A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros Markus Zusak

Resenhas - A Menina que Roubava Livros

Tamirez | @resenhandosonhos 14/09/2018

A Menina que Roubava Livros
A Menina que Roubava livros foi o primeiro livro que comprei com o meu dinheiro, lá em 2007, em uma feira de cultura no centro da pequena São Sepé. Naquela época eu estava no 3º ano do ensino médio e ainda sabia pouco da vida. No colégio, assistindo as aulas de história, a gente aprendeu o nazismo como algo que marcou uma data, que durou de 1933 a 1945 na Alemanha, que nos apresentou Hitler. Conhecemos o significado da palavra genocídio, e é claro o holocausto, onde cerca de seis milhões de judeus foram mortos. Mas o que é difícil de imaginar, é como foi viver nessa época, que agora parece tão distante e diferente da sociedade que temos hoje. Mas não se engane, essas coisas são mais reais do que parecem, e não estão tão longe da gente.

Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas o título e essa frase me chamaram a atenção, captaram o meu olhar, e fizeram com que eu desembolsasse R$ 49,90, que na época, era uma fortuna pra mim, pois eu só fazia uns galhos e ganhava uns R$ 200 reais por mês. Eu levei a menina pra casa, e me apaixonei por ela. Porque o livro é lindo, a história é linda e porque ele foi o meu primeiro, e é aquele velho ditado, mesmo hoje, no meio de dezenas de outros, o primeiro a gente nunca esquece.

A História da Menina que Roubava Livros é uma história triste, mas é bela. Bela porque mostra a esperança, a luta e a superação. Mostra o amor e a amizade em tempos que foram muitos difíceis e nos traz um pouco mais pra perto desse momento na história que parece tão abstrato.

Alguns anos depois, caiu na minha mão O Menino do Pijama Listrado, li o livro, depois vi o filme e dai me perguntei o porque de a A Menina não ter virado um filme também. Os dois estão situados no mesmo cenário, mas como focos diferentes. O Menino do Pijama Listrado é focado no contraste entre o escalão alemão e os judeus, que aparecem separados apenas por uma cerca, mostrando um pouco sobre os campos de concentração, e como A Menina, mostra o amor que pode surgir em tempos de guerra, mesmo entre pessoas que poderiam se odiar.

Quando saiu o filme eu corri pra ver. Liesel, Bruno e Shmuel (os dois últimos, protagonistas do Pijama Listrado) tem muito em comum, não só pela história, mas pela lição que vieram nos ensinar. Os autores escolheram um forma diferente de contar um história dura, trouxeram o ponto de vista infantil, trouxeram os sonhos e necessidades de uma criança para mostrar o quanto todos sofreram. Eu não tinha me dado conta disso quando vi O Menino do Pijama Listrado, mas me dei por conta vendo A Menina que Roubava livros. Hoje percorri a internet atras de alguma resenha que refletisse o que eu senti, e achei uma que explicita de uma forma diferente, mas que no fim quer dizer o mesmo.

A crítica do Cinema com Rapadura denomina o filme de horror infantilizado e aponta inúmeros defeitos, dá nota 5 e diz que o filme é ruim. Eu achei o filme muito bom, exatamente pelo ponto que ele achou negativo, a implicidade do horror. Não é preciso mostrar corpos cheios de sangue ou gente sendo morta em câmaras de gás, TODOS sabem que isso aconteceu, todos conhecem a história, ou se são muito novos, vão conhecer. Há algo mais bonito do que emocionar pela simplicidade e não pelo exagero? Eu chorei em vários momentos do filme, e não fui a única. Muita gente saiu da sala fungando e com os olhos vermelhos. Velhos, novos, homens e mulheres, todos tocados pela sutileza do horror, que mesmo implícito, se fez presente.

O livro é de autoria de Markus Zusak (entrevista com ele aqui), australiano, que lançou seu primeiro livro em 1999 (O Azarão). Confesso que do mesmo autor só tive a oportunidade de ler O Mensageiro (2002), que também é muito bem construído. Lançado em 2005, A Menina que Roubava Livros apresenta a perspectiva de a narrativa ser contada pela Morte, e encanta logo no primeiro olhar. A leitura é leve e fluída.

Na minha opinião, o autor pecou somente por ser sucinto demais. Gostaria de saber mais sobre o Max, sobre como era a vida dele antes, durante e depois. Poderia ter sido escrito um livro somente sobre ele, contando a perspectiva dele sobre o tempo em que passou com ela. Ele é um personagem encantador, que merecia ter mais desdobramentos. E, acaba por sendo esse minha única decepção com o filme também, a falta de aprofundamento dos personagens.

site: http://resenhandosonhos.com/a-menina-que-roubava-livros/

Lu 19/06/2010

Maravilhoso!

