Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Bruno 09/07/2022

Clóvis, de um lado, um dos maiores palestrantes em filosofia da atualidade. Se você tiver a sorte de, ao ler suas palavras, permitir deixar sua voz ecoar em sua cabeça, a leitura é uma imersão em um universo de diálogo próprio do autor. Clóvis não escreve tão bem quanto fala. Talvez, porque fale tão bem, a tinta não seja capaz de passar sua emoção, marca registrada do filósofo.
Do outro lado, Pedro Calabrz. Um pato: anda, nada e voa, mas não faz nenhum dos 3 direito. Graduado em marketing e propaganda e mestre em comunicação e práticas de consumo. Fez um doutorado em neuroeconomia e saúde menta e voilá: virou neurocientista.
Neurocientista, o coach da academia. Não é neurologista ou neurocirurgião, nem médico é. Não é psicólogo. Não é neurofisiologista. Biologo especialista? Não. É alguém que diz estudar o cérebro. Não é um título, é uma propaganda. Disso o autor entende.
Da dupla, no fim das contas, uma pitada de filosofia, biologia e auto-ajuda. A mistura resulta em Em Busca de Nós Mesmos.
Miraram em Sapiens (brilhante, de Harari), acertaram a bancada de auto-ajuda. Esperava mais ao ler o nome do prof. Clóvis na capa.

Josué 11/02/2022

Em Busca de Nós Mesmos
Conheci esse livro pelo trabalho do Pedro Calabrez no YouTube, eu tenha uma grande espectativa sobre esse livro. Bom, com toda certeza não estou nem um pouco desapontado. Está simplesmente incrível, na verdade acho até melhor do que eu esperava.
Na minha resenha sobre As 5 Linguagens do Amor comentei que as vezes as pessoas podem ser arrogantes sobre assuntos que acreditam entender, mas que realmente não procuram saber disso. Também comentei que eu também já cometi esse erro, acho que todos já cometeram uma vez ou outra. Meu encontro com o trabalho do Calabrez foi o que mais atingiu a minha vida positivamente até agora, e foi aqui que eu relamente comecei a perceber que eu não tinha muita propriedade sobre o que falava. Olhando pra trás agora era até comicamente ridículo.
Esse livro é uma parte desse trabalho, e Cloves de Barros Filho também é um grande autor. As reflexões desse livro são muito incríveis e reformadoras para nossas mentes, e, sem dúvida, engandecem e expendem a visão de todos os que lêem. Cumpre maravilhosamente seu propósito. Vale super a pena e eu recomendo.

gxavier0 27/04/2022

Uma busca diária, a busca para nos conhecermos melhor
Se você começou a ler esse livro e está pensando em desistir, não faça isso.
Livro leve e de fácil leitura, mas com muitos conceitos e teorias muito bem debatidos pelos autores. Clóvis e Pedro estão de parabéns!
O livro é dividido em três partes, tratando diretamente da origem do cosmos, sua formação, como o ser humano se viu e vê frente a esse infinito universo.
Traz inclusive como as primeiras civilizações se viam diante do cosmos, como isso foi evoluindo no decorrer dos anos. Uma abordagem filosófica bem instigante.
O ultimo capitulo nos convida a analises sobre amor, paixão, poder, liberdade e felicidade.
Recomendo! A busca por nós mesmos é uma atividade diária, incansável.
Se você sequer pensou em ler esse livro, já esta nesse caminho...

Julio310 12/05/2023

Confesso que não sou o maior fã da leitura filosófica, mas tenho um apreço pelo professor Clóvis, que em conjunto com Pedro Calabrez trouxeram diversas curiosidades e ensinamentos da neurociência para com a vida.

Nakira 13/03/2018

Maravilhoso
Livro denso, mas de leitura fácil, questões para ser refletidas, ele te dá as informações e você escolhe a resposta, perfeito.

Ivanildo16 05/01/2022

Uma busca contínua
O livro é muito bom. Liguagem clara e objetiva. Um bate papo bem natural da ciência com a filosofia. Fazendo você refletir sobre muitos aspectos da vida.

Geo 23/10/2021

Não é mais um livro de autoajuda
Pra mim as melhores partes são as que o Pedro Calabrez escreveu. Ele traz um apanhado de argumentos pautados em estudos científicos, não é apenas algo que ele achou interessante e resolveu compartilhar, mas é a ciência explicando o nosso comportamento e o que podemos melhorar. Não gostei muito da parte da filosofia, achei o escritor muito debochado, menos as vezes é mais.

