Tortues à l

Tortues à l'Infini John Green

Resenhas - Tartarugas até lá embaixo

Sarah587 08/05/2024

Até logo, Aza.
Tem anos que esse livro estava na minha estante e finalmente dei uma chance. Me arrependo de não ter lido antes e ter mergulhado nessa história tão incrível, me apeguei aos personagens e a construção da relação entre Ava e Davis.

Hadja2 08/05/2024

O livro é bom, mas não é o que eu esperava. Conseguiu me prender e fazer eu me apegar aos personagens, tem citações maravilhosas e uma escrita impecável, mas confesso que o final me decepcionou bastante. Esperava algo mais elaborado, na minha percepção ficou até um pouco incompleto, não sei bem.

germanshepherd 08/05/2024

Não tão bom quanto eu esperava mas ainda assim tem aquelas citações do John grenn que eu amo tanto. no final meio que se comtradiz mas todos fazem isso

Gabbie1 08/05/2024

Definitivamente não era o que estava esperando, mas conseguiu ser bom mesmo assim. Eu me identifiquei muito com a Aza, o que me preocupou um pouco, mas acho que todo ansioso vai se identificar com a espiral de pensamentos.
Foi minha primeira leitura do John Green e eu tenho algumas consideração para fazer: faz sentido ele ter se popularizado tanto entre os jovens, pq ele sabe retratar de uma forma bem realista eles. A escrita é boa e bastante fluida. Apesar do livro ter menos de 300 páginas ele parece ter muito mais, o que não sei se é uma coisa positiva já que ele não é maçante, mas acontece coisa o tempo todo.
Com certeza é o livro que eu vou me pegar pensando nele por muito tempo.

josemarlon_ 07/05/2024

Se pá, que é meu livro preferido até então
Livro bom com personagens bem desenvolvidos inclusive no dia-a-dia da história, e ajuda entender como funciona a cabeça de quem tem algum transtorno já que os pensamentos da Aza enquanto tá em alguma crise são bem explicativos, o que leva a entender a angústia que ela sente. Do início ao fim o livro é bom, pode confiar, Lê aí.

Nanda / Fêfê 07/05/2024

Nunca se diz "até logo" se não quer ver essa pessoa de novo.
Esse é o terceiro livro que leio do John Green. E acho que já tenho uma base para falar da escrita dele: ele escreve sobre a vida real. E é isso que mais me encanta em seus livros. Os personagens podem ser fictícios, as histórias podem ser inventadas, mas os livros do John Green contam sobre a vida real, não tem nada de misterioso ou fantasioso, é só a vida real fazendo o seu trabalho e John Green consegue, mesmo falando da vida real, fazer com que a história cative a gente, faça a gente chorar, rir e ficar surpreso (afinal, as vezes a vida real pode nos surpreender).

Não tem como dar menos de 5 estrelas para esse livro.
É uma obra de arte.

shinelb 06/05/2024

??????
Esse livro abordou muitos tópicos importantes, como transtornos, primeiros amores, amizade, perda.

Embora eu tenha achado esse livro bom, ele foi muito entediante até mais da sua metade. Mas eu reconheço que passa uma mensagem bem interessante: como existe uma vida, um presente e futuro esperando todos nós. E a vida continua, apesar dos apesares, apesar das dores e da confusão passageira de não se reconhecer enquanto indivíduo, enquanto ?eu?.

É muito bom ver a Aza reconhecendo que há sim uma vida esperando por ela e que ter toc não a faz menos merecedora. A forma como descreve o transtorno pareceu muito precisa e clara, assim como o modo com que a Aza reage a ele e também, as pessoas ao seu redor.

Spoiler:

Mesmo que o final de tartarugas até lá embaixo quebre expectativas com o afastamento da Aza e do Davis, eu não achei infundado, foi bom ler sobre a imprevisibilidade da vida, como ela pode unir amigos tão antes esquecidos, fazer com que eles se apaixonem para dps separá-los de novo.

