Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Erivaldo21 12/08/2021

Grandes Lições
Escrito por Clóvis de Barros e Pedro Alvarez grandes nomes intelectuais do país é uma obra de indagações e reflexões baseadas na ciência e filosofia e traz ensinamentos dos grandes pensadores do mundo a respeito dos principais questionamentos da vida. Em forma de diálogo entre os dois autores falam da grande busca do ser humano pelo sentido da sua vida ou da sua existência. Apesar das grandes lições dos pensadores e cientistas, gostei principalmente porque expõe a necessidade de viver o hoje, de aproveitar a vida no presente, de tornar a vida feliz no instante que estamos aqui ainda vivendo. Recomendo também por abrir a mente a novas possibilidades de ver o mundo, nova maneira de conceber o que é o mundo.

Rebeca 06/11/2020

O pensamento como produto da história do homem
Através dos capítulos os professores alternam-se para explicar seja pelo pensamento filosófico, seja pela ciência moderna da neurologia, as causas de sermos como somos. Por quê não conseguimos fazer dieta, procratinamos, nos apaixonamos e vários outros assuntos ligados por ambas as linhas de pensamento; desde os antigos gregos até Hawkins.
De modo generalizado ou individual, é uma leitura indispensável para quem que entender um pouquinho mais as atitudes alheias e as suas próprias.

Danilo 30/06/2022

Em Busca de nós mesmos
Um livro para quem quer mergulhar na busca de si, em parceria com a filosofia e a neurociência,ou se preferir,se colocando na posição de alguém que atenciosamente presencia um diálogo entre duas pessoas sábias,tomando uma xícara de café ou de chá,no intuito de absorver o máximo de informações para serem anexadas as suas próprias "convicções".

Uma dessas pessoas é um neurocientista (Pedro Calabrez),o outro, um filósofo (Clóvis de Barros Filho), trazendo grandes provocações, o que faz com que cada um leia e crie os seus próprios pensamentos e devaneios sobre os temas,tudo isso de uma maneira simples e descontraída.

Uma conversa enriquecedora,um incrível diálogo, que irá discutir temas complexos,mas de uma forma bem ?descomplicada?,apresentando uma leitura de fácil assimilação, porém, para acompanhar toda linha de raciocínio é necessário de um tempo para digerir, o que pede bastante atenção.

Nos primeiros capítulos iremos passear pela origem da vida, destino, sentido da nossa existência, origem do cosmos, sua formação, como o ser humano se viu e vê frente a esse infinito universo, dentre outras nuances, com muitos conceitos e teorias muito bem debatidos pelos autores.
Esse dito passeio estará repleto de referências,sejam elas filosóficas, químicas, físicas ou biológicas, nos proporcionando acompanhar a evolução dos paradigmas em diversas áreas do saber ao longo da história da humanidade, desde os antigos gregos até Hawkins.

A partir daí, à medida que a leitura vai fluindo, somos convidados a analisar o amor, a paixão, o poder, a liberdade, e por fim, a felicidade,o que irá te oferecer um novo olhar para a vida.

Quer aprender mais sobre você, sobre a sociedade, sobre sentimentos, comportamentos ou ideologias?esse é o livro!

Robson58 01/03/2023

Quase um manual de cosmologia
Excelente livro!!! Eu comprei achando que era algo tipo alto ajuda, mas o livro é totalmente de filosofia. Dois filósofos brasileiros contemporâneos, Clovis de Barros e Pedro Calabrez, discorrem sobre temas diversos envolvendo filosofia, física ética e astrologia. Temas que vão desde o sentido da vida, a origem do universo, Deus, poder, morte....
O texto trás questões bem interessantes além de ser rico em mitologia grega que ilustra oportunamente os temas propostas. Super recomendo!

brunamotta 03/10/2021

Leve e descontraído
Apesar de ser um livro de filosofia, achei ele bem leve e descontraído, algo mais voltado pro dia a dia mesmo, mais prático, e divertido de ler.

