Conversations with Friends

Conversations with Friends Sally Rooney

Resenhas - Conversations with Friends: A Novel

Matilde.Mourato 14/06/2022

smt being over, isn't the same as smt never having happened.
Mais uma vez, estou num dilema sobre as obras de Sally Rooney. Os personagens são bastante questionáveis, a roçar mesmo o intolerável, mas a escrita é de tal forma cativante, que há momentos da narrativa onde o leitor se revê nas personagens.

Neste livro, ao contrário de Normal People (o outro livro da autora que tive oportunidade de ler), não consegui simpatizar com nenhum dos personagens, nem apoiar as suas decisões, porém, consegui compreender de certa forma as suas ações.

O que me desiludiu neste livro, foi apenas o final, onde não se notou uma evolução pessoal dos personagens.

Apesar disso, foi uma leitura fluida, defensivamente vou continuar a ler Sally Rooney! Gostei bastante do livro.

ihatebooks 11/06/2022

eu já sabia que nao seria um livro incrível (não vou mentir, a série mesmo eu so terminei de assistir por causa do joe). nada nessa história me fez eu ter vontade de ler, é um livro extremamente vazio e sem alma. fiquei muito cansado lendo, de verdade não sei como consegui terminar.

cecis 10/06/2022

No começo tava sem paciência, pensando se teria algum plot, daí fui ler umas resenhas sobre e descobri que não, é uma história normal que mostra como é a relação mútua entre Frances, Bobby, Nick e Melissa. Achei que em alguns momentos me identificava com a Frances, pois é nítido que ela tem muita insegurança no que pensa, faz, e como a maneira como ela se vê pode afetar diretamente as relações que ela tem com as outras pessoas.

Não é um livro ruim, a escrita é algo que me deixo surpresa, porque mesmo a história não sendo tão interessante a maneira como a Sally Rooney escreve me deixou conectada e eu não conseguia parar de ler. Ela fez a história parecer legal, pelo jeito que ela descrevia os personagens suas emoções e tudo que acontecia. Porém, no final das contas eu realmente só achei uma história com alguns acontecimentos plausíveis, outros não, mas foi uma leitura boa.

Maria 26/05/2022

conversation with friends é no fim um grande estudo sobre interações interpessoais e o impacto que privilégios sociais e econômicos exercem nas mesmas, sinto que o livro todo é uma grande disputa de poder entre os quatro personagens principais. é viciante a forma que a sally disseca o jeito como nós nos relacionamos e enxergamos as pessoas ao nosso redor

Karla :) 22/05/2022

What is a friend? What is a conversation?
Eu não queria ler mais nada da Sally Rooney porque eu odiei a falta de profundidade e objetivo em Pessoas Normais, mas eu ouvi uma pessoa que também não gostou de PN recomendando Conversas entre Amigos e ainda bem que dei uma chance. Esse daqui tem mais claro a história que quer contar, e a escrita também parece mais elaborada (não de rebuscada, só realmente mais esclarecida). O que eu interpretei da história pode ser um spoiler, mas posso dizer que me foi um tema muito caro pra mim pessoalmente, e talvez isso tenha ajudado a eu me relacionar mais com as personagens, o que sempre torna a leitura mais interessante. Vou levar pra vida? Provavelmente não, mas foi ótimo ler certas coisas que eu sempre pesei e nunca consegui colocar em palavras.

