Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Rayane 28/08/2023

Tocante
Eu terminei esse livro com uma lágrima no olho e o coração quentinho.
A escrita é maravilhosa e traz a perspectiva do suicídio de uma forma maravilhosa, precisamos de pessoas que vejam que em pequenos detalhes que podemos salvar alguém.

Only the Gabi 28/07/2023

"A morte torna-se, então, a última lembrança"
Esse livro é muito bom, eu amei a Angelina mesmo que ela não seja o foco o livro inteiro e que tenha outras pessoas no livro e esse livro falo sobre um assunto bem importante de ser abordado e aprofundado por isso recomendo que leiam ele

"Às vezes a dor serve de união"

"Nós nos apaixonamos em tempos de ódio e me atrevo a dizer que essa foi
nossa maior rebeldia da época"

"Eu colhi flores no jardim
De diversas cores e tamanhos
E as reguei,
Mantendo assim, vivas, as lembranças sobre ti"

Giovanna1488 25/07/2023

É uma obra tão delicada, as palavras e frases dos personagens trazem grandes reflexões e impactos, sobretudo discute este assunto que é considerado um tabu na sociedade, o suicídio, é uma leitura que ao mesmo tempo que leva o leitor a um mundo imaginativo, trazendo a figura da "morte" e da "vida", é tão real ao contar e abordar problemas delicados e complexos das pessoas, foi maravilhoso ter essa experiência de acompanhar Angeline em sua jornada no mundo "espiritual".

iara360 16/07/2023

O mundo seria bem melhor se todo mundo lesse coisas assim.

a angelina é uma jovem que se suicidou, mas seu corpo ainda está lutando para viver e ela só pode finalmente morrer se salvar algumas pessoas do suicídio.
nessa jornada ela conhece pessoas de vários tipos, de várias idades e situações. e esse é o ponto do livro. pode ser qualquer um, não dá pra saber, por isso não custa nada sempre ser gentil.

não tem nada de novo nesse livro, mas é o óbvio escrito que um jeito bonito. 5/5.

ah, e eu adoro representações da morte e essa foi mto boa!!

(tem algumas coisas na história que eu normalmente falaria mal, tipo umas soluções toscas só para continuar a história e coisas assim, mas a proposta do livro é muito boa e a escrita também, então vou fingir que não vi)

segue trechos que destaquei:

"Hoje eu só sobrevivo por aqui porque viver se tornou uma lembrança que eu gostaria de esquecer."

"As paredes do meu quarto me aprisionam. É difícil lidar com o silêncio quando tudo em minha cabeça parece gritar."

"não há nada de errado em se sentir triste por um dia ou um ano inteiro. Isso não te tornará mais frágil ou inferior a ninguém."

"Eram raras as vezes em que ele escutava música, mas queria silenciar as vozes que insistiam em gritar em sua cabeça."

"A natureza, cheia de vida e cor, ganhava aspectos cansados com o fim do dia. ?Assim como as pessoas?. A diferença é que quando o dia recomeça, a natureza retorna ao seu aspecto natural. Já as pessoas, elas podem viver uma vida inteira de noites intermináveis."

"Imaginou como as pessoas agiriam se pudessem ver a dor de um desconhecido de forma tão clara. Será que ofereceriam ajuda ou se aproveitariam de sua fragilidade?"

"...sua pequena bailarina deixou os palcos antes das luzes se apagarem."

"..eram lembranças e não deviam ser apagadas, até mesmo aquelas de dias ruins."

"Todos carregam o bem e o mal dentro de si. Entretanto, o que define qual lado mais te caracteriza é a forma com que lida com a dor de outra pessoa."

"A morte está presente em todos lugares, assim como a vida. A diferença é que uma é vislumbrada e traz calmaria. Já a outra é evitada e carrega consigo o medo. O que as pessoas não percebem é que uma não anda sem a outra. Elas caminham juntas, unidas. E, talvez você se espante com essa informação, mas ambas também não são opostas, mas sim, complementos uma da outra."

"A vida mata. Ela cria o cotidiano, os problemas, as intrigas. Eu só recolho os corpos."

"No teatro da vida, ganha quem atua melhor e convence o público desinteressado de que está realmente feliz."

