Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

Marina 17/12/2022

Gostei muito do livro. O tema pode ser batido - homem casado em crise abandona a esposa e os filhos para ficar com uma mulher muito mais jovem - mas a forma que Starnone escreve, com 3 pontos de vista diferentes e com um suspense que só é revelado no final, deixa a leitura bem interessante.
São menos de 150 páginas, mas tem tanta coisa que pode ser debatida a partir desse pequeno livro. As quatro personagens principais da trama tentam fazer o que acham que é certo, o que é esperado delas, e no entanto causam infelicidade a si e aos outros. No final acho que todos estavam errados nas suas decisões, mas também consigo entender suas causas e motivações.

Jamila 12/12/2022

Perfeito pra que curte Ferrante
Já conhecia o autor do livro, sou fã da escrita visceral, mas Laços me deixou sem palavras.
Um marido que abandona a esposa e dois filhos, para ir viver com um mulher bem mais jovem. Mas depois de anos retorna.
A história começa com as cartas da esposa abandonada, depois passa para a visão dele, já idoso, e ainda casado. O final surpreendente fica a cargo dos filhos já crescidos.
Nas palavras do próprio autor que em uma entrevista disse a seguinte frase:
"Ficar pode ser mais violento que partir."
Laços mostra, com certa crueldade, que um casamento longo não significa um "laço" feliz.
Trecho ??
"Em certa ocasia?o eu estava para ir embora, era um fim de tarde de um dia muito quente. Ela correu para a porta e a trancou a? chave. Chamou Sandro e Anna e disse: papai se sente numa cadeia, enta?o vamos brincar de faze?-lo prisioneiro de verdade. As crianc?as fingiram se divertir, eu fingi me divertir, ela, na?o, e dizia em voz baixa: ah, ah, agora na?o sai mais daqui. Depois atirou em mim o molho de chaves e se trancou no banheiro. Na?o ousei ir embora, mandei Sandro chama?-la. Reapareceu, disse: so? estava brincando. Mas na?o brincava de modo nenhum. Estava cansada, na?o dormia mais, tentava achar um meio de me fazer raciocinar. Como na?o conseguia, ora tentava me comover, ora me irritar, ora me suplicar, ora me assustar. Voce? na?o deve me segurar desse jeito, eu lhe dizia. E ela respondia indignada: quem esta? segurando voce?? Va?! Mas passados dois minutos murmurava: espere, se sente, sua loucura me deixa louca."

Lívia 07/12/2022

Resquícios da infância
Não sou exímia conhecedora das teorias freudianas mas reconheci muitos traços dessas ideias na vida de Sandro e Anna. O tanto que um pai ausente e uma mãe infeliz podem influenciar o comportamento e a vida dos filhos é mostrado no decorrer desse enredo angustiante.
Os laços que fazemos e desfazemos ao longo da vida ficam marcados no subconsciente pra sempre.

Carolina.Gomes 04/12/2022

Laços que viraram nós?
Definitivamente, os livros não são escolhidos pelo leitor. Eles nos escolhem. Foi assim com Laços: Fui intimada a me confrontar com o drama familiar de Aldo e Wanda.

A partir dessa narrativa me confrontei com meus próprios fantasmas, com histórias ouvidas, com as experiências de meus pais? vida real nua e crua, sem paliativos.

O tsunami que advém de nossas ações e omissões? o preço que pagamos por não viver nossos sonhos ou por ousar vivê-los.

Eu amei a escrita, a forma contundente como Domenico coloca os fatos sob perspectivas distintas. O efeito dominó dos acontecimentos me fez perder o fôlego. Eu não conseguia parar de pensar nos personagens, no que viria a seguir?

Ainda impactada com a leitura, conversei longamente com uma amiga sobre as relações matrimoniais, sobre as coisas não ditas, sobre as mentiras que dizemos a nós mesmos e aos outros? tenho impressão que ainda falarei muito sobre esse livro.

Enfim, não tem como permanecer incólume a essa leitura.

