Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Fraoliveira180 29/01/2021

Patriocamente triste
Policarpo Quaresma sem dúvidas, é o maior amante da cultura nacional, que vai desde de meio geográfico ao antropológico.
sem sombra de dúvidas o autor vai fazer uma pesada crítica à sociedade em virtude de ações que ainda hoje contemporâneas.
Por conta do egoísmo humano, veremos o destino do bem-humorado e patriótico Major Quaresma.

Duda 20/01/2022

O triste fim de Policarpo Quaresma
Que leitura incrível! Esse foi meu primeiro contato com Lima Barreto, e amei. Policarpo só queria valorizar as coisas boas da nossa terra, e ninguém conseguiu entender. Essa edição é muito linda e os textos extras são excelentes.

price; 28/03/2022

Uma boa leitura.
Li o livro para realizar um trabalho e curti bastante a história escrita por Lima Barreto. Lendo a história de Policarpo Quaresma, pude perceber ainda mais o quão preconceituosa a sociedade pode ser com aquele que é meramente diferente dos "padrões" impostos por determinada época.

Com Policarpo, Lima Barreto conseguiu expor o preconceito e também o endeusamento daquilo que é de fora, ignorando completamente aquilo que é puramente brasileiro, aquilo que é coisa nossa.

Foi uma boa experiência e futuramente espero ler mais obras desse importante autor!

Fraoliveira180 03/05/2022

Uma crítica pesada ao estado de coisas de uma época
Livro gira em volta da vida de Policarpo Quaresma, um trabalhador público que vai se meter em diversas enrascada devido aos seus "achismo" patrióticos.
Marcinhow 03/05/2022minha estante
Escrito há tanto tempo, mas dialoga de forma muito direta com os tempos atuais, de ufanistas sem base.

Fraoliveira180 03/05/2022minha estante
Deveras meu caro kkkkkkkkkk

Clara 14/08/2021

Policarpo Quaresma
Fiquei chocada o tanto que eu achei uma leitura leve. Não estava animada pra ler esse livro e nem achava que ia gostar. Mas gostei.

Tainara 08/11/2023

Já li esse livro há muitos anos atrás, porém não lembrava de quase nada kkkk enfim, foi uma experiência boa, tive dificuldade de ler em uns momentos mas sinto que é um livro mega importante que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. é o tipo de livro que faz vc refletir do começo ao fim, muito bom!

Marcinhow 28/06/2021

Surpreendente
Sim, nunca havia lido um romance de Lima Barreto, apenas contos, e me surpreendi com a escrita do autor, e com a história do livro também, não esperava por uma narrativa cheia de mensagens atuais nas entrelinhas, principalmente pro momento em que estamos vivendo, quem não leu, leia, quem já leu, releia.

Dudallira 05/02/2023

Um triste fim...
Este livro é uma obra prima brasileira.
Fala sobre um patriota que praticamente sua vida toda passou a estudar e a defender as terras brasileiras,cujo acreditava muito que o Brasil iria sofrer uma melhora(que seu único erro foi amar o Brasil demais).
Esse livro consegue nos dar uma boa ideia de como era a sociedade e seus costumes durante o final do século XIX.

poly 30/04/2024

Cara, que livro.
Uma das poucas obras que eu li por obrigação e genuinamente gostei. Os personagens são incríveis e você quer sempre saber mais sobre eles. As críticas foram tão bem feitas que às vezes eu demorava páginas para entender o que o autor estava tentando dizer (pq o cara foi muito sutil), mas na maior parte do tempo foi tapa na cara e eu AMEI. Só não dei 5 estrelas pq alguns capítulos foram muito longos e eu achei que não precisava. (Mas quem sou eu para questionar o homem, né? Pq Lima Barreto... você ainda é o momento.)

Pedro.Machado 18/04/2021

... O visionário
"Debruçado na varanda, Quaresma ficou a vê-lo montar no seu pequeno castanho, luzidio de suor, gordo e vivo. O escrivão afastou-se, desapareceu na estrada e o major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante."

clara67 21/10/2022

Coitadinho
Realmente um triste fim pro mlk.

Eu gostei do livro, foi recomendação da professora de português, mas foi bom esse contato com outras leituras.
So achei umas palavras difíceis no livrokkkj mas ainda da pra entender

E as ilustraçoes sao lindaaass

Bárbara_22 21/01/2023

Tive que ler por causa da escola, eu não entendi nada do livro demorei meses pra terminar de ler, fiz primeiro a prova e depois de 2 meses consegui terminar o livro, odiei, péssima experiência
Luís Henrique 21/01/2023minha estante
Então....essas literaturas arcaicas não incentivam os jovem ao hábito da leitura. Pelo contrário, a pessoa cria ranço, ódio e foge dos livros.
Esse é um livro pra estudiosos ou leitores habituados a esse tipo de literatura. Foi por conta de livros como esse na minha fase de estudantil que me levou a demorar anos pra criar o hábito de ler.

Luís Henrique 21/01/2023minha estante
Desculpe os erros gramaticais acima, meu corretor ortográfico mais atrapalha do que ajuda kkkkk

Tiago 13/06/2021

Esperava mais
Achei uma leitura meio cansativa. Acabei demorando mais do que eu esperava para finalizar o livro. Estou começando agora, mas acredito que a descrição de alguns personagens foi bastante rasa, o que acabou por confundir em alguns momentos, sem saber a quem o autor se referia. No mais, ótima crítica a diversos problemas do Brasil desde a época de Floriano.