Poemas Escolhidos

Poemas Escolhidos Emily Dickinson

Resenhas - Emily Dickinson - Poemas Escolhidos

mel 12/12/2023

Finalmente um livro físico da minha protegida
Meu único problema com essa edição é a editora e os comentários -ou falta deles- do colunista (que até poderia ser falta de zelo com a obra, mas que aparenta apenas uma clara omissão de coisas explícitas e implícitas na vida da Emily Dickinson), poemas escolhidos nem sempre vão ser os melhores, mas os selecionados e organizados pra esse livro parece ser propaganda de agronegócio e de igreja, e quem conhece os poemas da Emily e como eles são contextualizados e escritos, sabe que não é da forma como quis esse livro transparecer, não que não sejam bons, porque eles são, mas enganam quem?, em uma coleção que celebra as mulheres na literatura, imagina-se que se coloque seus poemas mais reconhecidos, atemporais, ou mais íntimos, aqui há poucos destes, não é uma edição para se conhecer a autora e seu âmago, mas para se familiarizar com a escrita e com seus devaneios, a própria introdução diz que dará preferência a poemas ainda não traduzidos. Recebi ele, na mesma hora já peguei pra ler e terminei

a mulher é boa demais

Mih 14/05/2023

Entrelaçada...
Emily, em toda sua melancolia e recolhimento, escreveu poemas tão doces e singelos. Uns muito tristes, outros tão puros, amorosos, sentimentais... pena não ter sido compreendida em vida - talvez tenha sido melhor assim.

Andressa Klemberg 27/12/2022

Subversiva e espiritual
Os poemas de Emily são repletos de uma aura espiritual, com uma nítida presença da sua insatisfação e depressão, mas também com um apreço pelas coisas simples da vida e da natureza. Percebe-se seus valores muito além do seu tempo e uma vontade de que os costumes fossem mudados ou não impostos. Percebe-se o desejo por liberdade e por amar alguém que não se pode ter. São poemas por seu conteúdo já subversivos e, em inglês, não seguem a norma culta da época.

Ana Paula 07/11/2022

Poesia forte
Emily não foge dos assuntos mais obscuros, fala com coragem sobre saudade, ausências, perdas, amores não correspondidos e morte.
Apesar de serem temas nada leves, a beleza com que são tratados revela a alma da poetiza - cândida ao ponto da resiliência.
O meu favorito é o da página 42. Citi dessa forma pois os poemas não têm títulos.
Nota 7 de 10.
Recomendo.

Vanessa 15/08/2022

A autora é incrível, não entendi diversos poemas mas livro sensacional

@jaquepoesia 26/01/2022

A poeta transitou por todos os grandes temas do gênero poético, por isso talvez não caiba em de nenhum rótulo limitante. Recomendo que conheçam seus poemas (segue alguns nas fotos a seguir, arraste para o lado 👉🏻) .

Curiosidade: Foi a irmã de Emily Dickinson quem encontrou seus cadernos após sua morte, os quais totalizavam 1775 poemas. Em vida Emily só publicou colunas literárias em jornais.

Camila.Moscatelli 24/01/2022

Acho que a tradução para o português dificultou bastante o aproveitamento dos poemas em questão (como a maioria das tradições de poemas) mas no geral é uma leitura bem descontraída

Daniela Botelho 10/01/2022

Não é para amadores, rs
Acho que esse tipo de poema é para quem está mais acostumado a ler poesia mesmo! Se a pessoa está habituada a poemas mais literais, mais "claros", ou apenas a romances, pode ter dificuldade.
De toda forma, acho q vale a experiência.

Felipe 10/11/2021

Profundidade
Emily Dickinson não foi reconhecida em vida pelas suas obras mas, se fosse, com certeza faria o maior sucesso. A forma que sua poesia permeia questões da natureza, do amor e da morte fazem que nós reflitamos acerca de nossas vidas. Com certeza vou procurar mais livros da autora.

Camila 05/08/2021

A sensibilidade de Emily Dickinson
Emily Dickinson descreve a natureza e seus fenômenos de uma forma tão sensível e bela. Quase teatral. Me impressiona o modo como ela relata a neve.

A leitura dos poemas não é fácil. É bem complicado de entender, e acho que isso se deve em parte por causa da tradução. Mas, mesmo assim achei a leitura gostosa e rápida.

Nessa coletânea de poemas, senti falta de alguns mais melancólicos, com o tema da "Morte", que a poetisa escrevia bastante.

Edna 07/04/2021

Inspirada na natureza
Falar de Emily Dickinson, é sentir a força que ela retirava do seu íntimo, quando nada lhe restava, ela simplesmente suspirava e sorvia se inspirando nesse ar que a natureza lhe presenteava.

Emociona pela atemporalidade.?

#Bagagemliteraria
#Poesia
#Poemas
#EmilyDickinson
#Igtv

Cris01 07/08/2020

Decepção
Achei que os poemas fossem de certa delicadeza mas porém intensos e não foi isso que aconteceu, esperava mais

Picles 03/05/2020

Melhor ler no original
Não dá pra ter dimensão da grande poeta que foi a Emily Dickinson através desta tradução, que não faz jus. Prefira ler o texto no original

Sanoli 03/06/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/06/poemas-escolhidos.html

Jess 13/02/2018

Como o próprio título diz, o livro são poemas selecionados da autora. Emily não foi publicada em vida. Após sua morte, em 1886, sua irmã encontrou cadernos com vaaaarios poemas, onde Emily escreveu durante anos sobre seus sentimentos e sobre a vida. Foi em 1890 que selecionaram alguns para lançar uma antologia. .

Essa edição faz parte da série Mulheres na literatura publicado pela Folha. Esse é o segundo volume da série. São mais de 80 poemas, alguns bem pequenos e sempre em uma só folha. .

Eu não sou leitora de poemas e ler esse livro me fez sair da zona de conforto e gostar do que estava lendo. Em alguns versos eu sentia a profundeza das palavras, em outros eu não entendia. Pra mim, a graça da leitura foi o desafio. Não foi um livro que consumi em uma tacada só, ia lendo aos poucos. Acredito até que uma releitura pode trazer novas interpretações. .

Versos escritos há anos e que ainda sobrevivem! Não achei as palavras mais lindas do universo, mas gostei de conhecer a obra. Percebi que não tenho sensibilidade e/ou maturidade pra ler e absorver poemas, acho que tem leitores que irão se identificar mais e ter mais proveito na leitura.

site: www.instagram.com/saymybook