Nicola e o Visconde

Nicola e o Visconde Meg Cabot

Resenhas - Nicola e o Visconde

Camila Lobo 17/12/2017

Resenha: Nicola e o Visconde (Por Livros Incríveis)
Nicola é uma jovem orfã de 16 anos, que viveu em um internato até completar a idade para arranjar um pretendente. Ela já sabe exatamente quem quer: Lorde Sebastian, futuro conde e irmão de uma de suas amigas. Por sorte, ela é convidada para morar com eles durante a temporada, fazendo com que ambos fiquem cada vez mais próximos. Mas será que Nicola está atrás do Visconde certo?

Nicola e o Visconde é o segundo livro de romance histórico juvenil escrito pela autora Meg Cabot, que conta com Victoria e o Patife. Ao iniciar a leitura, imaginei se tratar de algo no mesmo estilo e bem semelhante ao primeiro livro. Entretanto, fui surpreendida ao me deparar com uma história ainda melhor e mais apaixonante que o primeiro livro.
A história conta que Nicola ficou orfã ainda muito nova, e por só ter um "tio" muito distante e uma abadia de herança, foi para um internato para aprender a ser uma dama. Ao sair de lá, é hora da temporada de bailes, onde ela espera ser pedida rapidamente em casamento.

"Quando eu amar alguém será para sempre, e não por causa da aparência daquela pessoa, ou por ele me fazer rir ou não, mas porque teremos uma visão comum da vida e de tudo que nela há de inesperado, formando uma ligação única e impossível de ser definida."

Por se tratar de um livro juvenil, a trama é um tanto simples e sem muitas complicações, nos mesmos moldes de Victoria e o Patife, e meu medo incluia que fosse no fim das contas, a mesma história com personagens diferentes. Felizmente não é, apesar de terem a mesma estrutura. A narrativa de Cabot continua tão cativante como sempre - já é basicamente inútil mencionar isso em suas resenhas. Mas há algo em seus romances históricos que deixa a coisa diferente. Não há gírias e existe uma linguagem mais formal, ainda que não seja de época. Contudo, o humor ainda está em cada linha da autora e a impressão que fica é que é uma narrativa recheada de acidez e ironia. Inclui também um pouco de crítica, ao meu ver, à algumas atitudes superficiais da época, como a obcessão de Nicola em tirar as penas do vestido da amiga, porque segundo ela, não a valoriza.

Assim como no primeiro livro do gênero escrito pela autora, ressalto que não há a demarcação exata de uma época, algo que me incomoda um pouco. Porém, em Nicola e o Visconde há muito mais referências a lugares de Londres e menções à locomotivas, ainda em seu início. Por isso, nesta obra é muito mais fácil imaginar os cenários e vestimentas da época, já que a delimitação de tempo-espaço foi melhor elaborada.

Dividido em duas partes, o livro narrado por Nicola também tem a essência da protagonista. Ela é um tanto impetuosa e decidida, além de corajosa, características que são marcantes para a época e muito bem-vindas em um livro assim (olá, orgulho e preconceito). Por causa de sua inteligência, não há tantas passagens digamos assim... bobas, já que todas são resolvidas na hora. Confesso que seu par me deixou apaixonada e torcendo muito para que desse certo. As questões que ela levanta para reflexão também são bem pertinentes, até mesmo para adultos - e seu gosto pela leitura e citações enriquecem um tanto a trama.
Nesta obra, os personagens também são melhor construídos e mais carismáticos, até mesmo aqueles criados para serem odiados desde o princípio.