Isa 07/03/2023

EM BUSCA DE NÓS MESMOS
"A morte é inevitável. O caminho que trilharemos até lá, nem tanto. Nossas escolhas esculpem um cérebro melhor ou pior para suportar o amadurecimento e os anos que se passam. Podemos viver - e morrer - com um pouco mais de saúde. Um pouco mais de dignidade e liberdade. Afinal, doenças aprisionam. Tolhem a vida e a possibilidade de ser aquilo que desejamos.
Mas a morte, ela mesma, é difícil. O que dizer sobre ela? O cérebro deixa de funcionar. Não há mais atividade neuronal.
Confesso: a morte me apavora. É meu maior medo. Por isso, busco viver. Por isso, a filosofia."

Bruno Marques 23/07/2021

livro de facil compreensão apesar de tratar de conceitos mais dificeis. Um "debate" muito interessante entre filosofia e neurociencia explicando questões complexas e antigas da humanidade.

Thais645 22/10/2022

É uma aula de Filosofia, sobre a mitologia grega, Teogonia, passa por Platão, pelo cosmos de Aristóteles, pelo pensamento dos estóicos e tantos outros.

Allyson Luan 08/02/2022

EM BUSCA DE NÓS MESMOS
Sou suspeito em comentar obras do Professor Clóvis de Barros Filho, haja vista minha admiração sobre esse estupendo pensador contemporâneo.

O Prof. Clóvis, conjuntamente com o Prof. Pedro Calabrez, escreveram essa obra interessantíssima.

São abordados temas sobre felicidade, poder, liberdade, amor e paixão, imortalidade, Deus, morte, etc.

"De um lado, é importante olhar para o passado e enxergar conquistas, olhar para o futuro e enxergar objetivos, olhar para a vida de maneira geral e enxergar significado" (autores).

Boa leitura! ?

Naclara 04/06/2021

Em busca de nós mesmos
Que livro bom! De fácil entendimento e que ensina muito! Adorei essa leitura, e conheço que que alguns capítulos eu estava com um caderno e uma caneta fazendo resumos kkk

Ele nos convida a refletir sobre a vida e até além dela, falando sobre o cosmos, grandes pensadores, cientistas, sobre o cérebro, mitologia grega e afins com uma leveza e entendimento instigante! A forma como se apresenta como um diálogo entre eles dois e o leitor nos prende e não deixa enjoar sobre a leitura. Aprendi muito com ele e ainda vou aprender mais, deixa eu achar uma brecha pra reler ele só kkk

"Quando o real é espetacular, não tem passado nem futuro."

"Ame mais. Ame o mundo como ele é. Reconcilie-se com o real. Cito aqui uma frase do professor André Comtesponville, de inspiração assumidamente estoica, que é fantástica: "Lamente um pouco menos" - isso é passado - "espere um pouco menos" - isso é futuro - "e Ame um pouco mais" - isso é o instante presente, o que estamos vivendo agora. Se o passado não pedir passagem, se o futuro não se impuser, o presente estará bastando. Esse presente que basta é aquele que amamos, é o presente que é objeto do nosso amor, o maior dos nossos sentimentos, a principal das nossas emoções, a salvação para o medo da morte."

Lay 16/02/2020

null
Presente,passado e futuro!

Sgt_Pm_Jamis 01/05/2021

O livro
Bastante explicativo. Uma viagem ao mundo dos questionamentos. Alguns trechos são marcantes.

roberta.samyly 24/04/2021

é uma leitura que pode ser complicada de início, mas no final vale muito a pena.

Lau 10/04/2020

É uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências) ? e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões. Clóvis e Calabrez aproximam a filosofia da ciência, revelando a complementaridade dessas visões. E aproximam ambas do leitor com um texto descontraído e acessível.

Giselaine 08/09/2020

O melhor livro que li no ano
Já fazia um tempo que ele estava na minha lista de leituras e realmente não me decepcionou em nada. Não é uma leitura tão fácil, mas é extremamente rica. O livro é separado em considerações intercaladas de ambos os autores. Eu recomendo demais a leitura.