"É jovem demais para beber.
Novo demais para morrer,
Mas, ainda assim, dia após dia,
Aprecia, cada vez mais, os dois sabores.
Quão amargo pode ser o paladar
Quando o seu maior veneno
É o próprio oxigênio que ainda respira?"

"Há vezes em que o fim é necessário, assim como a desistência e a mudança de planos. É preciso aceitar que não há mais saída, pois, somente dessa maneira, é possível recomeçar. A vida é um abismo alto e íngreme e, por muitas vezes, nos mantemos à sua beira, apenas aguardando que algo ou alguém nos empurre e acabe com isso tudo. Porém, em certos momentos, isso é exatamente o que precisamos, pois o empurrão e a queda nos fazem lembrar que ainda há chão para se cair e para se levantar novamente."
Leticia 16/07/2023minha estante
me lembra tomorrow pela sua descrição aí

iara360 16/07/2023minha estante
sim lembra muito

Rennan 29/07/2023minha estante
nossa gostei da ideia de botar os trechos destacados

isabelly 16/07/2023

?faça com que o assunto se torne comum, pois o ato já é.?
Esse livro aborda o tema de uma maneira tão delicada e cuidadosa que eu nem sei como comentar. você entende e sente todos os detalhes que levam as pessoas a desejarem o que desejam, e observa aos poucos, em detalhes menores ainda, elas mudarem de ideia. e um ponto muito perceptível é que tudo que elas precisavam era de um suporte, um ponto de apoio, e quando encontram isso as coisas continuam difíceis, mas não é mais necessário suportar tudo em solidão. uma obra de arte!

Gabriellegalaz 13/07/2023

Vou panfletar esse livro para todos os cantos do mundo
Sabe quando você começa uma leitura meio prevendo o que pode acontecer? Me senti assim no início, porém nunca fui tão enganada. A história te surpreende, consegui me sentir conectada com todos os personagens e com a Angelina.

O livro em si é lindo, tanto visualmente como os trechos e a história. Estou anestesiada.

SaraBorges 02/07/2023

Emocionante
Achei um bom livro. Fácil de ler, bonito e com um tema bem sensível, que emociona bastante.
Não é muito o meu estilo, mas consegui apreciar a jornada da Angelina.
Só não dei uma nota maior pq senti que os desafios precisavam ser mais profundos, talvez com muito mais diálogos e debates, pro assunto ser explorado o máximo possível com discussões relevantes.
O fim me deixou com a sensação de que pessoas com tendências suicid@s talvez sintam que é a solução, mesmo o autor tomando todos os cuidados possíveis e, inclusive, deixando uma mensagem depois que a história acaba. Enfim, pode ser apenas a minha impressão, mas é preciso alertar sobre esse final.

Maria12811 29/06/2023

Para Onde vão os Suicidas
Esse livro é perfeito!

Chorei em algumas partes. É um livro com a história muito bonita e os personagens são apresentados de uma forma que você se sente apegado com eles. É um livro que traz uma narrativa muito sensível e ao mesmo tempo muito bonita.
Super recomendo

santos198 24/06/2023

Que livro incrível, eu me apeguei tanto, chorei e ri junto com os personagens. Devorei o livro bem rápido, mas me marcou de tal forma, me encantei do início ao fim e fico feliz por ver cada personagem se encontrando e seguindo o seu destino.

Bruno 22/06/2023

Tocante e Importante
Dessa vez eu embarquei numa leitura um pouco diferente. "Para onde vão os suicidas?" do Felipe Saraiça. Um livro sobre um tema delicado, porém necessário de ser debatido.

Primeiro, queria falar que eu achei a diagramação muito linda e bem inspirada. A arte da capa é um encanto, porém, a edição que eu tenho está um pouco escura, o que dificultou um pouco a diferenciação de algumas cores. Segundo livro que leio publicado pela Editora Pendragon, e até agora não deixou a desejar com as questões artísticas.

A história é uma pancada emocional, mas no bom sentido! A trama gira em torno da Angelina, que tenta cometer suicídio, e em um jogo com a Morte e com a Ixtab (deusa Maia dos suicidas) se vê no trabalho de evitar o suicídio de outras pessoas. A primeira e a última tarefa para mim foram as melhores, me emocionou muito, principalmente a última.

