500 anos de O Príncipe

500 anos de O Príncipe Maquiavel

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

matX321 08/12/2022

É incrível como mesmo após mais de 500 anos da publicação desse livro, ele consegue retratar vários aspectos da sociedade atual ( e principalmente o jogo político como é) é um verdadeiro clássico, altamente recomendável para os que buscam compreender como eram as relações entre governo, povo, exército e religião, e como algumas "tradições" nesses aspectos ainda se mantém vivos(e provavelmente vão se manter perante os demais séculos).

Ayan_lucca 25/06/2021

Um livro sem igual, uma forma de governo atrás da outra eu amei muito ter conhecido nicolai através desse livro e penso em me aprofundar em um futuro breve.

Saullo0 22/11/2023

Razoável
Achei a leitura um pouco difícil e para quem não leu O Príncipe em sua verso original, creio que não entenderá bem o que Maquiavel quer passar?

Isaac 21/04/2022

Manipulação e poder.
Todos os livros recentes sobre poder, manipulação e desenvolvimento pessoal contém lições de Maquiavel, mas é bem melhor extrair da própria fonte

leblanc.magno 19/04/2023

O Príncipe: Poder e Realismo na Política
O livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel é uma obra clássica da literatura política. Escrito no século XVI, durante a Renascença italiana, Maquiavel aborda em seu livro as características que um príncipe deve ter para manter o poder e governar de forma eficaz.

Maquiavel descreve o príncipe ideal como alguém que deve estar disposto a tomar medidas drásticas e ser capaz de agir com crueldade, se necessário, para manter o poder e a estabilidade do Estado. Ele defende a ideia de que um príncipe deve ser temido, e não amado, pelos seus súditos, para evitar conspirações e revoltas.

Além disso, o autor destaca a importância da habilidade política, da astúcia e da capacidade de adaptação para um príncipe ser bem-sucedido em seu governo. Maquiavel argumenta que a política não é regida por princípios morais, mas sim por interesses e ambições.

Apesar de ter sido escrito há mais de quinhentos anos, "O Príncipe" continua sendo um livro de referência para estudantes e profissionais de política e administração pública. A obra é considerada um marco da literatura política por sua abordagem realista e pragmática do poder e da governança, além de influenciar a formação do pensamento político moderno.

Kaiane 29/10/2022

Complicado, mas vai
É um livro curto, porém com uma leitura densa! O bom é que os capítulos são curtos, li um por dia pois não estou acostumada com esse tipo de leitura...

No mais, o livro traz passagens muito boas nas quais podemos refletir, e apesar de ser um livro escrito há mais de 500 anos é possível trazer ensinamentos para a atualidade.

Indico, porém como disse, é uma leitura mais complicada, na minha opinião.

Lage 01/07/2023

O príncipe
Eu poderia vir aqui dizer sobre o quanto esse livro é perfeito, sobre como tudo que o autor escreveu se encaixa exatamente nos nossos dias atuais e etc,etc,etc...

Mas o que mais me chamou a atenção é a capacidade que o ser humano tem de fazer as coisas em troca de algo, Maquiavel simplesmente escreveu a melhor teoria política ,só na intenção de bajular o príncipe e conseguir um cargo.(o que me irrita mais é ele não ter conseguido o bendito cargo?)

Simplesmente um livro e um autor ATEMPORAL

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Monstro
Um dos melhores livros, de princípios de liderança.

Dan 03/07/2020

A obra discorre e estabelece regras de governo, fazendo uma análise crítica e política sobre como o príncipe deve se porta para permanecer no poder.
Ao longo dos capítulos Maquiagem descreve sobre formas de governo, suas características, além de orientar sobre quais decisões devem ser tomadas para ficar no poder.

"É preciso, de um lado, parecer efetivamente piedoso, fiel, humanitária, íntegro e religioso; e de outro, ter o ânimo de agir de maneira oposta quando as circunstâncias demandarem que assim o seja"

"Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal"

Y.R 21/05/2024

O príncipe - Maquiavel
O príncipe foi escrito originalmente como um manual, sendo o livro "conselhos" dirigidos a um governante.

O livro em si tem uma leitura fácil, porém, se você não tem um bom domínio da história, talvez, haja uma dificuldade na leitura.

O príncipe é um livro em que pode ser usado não apenas em ações de governos absolutistas, podem também ser usados como ensinamentos pro nosso dia a dia.

O príncipe deve aprender a não ser muito bom e piedoso, assim como deve ser prudente e fugir dos vícios que o levariam a perder seu poder. _ Nicolau Maquiavel

Thallisson Mota 07/01/2022

O príncipe
"controle e manipulação de massas" esse é um dos vários títulos que poderiam ser facilmente dados a essa obra. O livro trata de maneira direta e clara, táticas e procedências que podem e "devem" ser tomadas por um governante(príncipe) que pretenda ascender e/ou permanecer no poder, indo desde os vários exemplos de conquistas e concessões com explicações e exemplos práticos e reais, até a manutenção e cuidados necessários para uma longa jornada no poder, com tudo, cuidado, não pule uma palavra, o livro é muito direto e conectado. Boa leitura!

