A Caminho da Luz Chico Xavier

Resenhas - A Caminho da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Livia 31/07/2020

Emmanuel faz uma breve síntese da história da humanidade, correlacionando-a com a influência da espiritualidade. Ele cita os exilados da Capela, a vinda de Jesus, a missão de Maomé, a revolução francesa, dentre outros pontos. É um livro esclarecedor, embora requeira um estudo mais aprofundado, motivo pelo qual desejo relê-lo pausadamente. Ele foi escrito em 1938, o que me fez pensar sobre como seria a sua atualização, tendo em vista essa pandemia de 2020. Fico na curiosidade.

Marcelo 01/07/2020

A Caminho da Luz
A leitura exige um horizonte aberto para um conhecimento específico, todavia requer uma familiaridade com o assunto.
Abordagem remete a condução humana de fatos ocorridos na história da evolução da sociedade, realizando os devidos paralelos com a necessidade de uma conduta moral que transcende a condição física.
Põe luz em ambientes do passado, deixando claro a essência do bem em todos momentos e a presença divina no auxílio aos seres do bem, mesmo em suas angústias.

Arika.Baiense 19/06/2020

Esclarecedor!
De forma sucinta, trata da gênese do planeta ao século XX, diante os cuidados e trabalhos de Jesus.
Badbad 25/06/2022minha estante
Do famoso Bang Bang passando por capela,uma obra imperdível do divino mestre Chico X and Emmanuel "

Japa 09/06/2020

Como sempre Emanuel trás ensinamentos magníficos! O livro mostra os vários erros que a humanidade insiste em seguir como orgulho, ganância...mas também lembra o eterno amor de Jesus Cristo por nós que apesar de todos os erros ainda acredita na nossa evolução.

RhD 29/03/2020

A Historia sob uma perspectiva espiritual
Um apanhado histórico sucinto, mas com uma visão global e espiritual do que motivou todos os períodos terrestres, desde seus primórdios geológicos até os fins do século XX, fazendo ainda considerações acerca do futuro vindouro. É certamente uma obra obrigatória a todo espírita que deseja conhecer a linha do tempo da História Ocidental a fim de compreender a posição e missão do Espiritismo frente à humanidade. Deliciei-me com essa leitura, que me foi sem dúvida alguma esclarecedora. Poderia tecer melhores e mais dignas considerações a respeito dessa obra inestimável, mas faltam-me palavras. Uma leitura fascinante.

Maria Clara 20/08/2019

Estudo da história
Leitura que te leva além, te faz pensar em tudo o que se estuda na escola. E nos faz perceber como tudo está conectado. É uma síntese dos acontecimentos que marcaram a vida no planeta desde a sua criação. Obrigada Emmanuel por trazer ao mundo através de Chico, essa extraordinária obra.

Karina.Reis 08/08/2019

A caminho da luz
A história da humanidade do ponto de vista espiritual

jumorgensten 26/07/2019

Por 25 capítulos o livro vai caminhando e comentando sobre as civilizações a luz do Espiritismo, ou seja, o ser humano e as religiões ao longo do tempo. Foi lançado um pouco depois de Brasil, a Pátria do Evangelho.

Começa ainda no mundo dos espíritos, fala de Deus e seus ensinamentos que foram serem modificados a bel prazer ao longo do tempo, os primeiros moradores da Terra, como a lua foi criada, o sistema de capela e como ocorreu a grande transição para o ser das cavernas para o humano que conhecemos hoje.

Também comenta as diversas culturas ao redor do mundo dando os exemplos do Egito e suas pirâmides e o seu culto a morte, da Índia e sua forte energia espiritual, de Israel e seu judaísmo, da China e o legado de Confúcio e Lao-Tsé, a Grécia, Atenas e a missão de Sócrates e o povo europeu e as origens do racionalismo.

Tudo isso antes do Cristianismo, depois fala sobre o nascimento de Jesus, os desvios do império romano e o começo e a evolução da edificação cristã, o surgimento da igreja, os abusos de poder do poder religioso e o início, começo e fim da idade média.

Depois o livro se volta para a revolução francesa, o nascimento de Allan Kardec, e assim, o surgimento do Espiritismo, suas grandes transições e modificações, os preconceitos da Igreja e o que será da América e do evangelho futuramente.

Mesmo a obra sendo antiga, o texto é de fácil entendimento e flui de boas, tanto que é possível ler em um dia mesmo tendo bastante informação. A narrativa vai em uma crescente, é truncado inicialmente e depois anda melhor.

O que mais me chamou a atenção é a atualidade de A Caminho da Luz. A sensação é que Chico e Emmanuel escreveram esse livro ontem.

Sem entrar no mérito de questão política, um dos últimos capítulos fala sobre armamento / desarmamento e o livro foi feito em 1939 e tipo: É absurdamente atual. É chocante e fantástico ao mesmo tempo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/26/a-caminho-da-luz-francisco-candido-xavier/
Fabricio268 26/07/2019minha estante
Esse livro é maravilhoso. Preciso relê-lo.

jumorgensten 27/07/2019minha estante
? muito demais. Aprendizado puro.

