O Menino do Vagão

O Menino do Vagão Pam Jenoff

Resenhas - O Menino No Vagão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcia 18/05/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos! Finalizei a leitura do livro O menino do vagão da escritora Pam Jenoff , que nos encanta com uma linda história que tem como "pano de fundo" a Segunda Guerra Mundial.
Nesse livro, a historia se passa na Alemanha e seus arredores. Nele lutamos junto com os personagens para salvar crianças, salvar vidas e lutar pela sobrevivência.
Também nos encanta mostrando a vida num circo, toda complexidade e o trabalho em conjunto com muita união,dedicação e amor. Pessoas que levam amor, um pouco de alegria e esperanca numa época tao triste.
Há emoção no decorrer da leitura e realmente é um livro lindo, recomendo a todos essa leitura.
Sinopse da editora: Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. E, talvez, recuperar a esperança que foi levada junto com o seu filho.

Leka 27/04/2021

Bem diferente do que eu esperava
A história foi bem diferente do que eu imaginei quando li a sinopse do livro. Ainda assim, a história é muito boa e do tipo de leitura que te prende até o final. Gostei bastante do livro e de toda a ambientação baseada em fatos reais que a autora utilizou.

raissa.areias 22/04/2021

A história apesar de triste, é linda demais! É interessante perceber como a autora conseguiu abordar diferentes tipos de amor (materno, fraterno e físico) em um período tão sombrio. Um período onde a maioria das pessoas estavam sempre em total alerta.
Para mim, esse livro mostra que o ser humano é capaz de amar mesmo em meio ao ódio e ao caos. Uma lição incrível!
Um dos livros mais emocionantes que já li! Perdi até as contas do tanto que chorei no ônibus enquanto lia. Vale super a pena!

Mah Mac Dowell 29/03/2021

Bonito
Eu amooo histórias com contexto na segunda guerra. Esse livro apresenta uma história muito bonitinha, de perseverança, coragem, de amor. Só achei que faltaram alguns esclarecimentos e no final tive a impressão que a Autora não sabia bem como terminar. Mas enfim, gostei.

Mari 14/12/2020

Muito emocionante
Só de ser um livro voltado para a guerra já se sabe que tem muita tristeza...

Esse livro me deixou muito envolvida, o contexto da guerra o sofrimento dos judeus, os momentos de desespero em que alguns eram quase descobertos e muito mais.

Noa é uma jovem holandesa que engravidou, foi expulsa de casa e acaba sendo forçada a se ver longe do filho mas ao ter um emprego numa estação de trem nota algo estranho em um vagão.... Um vagão cheio de crianças e ela se vê desposta a tentar ajudar.
Ao decorrer da história ela terá sua história cruzada com Ingrid, que ao ser abandonada pelo marido se vê de volta a sua antiga vida, uma trapezista de circo e como judia tem que se camuflar mudando o nome pra Astrid.

A história dessas mulheres que vão criando uma amizade e amadurecendo é muito bonita mas também muito sofrida.
Quando pega o ritmo da leitura não dá vontade de largar nunca, o misto de emoções que vão surgindo. Muito forte mesmo.

A retratação do circo, das pessoas que nele trabalham, a perseguição em relação aos judeus que precisam se manter sempre bem escondidos e discretos.
Uma história muito bem feita e cheia de realidade.

Isabel.Hoff 04/12/2020

Só tenho uma coisa pra falar
Esse livro me destruiu, me partiu no meio sem dó nem piedade ??

Amanda.Danc 15/11/2020

Esse é aquele típico livro na qual você irá se emocionar e não conseguirá parar de ler, vale muito ler esse lindo livro.

03/11/2020

RESENHA: O menino do vagão | Blog Livro Apaixonado
"O menino do vagão" foi um dos últimos livros que adquiri em 2017. Não me recordo o motivo da compra, mas acredito que tenha sido porque estava em promoção e, é claro, por causa da sinopse. O livro trata da história de Noa e Astrid, duas mulheres que tiveram suas vidas afetadas pela Segunda Guerra Mundial.
Astrid era trapezista do circo de sua família quando conheceu um soldado alemão. Eles se apaixonaram e resolveram se casar. Mas ela e sua família eram judeus e quando seu marido é posto contra a parede, decide abandoná-la. Sem rumo, ela volta para sua cidade natal e lá descobre que toda sua família desapareceu. Felizmente ela acaba encontrando ajuda de Herr Neuhoff, dono do circo rival ao de sua família, que a convida para ser trapezista.

Em outra narrativa conhecemos Noa, grávida aos 16 anos e expulsa de casa pelo pai. Sem ter para onde ir ela decide entregar seu bebê ao Reich, mas se arrepende logo após o nascimento da criança. Contra sua vontade, ela tem seu filho arrancado de seus braços e acaba indo trabalhar numa estação de trem. Lá, em um determinado dia, ela escuta um choro e descobre um vagão lotado de bebês e crianças, algumas delas até mortas. Movida pela recordação do filho ela acaba pegando um bebê e foge, sendo encontrada por Her Neuhoff, que a convida para trabalhar em seu circo.

Uma coisa preciso dizer à vocês em relação a esse livro: ele é cheio de fortes emoções. Eu me senti bastante ligada às personagens e em alguns momentos quis entrar na história para tentar ajudá-las.

Uma surpresa sem igual é como eu poderia descrevê-lo. A vida de Noa e Astrid no circo é complemente imprevisível, me deixando apreensiva com o que poderia acontecer com elas acaso fossem descobertas. Noa por causa do bebê judeu que levava e Astrid por ser judia.