Amei!

mimperatriz 14/11/2022

Laços
Uau, que livro! Que escrita cativante, limpa, extremamente envolvente e impactante. A história é simples (e pesada) e conhecida por muitas famílias - Vanda e Aldo, casados há mais de 50 anos, voltam de férias e encontram o apartamento em que vivem inteiro revirado. Durante a arrumação se deparam com objetos que rememoram passagens complicadas do casamento, inclusive os anos em que Aldo viveu longe da família para viver um outro amor. (Não é spoiler, é só a sinopse do livro).
Starnone rasga sem dó os sentimentos do leitor com temas como filhos, separação, amor, traição, perdão, rotina, traumas, coragem e covardia. Tudo misturado.
Além desses temas Starnone mostra como os personagens encaram o tempo - como tratam a velhice e o que enxergam quando olham para trás ou para o futuro.
É um dos livros mais intensos que li esse ano, principalmente pelos diálogos e pensamentos sinceros e diretos, e também pelo jeito que cada personagem enfrenta seus problemas e encara as dificuldades e escolhas do outro.
Aliás, Aldo é o principal narrador, mas também temos a percepção da história por outros personagens e isso embaralha um pouco o leitor - e eu achei incrível!
Tenho lido muito sobre o trabalho de cuidado e não pude deixar de perceber o livro também por essa ótica. Em Laços temos o clichê do trabalho de cuidado executado por uma mulher, Vanda, o que é diferente nos livros da tetratologia de Elena Ferrante (com Elena Greco) ou em ?A filha perdida?, também da autora.
E menciono Ferrante, pois os livros de Starnone são interessantes se pensados com os livros dela - são leituras que se dialogam. Além dos dois serem napolitanos e autores italianos muito influentes, dizem por aí que Ferrante é o pseudônimo de Anita Raja, esposa de Starnone (vale procurar informações e tirar as suas próprias conclusões rs).
Escolhi essa leitura, porque estou em um curso sobre Ferrante e Starnone e a primeira aula foi justamente sobre Laços e Dias de abandono e a leitura comparada foi realmente sensacional!
A escrita de Starnone me pegou. Ele é assertivo, afiado e incrivelmente forte.
Recomendo a leitura!

Nani84 09/11/2022

Embora digam da ligação com Dias de Abandono, Laços foi pra mim, ao contrário, uma leitura mais leve, fluída e rápida. Recomendo.

Marcianeysa 26/10/2022

Denso
Há tempos tinha vontade de ler algo do autor. O livro me surpreendeu, tanto pela escrita, quanto pela ordem dos capítulos. 3 narradores (mãe, pai e filha), intercalando memórias do passado e ações do presente.
Todos são infelizes com suas vidas e tomam atitudes que nem mesmo sabem porquê.
O final chega a ser cômico.

Linard 21/10/2022

Excelente leitura
Narrativa muito bem conduzida. História de traumas e de suas repercussões. Consegue atrair bem para a continuidade da leitura dos demais livros que compõem a trilogia. Domínio primoroso do material, de gêneros textuais e de construção de narradores e de personagens.

@limakarla 04/10/2022

Arrebatador!
Eu nem sei por onde começar a falar sobre essa leitura, o que sei é que a escrita italiana tem me conquistado mais e mais, é uma delícia indescritível ler palavras tão intensas, histórias tão envolventes é que chegam a nos tirar o fôlego mais e mais.

Acompanhar um marido que deixou a esposa e seus dois filhos por outra mulher, mas após alguns anos retorna e toda a convivência passa a ser de fingimentos, mentiras, segredos, regras para que todos suportassem estar próximos? É avassalador demais! Ainda mais sendo filha de pais separados, os momentos da separação, as lembranças perdidas e recalcadas, os sentimentos que engolimos, mas que aparecem como sintomas, os laços feitos e desfeitos a partir daí, tudo isso se torna um bolo de angústias e ressentimentos que só com muita análise para saber o que fazer.

Lylyzinha 02/10/2022

Esperava um pouco mais....
Achei interessante o livro e toda a premissa, mas confesso q fiquei cansada em alguns momentos. Nao pq a escrita seja difícil, mas pq a maioria das partes é aqueles blocão de texto, e eu fiquei tipo o GF : "cadê o enter ?????". Por mais q fossem reflexões interessantes, de vez em qndo vinha um crise existencial ENORME de um unico parágrafo IMENSO, entao eu ficava meio assim kkkk.