Mark 13/12/2018

"Não deverá ser este um trabalho histórico"
A Caminho da Luz, uma obra ditada pelo espírito de Emmanuel e psicografada por nosso querido Chico Xavier, nos trás a história da civilização à luz do Espiritismo, e merece ser lida, assim podemos aprender com a coerência entre o conteúdo da obra e a época da sua psicografia, tendo como pano de fundo a religiosidade, o significado da conexão entre o ser humano e Deus, e que se assenta em informações e conhecimentos histórico científicos.
São 25 capítulos trazendo uma abordagem que Emmanuel faz da História terrestre, dos missionários divinos, espíritos eminentes no plano dos valores espirituais que visitam outras pátrias siderais e regressam ao orbe no esforço abençoado de missões regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrestres.

Wagner 01/10/2018

DO FEUDALISMO...

(...) Toda a unidade política desaparece nesses tempos de luzidas lembranças para a Humanidade. A propriedade individual jamais alcançou tamanha importância e nunca a servidão moral ganhou tão forte impulso (...)

in: XAVIER, Francisco Candido. A caminho da Luz. São Paulo: FEB, 2007.

Volnei 03/09/2018

A Caminho da Luz
Esta é uma obra onde Emmanuel nos faz um relato minucioso da criação do planeta Terra e suas fazes até chegar ao que o autor cham,a de maioridade espiritual . Ele nos conta ainda sobre a vinda de seres de outro orbe que vem até a Terra para também evoluir e assim nasce o mito do paraíso perdido

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Vivi.Montarde 29/08/2018

A trajetória histórica e espiritual da Terra

O livro nos mostra a evolução histórica da Terra, focando na evolução espiritual dos seus habitantes. Neste livro fica claro que estamos a caminho da luz, que o progresso é inevitável, mas que a evolução intelectual precisa vir acompanhada da evolução moral, e que Jesus está na direção do nosso planeta, nos guiando e nos orientado. O propósito do livro é nos esclarecer quanto à direção do planeta por Jesus, que vela sem cessar pelos destinos da Terra.

“É que a civilização e o progresso, como a própria vida, dependem das trocas incessantes. O Universo, na sua constituição maravilhosa, não criou nem sanciona leis de isolamento na comunidade eterna dos mundos e dos seres. A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus (pág. 74).”

O livro começa nos apresentando a formação da Terra, passando pelos seus primeiros habitantes, a chegada dos exilados de Capela, o papel e contribuição da sociedade grega, a missão do Império Romano, a vinda de Jesus e o exemplo que Ele nos legou, a evolução do cristianismo, as razões do feudalismo, o apogeu da renascença, a Revolução Francesa e suas contribuições e excessos, o papel do continente americano e por aí vai.

“(...) cada homem, como cada coletividade, pode cumprir seus deveres ou agravar suas responsabilidades próprias, na esfera de sua liberdade relativa (pág. 180-181).”

Enfim, como deu para perceber é um livro para quem gosta de história e busca entender as razões dos eventos que foram acontecendo, sob a ótica da Doutrina Espírita. A mensagem principal, no meu entendimento, é que Jesus não nos abandona, Ele está na direção no orbe velando por nós e nos enviando Seus missionários a fim de auxiliar na nossa caminhada. E Ele próprio marcou sua passagem pela Terra como a mais perfeita exemplificação da caridade e do amor. Seus exemplos e atos são um roteiro para nosso aperfeiçoamento na Terra. Jesus foi a personificação de toda sabedoria e amor.

OBS.: Quem gostou deste livro, recomendo a leitura de “Os exilados da Capela” e “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”, por apresentarem temática similar.

Cris 29/08/2018minha estante
nossa, não é meu tipo de livro, mas fiquei bemmmm curiosa sobre ele, acho que vou ler.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Eu gostei bastante. Essa versão é mais antiga pq peguei na biblioteca da casa espírita que frequento, mas tem outras edições dele que são mais novas.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Leia sim Cris. Eu aprendi muito com ele. Tomara que tb goste :)

Cris 29/08/2018minha estante
Vou ler sim. Obrigada pela dica.

Umberto Vicente 05/08/2018

Excelente!
Nesse livro, Emmanuel, pela mediunidade de Chico Xavier, descreve desde o começo do homo sapiens, quando o mesmo é um invólucro perfeito para o começo da civilização inteligente.

Nele decorre desde as civilizações degradadas de Capela, que vêm à Terra, para ajudar no progresso da humanidade.

Depois Emmanuel vem explicando de maneira bem simples e objetiva, os percursos das religiões entre os povos e continentes, seus conflitos, transformações, e os missionários que ajudaram e ajudam até hoje no progresso da humanidade.

Pra quem quer se aprofundar mais sobre o espiritismo, vale muito a pena ler.

Alessandra.Rodrigues 04/07/2018

Esclarecedor
Gostei mais deste livro do que do "Exilados de Capela". Também trata da evolução do povo terrestre a luz da doutrina espírita, com um linguagem clara e objetiva.

Volnei 05/10/2017

A Caminho da Luz
Esta é uma obra que nos traz um pouco mais de detalhes quanto a formação de nosso orbe terrestre do ponto de vista da espiritualidade. Aqui Emanuel nos diz de onde vieram os espíritos mais evoluído que auxiliaram na evolução da terra nos trazendo coisas como a escrita e até mesmo a roda

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6