O Menino do Vagão

O Menino do Vagão Pam Jenoff

Resenhas - O Menino No Vagão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kerstin Hellen 23/11/2022

Todos os livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, para mim, já são mais delicados e emocionantes. Mas esse traz muita coisa em uma só história.
Apesar das dificuldades que a Guerra traz e os sofrimentos, temos espaço para o amor, esperança, e personagens incrivelmente fortes.
Conforme a história vai se desenvolvendo, vamos nos vendo mas envolvidos nela. Cada revelação desperta novos sentimentos.
E o epílogo fecha o livro com uma chave de ouro. É um final que não esperávamos, mas torna a história ainda mais sensível. Sem dúvidas é um livro que nos envolve em cada página, do começo ao final.

Juliana 10/11/2022

Como quase todos os livros passados na Europa ocupada pelos nazistas, esse livro é muito bom, te prende desde o começo. Ficamos esperando aquele plot triste de tirar o fôlego a qualquer momento. Não foi de tirar o fôlego, mas, assim mesmo, excelente leitura.

Ana Claudia 25/10/2022

Noa tem 16 anos quando engravida de um soldado nazista. Expulsa de casa pelos seus pais e sem ter onde morar, quando dá à luz, ela se vê obrigada a dar seu filho para adoção por não ter condições de criar sozinha. Trabalhando limpando uma estação de trem, Noa encontra um vagão cheio de bebês amontoados e vários deles, já mortos. Ao avistar a cena, instintivamente, Noa pega um bebê e aninha em seus braços. Ao querer salvar outros bebês, o vagão parte levando todos eles para onde ninguém sabe. Ela foge com a criança no colo, em um dia de nevasca forte, quando encontra um palhaço de circo que lhe dá abrigo no acampamento do circo em troca de trabalhar para ele.

Astrid é judia e trabalha montando as apresentações das trapezistas em um circo. Sua família faz parte de um circo muito famoso, mas ela conheceu um soldado nazista e resolveu fugiu de casa para morar com ele. O circo em que ela trabalha passa pelas cidades fazendo apresentações.

As vidas de Noa e Astrid se encontrarão quando Noa é escalada para ser trapezista no circo em que Astrid trabalha e Astrid recebe a função de ensiná-la a se equilibrar no alto em poucos dias uma vez que o circo tem uma apresentação em breve.

tali. 20/09/2022

o menino do vagão
comecei a gostar mesmo da história depois da página 100. sério, quando você se conecta com a história, ela te prende muito! é um dos livros mais tristes que eu já li

Flavia.Oliveira 11/07/2022

Essa é mais uma história que se passa na Segunda Guerra, mas com um cenário muito diferente daqueles que estamos acostumados: um circo!
O começo do livro é um pouco lento, mas com o desenrolar da história vemos o início da amizade e cumplicidade das personagens, o cuidado de uma com a outra, os sacrifícios que fizeram por aqueles que realmente importaram em suas vidas. Vale a leitura?

lyn! 31/01/2022

eu me apaixonei perdidamente por cada personagem e isso é extremamente raro para alguém crítica como eu.

eu te amo demais, livrinho.

Taís 13/01/2022

Esperava mais...
Leitura um pouco arrastada, 97% do livro ocorre em torno do circo o que faz parecer um pouco monótono, pensei que focaria mais na guerra e na luta pela sobrevivencia, talves por isso me decepcionei um pouco. A história em si é muito interessante e o final do livro foi a parte que mais gostei, tudo é esclarecido, não fica nada sem respostas o que torna o final do livro muito bom.
wanessa 06/02/2023minha estante
Também achei arrastado. Achei um livro raso. Criei uma expectativa dele, mas me decepcionei.

h2l 31/10/2021

Uma história linda, emocionante, triste, cumplicidade, amizade, empatia e amor. Teve partes que achei vago, mas nada que me fizesse abandonar a leitura.