Como há a mesma estrutura de outros livros da autora, há também um ápice bem esperado por mim, que foi mais divertido e empolgante do que imaginei que seria, enfatizando meu gosto pela protagonista. O final, além de engraçado, possui ação e um tantinho de drama regado a romance, tornando-o um ótimo romance infanto juvenil.
Por isso, considerei Nicola e o Visconde bem melhor que Victoria e o Patife.
Nicola e o Visconde, é, portanto, um delicioso histórico juvenil, que pode agradar inclusive aos mais velhos, pelas mensagens inspiradora e por uma mocinha bem decidida, mas passível de mudanças.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/12/resenha-nicola-e-o-visconde-meg-cabot.html

CRIS LI 03/01/2018

Estava indo bem até...Um livro legal, com um final corrido.
Mais um romance da Meg Cabot com essa pegada pra conquistar um público mais novo pra onda dos romances de época. Tem bastante de Orgulho e Preconceito com um pouco de Razão e Sensibilidade. O livro é dividido em duas partes. Nossa protagonista é Nicola Sparks, Nicky para os amigos.
Nicola é orfã e cresceu na Abadia de Bleckwell com os caseiros que ela chama de Vovó e Pudim (a quem ela realmente considerava como verdadeiros avós, os que nunca teve). Ahá! Você que é fã de Jane Austen está pensando na Abadia de Northanger, né?!
O único parente que Nicola tem é Norbert Blenkenship, o Lorde Renshaw que não queria criar uma menina orfã. Ele tem um filho, Harold a quem a menina colocou o apelido de almofadinha. Eles tiveram vários desentendimentos na infância. Nicola o achava fraco, extravagante ao se vestir com cores exóticas e covarde. Mas não precisou conviver muito com eles já que foi para o Internato para Jovens Mulheres de Madame Vieuxvicent para saber se portar como uma verdadeira lady. E lá conheceu Eleanor Sheridan, sua melhor amiga em todo o mundo. O livro começa no momento em que as moças estão saindo do Internato. Elas já são jovens na idade de serem apresentadas à sociedade e ir em busca de diversão nos bailes e Londres e um bom marido. Nicola pensa que sua felicidade virá se ela se deixar ser levada pela vida como sementes ao vento, assim como dizem os poemas que ela tanto ama e recita como verdades. O que irrita demais Nathaniel, irmão de Eleanor. Ele acha tudo isso uma bobagem. Formado com as melhores notas em matemática em Oxford, Nath sempre implica com Nicky e sua mania de ver poesia em tudo, ser imprudente e excessivamente romântica. Os Sheridan são muito amorosos e tratam Nicky como parte da família, mas ela prefere passar sua primeira temporada com os Bartholomew, ao lado de lady Honoria e principalmente ao lado do "deus" Lorde
Sebastian, o Visconde mais lindo do pedaço. E também para não dar trabalho dobrado para lady Sheridan: ter duas moças debutando ao mesmo tempo era complicado. Assim, Nicola começa a conviver com Honoria e sua família. O pai dela era lorde Farelly, um entusiasta das inovações e principalmente das locomotivas a vapor, que ele dizia que iriam se espalhar por toda Inglaterra em breve. Tudo que disser depois daí seria spoiler. Nicola vai encontrar os Sheridan em muitos bailes e soirées e Nathaniel vai sempre reprovar a falta de bom senso em Nicola ao escolher Sebastian, que segundo ele só sabe esbanjar. Mas ela vai precisar descobrir que a máscaras caem e algumas podem ser mais perigosas que outras. Por que seu tutor apoia tanto a venda da Abadia, o lar de Nicola, do qual muitos arrendatários tiram seu sustento? É de verdade esse amor por Lorde Sebastian?
O final me decepcionou um pouco, meio corrido, sabe?! A história teve seus clichês, mas teve reviravoltas legais. Um livro legal para a galera mais nova.