brendaminah 20/05/2022

Como uma boa garota básica que associa absolutamente tudo a músicas da Taylor Swift, preciso dizer que durante a leitura não conseguia deixar de pensar em como Frances se encaixa perfeitamente no papel de uma ?august girl?, absolutamente tudo sobre ela grita ?cancel plans just in case you?d call? e tudo sobre ela e nick grita ?illicit affairs?.
No geral, não gostaria de me estender tanto nessa resenha pois tenho a impressão de que se passar do número de palavras ideal pré-determinado pelo meu cérebro para formar uma opinião lógica e estruturada, ficaria aqui horas discorrendo sobre a efemeridade e complexidade dos personagens de Sally Rooney. Esses que eu pessoalmente, jurara ter visto seu ápice de excentricidade e ambiguidade durante a leitura de ?Normal People?, mas, parar variar, não poderia estar mais errada. Nesse livro, Sally te apresenta personagens tão moralmente ambíguos, complexos e principalmente, psicologicamente afetados, que, ao meu ver, torna-se até um susto. Aqui nos deparamos com tamanha crueza e sinceridade vinda dos personagens principais que funciona como uma espécie de afronta ao que nós seres humanos socialmente adaptados, nos recusamos a admitir que pensamos e sentimos. E esse é, indubitavelmente, o maior talento dessa autora: Destrinchar o relacionamento mútuo humano e a não simplicidade deles, a fusão entre mentes corroídas e sentimentos não tão gratificantes. Explora o mais egoista que remoemos de forma até sútil, devo dizer. E ler sua obra se torna, assim, uma via de mão dupla, o trânsito entre a revolta e a compreensão. Mão tripla até: Ao ponto que te leva a se relacionar com ações e pensamentos tão poucos lisonjeiros.
Costumo dizer que o objetivo dessa autora não é, nem de longe, escrever personagens amáveis, feitos parar serem enaltecidos, mas é na verdade, nos colocar diante de algumas de nossas supostas decisões cotidianas, somente mimetizadas por seres fictícios.
Em geral, gosto muito desse livro e preciso dizer que a forma que a autora explora a mente de Frances através da narrativa me fascina tanto que não consigo explicar através de palavras. Tenho a sensação de que Frances, por vezes, tenta me manipular acerca das figuras a sua volta mesmo sendo tão descaradamente sincera durante toda a narrativa. Entretanto, tudo é extremamente bem pensado se analisarmos sua idade em paralelo ao do homem o qual se relacionava.
E em falar de Nick, preciso dizer que a muito tempo- quiçá nunca -, não me deparo com figura masculina tão misteriosa, ambígua e intrigante. Fora até divertido me esforçar em identificar se estava sendo apenas ele, um homem passivo, inexpressivo em todos os sentidos e majoritariamente submisso, como dizia Melissa, ou se não se passava de um ótimo manipulador. Ou até se não usava dessa passividade excessiva como instrumento de manipulação. Até agora não cheguei a uma conclusão, e acredito que essa é a beleza de Sally Rooney.
Em paralelo aos personagens, a prosa da autora funciona de forma rápida e fluida em contrapartida a passagens bem detalhadas que contam com grandes fluxos de consciência. Esses, ao meu ver, bastante bem feitos. Claramente, sua obra gira em torno de personagens e não de um enredo em si, logo, seus plots não se mostram bastante ambiciosos ou reveladores, são ?simples? mas bem trabalhados o suficiente para que criem grandes reflexões bem sustentadas e trabalhadas até o final do livro.
Por fim, preciso dizer que a única coisa que não me agrada nesse livro é o ?final?. Coloco em aspas, pois pra mim esses personagens, de tão bem trabalhados pela autora, criam vida própria e vivem além desse mero ponto final. Entretanto, a última frase em si desse livro, acaba me dando uma sensação de frustração e digo isso totalmente de um ponto de vista pessoal. Todo o diálogo construído por Frances e Nick nas últimas páginas são ótimos e perfeitos para um desfecho, mas ao meu ver, não um onde se encontram novamente. Sinto que de alguma forma, esse ?final?, acaba atrapalhando toda a magia do desconhecido após esse ponto final. O desconhecido de saber o que esses personagens, mais especificamente, essa personagem, viveria de novo. E o conhecimento de saber que ela só reviveria o que já sabia não funcionar, não me estimula tanto. Claro, friso que não se passa de um incômodo totalmente pessoal, pois sei que todo o diálogo e a reflexão que antecipa o desfecho são justamente sobre continuar se aventurando no ?complexo? e repetir os mesmos erros sabendo que no final, novamente, não daria certo.

