500 anos de O Príncipe

500 anos de O Príncipe Maquiavel

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bia 20/12/2023

O Manual das Políticas existe!
"O Príncipe" é um livro cercado por sua lendária proibição em 1557, pelo então papa Paulo IV. 50 anos depois, a edição elucida de maneira atual, com um vocabulário de fácil entendimento a razão de tudo isso.

O livro pontua comportamentos e ações que diretamente influenciam nos ideais políticos de uma idade onde o regime teocrático estava em vigor, ou seja, "um manual de instruções para tomadas de governo", hoje conhecidos como "golpe".

Se ainda nos dias atuais temos ressalvas quanto ao assunto, imaginem no século XVI?!

Atual apesar de sua data, "500 Anos De O Príncipe" questiona e verbaliza questões como guerras, condutas e moral. Se você, assim como me explicou uma professora, é admirador de POLÍTICA e não de POLITICAGEM, vai gostar deste livro!

PS: Uuma observação que não pode ficar de fora - quando se é um líder, é necessário saber quando, aonde, como é principalmente, o quê se pode sacrificar sob ameaça.
Bia 20/12/2023minha estante
Meu Deus gente, *500 anos depois... Perdoem a resenhadora que não revisa ?

Vini da lala 21/07/2023

Um livro complexo porem incrível
Esse livro possui ensinamentos e idéia de um dos filósofos do qual admiro MTO. Confesso que fiquei com dificuldade para manter a leitura, cada capítulo chegou a pesar minha mente kkkkk, tanto q da umas 4 hrs de leitura, mas a quantidade de conteúdo me travou em 2/3 semanas. Recomendo mt, mas tem que ter noção que vai pesar sua cabeça kkkkk

Lu_prim 11/07/2023

Registro histórico
Esse livro para além de um manual político é uma fonte histórica extremamente relevante. Entrar em contato com a visão e percepção de uma pessoa que vivenciou e até mesmo influenciou fatos importantíssimos do período foi uma experiência riquíssima.

Muitas das máximas que Maquiavel registra nesse livro parecem óbvias, pois já estão muito bem estruturadas nos dias de hoje principalmente na literatura (muitas das ideias de Maquiavel são empregadas em livros distópicos pelos antagonistas, afinal são atitudes maquiavélicas).

Acredito que se vc empreender uma visão crítica sobre o conteúdo e considerar o contexto em que a obra foi escrita poderá tirar algumas lições e aprender muito sobre a politica e a mentalidade medieval.

Por fim, não acho que os fins necessariamente justificam os meios, mas Maquiavel em nenhum momento disse isso (explicitamente). Assim, é importante ler e pesquisar sobre a condição sociopolítica da época para entender oq realmente ele pretendia ao escrever o livro.

Elielson.Goulart 25/05/2023

Uma fórmula de bolo maquiavélica
Aqui o autor ensina como conquistar o poder e se manter nele. Maquiavel dedicou 15 anos no estudo da arte do Estado, e isso resultou neste livro incrível. Não é o melhor livro que já li, mas é um livro que expande sua percepção das coisas e realmente marca quem o lê.

Victor 15/05/2023

Boa leitura
Boa leitura, porém discordo quando diz que melhor governar por medo do que por respeito,digamos assim acho que o ideal seria um meio termo

Alan146 23/03/2023

Específico
Livro excelente para história e para bons concelhos, mas é necessária forte atenção para extrair as boas ideias.

Joaquim.Menegat 25/02/2023

Segunda Resenha
Este livro vai além da suficiência para questionar totalmente o seu estado de ambição, poder e bondade do seu ser, neste caso, se você estudar e aprofundar-se na leitura, e em tudo que o Maquiavel escreveu para Lourenço de Médici, a possibilidade de você entrar em um estado de confusão e questionamento sobre as suas leis morais que formam o seu ser é algo interessante e inédito que o leitor presencia com esse livro, foi assim no meu caso até agora, a previsão de leitura são de 4 horas, no entanto, já passei mais de uma hora para estudar 3 capítulos, em um livro no qual se faz presente alguns capítulos de apenas uma página.
Facilmente um dos melhores livros que li em toda a minha vida, e um livro indispensável para pessoas nas quais estudam direito e ciências políticas, e para aquelas ambiciosas pelo poder naquilo que queres conquistar.

Gabriella123 22/02/2023

Ser raposa para laços e leão para os lobos
Maquiavel sempre foi uma figura muito presente nas minhas aulas de filosofia, e eu sempre tive curiosidade de ler a obra dele, até que, enfim, eu consegui ler.

Admito que eu tive uma quebra de expectativa alta, porque eu fui imaginando que seria um livro filosófico e, na realidade, é praticamente um manual de como ser um príncipe absolutista ? mas acredito que isso é mais culpa da escola do que propriamente do livro. Em contrapartida, sinto que eu não desfrutei completamente da leitura porque, como eu disse, é Nicolau ensinando ao leitor como manter o poder e usando exemplos de época, como duques, barões, reis e príncipes, tendo diversos parágrafos propriamente disso, o que quebrou um pouco minha imersão, porque eu não fazia ideia de quem era a maioria deles, mesmo Maquiavel explicando brevemente sobre quem eram e o quão pertinentes eram para seus argumentos ? foram partes que absolutamente não me prenderam e eu pulei, admito.

