Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

victor.victor.victor 01/11/2023

Cheio de conteúdo
//Adicionando duas leituras que "não completei", mas que li a maior parte (e quando cheguei no final simplesmente não consegui mais ler)//

Pulei os olhos pelas últimas 40 páginas, porque a parte final foi muito chata pra mim. O resto foi legal. Não me marcou muito, achei alguns personagens chatos (Ismênia, Ricardo, Olga, os militares lá...), mas o Quaresma em si é bem interessante.

Ele é um patriota, mas não do tipo que se vê hoje em dia (que diz amar o Brasil, mas é obcecado mesmo pelos Estados Unidos). Na loucura dele, é até bem simpático.

lo 18/07/2021

senti que não me conectei com a história, talvez seja pq não gostei ou fui indiferente a maioria dos personagens. os únicos que de fato me interessaram foi a ismênia e a olga. entretanto, achei criativa a forma como a crítica a nova república foi feita, pontos por isso

yvnvitx 14/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
O livro trata dos azares de um nacionalista idealista, que é obcecado pelo Brasil e pela cultura brasileira.

Quaresma, que dá nome ao livro, trnta de três maneiras servir o seu país e salvar o Brasil: por meio da língua, da agricultura e do serviço militar, porém vê todas essas tentativas frustradas e ridicularizadas, seja pelo povo, pela terra ou pelo governo de nosso país.

Além de ser uma profunda reflexão sobre os problemas do Brasil e de sua gente, esse clássico do pré-modernismo é um alerta aos idealistas, e traz a lição de que nem sempre convém aplicar valores de perfeição em um mundo cheio de pessoas e instituições falhas.

Mariannah 20/06/2021

Clássico atual
Comecei a leitura achando que seria o típico livro de vestibular, mas logo no começo já amei.

O livro é um clássico, e como dito por Ítalo Calvino: ?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer?.

Infelizmente, o Brasil dessa história não é muito diferente do atual. Com certeza ainda temos muito o que aprender com ele?

Camila.Szabo 23/12/2021

Antigo e atual
Me surpreendi em como gostei de reler este livro. Li a primeira vez lá no ensino médio, muitos anos atrás e acabei me interessando em reler com uma leitura coletiva.
Lima Barreto tem uma escrita crítica e um pouco debochada. Os temas são assustadoramente atuais, guardadas as proporções, principalmente a superficialidade em que são tratados pelo Policarpo os problemas do país e o patriotismo exagerado que o faz meter os pés pelas mãos.
Em certos momentos senti dó do nosso protagonista por sua ingenuidade e por sua perseverança em perseguir a própria ilusão.
Só não dei uma nota maior pq em alguns momentos senti um pouco arrastado, mas super vale a pena.

Rayza.Figueiredo 22/12/2021

Deveras um Triste Fim
?Além do que, penso que todo este meu sacrifício tem sido inútil. Tudo o que nele pus de pensamento não foi atingido; e o sangue que derramei, e o sofrimento que vou sofrer toda a vida, foram empregados, foram gastos, foram estragados, foram vilipendiados e desmoralizados em prol de uma tolice política qualquer??

Policarpo Quaresma, foi o homem/personagem mais patriota de nossa nação; e foi exatamente isso que o levou a seu triste fim.

vamos às partes boas kkk

O livro faz várias críticas sociais sobre:
Casamento como um DEVER, onde a mulher se sentia obrigada a casar como um propósito na vida e uma satisfação; a mulher que não casava, às vezes enlouquecia por pensar que não tinha mais nenhuma utilidade.
Loucura (inclusive Lima Barreto foi acometido por um mal psicológico e passou uma temporada num hospício; às partes que ele retrata a loucura, são vívidas e muito bem descritas);
temos também criticas ao Racismo, preconceito étnico, preconceito com musicistas; falou sobre a pobreza nas favelas do RJ; a desigualdade social; o descaso eteeeerno dos líderes de estado com o povo e as condições em que vivem; falou dos impostos que matam o pequeno agricultor e destroem sonhos simples; e claro, o centro do livro: o patriotismo fanático que literalmente mata.

*ALERTA SPOILER* Policarpo teve seu triste fim por meio de execução por fuzilamento, tendo sido considerado traidor por ser um Visionário.