Natalie.Biancovill 24/09/2021

fofo e emocionante
Eu gostei demais da historia desse livro e, como ja comentei, achei extremamente emocionante, mas senti falta de algo mais... não sei, talvez algo mais intenso.
A historia é linda! A amizade das personagens e a cumplicidade que elas conseguiram criar, mesmo no ambiente e na situação em que elas se encontram é de aplaudir de pé.
Fiquei comovida com a força das personagens, com o modo que cada uma lidou com seu passado e com sua origem, muitas vezes tendo que esconder a verdade sobre ela, mas sem nunca se perderem no caminho.
É mesmo - como diz no verso do livro - uma historia linda de superação.
A parte que eu comentei que - PRA MIM - faltou um pouco de intensidade foi mais voltado pro desenvolvimento da historia das personagens, muitas vezes achei os sentimentos delas meio superficiais, sendo que poderiam ser bem mais intensos.

Foi um dos livros mais delicados que já li até agora. Então se você gosta de livro assim, te recomendo fortemente esse.

site: https://www.instagram.com/aconchegoliterari0/

Brenda Dabila 31/07/2021

O menino do vagão ?
Comecei a ler com poucas expectativas, já tinha visto resenhas negativas e até pessoas que nem chegaram a terminar a leitura por achar ruim, mas eu gostei bastante.
Temos uma história que se passar no período da 2° guerra e foca em duas personagens femininas (Astrid e Noa) , ambas muito fortes e com experiências passadas doloridas.
A maior parte do livro se passa no circo ?, o cenário principal.
Para quem gosta de romance, drama e um fundo histórico é um bom livro.

leticiamariacg 28/06/2021

O Menino Do Vagão
Confesso que demorei pra começar a ler, sempre que começava, eu não tinha muito ânimo pra continuar. Acaba sendo uma leitura muito lenta, e nada dinâmica. Mas quando me concentrei, amei a leitura, e vocês não imaginam o que esperam.

Suellen.Hosoi 11/06/2021

Uma história de amor, amizade e força.
Uma história envolvente, que cativa com uma amizade forte e corações partidos. Uma história de guerra, misturada com a magia do circo.
A crueldade do nazismo, junto ao amor sem limites. Terminei o livro em lágrimas, mas feliz porque no final, o amor venceu.
Ana Brolio 12/06/2021minha estante
Se no fim o amor venceu é o que importa ?

Claudia Cordeiro 03/10/2023minha estante
Spoiler não avisado..

MIRANDA 28/05/2021

Uma visão circense de um período tenebroso de nossa história . Um lado de acolhimento aos muitos perseguidos por nações temporariamente dementes .
Pena que a autora se prende ao mundo circense e não amplia a narrativa para fatos temporais e não surpreende no contexto final .
PALAVRA PARA O LIVRO : vago

Manu 22/05/2021

Simplesmente maravilhoso
Que livro brilhante, cativante e lindo.

A vida de Noa e de Astrid se entrelaça no circo.

Boa, uma adolescente holandesa expulsa de casa após os pais descobrirem que ela estava grávida. O filho nascido é levado de suas mãos para adoção. Sozinha e trabalhando em uma estação de trem ela encontra diversos bebês judeus em um vagão de trem e salva um desses bebês e o leva com ela.

Em fuga, ela é resgatada por pessoas do circo. Herr Neuhoff, dono do circo lhe dá abrigo em troca de que aprenda o ofício de trapezista.

É a aí que a vida de Noa se entrelaça à de Astrid. Seu nome original é Ingrid e ela é uma trapezista que descende de uma família judia e dona de circo. Ela sai de casa para casar com um oficial alemão, que a manda de volta após uma ordem do Reich de que nenhum oficial alemão pode ser casado com uma judia.

Retornando à sua cidade natal ela descobre que sua família está desaparecida e é então que Herr Neuhoff lhe garante abrigo e segurança.

Aos poucos a amizade entre as duas mulheres vais crescendo.

Uma linda história sobre amizade, amor, lealdade e luta pela vida.

Um livro encantador.

1 | 2 | 3 | 4 | 5