Isa Vasconcelos ~ 06/05/2024

Nossa , pra falar a verdade , esse livro me surpreendeu. Eu nunca leio sinopses então não sabia do que se tratava o livro e realmente fiquei presa na leitura. Eu tenho um pouco de preconceito com os livros do John Green, geralmente os livros dele ou são 8 ou 80 e esse foi bem gostosinho de ler até.
AliJu 07/05/2024minha estante
Também tenho preconceito com ele depois de ler um e odiar kkkkkk

Isa Vasconcelos ~ 07/05/2024minha estante
SIMM, a gente fica com um pé atrás de ler outro livro dele e se decepcionar também

tete 06/05/2024

Porque são tartarugas até lá embaixo
?Você se lembra do seu primeiro amor porque os primeiros amores mostram ? provam ? que você pode amar e ser amada, que nada nesse mundo é merecido exceto o amor, que o amor é ao mesmo tempo como e por que você se torna uma pessoa.?

Eu comecei esse livro só pq eu vi o filme e amei muito, e o livro não foi diferente. É uma doideira ver outras pessoas que também tem toc, é óbvio que são sensações e pensamentos diferentes, mas ver que nenhuma experiência é individual tirou um peso gigantesco das minhas costas. Achava que só eu que pensava que nunca fosse melhorar, e ver que o processo de recuperação funciona muda tudo.
Duda 07/05/2024minha estante
tô quase lendo dps do filme ?

andolini 05/05/2024

Até logo, Aza.
Tantos sentimentos em um livro. Meu deus.
A profundidade dos personagens é surreal.
Desabei completamente com esse final.

bebutav 05/05/2024

O senhor não está entendendo. são tartarugas até lá embaixo.
O john green é otimo em falar sobre temas pesados mas com uma sensibilidade enorme e é isso que atrai mt nos livros dele.
se vc ler esse livro e nao ter pelo menos 10% de empatia, vc vai achar a aza uma protagonista insuportável, mas se vc conseguir se colocar no lugar dela, vai ver que a mente dela é feita de tantas angústias e as vezes as decisões dela não são realmente dela.
além disso, tem tambem o mistério sobre o desaparecimento do pai do davis, todo o suspense ao redor disso e a gente vai criando teorias e pensando AONDE o bendito pai dele está, e ainda no final conseguimos saber o contexto do nome livro. e lição pra levar pra vida: a vida é sobre ser feliz sempre que da.
só não dei 5 estrelas por motivos de: a leitura nao me prendeu tanto, terminei mais rápido porque queria ver o filme caso contrário estaria ate agora enrolando pra terminar ? mas o livro é bom, provavelmente o problema ta em mim que to bem preguiçosa pra leitura esses tempos.

moonchildsz 05/05/2024

Achei um livro bem morno, não consegui me conectar aos personagens, achei tudo muito raso. tipo o romance, eles ficam de lenga lenga e no fim "nossa a gnt se ama incondicionalmente" ???
sei que o romance não é o principal, mas sei lá, o mistério que tanto falam também não foi escrito de uma forma intrigante.
eu entendi que o principal é a batalha dela com o transtorno mas a forma que ele escreveu não me causou impacto nem emoção (e olha que eu tb sofro com algumas coisas, então é muito fácil me deixar emocionada com esses assuntos).
nossa já tava esquecendo sobre a amiga dela, mds que menina idiota! ali pro final ela fala um monte de merda, é uma vagabund4 com a aza pq ela é rica e tem os problemas q n tem solução?! tipo assim, se vc tem inveja dela problema seu, não dela e fingir não ligar pros transtornos dela pra ficar criticando pelas costas na fanfic dela lá, que cachorra!! e msm assim depois elas se pedem desculpas e vivem felizes para sempre?? que coisa mais besta!!!
resumindo: foi tudo muito jogado, nada é profundo, é no máximo legalzinho.

Phrogxs 05/05/2024

Fui reler depois de alguns anos devido ao lançamento do filme, e continuo gostando muito deste livro, gosto da representação da protagonista com seus problemas e gosto de todos os personagens sem exceção, a história não é lá essas coisas, o que mais me cativa é de fato os personagens e a visão da protagonista. Não sou muito fã do final, acho que poderia ter sido muito melhor construído, mas é um bom livro, divertido, tenso e acolhedor, como a maioria dos livros do John Green são para mim.

Isabela 04/05/2024

Tartarugas até lá embaixo
A aza sou eu e eu sou ela.
Nada a acrescentar,livro perfeito,história perfeita e representa a nós que temos ansiedade
??????????