Zuarete 23/04/2023

...
Finalmente tive o prazer de descobrir porque esse livro é uma classico, pois retrata com precisão o Brasil e a angustia do povo.

Letícia 29/11/2020

"A sensação era de fadiga, não física, mas moral e intelectual. Tinha vontade de não mais pensar, de não mais amar; queria, contudo, viver por prazer físico, pela sensação material pura e simples de viver."

Lusia.Nicolino 01/11/2022

O sonho dele continua válido
O que você leu na adolescência, para trabalhos escolares, ainda lê sob a mesma perspectiva? Acredito que não. Eu leio tanto, com indicações e descobertas de tantas fontes diferentes, que de vez em quando preciso de uma pausa. Essas pausas são ótimas para releitura de clássicos da nossa literatura. E O triste fim cumpre bem esse papel. Uma volta aos costumes do Rio de Janeiro de outros tempos – da desconfiança em relação ao violão – tão popular e quase indigno instrumento! Policarpo, do alto de sua biblioteca, alimenta o seu nacionalismo, o seu amor pela pátria – e até enlouquece – nosso Dom Quixote. Tem sonhos em relação a mudanças políticas, a agricultura, um país tão rico e tão mal administrado. O sonho dele continua válido e nós continuamos enlouquecendo! Mas vale a leitura!

Quote: "Nunca sofrera críticas, nunca se atirou à publicidade, vivia imerso no seu sonho, incubado e mantido vivo pelo calor dos seus livros. Fora deles, ele não conhecia ninguém; e, com as pessoas com quem falava, trocava pequenas banalidades, ditos de todo dia, coisas com que a sua alma e o seu coração nada tinham que ver."

Camila.Santana 08/04/2021

Mais um pra conta ?
No começo eu achei divertido essa visão patriota dele mas com isso ele acabou vivendo experiências frustrantes e por conta disso se leva ao desfecho final , e velho no livro que eu comprei tem 200 páginas e pelo Scooby tem 263 eu acho ,e agr realmente estou com medo de não ter terminado daquele jeito .
Nicole886 22/04/2021minha estante
O número de páginas varia com as edições, as vezes a fonte muda ou até mesmo palavras ai fica diferente, tem edições que tem agradecimentos outras não ou até uns que começam com relatos de gente que leu o livro

Camila.Santana 23/04/2021minha estante
Puts entendi , obrigada amiga

Siliane.Ferrari 13/12/2020

Um patriota apaixonado
Policarpo Quaresma era um patriota apaixonado pelo Brasil. Leu todos os livros sobre o país, decorou o nome e história dos principais heróis, sabia todos os costumes, não usava nada que não fosse brasileiro. Porém, no passar dos anos teve muitas decepções e teve um triste fim.

Leitura rápida e agradável.

Lucas Felpi 02/06/2020

Um dos melhores reflexos da realidade brasileira. A sátira sobre um homem coitado bem-intencionado que termina em tragédia (como diz seu titulo) constitui a crítica que Lima Barreto faz à dificuldade brasileira em resolver seus problemas de base: na cultura, na agricultura, na guerra. Uma obra histórica que se mantém pertinente e atual.

Teu 21/04/2021

Um patriota autêntico!
Ah, Quaresma! Tu amastes o Brasil como mais ninguém! Fostes ele o seu maior amor, a sua maior fonte de inspiração e o orgulho que tinhas de ser seu habitante era imensurável.
Nesta viagem ao final do século XIX, no governo do presidente Floriano Peixoto, presenciamos o descaso, a corrupção extrema, o patriarcalismo e muitos defeitos de uma sociedade que infelizmente são visíveis até os dias de hoje. Portanto, uma das maiores obras do Pré-Modernismo brasileiro, "Triste Fim de Policarpo Quaresma" é um desses livros atemporais e bastante atuais em decorrência dos problemas e das denúncias sociais que faz. Viva Lima Barreto!

Rebeca Paiva 21/04/2021

Ai a preguiça que eu senti lendo esse livro é indescritível...Um saco.Mas como é clássico não posso reclamar,certo??kkkkkkkk. Pulei várias coisas