Vitoria 07/12/2021

Inteligente
?Todos os estados bem governados e todos os príncipes inteligentes tiveram o cuidado de não reduzir a nobreza ao desespero, nem o povo ao descontentamento?

?Quem engana sempre encontrará alguém que se deixe enganar?

?Poucos veem o que somos, mas todos veem o que aparentamos?

?Pois sabiam que a guerra não se evita, mas apenas se adia em benefício de outros?

?Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio?

?A um príncipe, portanto, não é essencial possuir todas as virtudes mencionadas, mas é bem necessário aparentar possuí-las?

?Um príncipe jamais pode estar garantido contra a inimizade do povo, por serem muitos?

?Contudo, um príncipe hábil deve pensar na maneira pela qual possa fazer com que seus cidadãos sempre e em qualquer circunstância tenham a necessidade do Estado e dele mesmo, e estes, então, sempre lhes serão fiéis?

?Donde é necessário, a um príncipe que queira se manter, aprender a poder não ser bom e usar ou não da bondade, segundo a necessidade?

?Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário (?) é mais seguro ser temido do que amado?

?Justa é a guerra quando necessária, e piedosa as armas quando em nada mais resta esperança?

Wenderson 21/07/2021

Livro ótimo para entender a história geral dos governantes.
Só achei o Maquiavel estremamente prepotente por seus conhecimentos acerca do estado. Dá para entender porque um principe se recusaria a ter uma pessoa assim ao seu lado; isso poderia ameaçar o seu poder. E é exatamente sobre como um príncipe pode obter e conservar seu poder que essa obra irá falar. Além de ser um grande manual para governantes, é possível entender mais os governos e governantes que passaram pela história e como essa obra pode tê-los influenciados ou até explicar da sua trajetória. E para desconstruir toda a imagem de malvado do Maquiavel, na real ele era apenas um miserável, findado a pobreza, ao escrever esse livro. No ultimo capitulo, e na carta que ele escreveu, é possível ver seu desespero por conseguir um emprego novamente no novo governo. Por fim, nosso autor acaba por afundar-se em sua pobreza e morrer sem o que ele tão bem conhecia: o poder.

(Não falei sobre essa péssima edição. Possui inúmeros erros de correção e a ultima pagina do ultimo capitulo não possui o restante da tradução da frase. Se me pagar dez eu reviso melhor que isso com o meu português de cebolinha da turma da monica.)

adorkableforme 04/08/2020

A maquiavélidade de O Príncipe
“...o príncipe não precisa possuir todas as qualidades acima citadas, bastando que aparente possuí-las. Antes, teria eu a audácia de afirmar que, possuindo-as e usando-as todas, essas qualidades seriam prejudiciais, ao passo que, aparentando possuí-las, são benéficas; por exemplo: de um lado, parecer ser efetivamente piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e de outro, ter o ânimo de, sendo obrigado pelas circunstâncias a não o ser, tornar-se o contrário.”

Finalmente terminei a leitura,foi difícil chegar ao fim. Contudo, no decorrer do livro percebi que muitas das atitudes dos governantes atuais são parecidas com os relatos presentes no livro.

O Príncipe é um manual que explica passo a passo como agem os poderosos e o que é preciso fazer para manter o poder. Maquiavel dissertou sobre como deveria ser o poder político exercido sobre um território e uma população, estabelecendo formas de relacionamento do monarca para com a nobreza, o clero e o povo. Nessa obra, o autor sugeriu diretrizes para que um soberano fosse capaz de conquistar, reinar e manter seu poder.

“...o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos grandes, e estes desejam governar e oprimir o povo. Destes dois apetites diferentes nasce nas cidades um destes três efeitos: principado, liberdade, desordem.”

Desse modo,No livro compreendemos como são formados os principados, como são mantidos, como são perdidos e como são conquistados. A cada novo capítulo entendemos os mecanismos políticos que somos vítimas e como percebê-los, por isso, o livro é mais que necessário para qualquer pessoa.

Entretanto, é um manuscrito mais que necessário para pessoas que queiram liderar algo. São atitudes que se analisarmos com cautela realmente dão sentido em como governar com sucesso ou fracasso. Isso dependerá da forma que a pessoa comandará seu caminho e seus subordinados.

"...os homens devem ser mimados ou exterminados, pois se se vingam de ofensas leves, das graves já não podem fazê-lo. Assim, a injúria que se faz deve ser tal, que não se tema a vingança.”

Enfim, quero reler este livro anualmente até que compreenda cada pedacinho dele. Ademais, foi uma leitura difícil,mas muito boa.

“...não se pode honestamente satisfazer aos grandes sem injúria para os outros, mas o povo pode ser satisfeito. Porque o objetivo do povo é mais honesto do que o dos poderosos; estes querem oprimir e aquele não ser oprimido.”

Bibliotecário 30/04/2021

Maquiavel
Nas páginas de O Príncipe Nicolau Maquiavel descreve como governar e manter o poder absoluto, sem ser odiado pelo povo. Sua obra é uma das teorias políticas mais bem elaboradas pelo pensamento humano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6