A narrativa é intensa e carregada de emoções. Você sente a dor e o desespero do personagem, e isso mexe com você de verdade. O Saraiça tem uma escrita sensível e poderosa. Ele consegue transmitir as angústias e os conflitos internos dos personagens de forma tocante. É como se você estivesse lá, vivenciando tudo junto com ele. E é nessa empatia que está a força do livro, pois ele nos faz refletir sobre a importância de falar sobre o tema e oferecer suporte para quem está passando por momentos difíceis.

Amei que o autor fez praticamente um SaraiçaVerso, pois neste livro tem um personagem lendo outro livro do autor, e tem um personagem que tem um livro só dele também. Inclusive, quero muito lê-lo em breve.

O livro aborda um tema pesado e sério: o suicídio. É algo que muitas vezes é tratado como tabu na sociedade, mas o Felipe Saraiça teve a coragem de abrir essa discussão. E é exatamente essa coragem que faz desse livro uma leitura tão importante. Porém, eu senti que o final deveria ser melhor trabalhado na questão de que o suicídio nunca é o caminho, que sempre tem uma saída diferente, pois, durante a trama eu senti que essa foi a mensagem. Sem querer dar spoiler, eu senti que o final da protagonista contradiz a mensagem que a trama passa.

Não gostei muito do bônus ao final do livro, que foi um conto sobre a infância de um personagem da história. Achei que não precisaria ter.

Então, se você está preparado para encarar uma leitura emocional e que traz à tona questões importantes sobre o suicídio, "Para onde vão os suicidas?" é uma escolha válida. Recomendo para quem quer se envolver em uma discussão importante e entender a importância de oferecer apoio e compreensão para quem está passando por momentos difíceis.

Dudu    18/06/2023

Afinal, para onde vão os suicidas?
Eu gostei bastante do livro, e acho que não poderia ter lido em uma época melhor.
"Para onde vão os suicidas" tem uma história focada em questões do suicídio, eu gostei de como a questão em si não foi menosprezada e como foi realmente tratada com a devida seriedade.
E na maior parte, a visão do suicida foi a que prevaleceu, ao contrário da maioria das coisas que falam sobre o suicídio e colocam a visão de amigos e parentes.
Os personagens, as suas vidas e os seus motivos para cogitarem a ideia de suicidar-se foi apresentada de uma maneira na qual a sua dor não era diminuída, e essa parte é incrível por isso. O livro em todo o seu contexto é muito bem escrito, os personagens e suas histórias, chega a um ponto em que nós criamos um apego por eles, realmente muito bom.

garota_feita_de_versos 09/06/2023

Após uma tentativa de suicídio, Angelina acaba indo parar no submundo e acaba conhecendo Ixtab, a deusa Maia dos suicidas. Por estar entre a vida e a morte em um cama de hospital, Angelina é desafiada e para que ela finamente alcance a morte desejada, ela terá que vagar pela terra em forma de um espírito e impedir que outras pessoas cometam suicídio.?
Através de uma escrita poética e emocionante, acompanhamos Angelina em sua jornada. A cada pessoa que ela encontra nós conhecemos novas histórias, novos segredos e novas dores, somos levados a navegar em um oceano repleto de emoções.?
Falar sobre suicídio não é algo fácil e muito menos representá-lo dentro de um livro com diversos personagens, porém o @felipesaraica faz isso com total maestria, sem justificativas fugazes ou julgamentos e nos fazendo perceber que as pessoas sentem muito mais do que são capazes de demonstrar.?
Esse foi um dos livros que recebi em parceria com a @editorapendragon e foi uma leitura incrível, repleta de frases marcantes, personagens cativantes e muito bem escritos. Apesar de possuir uma temática forte, a narrativa é muito fluida e nos prende no enredo desde o início, o que nos proporciona uma leitura rápida e emocionante.?
" A Morte a encontrou mais de uma vez e, se ela a estava desafiando, o desafio estava aceito."
Já leram essa obra? Conhecem a editora Pendragon? ?