O Menino do Vagão

O Menino do Vagão Pam Jenoff

Resenhas - O Menino No Vagão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Katharina 16/08/2020

Gostei muito!!! Uma história linda e ao mesmo tempo muito triste, como toda história sobre o período nazista.

Ju 02/08/2020

O menino do vagão
Astrid e Noa são duas jovens que tiveram o futuro destruído pela guerra, de modo que apenas o presente importa. Essa história envolvente é narrada pelas duas personagens.
Astrid (Ingrid) judia casada com um alemão vem de uma família circense. Após ordens de Hitler, Ingrid se vê de volta à casa dos pais, mas nem tudo está igual quando saiu...
Noa foi expulsa da casa dos pais por ter engravidado de um soldado. Duas histórias que se interligam ao balançar pelo trapézio.
Uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde mescla a magia do circo com a triste realidade de zona de guerra.

Duda Nascimento 27/07/2020

Bem diferente
Gostei muito do enredo e da forma com que os personagens se relacionam. É uma história linda que aborda uma perspectiva nova a respeito da segunda guerra, nazismo e perseguição aos judeus. :)

Gabriel.Silva 22/06/2020

Uma história memorável
este livro conta a história de duas mulheres que se conhecem durante a segunda guerra e lutam juntas pela sobrevivência enquanto se refugiam em um circo. Esse livro me marcou muito, principalmente com o final da história. Com certeza um livro que voltarei a ler.

Kananda 08/05/2020

Surpreendente
Comecei pensando que seria a história de apenas uma pessoa e fui surpreendida por vários personagens maravilhosos, aos quais me apeguei imediatamente.

Caroline.Prado 07/05/2020

Maravilhoso!
O livro é simplesmente perfeito em todos os sentidos.
A leitura é fácil e prazerosa!

O contexto vai muito além do seu simples título, abrangendo o cenário e torturas da guerra, feminismo em uma época em que mulheres não tinham voz, amor e acima de tudo AMIZADE.

A amizade demonstrada nesse livro é perfeita. Perfeita pois os personagens possuem defeitos, erram, sentem, sofrem e se perdoam. Os personagens são humanos.

Noa e Astrid são minhas personagens favoritas atualmente !

"Só um tolo não tem medo. Precisamos do medo para manter nossos limites."

Edi Vctto 20/03/2020

O menino do vagão
Bela história, contada em meio à ditadura alemã e a magia do circo. Mostra os laços de amor e amizade, que independem de religião ou laço de sangue.

Inalda 25/02/2020

Maravilhoso e com tanta emocao

Prof. Angélica Zanin 27/12/2019

Um vagão, muitas histórias
Noa e Astrid, duas mulheres fortes e vítimas do nazismo da 2a guerra mundial. Elas salvaram uma criança, elas enfrentaram seus dilemas e elas narraram suas histórias. Apaixonantemente triste, real e comovente. Traz como referência o mundo do circo nos anos 40, a Europa invadida e saqueada, o terror imposto ao povo pelo regime nazista. E está história nos revela que não só os judeus foram vítimas, mas eles e quem os defendia. E os havia entre noruegueses, austríacos, franceses, alemães, também vítimas que se tornaram herois, já que não se omitiram.

Malu Marinho 06/11/2019

A história é boa mas a narrativa não é tão empolgante qto outros do género. Daria 3,5.

ritita 04/11/2019

òtimo
Não sei se Danielle Steel (A coragem do Pégasu), copiou Pam Jenoff na intrincada história circense onde passa-se a maioria da narrativa, ou se foi o contrário, mas as coincidências são gritantes para eu não pensar isto. Noves fora, a história é angustiante, como todas as histórias de fugitivos das malditas guerras, mas muuuito bem escrita, amarrada e fechada.
Da autora eu li recentemente A amante do oficial, achei muito bom, mas este superou qualquer expectativa que eu tivesse feito, principalmente o final inesperado.

Nay 28/10/2019

Emocionante
Uma leitura rápida que assim como outros que já li a respeito da segunda guerra emociona, revolta, entristece e da esperança.

Kamilla 07/03/2019

Um livro intenso!
O Menino do Vagão é uma obra que se passa em uma época sombria, a segunda guerra mundial, e onde conhecemos a história de Noa e Astrid. Duas pessoas completamente diferentes que tem suas vidas cruzadas por conta dessa guerra.