Vando 17/05/2021

Livro incrível , aborda temas profundos na perspectiva da filosofia e nourociência , leitura instigante como uma forma de diálogo entre o Clóvis e o Pedro , intelectuais admiráveis!!!

Onyxia 28/12/2022

Estoicismo
O livro é bem didático. A maneira que é abordado com exemplos atuais e o linguajar fácil é possível compreender a ideia desde do estoicismo, passando por Ulisses, alguns estudos abordados e o melhor; como o livro é separado por partes de fala, intercalando entre o Clóvis e o Pedro, enquanto eu lia era como se eu ouvisse as vozes de ambos hauahaua.
Muito bom o livro!

Jean Ramos 19/09/2020

Mais uma leitura concluída! ???
Livro incrível sobre a vida, autoconhecimento, relações, felicidade, ciência e filosofia!! Super recomendo.

Keigo.Kawagoe 31/08/2020

Comentário
Conheço o trabalho do prof. Pedro Calabrez e do prof. Clóvis de Barros desde a descoberta da minha paixão pela filosofia e neurociências.

Imagino que muitos que consomem insanamente os vídeos do prof. Calabrez perceberá uma semelhança nos exemplos que ele utiliza nos vídeos dentro do livro, mas, não quero dizer que isso seja uma crítica negativa (muito pelo contrário, pois, são exemplos universais e de fácil entendimento para qualquer leitor).

Gostaria de esclarecer que a maneira como o debate é conduzido entre os dois autores é extremamente rico em conteúdo teórico sem deixar o leitor entediado.

Sendo assim, seria interessante que os leitores separassem um marca texto para que pudessem voltar a revisar as partes teóricas para definitivamente aprender.

Le 29/04/2020

Puxa! que diálogo gostoso de acompanhar. Clóvis e Calabrez de forma prazerosa convidam o leitor, se não a aprofundar, pelo menos a pensar um pouco sobre grandes questões que envolvem a existência humana.
A cada tema os autores apresentam perspectivas passadas e desenvolvem a narrativa buscando inquietar o leitor, e ao final deixam a bola quicando para que este desenvolva a sua própria reflexão.

mateusagroecologia 15/12/2019

Autoconhecimento é a essência de qualquer desenvolvimento pessoal
O livro traz referências sobre as questões filosóficas e psicológicas da humanidade, retratado pelos professores Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez de maneira didática e tenra para quem não tem/teve prática de leitura sob tais áreas do conhecimento humano ou para quem busca aprofundar-se nos temas.

Um verdadeiro diálogo entre dois grandes pensadores contemporâneos e entre tantos outros cientistas e pensadores da história da humanidade.

Na parte 1 - A Realidade - os professores trazem questionamentos como: o que é a realidade? O que é o mundo? O que é a mente? Tais questões demonstram-se essenciais para a compreensão sobre a realidade e suas perspectivas.

Na parte 2 - O cosmos e a vida humana - são apresentadas temas e questões sobre a morte e a sua ilusão nos dias atuais, Deus, cérebro, humanidade e as mudanças na história do pensamento, universos e suas complexidades. Bastante provocativas!

Na parte 3 - Viver e Conviver - reflexões sobre o amor e a paixão, liberdade, poder e a felicidade, tanto da perspectivas filosóficas como também da neurociência e psicologia. Tal interdisciplinaridade deixa a leitura bastante intrigante e interessante!

Vale a pena buscar aprofundar-se nos assuntos abordados para que possamos compreender e lidar, de maneira efetiva e mais eficaz, sobre a experiência e a vivência humana.

Josenildo 13/03/2019

É só a ponta do Iceberg
Chega um período da vida, em que muitos questionamentos surgem em nossa mente, quem somos? de onde viemos? para onde vamos?
E por aí vai...
Perguntas que somente nós, podemos responder.
O livro aborda questões humanas e reflexivas, que nos faz pensar.

A informação é absorvida, porém o que experenciamos deve ser levado em conta, uma vez que cada ser, enxerga o mundo por um ângulo diferente.

Mergulhei mais ainda no meu eu, mas a busca ainda continua.

Conteúdo rico, que flui maravilhosamente bem, tirando algumas expressões que pra mim, são desnecessárias.

Da pra passar uns dias numa boa lendo, . Mas não chega a ser totalmente diferente da maioria dos contextos que existem por aí.
Enfim,
Desperte a fagulha, para incendiar sua mente, expanda, não se apegue, transcenda!

Catherine.Alves 09/03/2023

Nos leva a ter muitos insights sobre a vida.
Porém, a leitura é muito cansativa.
Tinha uma perspectiva diferente com o livro, mas ao ler as páginas, a proposta foi totalmente outra.