Eu disse que não iria me estender?

momentoflove 19/05/2022

me identifico tanto que chega a assustar kkkkk
além de ser um livro bem real de momentos humanos (alguns dos pensamentos da frances parecem ter sido literalmente tirado da minha mente ai)

o final me deixou um pouco decepcionada mas eu gostei bastante

laris 18/05/2022

[Releitura em Inglês]
"I should have known it wouldn?t work out between us.
Didn?t we always know that? he said.
I paused for a second. Then I just said: I didn?t."

~Lu 30/04/2022

Gostei? eu acho?
Não achei que eu ia gostar da escrita da Sally Rooney mas acabei me surpreendendo porque ela escreve de uma maneira tão fluida que parece muito com o jeito que eu penso, me identifiquei bastante com o jeito que a Frances pensa (no sentido de como ela chega às conclusões e associa os seus sentimentos aos fatos e nao as decisões pq pelo amor de deus ne). Apesar de não gostar particularmente de nenhum dos personagens acho que oq me fez gostar do livro não foi a historia em si nem os personagens e sim a maneira em que ela se desenvolve e como os fatos são narrados pela Frances, acho muito bonito o jeito que ela pensa, além de agregar mais sentido na historia por ela ser uma escritora/poeta. Gosto bastante desses livros em que ninguem é perfeito e que eles chegam até a te irritar um pouco, acho bem real como eles descrevem essa galera rica/classe media que é toda milituda de um jeito caricato mas ao mesmo tempo tem muitos outros plots que ficam em aberto o que me incomoda um pouco.

Jessica692 23/04/2022

O maior destaque do livro foi, sem dúvida, a escrita da Sally Rooney. Já tinha ouvido falar muito de como algumas pessoas estranham esse aspecto e, de fato, logo no começo fica claro como esse estilo em fluxo de pensamento que a autora usa é diferente. Mas foi justamente esse fluxo rápido me ajudou a evoluir no livro, já que praticamente nada mais me agradou.
Não consegui me conectar com os personagens e suas decisões. Mesmo ficando claro que todos tinham questões profundas que influenciavam essa decisões, me pareceu que toda questão de saúde mental foi colocada levianamente, como se isso desse aos personagens um quê "descolado" e não para ser tratado seriamente pela autora, que trata tudo com um indiferença cínica. Todos pareciam juvenis na constante troca de provocações e jogos para causar ciúmes e outras reações, sem uma construção que desse sentido para suas ações.

barreto 10/04/2022

muito bom
amei muito, é mais triste do que eu esperava que fosse, porém foi isso que fez ele ficar mais realista. a única coisa que eu não gostei foi o final.

helena 27/03/2022

ambiguidade
sinceramente, não sei como começar essa resenha.
achei que seria só um livro de drama e romance, mas é uma longa caminhada sobre entender a si mesmo e seus relacionamentos (com amigos, amores, famílias e deus). eu realmente não consegui me apegar por nenhum personagem, eles são tão humanos que me deu ódio. entendo a proposta da autora de mostrar sentimentos e relações, mas não me marcou de fato. não me encantou. muitas lacunas ficaram abertas, e senti falta do desenvolvimento de alguns personagens - como a bobbi.
enfim

@renatavarelaescreve 22/03/2022

Sally Rooney
Estou oficialmente viciada na escrita da Sally Rooney. A esse ponto, acredito que ela pode escrever sobre qualquer personagem nesse estilo e eu tô lendo.
Tha 22/03/2022minha estante
Eu a mesma coisa, depois que terminei os livros, fui ler todos os contos.

@renatavarelaescreve 23/03/2022minha estante
Eu tô nessa... Pensando se leio tudo de uma vez ou guardo algumas coisas para quando tiver sentindo falta

btrz95 18/03/2022

Não sei muito bem como, mas funcionou. Acho que na mão de qualquer outra autora a história acabaria sendo desastrosa para mim, os personagens seriam absurdamente tediosos e um tanto hipócritas, mas o livro acabou sendo viciante e encontrei um sensação de realidade nas situações mais absurdas do livro. Coisas que apenas Sally Rooney consegue fazer.