Noa, 16 anos, vê sua vida mudar completamente quando engravida de um soldado alemão, ela é expulsa e como não tem mais ninguém e nem pra onde ir, decide entregar o bebê ao Reich, mesmo se arrependendo após o nascimento, não tem outra alternativa. Ela então consegue um emprego em uma estação de trem e um dia encontra um vagão cheio de bebês judeus, uns mortos e outros com a vida já se esvaindo, é impossível para Noa não relembrar do seu filho e impulsivamente pega um dos bebês e foge.

Astrid é uma mulher madura, uma talentosa trapezista de uma família tradicional do circo que abandonou após se casar com um alemão, mas quando a guerra começa a se intensificar o casamento não suporta e ela tenta reencontrar sua família. Voltando para a casa dos pais, percebe que não há mais ninguém lá e encontra abrigo no circo que posteriormente também ajudaria a Noa.

“– Só um tolo não tem medo. Precisamos do medo para manter nossos limites.”

Eu tinha certa expectativa em relação a essa obra, já que tramas que se passam na segunda guerra mundial trazem grandes ensinamentos, reflexões e alguns socos na cara de como a realidade foi cruel para algumas pessoas por mais fictícia que a história seja. Não me decepcionei.

O título O Menino do Vagão vende a história que o foco seria na criança, mas não, o foco está nas duas mulheres. Seus medos, receios, vontade de viver e de como a guerra afetou o rumo da vida delas e as fez se encontrarem. A principio Astrid se mostra bem intragável, até um pouco arrogante e fica receosa com outra judia no circo, mas aos poucos a Noa e o pequeno Theo vão conquistando o espaço e respeito da trapezista.

Os capítulos da obra são alternados, onde temos a visão de ambas as personagens, dando um dinamismo a mais na leitura e fazendo-nos conhecer um pouco melhor das personagens. Cada uma tem seus próprios obstáculos e frustrações para lidar, mas Pam Jenoff presenteia ao leitor uma belíssima amizade feminina onde elas se ajudam, se protegem e se respeitam. Foi uma amizade construída aos poucos e muito linda de acompanhar, vê-las abaixando as armaduras e confiando uma na outra.

No entanto devo admitir que fiquei chateada com certas decisões das personagens, da Astrid e seu comportamento um pouco grosseiro em alguns momentos e da Noa por fazer coisas que podia machucar não só ela, mas como prejudicar todo o circo. Mas no final das contas tudo se encaixa.

“– Astrid, eu ainda estou sem entender. Mesmo com as coisas tão ruins, simplesmente desistir assim...
– Não julgue – digo, a repreensão em minha voz mais aguda do que pretendia. – Às vezes, esconder-se o tempo todo acaba ficando insuportável.”

Além das duas principais personagens, também somos apresentados a outros como o Peter, o palhaço do circo e que tinha um romance com Astrid e que devo admitir não morrer de amores, ele se mostrou prestativo e disponível para a nossa trapezista, porém ele fez algo que me incomodou. Mas quem eu daria destaque mesmo como personagem secundário foi o Herr Neuhoff, dono do circo, que ajudava as pessoas através de seu circo mesmo colocando-o em uma situação de risco.

O Menino do Vagão é uma obra que é inspirada em alguns acontecimentos da segunda guerra, e sim, houve vagão com bebês judeus, pessoas que usavam circo pra esconder e salvar judeus tanto que a própria autora considera esse livro um tributo a coragem dessas pessoas. É uma obra que li um pouco mais lentamente e que tem o final bem tenso... foi impossível não me emocionar e querer um rumo diferente, mas estavam no meio de uma guerra e quem mais sofre são os inocentes, que nada tem a ver com ela.

site: https://www.lendoeapreciando.com/2019/03/resenha-o-menino-do-vagao-pam-jenoff.html

ismaili.andre 25/02/2019

Leitura fantástica....
Emocionante e bem escrito....

David 22/01/2019

Pode ser ficção, mas aconteceu muito no período de guerra.
A história do Menino do Vagão é uma ficção, mas com certeza deve ter ocorrido várias histórias parecidas durante a perseguição nazista nas décadas de 30 e 40 nos países dominados pelas forças alemãs.
Infelizmente ainda existe gente que apoia esse período horrível da espécie humana (os neonazistas), pessoas obrigadas a se separar de seus familiares por uma suposta diferença de "raça", como já provado cientificamente só existe uma raça, é a raça humana, o resto é preconceito e ignorância.
A história é comovente do início ao fim. Gostei muito!
Carioca_cult 14/04/2019minha estante
Adorei sua resenha !

David 14/04/2019minha estante
Obrigado Clarisse, fico feliz por ter gostado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5