Diane Ramos 09/01/2018

NICOLA E O VISCONDE (Meg Cabot)
Depois de ter simplesmente devorado Victoria e o Patife (resenha aqui), estava mais do que ansiosa para conferir a história de Nicola e o Visconde! Nesse volume, Meg Cabot novamente explora o mundo dos romances de época, num Orgulho e Preconceito para adolescentes. É bom ressaltar que os livros da série podem ser lidos fora da sequencia, já que uma história não está interligada com as outras.
O livro traz a história de Nicola, uma jovem orfã de 16 anos, que viveu em um internato até completar a idade de arrumar um casamento, logo, ela está pronta para mergulhar de cabeça em sua primeira e incrível temporada na sociedade londrina. E, Nicola, sabe exatamente o que quer: Lorde Sebastian Bartholomew. Tanto que a garota aceita o convite de ir morar com eles durante a temporada, fazendo com que o casal fiquem cada vez mais próximos.
O grande sonho de Nicola é receber um pedido de casamento do visconde - um sonho que finalmente está prestes a se concretizar! Portanto, naturalmente, ela fica muito irritada com as insinuações de Nathaniel Sheridan, irmão de sua melhor amiga, a respeito do caráter duvidoso de seu noivo.
No entanto, quando a jovem é tomada pela curiosidade, ela mesma começa a juntar algumas peças dessa história. Para sua surpresa, Nicola percebe que estava atrás do visconde errado, desde o começo... Será que é tarde demais para fazer a coisa certa?

Nicola e o visconde é um romance de época juvenil narrado em primeira pessoa pela protagonista Nicola, desta forma podemos acompanhar em primeira mão todos os seus devaneios e idéias mirabolantes, o que é muito divertido. A narrativa de Meg Cabot continua como sempre foi: cativante, fluída, deliciosa e com um humor irônico que facilmente arranca gargalhadas do leitor. Por ser tratar de um livro mais voltado para o público juvenil, a obra é bastante simples, sem muitos dilemas e complicações, tendo como principal objetivo apenas entreter e apaixonar os leitores mais novatos.
Os personagens são bastante carismáticos, cheios de personalidade e com opiniões firmes. Nicola, assim como Victoria, de Victoria e o Patife, é uma jovem impetuosa, decidida e muito corajosa, mais muito mais do que isso, ela é inteligente e, contrariando alguns estereótipos desse gênero literário, Nicola não é nada boba e dificilmente é passada para trás. Gostei bastante de Nathaniel também, ele e Nicola simplesmente formam um casal perfeito e se completam de forma sem igual! No geral, os personagens são muito bem construídos, tanto os principais quanto os secundários.
Achei interessante que além divertir e entreter o leitor, Nicola e o Visconde, ainda deixa algumas mensagens para o leitor sobre julgamentos rasos baseados nas aparências, amor verdadeiro e sobre como pessoas movidas pela ganância podem ser capazes de atos nada agradáveis para alcançar o seu objetivo, tudo isso narrado por Meg Cabot de maneira leve e espontânea! O final do livro é muito emocionante, carregado de ação e uma boa dose de drama e romance, o que serve de deleite para o público infanto-juvenil.
Enfim, Nicola e o Visconde é um livro extremamente leve, divertido, agradável e por mais que se trate de um juvenil tenho certeza que é capaz de cativar qualquer adulto! Recomendo o livro de olhos fechados para todos os leitores que estão em busca de uma leitura mais descontraída.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

La Oliphant 30/05/2018

Meg Cabot é uma autora que sempre tem um jeito único de surpreender os seus leitores. Quando essa série de YA de época começou a ser lançada no Brasil, eu não coloquei muita fé. Eu li Victoria e o Patife e até achei o enredo divertido, mas com muitos pontos que me incomodaram. Mesmo assim, resolvi dar uma segunda chance a Cabot e ver o que ela entregava em Nicola e o Visconde, e adivinha? Eu tive uma leitura muito divertida, com diálogos maravilhosos e uma personagem principal que é impossível de você não se apaixonar.

O ponto forte de Nicola e o Visconde é, justamente, Nicola. Eu gostei muito da forma como Cabot construiu a personagem como uma jovem independente financeiramente, que não está em busca de um marido, mas sim de amor. E é justamente o que ela pensa que acontece quando ela conhece o Visconde, um homem tão lindo que ela chama de “Deus”. Mas Nicola ainda é adolescente, conhece pouco sobre o amor e apesar do seu temperamento forte, ela também consegue julgar mal algumas situações. E quem nunca fez isso na vida, não é mesmo?

“- E daí? – perguntou Nicola. Ela realmente detestava charadas, e aquela conversa estava começando a parecer uma das grandes. – Sinceramente, Harold, o quer dizer com tudo isso? Está sendo muito entediante.”