Eu demorei cerca de um mês para lê-lo. Assim como Leisel, eu não queria ficar. Mas os Hubberman me conquistaram com sua doçura. E também o Rudy, é claro. Como eu poderia resistir a um menino que se pintou de negro para parecer com um atleta americano? Foi muito difícil me despedir deles no final.

Ah, Rudy..."suspiro"

É um livro sobre a guerra e sobre as mazelas trazidas por ela. Não é à toa que a história é narrada pela Morte. O Ceifador se encantou com a Leisel, assim como eu. Ela é uma sobrevivente, como Lisbeth Salander. Só que ela também é uma criança. E eu chorei com ela no final.

E também é uma história sobre livros e a relação da Leisel com as palavras. As cenas são lindas, narradas com grande delicadeza, tornam esse livro essencial. Ele acrescenta alguma coisa. Ele me fez pensar. É um livro que marca. Estou triste com o final, sim. Mas não me arrependo da leitura.

Super recomendado!

Gabi C. 29/12/2009minha estante
Amei tua resenha, Lu!

Ah, Rudy..."suspiro" [2] ç_ç

Tata 06/02/2010minha estante
Ah, Rudy..."suspiro"³

Rafael 21/02/2010minha estante
Também me apaixonei por este livro, amiga! É daqueles que você sente um vazio quando a leitura termina, hehe.

Tielle | @raposaleitora 26/03/2010minha estante
NOSSAA AMEI ESSA RESENHA!! MUIIITO BOA!! TBM AMEI ESSE LIVRO!! S2

Babi 19/06/2010minha estante
nossa realmente sou uma das que sentiu muita falta quando acabei o livro, e chorei muito... esse é um dos melhores autores do seculo xxi, sem sombra de duvida, e logo mais vem os meus dois livros dele!!!

Frannie Black 19/06/2010minha estante
É um livro maravilhoso... amei!
Adorei a tua resenha. ;)

mari 04/01/2011minha estante
Tbm amei esse livro...me ganhou completamente!!!
E adorei a resenha... :D

Léia Viana 15/01/2011minha estante
Ah, também suspirei muito pelo Rudy, é um personagem inesquecível!

Ellen 05/02/2011minha estante
O "Saukerl" do Rudy é tão fofo...

Glenda 29/05/2011minha estante
Excelente romance!

Rosane Fantin 16/08/2011minha estante
Excelente a tua resenha. Acabei de ler o livro e amei. A delicadeza e a forma que Zusak conta essa linda história me tocaram profundamente. Imagens poéticas como "as palavras estavam a caminho, e quando chegassem Liesel as seguraria nas mãos feito nuvens e a torceria feito chuva" são emocionantes. Livro maravilhoso!

gabdru 07/05/2013minha estante
Acho que nunca li um livro tão bom quanto esse. Demorei quase um mês para ler também, mas ao passar das páginas, Rudy, Hans, Rosa, Max, Ilsa, Morte e é claro, Liesel, foram me conquistando de uma forma que foi impossível largar o livro. História fascinante, realmente boa!

Ana 23/05/2013minha estante
Realmente o final trás lágrimas aos nossos olhos por ser uma historia um tanto triste mas muito proveitosa confesso que no inicio não sabia ao certo se continuaria ou não minha leitura,mais entendi que claro que eu iria até o fim assim como Liesel.

Luiz 23/11/2021

Incrível
Quando a morte te conta uma história, você deve parar para ouvir... e chorar bastante.
Esse livro é impecável.
Um começo, meio e fim de fazer qualquer um chorar por dias.
É super profundo.
Sinto que conheci mesmo uma garota chamada Liesel de tão real que a imaginei.
Vicx 23/11/2021minha estante
Exato, é esse o sentimento mesmo. Uma leitura necessária

Carlos Alberto 26/01/2024minha estante
Esse livro foi o divisor de águas, que fez com que eu de fato me apaixonasse pela mundo da leitura

Amanda 26/01/2024minha estante
Foi o meu primeiro durante a escola. Favoritado desde lá.

MaryGryffindor 26/01/2024minha estante
Esse livro é lindo

Giselaine 03/04/2021

Simplesmente perfeito
Essa história é simplesmente perfeita. É um livro que vale muito a pena ser lido. Me parte o coração saber da maldade dos seres humanos, mas, ao mesmo tempo, me aquece o coração saber que existem pessoas que fazem tudo valer a pena.

Geovanna ;) 09/12/2014

A menina que roubava livros
Esse livro me emocionou, e me fez ser uma pessoa melhor, fez com que eu desse mais valor a minha vida,recomendo esse livro para todas as pessoas.

Toledo15 16/05/2022

Acertou direto no meu coração
Da primeira vez que tentei ler esse livro, eu tinha 15 anos e a leitura não fluiu e acabei desistindo.

Ainda bem que tentei novamente, esse livro me fez chorar tanto, parecia que nunca mais ia parar. E por algum motivo livros assim são meu favoritados ( eu devo gostar de sofrer).

