A Caminho da Luz

Resenhas - A Caminho da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@carletogabriel 15/09/2021

Lindo
Material de estudo para quem quer ver a história da humanidade em 25 capítulos (mas msmo assim muito pouco para tantos anos de evolução) de acordo com a visão do mundo espiritual, desde a nossa infância terrena até meados de 1938.

Reginato 26/04/2023

A luz do mundo
O livro escrito há mais de 85 anos vem trazer a esperança aos corações aflitos. O relato de como o nosso DNA foi modificado por outros povos e a regressão de muitos espíritos ou melhor estacionamos no tempo-espaço pelos malfeitores das trevas.

Uma verdadeira aula de história e reflexão por exemplo de como povos egípcios sumiram do planeta, aqui no livro explica.

Como o Islamismo de Maomé trouxe convicções absurdas escritas e interpretadas erroneamente por causa da vaidade do espírito de Maomé que tinha uma missão na época enviada por Jesus.

O livro é fantástico. Recomendo

Thiago 30/01/2011

Após a absorção dos rudimentos da Doutrina Espírita pela leitura dos livros de Kardec, tive nesse livro uma noção precisa e fascinante da profundidade da mediunidade de Chico Xavier, conduzida pelo brilhantismo de Emmanuel. Chico atualiza as obras de Kardec trazendo à tona questionamentos modernos e reflexões sobre o papel do espiritismo em relação ao progresso das coletividades e a evolução do ser humano sobre o orbe terrestre. Neste livro, a clareza com que Emmanuel traça um panorama sobre a história da humanidade à luz do Espiritismo nos faz entrever que tais reflexões são muito mais frutos de uma verdade descrita de modo adaptado à realidade intelectual dos encarnados do que elucubrações de veracidade duvidosas. Passeamos por fatos históricos decisivos e somos conduzidos a um deslumbramento do quanto o mundo invisível guia e direciona o progresso e apara as arestas dos destinos humanos em direção à evolução, e nada mais. Um livro que evidencia a maturidade da Doutrina Espírita e todo o seu potencial.

Alice 29/12/2020

Excelente
Análise histórica do planeta e sua evolução a luz do espiritismo.

Diego Piu 22/11/2023

Escrevi em um histórico de leitura que acredito estar saturado de literatura espírita.

No caso desse, em especial, existia uma certa expectativa desde a época que comecei a frequentar um centro (que não vou mais).

A sensação na leitura é que muito se fala e pouco se diz... (Na conclusão, o Espírito se justifica por isso).

A definição de heróis e vilões, certo e errado é quase sempre afetada pelo ponto de vista de quem escreve... Em alguns pontos, discordei dos posicionamentos narrados aqui.

Enfim... Saudável discordar e questionar, não é mesmo?!
Lê_Fox 20/01/2024minha estante
DiegoPiu, concordo quando você diz que é saudável questionar. E justamente por isso me aguçou a curiosidade. O que você questionou? Quais são os seus pontos de vista, principalmente quando coloca "muito se fala e pouco se diz"?

Diego Piu 24/01/2024minha estante
Pior que eu passei o livro pra frente, tinha algumas coisas marcadas nele. Porém tem um tom meio colonizador de homem branco quase sempre em evidência. Algumas opiniões controversas sobre acontecimentos históricos e por aí vai...

Lê_Fox 24/01/2024minha estante
Interessante. Estou recém chegando no meio do livro, mas não percebi o tom colonizador em evidência. Ao contrário, me parece que justamente pelas divisões para falar dos povos originários me pareceu bem abordado, falando das culturas, pontos fortes e dificuldades de cada povo. Enfim, seguirei lendo, com calma. ?

Bruno Meneghello 25/10/2021

Estudo
Neste livro, Emmanuel nos mostra a interpretação dos espíritos com relação à formação das sociedades e dos povos, desde sua origem.
Das belezas e conhecimentos adquiridos pelos egípcios e hindus até as atrocidades do Império Romano e da Europa.

Leonardo88 19/04/2021

Quantos esclarecimentos!
Nesta fantástica obra de Emmanuel , junto com nosso saudoso Chico Xavier, temos a real grandeza do nosso Mestre Jesus, da formação da Terra pois ele é o grande arquiteto de nosso planeta( claro que sempre sob a égide de Deus), até cada movimento político e social que se passou em nosso orbe. Claro que nos planos do Cristo nossa humanidade já deveria ter alcançado um amadurecimento espiritual a muitos séculos ,mas pelo mau uso de nosso livre arbítrio estamos nos arrastando entre os milênios, porém sob sua eterna misericórdia e amor vamos alcançar nosso objetivo a Caminho da Luz!!!
Excelente obra !!

Livia 31/07/2020

Emmanuel faz uma breve síntese da história da humanidade, correlacionando-a com a influência da espiritualidade. Ele cita os exilados da Capela, a vinda de Jesus, a missão de Maomé, a revolução francesa, dentre outros pontos. É um livro esclarecedor, embora requeira um estudo mais aprofundado, motivo pelo qual desejo relê-lo pausadamente. Ele foi escrito em 1938, o que me fez pensar sobre como seria a sua atualização, tendo em vista essa pandemia de 2020. Fico na curiosidade.

Ângela Bittencourt Cardoso 22/08/2022

História da Humanidade
Trata-se de apontamentos acerca da visão espiritual da criação/ evolução da Terra e da História da Humanidade. De forma resumida e objetiva, esse livro traz as mais importantes ensinamentos e é um rico material de estudo.

Annayupd 13/07/2022

Amei
A escrita é mais antiga, de 1938, mas é be clara. Pra quem segue a doutrina espírita e tem interesse e questionamento sobre os fatos históricos, é uma excelente leitura.

Saeto 28/03/2022

Iluminação
Primeira obra de Chico Xavier e Espírito Emmanuel que leio, o livro detalha a humanidade e evolução segundo o espiritismo, desde o momento de sua criação, explanando a história do planeta.
S.

Comenta Livros 15/12/2023

Sensacional
Baixei uma versão atualizada e achei sensacional este livro. Os livros de Chico sempre ensinam algo, contudo este é especial porque fala de vários personagens e sua importância em nossa história e vida aqui na Terra.
Vale a pena ler.

site: https://comentalivros.com/a-caminho-da-luz-chico-xavier-espirito-emmanuel/

HARRY BOSCH 26/10/2023

A caminho da luz
A caminho da luz é obra merecedora de leitura e estudo para os que buscam compreender nosso mundo. Nesta inestimável obra, o Espírito Emmanuel narra a história da humanidade sob a luz do Espiritismo, apresentando-nos acontecimentos e experiências que vão desde a gênese planetária até as perspectivas para o futuro da humanidade, elucidando-nos a posição e a importância do Evangelho do Cristo diante da ciência, das religiões e das filosofias terrenas.

Maria Elisa 19/10/2011

Retrata a história da civilização à luz do Espiritismo a partir da análise das ocorrências físicas e espirituais que marcaram as transformações de nosso planeta, destacando a grandeza e a misericórdia de Jesus. Nesta obra, Emmanuel narra a origem da Terra; percorre civilizações milenares (Egito, Índia, China, Grécia, Roma); fala sobre a vinda do Cristo, as Cruzadas, a Revolução Francesa e a Idade Moderna.

Loly Camilo 09/11/2022

Abriu minha mente
Busquei esse livro, na esperança de uma explicação científica acerca da criação do mundo e me surpreendi. Chico Xavier explica de uma maneira clara que o espiritismo cree na evolução humana através da teoria científica. O livro é muito bom, pois retrata grande parte das civilizações e períodos históricos importantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6