A narrativa deste segundo livro é deliciosa. Cabot investiu muito em criar diálogos divertidos e explorar a nossa heroína além do romance do livro. Eu adorei ver que Nicola era uma jovem cheia de habilidades que, conseguia transformar um vestido em farrapos em algo que parecia ter saído de uma loja parisiense. Também gostei do fato de ela não ser tão ambiciosa e valorizar muito as amizades a sua volta. A relação dela com a família Sheridan foi uma das coisas que eu mais gostei na leitura, pois deu a sensação de que ela os via como uma segunda família.

O plot principal de Nicola e o Visconde também é muito mais interessante do que o primeiro livro. O romance acontece em segundo plano, ao longo dos capítulos, sem colocar pressão no casal principal. Todo o foco da nossa heroína está em preservar a única herança deixada por seus pais a todo o custo e eu gostei desse novo ponto de vista no romance, principalmente porque são esses acontecimentos que forçam a personagem a ver o mundo de uma forma mais racional e a amadurecer. E nós ainda temos algumas cenas de ação que são muito boas, eu tenho que admitir.

“Bem, Nathaniel Sheridan ficava realmente muito elegante num terno escuro. Não podia negar. Perguntou-se se podia escrever aquilo na carta para Vovó. Ou será que era mais importante mencionar que ele se formara em primeiro lugar na faculdade de matemática em Oxford?”

Eu gostei bastante da forma como Nat e Nicola se apaixonam. Acho que pelo fato de ela estar obcecada e procurando o amor numa fantasia só torna a realidade do relacionamento deles ainda mais bonita. Nat está sempre implicando com Nicola, mas de uma forma positiva e, ele não hesita em alertá-la quando percebe que ela vai cair em uma armadilha. O romance deles é construído em cima de uma amizade de anos e muito carinho, então quando as coisas começam a caminhar entre eles, o “amor” soa muito mais natural.

Honestamente? Eu não achei que Meg Cabot fosse conseguir me conquistar com essa série, mas depois de terminar a leitura de Nicola e o Visconde, eu realmente espero que ela continue investindo em YA de época. Eu tive os melhores diálogos que eu poderia querer neste livro. Nicola tem uma língua muito afiada e as situações em que ela se mete me fizeram rir até a barriga doer. Verdade seja dita, eu estava mesmo sentindo falta de ter uma leitura mais leve, e Cabot me proporcionou isso de uma forma muito maravilhosa.

Tenho para mim que qualquer leitor de romance de época acharia essa leitura no mínimo divertida. É claro, não temos as mesmas emoções que num romance de Sarah MacLean, mas Meg Cabot compensa com personagens bem-humorados e situações inusitadas que te prendem desde o primeiro capítulo. Eu realmente me surpreendi com o quanto eu gostei desta leitura e como eu estou ansiosa para que a editora traga outros livros da autora nessa mesma linha. Às vezes tudo o que você precisa é de um romance fofinho para fazer do seu dia mais feliz!

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-nicola-visconde-meg-cabot

Yasmin | @pernambookanas 11/03/2019

O livro "Nicola e o Visconde", da Meg Cabot, é um romance de época juvenil. A obra narra a vida de Nicola Sparks, uma jovem órfã que tem 16 anos. Ela está ansiosa para um dos grandes momentos da sua vida - a sua primeira temporada na sociedade londrina.

Além disso, ela está apaixonada pelo incrível lorde Sebastian Bartholomew. Ele é um deus. Não tem defeitos. ELE AINDA É UM VISCONDE. Não tem como uma pessoa não se apaixonar/gostar por ele...

Exceto, Nathaniel Sheridan. O irmão da sua melhor amiga sempre implica com a Nicola, até sobre poesia... Nathaniel pode fazer insinuações sobre Sebastian, mas Nicola sabe o verdadeiro caráter do seu amor. Ou não.

A Meg Cabot é uma das autoras mais famosas de romance juvenil. Eu estava totalmente sem expectativa para esse livro, principalmente porque não tinha gostado muito de "Victoria e o Patife". Só que em "Nicola e o Visconde", a autora consegue acertar na história.