Nunca vou me esquecer de Liesel, Max, Hans ou até mesmo rosa.
Esse livro se se fundiu na minha mente, de uma forma tão profunda que não consegui ler nada por um bom tempo.

Afinal, quando a morte conta uma história, você de parar para escutar. ?

Julya 07/06/2022

A Menina mais incrível que eu já ouvi falar
Bem, o livro é incrível !!!
A história se passa na época do nazismo na Alemanha e a personagem principal a Liesel ?a famosa menina que roubava livros? é simplesmente encantadora, é uma criança que passou por MUITOS traumas mas com toda certeza muito forte, além de determinada, persistente, amorosa, companheira, forte, forte e forte.
No começo do livro, achei q não fosse gostar, por ser um livro difícil, grande e bem complexo, por expressar muito da segunda guerra mundial e o Hittler, mas para minha surpresa eu me apaixonei pela história e me envolvi completamente !!! Era como se eu estivesse dentro da história e me importasse com cada personagem ( os legais, é claro ), esse livro sem sombra de dúvidas tem o final MAIS MARCANTE QUE EU JÁ LI !!! Tão triste, mas tão real !!! Após esse livro a sua perspectiva de vida muda e nunca mais será a mesma.
Não tenha dúvidas, se você ler, você vai CHORAR e se apaixonar, impossível isso não acontecer !!!
Li esse livro e em breve pretendo ler novamente !!!
SIMPLESMENTE LEIA
fcamanzi 07/06/2022minha estante
Eu amei apesar das partes muito tristes!!

Gabrielegraciano_ 07/06/2022minha estante
eu nunca li, mas só com essa resenha sinto vontade de acabar lendo cada pedaço desse livro, estou apaixonada?

Andressa 08/06/2022minha estante
Resenha perfeita

Natalia.Silva 08/01/2022

Menina que roubava livros...
Eu nem sei por onde começar, mas posso dizer que todo mundo precisa ler esse livro em algum momento da vida, é muito emocionante e chocante. A escrita do livro é linda, uma obra de arte em palavras. E depois de ler me deu uma vontade de voltar a escrever as minhas histórias ?

Por fim, para resumir: muito bom o livro!

Juuj 23/05/2021

"Os seres humanos me assombram"
Uma obra super triste, porém necessária. Sei que tem muita gente que acaba desistindo de ler, e sinceramente não sei como. Amei demais a forma que o livro foi narrada e por quem ele foi narrada (aliás uma jogada muito boa do autor é acabei gostando bastante da escrita dele), a naturalidade com que o narrador conta sobre as mortes e o desespero de todas as pessoas naquela época é simplesmente surreal.
Eu já sabia o que acontecia no final pelo fato de eu ter visto uma pequena parte do filme, mas mesmo assim foi muito triste. O apego que eu tive com o Hans e o Max foi enorme, o jeito que eles tratavam a Liesel, com muito respeito e carinho, era incrível.
Só tenho elogios a fazer sobre esse livro, e como eu disse a leitura dele também é super necessária. Por favor, leiam! ?

Laura3437 03/03/2024

Olha, a história é bem boa, o tema é muito profundo, mas sinceramente eu achei meio massante de ler e nao ficou muito na memória sabe? Eu li todo, lembro de detalhes, mas não foi aquele livro que ficou marcado, ele é mais bonito doq cativante na minha opinião

Mylla Dias 26/01/2021

Perfeito
O livro é simplesmente perfeito. Foi o primeiro livro que me fez chorar de verdade. Parecia que estava ali, vivendo tudo o que a Liesel passou
Ranya.Fernandes 26/01/2021minha estante
Li ele na minha adolescência, é um dos meus xodós

Bruna 26/01/2021minha estante
Meu livro favorito! ??

bella_madu 06/10/2021

Esse livro me fez chorar de uma forma dolorida...
Ele fala sobre uma garotinha que ama ler (igual a gente kk) que vive na época da Segunda Guerra Mundial. Sua mãe não estava mais presente... E ela foi para a casa dos Hubermann.
Ela ganhou pais, um amigo leal (Rudy), um irmão (Max) e livros.
Esse livro mostra o cenário da Alemanha nessa época, fala um pouco sobre o que os judeus sofreram, enfim
É um livro simplesmente perfeito!
Cada página vale a pena! Cada segundo!
wolf woolf 06/10/2021minha estante
af, o foda é que a garota n beijou o Rudy em vida

bella_madu 06/10/2021minha estante
siimm, fiquei tão triste

Nathalia.Petelin 22/02/2023

O que dizer desse livro magnífico!?
Eu estou totalmente extasiada com essa obra .
Esse é um livro que além de te envolver , te mostra a importância do hoje e principalmente como a leitura pode mudar totalmente a sua vida .
Conta a história de uma garota que viu uma oportunidade no meio de um momento delicado e envolveu todos que estavam ao seu redor com a sua paixão pela leitura. Ela queria ler e acabou escrevendo a sua própria história.