O final do livro é, assim como todo o livro, complemente imprevisível e emocionante. Recomendo a todos que procuram um livro assim, que vai te deixar com o coração na mão e que no final pode te arrancar muitas lágrimas.

site: www.livroapaixonado.com.br

Larissa 30/10/2020

Uma história de circo
Essa história é muito boa. Adorei a narrativa e o enredo. Gostei muito do livro em si.

Bookworm 25/10/2020

Emocionante
Apesar de ser uma ficção o livro é tão emocionante que parece real.
Com base em pesquisas de histórias reais a autora escreveu o livro "O menino do vagão" que conta a emocionante história de Noa que encontra um vagão cheio de bebês judeus e Astride que é uma judia que trabalha no circo sempre tendo que se esconder doa alemães . Este é um livro que diversas vezes arrancam lágrimas dos leitores e nos faz ver um pouco do quão assustador foi para essas pessoas na época do nazismo.

Deise.Maria 06/10/2020

Este livro é perfeito
Embora seja de ficção a autora se inspirou na história real de uma trapezista judia , um herói chamado Adolf Althoff dono de um curso que ajudou a abrigar vários judeus e de Boa uma jovem holadensa que foi expulsa de casa.
O menino no vagão é uma história que narra sobre o encontro entre essas pessoas e do nascimento de uma grande amizade entre Astros a trapezista e Noa a jovem holandesa ambas passaram pela rejeição de sua família quando a segunda guerra começou encontrando no circo um abrigo e uma família, ambas tiveram 1ue lutar pela sobrevivência de seus filhos. NOA ainda jovem perdeu seu filho qd le foi tirado e encontrou em um vagão de bebes a chance de salvar ao menos uma criança.
É um história linda de laços de amizade , de amores perdidos tirados cruelmente pela guerra .

Pati.Bitencourt 29/09/2020

Em meio a Segunda Guerra Mundial, Noa é expulsa de casa por estar grávida. Depois de ter seu bebê arrancado logo após o nascimento, ela procura abrigo em uma estação de trem onde passa a trabalhar.

Lá, passam trens carregando judeus e que rumam para o Leste. Até então ela não fora capaz de olhar para nenhum deles. Até uma noite de inverno, cujo sons dentro de um vagão lhe chamou a atenção. Um vagão cheio de bebês com pouca ou nenhuma roupa, alguns frios e pálidos e outros com a vida quase se esvaindo. Ela pega um deles e decide fugir. Mas, para onde iria?

Fragilizada, Noa desmaia e é encontrada e levada para o Circo Neuhoff. Em troca de abrigo para si e para o bebê que ela dera o nome de Theo, precisará atuar como trapezista e terá algumas semanas para aprender a arte da acrobacia aérea com a experiente Astrid.

Astrid, fora de circo desde pequena e tinha decidido abdicar de tudo para se casar com um soldado. Porém, ela era judia e assim que o cerco apertou, o seu marido a mandou embora. Encontrou abrigo no Circo Neuhoff e agora voa no trapézio como há muito não fazia.

Em meio aquela família circense, Noa e Astrid precisam sobreviver e encontram nessa amizade, e no pequeno Theo, uma força que irá desafiar qualquer obstáculo.

Para escrever essa obra, Pam Jenoff buscou histórias de famílias circenses que abrigaram judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O livro, publicado em 2017 pela editora Harper Collins, foi publicado também em 2018 pela editora Presença com o nome de "A Carruagem dos Órfãos". Porém, este último não possui tantos exemplares e o preço é bem fora do comum.

Bella Negreiros 03/09/2020

O circo na guerra
Quero começar falando sobre a escolha da autora sobre o tema central. Enquanto lia o livro me questionava qual foi a inspiração dela, ela fala sobre isso em uma nota no fim da história. Pam Jenoff se inspirou em algumas histórias reais, leu sobre um vagão encontrado com bebês judeus e sobre um circo alemão que abrigou judeus. Então ela liga estas duas histórias em sua ficção. Outra coisa que achei muito interessante foi o estudo que ela fez sobre como um circo funciona, ela buscou muitas informações sobre a real forma de se trabalhar num circo, sobre como funciona a arte no trapézio, é muito rico em detalhes.

Sobre o livro, é muito tocante tudo que acontece, é algo que mesmo sendo ficção te leva a sentir como foi a luta dos judeus durante a 2 guerra mundial. Noa é uma menina ainda, ela é seduzida por um alemão e em sua jovem inocência acaba grávida do alemão aproveitador. Alguns fatos importantes ocorrem e ela não fica com seu bebê, até que encontra um vagão cheio de crianças, ela então se arrisca a salvar um bebê que chama sua atenção e foge com ele. Ao fugir ela encontra refúgio em um circo e o seu dono pede para que ela atue no trapézio. Astrid que, atua no trapézio, terá que ensinar tudo a ela, porém Astrid precisa manter seu próprio segredo. Então elas irão conviver enquanto as duas guardam grandes segredos de sobrevivência, será que elas irão revelar e se ajudar?

A vida deles é dura, não são acontecimentos felizes, cada dia que passa é um dia para buscar sobreviver. Há romances no livro, porém não são romances apaixonantes, são romances que envolvem muito além da atração.

Leh 25/08/2020

Um livro muito triste, e que apesar de o próprio autor falar que é ficção, ainda sim retrata um pouco do que foi a guerra e o sofrimento que as pessoas passaram.

1 | 2 | 3 | 4 | 5