contato com a obra de Lima Barreto. No geral, os clássicos nacionais sempre foram desafiantes para mim, pois só os lia quando eram leituras obrigatórias na escola ou no vestibular. Leituras morosas, sem a devida mediação, que na época, não me diziam nada. Hoje, adulta, busco fazer as pazes com a literatura brasileira e ler Lima Barreto, sem dúvida, foi um estímulo imenso.

A escrita do autor é uma delícia e a ironia que permeia a história é de fazer qualquer leitora contemporânea rir muito. Enquanto lia Triste Fim, pensava na genialidade de Lima Barreto e o quanto estava curiosa para conhecer mais sobre ele.

Os textos de apoio desta edição são essenciais para mergulhar mais fundo na história (do livro e do Brasil). Ainda nestes textos foi possível compreender os motivos pelos quais meu contato com o autor
se deu tão tarde... Mas disso tiro a missão de recomendar essa leitura a quem quer eu conheça. Leiam Lima Barreto!!!

ju 14/12/2021

?Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."

Ameeei a história do livro e o jeito que os personagens foram apresentados e tudo fica melhor ainda quando se conhece bem qual o contexto histórico da obra.
Não esperava por esse final, realmente foi triste. Senti pena do Policarpo em diversos momentos do livro mas as ultimas paginas doeram no coração?
O único ponto negativo foi que achei meio lento e arrastado de ler, mas isso por causa da linguagem bem mais culta da época então no geral foi um livro muito bom.

Andre.Nascimento 30/07/2020

O lado oculto do patriotismo
A história de Policarpo Quaresma é atemporal e capta a essência de um mito injustamente romantizado, o patriotismo. A escrita de Lima Barreto é salpicada de ironias e críticas ferrenhas.

Clarinha 25/03/2021

Um triste fim
Triste Fim de Policarpo Quaresma, apesar do ano que foi escrito, permanece atual. Ao perceber no romance as enormes críticas adotadas por Lima Barreto, é possível traçar relações e contrastes ainda vistos no nosso cenário atual do país, um Brasil tomado de aparências e também de corrupção, violento e, acima de tudo, preconceituoso. Confesso que a leitura tornou-se muito cansativa durante alguns períodos e me deu muita vontade de abandonar, mas vejo o quão necessário esse livro é, afinal Lima Barreto tinha jeito com as palavras e via a sociedade como ela realmente era/é, coisa de se admirar devido à época, além de destacar a figura da mulher e falar sobre o racismo e a discriminação existente. e viva Lima Barreto!

Cássia 27/03/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Um livro difícil de ler na minha opinião, porém uma bela obra que nos mostra como é rica a literatura nacional.

matheustir 04/04/2021

Mais pensamento e menos Fla x Flus
O triste fim de policarpo Quaresma aborda com sutileza e maestria, a partir de uma história cotidiana e atemporal, como a sociedade brasileira é movida por paixões. Essa ideia torna-se mais límpida com a leitura da obra, que tenta abrir os olhos do leitor aos danos, individuais e coletivos, causados por esse comportamento. Em tempos sombrios, de paixões acaloradas e "Fla x Flus" políticos esse livro é um tijolo fundamental na construção de bases mais sólidas, tão necessárias para a sociedade brasileira.

Breno 29/09/2022

Um ótimo livro do período pré modernista do Brasil. Faz uma crítica perfeita ao ufanismo ingênuo, contém personagens extremamente interessantes e uma ambientação sensacional no Rio de Janeiro

Júlia 26/08/2022

Meio estranho
A leitura fluiu relativamente bem, mas a história tem uns saltos do nada e você já não sabe mais o que estava acontecendo e fica perdido. O final foi meio ruim também, meia boca. Não acho que recomendo esse livro.

Jhully 06/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Criei muita expectativa, as expectativas estavam sendo atendidas durante a narrativa e elas foram destruídas no final. Uma pena, criei uma história diferente na cabeça para o final?
Mas livro clássico e nacional, é sempre um prazer e aquisição de informações e conteúdos.

Luan 13/07/2020

Um bom livro, esperava um pouco mais do final, mas acho que retrata bem a realidade da epoca em que a história foi escrita.

stigmasg 07/04/2021

No começo achei chato, foi difícil continuar a leitura mas tem muitas partes interessantes, faz boas críticas.