Contudo, indo para o lado bom, me sinto satisfeita de finalmente ter lido uma obra tão icônica de uma figura de peso na política moderna. Há certos ensinamentos que podem não só ser aplicados na vida pessoal, como na vida profissional ou em qualquer outro âmbito ? sobre manter a plenitude em tempos calmos e controversos, em não se deixar cair na falácia dos aduladores, em fazer o que é preciso/necessário, ainda que isso vá contra a sua moral.

?Portanto, precisa ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos.?
? Nicolau Maquiavel.

Edmundo G 17/08/2018

Utilidade para esse Ano Político
Agradeço pelo presente, José Lucas?. Esse ano, como todes já sabem, é a primeira vez que vou votar! E quero estar mais consciente do que nunca, o primeiro voto tem uma simbologia muito forte para mim. Não que os outros futuros não tenha, mas é um começo de tudo, de uma vida política. Eu sou apaixonado por filosofia, Aristóteles já falava que o homem é um animal político. Então busco me politizar cada vez mais! E esse livro é como um guia para entender como funciona mais ou menos um governo. Maquiavel sempre presente em todas as gerações. E a lição que levo dele é a de que como diria o mesmo: " O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem a sua volta." Então nesse ano, não olhem somente para o presidente! Olhem para aqueles que o cercam também. Vamos votar consciente galeresss

Kessia.Santos 11/09/2022

PRINCIPAL OBRA DE MAQUIAVEL
"O Príncipe", escrita por Maquiavel, é uma obra clássica que por muito tempo foi considerada um manual de conselhos para governantes, oferecendo valiosas experiências sobre como conquistar e manter o poder. Mesmo nos dias de hoje, a obra continua relevante para aqueles interessados em compreender os mecanismos políticos e para aqueles que aspiram a se tornar líderes de Estado.

O livro pode ser dividido em quatro partes principais: a classificação dos Estados, estratégias para conquistar e conservar o poder, análise do papel dos militares e conselhos aos políticos para a manutenção do poder.

Maquiavel foi um dos primeiros pensadores a romper com a visão idealista sobre política, enxergando o organismo político de forma realista, como ele é e não como deveria ser. Sua famosa frase "os fins justificam os meios" encapsula bem seu pensamento político, enfatizando que o sucesso de uma ação é mais importante do que os meios utilizados para alcançá-la.

Além disso, Maquiavel argumenta que os seres humanos são guiados por interesses pessoais e têm características inerentes, como ingratidão, volubilidade e egoísmo. Ele defende que um líder deve ser tanto amado quanto temido, mas, dada a natureza humana, é preferível ser temido.

O autor destaca a importância de um líder aparentar certas qualidades, como integridade, misericórdia, humanidade, sinceridade e religiosidade, mesmo que não as possua de fato. Essa abordagem, conhecida como maquiavelismo, influenciou profundamente a política e a estratégia governamental ao longo dos séculos.

Lendo "O Príncipe", podemos compreender melhor as razões pelas quais muitos governantes adotam estratégias consideradas "maquiavélicas", usando símbolos como religião e patriotismo para fortalecer sua imagem e alcançar seus objetivos políticos.

Em resumo, "O Príncipe" de Maquiavel é uma obra essencial para quem busca entender a natureza do poder e da política, oferecendo insights valiosos que permanecem relevantes até os dias de hoje.

Temnyy myslitel 02/01/2022

Achei essa edição bem linda. O livro é barato e, mesmo assim, é bem bonito, gostei das páginas.
O conteúdo do livro é excelente. Mais intrigante é imaginar como alguém, naquela época, detinha tão amplo conhecimento e propriedade sobre o tema – governar. Seria desnecessário dizer que grande parte do que li aqui eu já sabia, mas através de Maquiavel, enxerguei com um outro olhar e visualizando tais conhecimentos e princípios em outros contextos. De fato, o rei que se armasse com esse livro, em sua época, se tornaria indestrutível. É, até hoje, um grande manual sobre o poder.

Nivaldo.Alves 12/07/2021

O Príncipe de Maquiavel
Achei a leitura bastante em interessante e muito mais simples do que eu imaginava antes de começar a leitura.
O texto e simples e claro, de compreensão fácil.
As ideias de Maquiavel são bastante lógicas e não são tão malignas com somos levados a crer.
É claro que que algumas ações recomendadas por Maquiavel não são aceitas nos dias atuais, mas acredito que faziam sentido na época quando foram Escritas.

camilaxxx 25/04/2021

Um tutorial de ação absolutista monárquica!
Um dos meus primeiros livros de pensadores filosóficos e talvez uma má decisão, pois não foi uma das melhores experiências. Mas tenho que dizer que foi um bom conhecimento, pois neste livro percebemos na visão de Maquiavel como as coisas funcionavão (ou por assim dizer, deveriam funcionar assim) na época de monarquia, no decorrer do livro são apresentadas as formas necessárias para que a soberania absoluta fosse capaz de não só manter seu poder como também a conquistar um reinado e um povo.

Ricardo José 13/04/2021

O príncipe
Linguagem ruim de ler, inferências duvidosas, sarcástico e doses de crueldade. Não gostei da leitura.

Ge 10/02/2021

Particularmente tenho ressalvas gigantescas contra o Maquiavel, no entanto, é inegável que a obra O príncipe merece a colocação como clássico da ciência e da filosofia política. A obra é genial e uma observação sociável [quase] impecável. Além disso a leitura é bem fluida considerando o ano que foi escrita e a tradução e formatação dessa edição é realmente muito boa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6