A mocinha possui uma ingenuidade que algumas vezes pode ser um pouco irritante. Ao mesmo tempo, Nicola consegue ser muito engraçada. Ela conseguiu arrancar de mim muita risadas.

Outro personagem maravilhoso foi Nathaniel Sheridan. O que dizer dele? Nathaniel possui um humor ácido, além de ser o personagem mais sensato e fofo da história.

Em suma, o livro "Nicola e o Visconde", em muitos momentos, é muito fofo, ao mesmo tempo, em que é muito engraçado. Recomendo!

morland 21/02/2020

Gostosinho
É um livro levinho, não possui uma história grandiosa mas é uma boa opção para passar o tempo.

Poliane.Moura 06/03/2020

Na moral, eu sofri lendo esse livro, achei a Nicola muito enfadonha e mimada, sinceramente eu esperava mais desse dele.

Gisele672 15/05/2020

Leve e agradável
Achei esse livro quando procurava leitura parecida com Orgulho e Preconceito, bem, não é parecido, mas é uma boa leitura, leve e agradável. Valeu a pena e li bem rapidinho.
Eu indico.

Naraiane.Martins 20/07/2020

RESENHA - Nicola e o visconde | @aquarelandosonhos
Nicola Sparks, é uma jovem londrina de 16 anos, que perdeu os pais muito cedo. As libras que garota tinha como herança, foram todas usadas em sua educação. Com isso, a garota passou boa parte de sua vida em um internato, onde aprendeu sobre poetas, literatura e fez ótimas amizades. Mas, o sonho de Nicola sempre foi se casar com o charmoso cortês lorde Sebastian Bartholomew, e agora ela terá a oportunidade de conquistar o coração do tão sonhado Visconde.

No entanto, quando Nicola está prestes a realizar esse sonho, ela descobre que o caráter do Visconde é um tanto quanto duvidoso.

Esse foi o meu primeiro contado com a escrita da Meg Cabot, com toda certeza pretendo ler mais do que essa mulher escreve. Achei a história super fofa, bem desenvolvida, e o plot twist me surpreendeu muuuuito, nunca imagina que o final tomaria o rumo que tomou. Vale ressaltar também, que a Nicola é uma mocinha super forte e decidida, o amadurecimento dela durante a história é algo muito perceptível.

O livro se passa em Londres no ano de 1810, então esse também foi meu primeiro contado com histórias de época. Já estou doida para ler "Victoria e o patife", que também faz parte desta série

Nanda 02/08/2020

Parecido com o outro livro da autora!
Achei bem parecido com o livro Victoria e o patife não vou mentir, mas essa história é bem mais desenvolvida! Gostei muito da mocinha e do mocinho, assim como também alguns personagens secundários! É um clichê e um romance de época bem fofo.

livrariadossonhos 15/12/2020

Nicola é uma jovem de 16 anos e que sonha em se casar com o Lorde Sebastian Bartholomew. Em sua primeira temporada na sociedade Londrina e preste a realizar seu sonho de se casar com esse belo Visconde, a jovem é levada a duvidar do caráter de seu futuro marido e começa a investigar mais a fundo sobre a vida dele.

Debs 08/02/2021

Uma história que prende do começo ao fim. Tem humor, romance, vilão. E tudo se passando em outra época. O tipo de livro que amo.

Emanuela23 18/02/2021

Esse livro está aqui no Skoob, marcado em quero ler, há um tempinho. Sempre olhava, mas nunca me vinha a vontade de lê-lo naquele momento. Esse ano fiz uma lista de livros de estilos similares, e inclui ele. Me pergunto até hoje pq n li ele antes. É adorável. A leitura flui, a escrita é ótima, e ele é divertidíssimo. Comecei a leitura de 2021 bem, espero q as próximas leituras sejam assim.

Lora Pontes 17/05/2021

Leve e envolvente
Romance digno de sessão da tarde.
Mas como sempre, a escrita de Meg Cabot te prende até o fim!