A parte mais interessante foi a final, o ponto de vista dos filhos, foi a parte mais legal.

Eu realmente gosto desse tipo de assunto, q trata sobre familia, filhos, amigos, ou seja, esses assuntos mais reais sabe ? Acho q fala romance contemporâneo. Eu adoro esse tipo de assunto seja pra filme, serie ou livro, pq gosto muito muito muito mesmo das conclusoes q os personagens chegam sobre suas próprias vidas, mesmo q seja algo nao tao bom sabe ? Eu gosto qndo eles olham pra suas atitudes e suas vidas, e isso tbm me faz refletir sobre a minha vida, tanto atual quanto futura. Mas esse livro nao me trouxe tantas reflexões assim, nao me apeguei tanto a historia e em algumas partes até fiquei meio entediada.

Por isso a nota 3 estrelas, achei interessante algumas coisas, mas nao foi algo taaaao memorável, com reflexões e cenas taaaao memoráveis, exceto a parte final mesmo q eu gostei mto. Esperava um pouco mais do livro.

Alice Nunes 24/09/2022

Laços e nós
??em todo caso, a gente sempre acaba fazendo mal aos filhos e, consequentemente, é preciso esperar que eles nos façam mais mal ainda.?

Após ouvir um podcast que relacionava esse livro com o Dias de abandono, da Elena Ferrante fiquei muito curiosa pra conhecê-lo.
As queixas do abandono registradas mas cartas do primeiro capítulo são semelhantes, apesar de mais raivosas e não tão doloridas.
Mas todo o resto é bem diferente, um diferente bom ao meu ver, o que me fez gostar mais dessa obra.
A descoberta final me ganhou demais, ansiosa pra ler mais livros do autor.
Leandro190 25/09/2022minha estante
Que legal ler sua opinião sobre este livro. Tinha colocado ele na fila, mas sua opinião me fez prioriza-lo. Obrigado. Sou apaixonado pelas relações humanas e o poder delas na determinação das existências individuais.

Michelle 03/09/2022

Laços
Um livro curto, poucas páginas, mas com muitos conflitos a vidas cotidianas, nossas ou conhecidas.
3 narradores, 3 vozes, tempos, acontecimentos e laços que são diferentes nos pontos de vistas de cada um, mas que se misturam.

Zelinha.Rossi 06/08/2022

?Há uma distância que conta mais do que os quilômetros e talvez até mais do que os anos-luz: a distância das mudanças.?

É possível nos desvencilhar de nosso passado e mudar completamente nossa vida quando nesta vida há uma família? Os laços familiares são o que nos une ou o que nos acorrenta? A obra narra a história de Aldo, um homem que deixa sua mulher Vanda e seus filhos Sandro e Anna para viver com Lidia. O livro é dividido em três partes: na primeira, lemos as cartas escritas por Vanda após o abandono; na segunda, a vida atual do casal na velhice é narrada por Aldo, enquanto as lembranças do passado voltam após uma invasão ao apartamento do casal; e, na terceira, acompanhamos os dois filhos, que só haviam sido mencionados nas partes anteriores. Excelente!

?E não só senti pela primeira vez na carne quanto a massacrara, mas também me dei conta, com a mesma intensidade insuportável, de que, enquanto eu cuidava de esquivar o choque daquele sofrimento, nossos dois filhos o tinham recebido em cheio, talvez com estragos.?

Ca 22/07/2022

a gente sempre acaba fazendo mal aos
filhos e, consequentemente, é preciso
esperar que eles nos façam mais mal ainda.

otxjunior 18/07/2022

Laços, Domenico Starnone
A 3º parte foi a que amarrou, com o perdão do trocadilho, perfeitamente o livro pra mim. Até lá me perguntava quantos romances podem ser escritos sobre intelectuais de meia-idade que traem as esposas, por intelectuais de meia-idade que etc.