Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

Valkiria.Vitoriano 09/06/2022

Intrigante.
"Vanda e Aldo estão casados há mais de 50 anos, e seu casamento esteve sujeito a tensões e desgastes da rotina. Ao voltarem de uma semana de férias, eles encontram o apartamento revirado. Reorganizando seus papeis, Aldo se vê forçado a encarar lembranças dos anos em que abandonara Vanda e os filhos para viver com outra mulher. As fissuras causadas por esse trauma permanecem latentes. Com atmosfera napolitana, Laços é uma narrativa honesta sobre relacionamentos, família e amor. Não há respostas fáceis - a esposa traída, a filha abandonada, o marido infiel, herois ou vilões - mas sim pessoas comuns, com seus complexos desejos e anseios."

Leitura que me deixou desconfortável, não sei bem o motivo.. talvez por não ter uma temática leve - traições & relações familiares - mas não gostei tanto quanto Segredos (do mesmo autor). Acredito que o intuito dele tenha sido deixar esse desconforto mesmo. E é isso. Leitura curta, mas deixa uma sensação esquisita. Não é um livro que me arrependi de ler, só não é um livro que entra na lista de releitura. ?

hgiradi 29/05/2022

Família odiável
Traumas familiares não justifica a babaquice desses personagens. Credo!

Porém um livro gostoso de ler e muito bem escrito.

gabriel 07/05/2022

Dois frutos perfeitos e um verde.
De todas as cartas de Vanda e todas as explicações de seu marido se consegue um drama familiar turbulento e viciante.
As vontades de ambos - seja sobre o movimento crescente nos anos 60 e a liberdade que o marido busca a todo custo ou a força de lutar contra a permanência dessa situação atordoante e o pavor da vida de uma típica família da sociedade sem um pai, sem um marido - é testada e acusada a todo instante. O autor consegue tirar de todos os problemas do casal um profundo pensamento sobre a vida de um relacionamento precoce e os custos disso na liberdade do homem, da mulher e dos próprios filhos.
É um romance concreto, cinzaa e invejável. A escrita do autor é absurda, não te tira os olhos nem nos momentos de ódio sobre os personagens. Em vários momentos se tem uma noção tão perfeita dos pensamentos destinados aos personagens que é quase palpável as consequências em suas relações.
O único problema grande do livro é a terceira parte, narrada pela filha. É chato e desinteressante, o que foi uma surpresa pois dois personagens que mal tiveram seus pensamentos expostos no resto do livro agora estão sozinhos da casa causando o futuro desastre que vai consumir seus pais e não poderia ser pior. A escrita ainda é ótima, mas é como se o autor tivesse morrido no segundo livro e esse fosse o substituto que a editora encontrou para terminar o último livro. Não existe profundidade, existe tentativa em acesso, e em exagero até ser impossível não notar o que torta a queda dessa parte ainda pior.
Os dois primeiros livros são frutos maduros e vermelhos, com sua profundidade e gosto marcante enquanto o último é um projeto ainda sem vida, verde como uma folha.

Sérgio 25/03/2022

Este é um livro amargo, sobre decepção, raiva, inveja, ciúmes, destruição...
Não é um livro ruim, bem escrito, trama que prende o leitor, aparentemente cômico no início. Deixa um mal-estar no final, um mal-estar vazio, o qual não queremos para nossas vidas e são algumas vezes inevitáveis.
O lí logo após “Carta à D.” de André Gorz, o tema é amor e casamento, tornando a comparação inevitável, o que pode ter prejudicado minha apreciação deste. Foi uma curadoria acidental, mas profícua.

Ah, o prefácio do livro, que deve ser lido depois, já vale pelo livro!

Ester71 11/02/2022

Leitura pesada, com forte tendência a gatilhos, por retratar a realidade de muitas famílias. Final surpreendente, não esperava.

Joao366 29/01/2022

Laços e "des-laços"
É difícil comentar sobre o livro sem dar spoilers, e quero fugir disso! Na realidade, o livro é fluido, constrói esse "laços" de maneira maravilhosa e simples, e do nada os mesmos se desfazem! Acredito que, para pessoas que vieram de famílias com questões - como eu - irão se enxergar em todas as personagens, o fato de sua individualidade ser sempre questionada, estar sempre numa dívida com seus familiares e todos os conflitos gerados pela luta de ser o seu "eu mesmo" em meio a um grupo de pessoas tão estranhas umas as outras.
É um livro para se ler novamente daqui uns anos, incrível.

