500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karlan.Yury 24/04/2020

Atemporal
"Deve-se notar inicialmente que, enquanto nos outros principados tem-se de lutar apenas contra a ambição dos grandes e a insolência do povo, os imperadores romanos encontravam uma terceira dificuldade, aquela de terem de suportar a crueldade e a ambição dos soldados. Esta terceira dificuldade era de tal forma séria que se tornou a causa da ruína de muitos, pois é difícil satisfazer ao mesmo tempo os soldados e o povo: este amava a paz e, por isso, estimava os príncipes moderados, enquanto que os soldados amavam o príncipe de ânimo militar, que fosse insolente, cruel e rapace, querendo que o mesmo exercesse tais violências contra as populações para poder ter, assim, duplicado soldo e expansão à sua rapacidade e crueldade."

Pra bom entendedor...

Bruno Passuello 01/08/2020

Excelente manual para tudo!
Essa obra serve para quase tudo que tu faz na vida, seja um projeto de vida, relacionamento interpessoal, como crescer na empresa, como liderar pessoas, como liderar a tua vida e como ser um estrategista com a tua vida

Anderson.Gama 17/04/2021

Complexo e atual
Este livro retrata a forma de Maquiavel ver o mundo, como um principado deveria ser regido e que vale tudo para se manter no poder. Não a toa a palavra maquiavélico surge após a primeira edição desse livro. É claro que bons conselhos podem ser retirados dele, mas me assusta que ainda hoje o topa tudo por poder esteja na moda. Achei complexo ler este livro por este motivo, mas valeu a leitura.

RANY 22/09/2021

Necessário
Todos os capítulos do livro eu achei extremamente necessário, com certeza vou ler novamente, é um ótimo livro e apesar da época em que foi escrito, quando fazemos algumas comparações percebemos algumas "dinâmicas", principalmente no capítulo "como não ser odiado" e "ser amado ou temido" (os títulos são algo similar ao que escrevi). Bem interessante.

Igor 12/11/2022

Muito mais que um "manual" para monarcas
Muito além das frases e conselhos até hoje repetidos, a forma como o autor fundamenta seus conselhos através de fatos políticos e militares importantes para sua época é sem dúvidas a parte mais interessante da obra.

Camilly 08/05/2022

Linguagem simples, alusões históricas impecáveis e facílima compreensão. Aqui fica claro como funciona Maquiavel

Sílvia 03/10/2022

Dedicar a estudar por quinze anos as atitudes de grandes governantes, desenvolver um raciocínio de quais ações os fizeram se manter no sucesso ou não, que medidas são cabíveis à um príncipe para se manter próspero em seu governo.
Dar essas informações de forma clara e específica, não é atoa que o jargão maquiavélico surgiu para 'definir' uma pessoa astuta.

Tarquini 17/02/2024

Os fins justificam os meios
O principal ideal de Maquiavel e a suprema obrigação do governante manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue.

Vincenzo.Domenico 12/11/2022

Os fins justificam os meios.
O livro O príncipe de Maquiavel é como a um guia que demonstra táticas tão velhas quanto a governança mas ao mesmo tempo muito atuais, Maquiavel nós mostra como o chefe de estado deve governar seja ele herdeiro do trono ou um conquistador, como deve domar o povo, como deve controlar as rebeliões, como deve gerir impostos e tomar leis, como deve usar da cultura e da religião como arma política, podemos ver até citações que remetem aos tempos atuais que demostram que mesmo na época dos principados o povo se comportava da mesma forma e seus governantes também e até mesmo quando não havia democracia e o povo então tinha algum novo príncipe os governando acreditavam mudar de príncipe para o seu bem mas descobriam ter feito uma péssima aposta, como vemos no modelo democrático atual onde entra e sai político e obtemos melhoria ínfima, em o príncipe você encontrará táticas imorais e antieticas pois essa é a alinguagem da política, travar guerras e alienar o povo, fazer da tolerância e da misericórdia de moeda de troca, em que momento e em que proporções se deve fazer o bem e o mal, em que momento se deve ser amado ou temido, fazer da virtu o mais importante e prosperar a custa da liberdade de outros

Elielson.Goulart 25/05/2023

Uma fórmula de bolo maquiavélica
Aqui o autor ensina como conquistar o poder e se manter nele. Maquiavel dedicou 15 anos no estudo da arte do Estado, e isso resultou neste livro incrível. Não é o melhor livro que já li, mas é um livro que expande sua percepção das coisas e realmente marca quem o lê.

Victor 15/05/2023

Boa leitura
Boa leitura, porém discordo quando diz que melhor governar por medo do que por respeito,digamos assim acho que o ideal seria um meio termo

Lu_prim 11/07/2023

Registro histórico
Esse livro para além de um manual político é uma fonte histórica extremamente relevante. Entrar em contato com a visão e percepção de uma pessoa que vivenciou e até mesmo influenciou fatos importantíssimos do período foi uma experiência riquíssima.

Muitas das máximas que Maquiavel registra nesse livro parecem óbvias, pois já estão muito bem estruturadas nos dias de hoje principalmente na literatura (muitas das ideias de Maquiavel são empregadas em livros distópicos pelos antagonistas, afinal são atitudes maquiavélicas).

Acredito que se vc empreender uma visão crítica sobre o conteúdo e considerar o contexto em que a obra foi escrita poderá tirar algumas lições e aprender muito sobre a politica e a mentalidade medieval.

Por fim, não acho que os fins necessariamente justificam os meios, mas Maquiavel em nenhum momento disse isso (explicitamente). Assim, é importante ler e pesquisar sobre a condição sociopolítica da época para entender oq realmente ele pretendia ao escrever o livro.

Nivaldo.Alves 12/07/2021

O Príncipe de Maquiavel
Achei a leitura bastante em interessante e muito mais simples do que eu imaginava antes de começar a leitura.
O texto e simples e claro, de compreensão fácil.
As ideias de Maquiavel são bastante lógicas e não são tão malignas com somos levados a crer.
É claro que que algumas ações recomendadas por Maquiavel não são aceitas nos dias atuais, mas acredito que faziam sentido na época quando foram Escritas.

Ricardo José 13/04/2021

O príncipe
Linguagem ruim de ler, inferências duvidosas, sarcástico e doses de crueldade. Não gostei da leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6