Poemas

Poemas Florbela Espanca

Resenhas - Poemas

minusculebee 19/04/2024

Florbela Espanca
"Sou a sombra profunda dos espaços
Eu sou a dor dum pobre enlouquecido
Ergo aos céus mudos meus braços
E o céu é sempre azul e sempre nudo"
Essa é a primeira estrofe da poesia "Maior Tortura" da autora Florbela Espanca.
De origem portuguesa, Florbela é um marco da literatura portuguesa, pertencente à década de 20.
Seus poemas são cheios de paixão, sempre a procura do amor ou de encontro a tristeza e amargura. Alguns de seus poemas são bem patrióticos, pertencendo muito ao movimento do simbolismo.
Gostei muito da autora, mas um pouco repetitiva. Vale a pena ler!

Dayse.Carla 03/11/2023

Fugindo da minha zona de conforto... Um livro de poemas. Primeiro contato com a autora, livro fácil, rápido e gostoso de ler.

flaviabit 03/02/2023

Gosto do tom sombrio, pessimista e mórbido dos poemas, principalmente no capítulo "Livro de mágoas".
Porém, algumas coisas deixaram a leitura entediante, como o romantismo exagerado, o nacionalismo português e a grande semelhança que alguns poemas têm entre si.

Heloyse 16/08/2022

Quanta coisa...
um amor não correspondido nos faz sentir?
Lendo os versos de Florbela Espanca, sentimos todas as suas emoções: carinho, esperança, tristeza, saudade, luto, confusão, amor...
Senti como se estivesse sofrendo por alguém.
Uma ótima experiência, apesar de ter gostado mais de uns poemas do que de outros.

janaina.lagini 09/03/2022

Não sou muito fã de livros de poesias, como eu era antigamente.
Florbela parece ser aquela amiga que se apaixona por geral e sofre muito pelos homens, muito sentimental a moça.
E de tanto ela sentir, os poemas ficam melancólicos.

Jessika 25/01/2022

Florbela ou a mulher cujo único crime foi amar demais
Já fazia um tempinho que esse livro tava empacado aqui então só de ter feito essa leitura já tá ótimo. O conteúdo porém acabou não sendo dos meus favoritos. Florbela Espanca amava demais e você só precisa ler um poema e meio dela pra perceber isso. São escritas cheias de sentimento, de dores e amores mal resolvidos e a angústia de achar que não foi o suficiente. Sua poesia linda e cheia de emoção porém acabou não conversando comigo. E tá tudo bem.

Heloise 01/03/2021

Florbela Espanca Poemas
Compilados de três livros da Florbela Espanca com poemas intensos e lindos!
Recomendo a leitura

adanibello 31/12/2020

Intensidade e beleza
Conheci Florbela Espanca nas aulas de literatura da escola e sempre foi um desejo me aprofundar em suas produções. Depois de tanto tempo, tive a oportunidade de ler este compilado e sua obra é mais do que podia esperar.

Neste volume da Coleção Folha, são compilados três livros da poetisa portuguesa: Trocando Olhares, O Livro d'Ele e Livro de Mágoas.

Considero os dois primeiros apenas bons - no geral, reúnem poemas românticos, declarações de um amor não correspondido na mesma medida e todo sofrimento dele decorrente; há também algumas passagens sobre Portugal e um pouco daquela narrativa heróica da época dos descobrimentos, ao mesmo tempo gloriosa e amarga pelas separações familiares e os fracassos posteriores do país. Em muitos deles já é possível identificar a alma intensa de Espanca.
Mas o terceiro livro é realmente primoroso, é onde a autora se escancara, expressando toda sua dor e o sofrimento que carregava, sem nunca entender bem o porquê ou conseguir expressá-lo em completude. É uma obra pesada, intensa, mas muito bela.

Outro destaque da coletânea é o prefácio, assinado pelo escritor Laury Maciel, que traça um paralelo entre a trajetória da artista e o soneto "Tormento do Ideal", de Antero de Quental.

Cris01 22/11/2020

Esperava os poemas intensos e com significados, leitura rápida porém entediante
Caio 23/11/2020minha estante
Ah, foi esse que vc comentou. gostei da capa desse livro.

Cris01 24/11/2020minha estante
Foi sim, a capa é bonita mas os poemas...

Denise 07/10/2020

Vazio existencial
O livro é de uma sensibilidade ímpar! Recomendo a leitura.!!

Adriana Scarpin 27/01/2018

Apanhado de três livros da Espanca: Trocando Olhares, O Livro d'Ele e Livro de Mágoas. Os dois primeiros são regulares, mas o último é uma obra prima, eu diria que Espanca nesta edição começa como Poliana e termina como Schopenhauer, o que talvez explicasse a dubiedade de sua morte.