Alan Santos 25/01/2022

Extremamente conturbado
Simplesmente amei a experiência de realizar essa leitura, fico muito feliz de não ter lido esse livro antes, acredito que hoje minha bagagem é outra e não teria compreendido esse livro no passado da mesma forma que compreendi hoje. Domenico está a um passo de se tornar meu autor favorito, falta pouco. Esse é o primeiro livro que leio dele e estou impactado. Ler sobre uma família que passou por diversos processos internos é curioso e angustiante ao mesmo tempo. Domenico consegue escrever com maestria a vivência de um homem frustrado e com conflito com o passado, casamento e filhos. Recomendo que todas as pessoas que amam e curtem drama familiar faça essa leitura, não irão se arrepender. Ver a forma que o protagonista revisita suas memórias e suas angústias é sem dúvidas arrebatador.

LEIAM LAÇOS!

Heloise 31/12/2021

?Amor é um recipiente no qual enfiamos tudo?? será mesmo?!?
Três olhares diferentes de uma mesma história de vida.
Achei a leitura profunda e reflexiva? me fez pensar como o ato de uma pessoa determina escolhas de outras pessoas e vice versa!
Seriam laços que unem esta família ou que as prendem num emaranhado de infelicidades?

Resolvi ler Laços, desde minha 1ª leitura de Elena Ferrante, devido a várias resenhas que apontam as semelhanças entre os autores. Sim, existem semelhanças mas algo que também os distancia mas ainda não sei bem o que?

isabellebessaa 28/12/2021

Bem fraco
Fui ler esse livro por conta do burburinho que corre na bolha literária sobre esse ser o suposto marido da Elena Ferrante.

Pois bem, o tema dessa obra em questão assemelha-se ao que é abordado em Dias de abandono, mas tratado de maneira bem rasa e sem tanta profundidade. Primeiramente o foco é direcionado mais no marido e não na esposa, depois inverte e sei lá, não me convenceu muito. Ferrante entrega mais kkkkkkk

Karen 11/12/2021

Guerra dos sexos
Um livro para os fortes, verdades duras de serem encaradas, mágoas e ressentimentos que se sobrepõem as lembranças de uma vida feliz em família.
Quando o objetivo de um casal se torna atingir e machucar o outro, os filhos se tornam apenas instrumentos de uma guerra.
"Pensei: é minha família que volta do esquecimento, e de repente vi meu lugar vazio ao lado deles e me convenci de que fora aquele vazio que os modificara assim.".

mdjuliana 04/12/2021

Elena Ferrante me fez gostar de mergulhar em grandes dramas familiares.
Laços foi um belo jeito de matar as saudades.

Paola.Fico 03/12/2021

Resenha
Ótima narrativa! A história do livro é apresentada por 3 pontos de vista distintos, o que torna a narrativa muito dinâmica e interessante.

Gabriela Gonçalves 25/11/2021

RELEITURA (12/10/2021 - 13/10/2021)

Que final!!! Incrível como "pequenos" atos se transformam em acontecimentos grandiosos e que marcam a nossa vida. Depois de trair a esposa e sair de casa para viver com a amante, Aldo deixa para trás a mulher e os dois filhos. Não foi um pai presente e os filhos, depois de sofrerem, entende que nada pode ser feito. Vanda é uma mãe rigorosa e fragilizada com o fim da relação de 12 anos com Aldo. Como tudo na vida tem consequências, vemos que os filhos crescem se sentindo um fardo para os pais, que nunca foram amados. E isso reflete na maneira como eles lidam com a vida adulta. Sandro casou várias vezes e tem 4 filhos. Anna nunca conseguiu emprego fixo e vive mudando de parceiros. A infância foi uma época sofrida para eles devido à relação conflituosa dos pais. Eles não querem lembrar desse passado. Possuem uma ingratidão pelos pais, pois nunca se sentiram amados de verdade. Todos os conflitos entre Vanda e Aldo respingaram em Sandro e Anna. Um livro sobre relações familiares e como é importante entender que suas ações tem consequências (e algumas delas podem machucar bastante o outro).