Mestre Gil de Ham

Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Vinícius 05/01/2016

Rápido e rasteiro
A história de Mestre Gil de Ham é simples e rápida. A leitura flui e a descrição feita por Tolkien faz com que o livro seja quase que uma experiência sinestésica. O conto tem um caráter pouco mais "infantil", lembrando um pouco os contos de fadas que ouvimos e lemos quando pequenos.

Sensacional

Honesto 10/10/2015

Divertido e rápido
Uma divertida historia do mestre Gil e suas aventuras, com uma linguagem que se iguala ao Hobbit do mestre, simples rápida e sem complicações, uma boa leitura para uma tarde, parece ter um Q infantil, mas no decorrer da leitura vinos que é muito mais que isso, uma leitura para tpdas as idades.

PatrickAGH 06/10/2015

Uma história de aventura simples e fantástica.
Antes de ler o livro, li sobre o autor ter escrito uma história para seus filhos, então eu criei um pré-conceito de que o livro traria uma linguagem infantil, mas é simplesmente uma história cativante, que você vai ler em poucos dias, é um livro pra qualquer pessoa que goste do gênero aventura, é claro, e com certeza um livro para se ler para uma criança.

Shirlei.Stachin 10/08/2015

Mestre Gil de Ham
Ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. O herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.

Bruno.Alvim 19/07/2015

Ægidii Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo
Mestre Gil de Ham, de J.R.R. Tolkien, é uma divertida história sobre como um simples fazendeiro, desprovido de qualquer sentimento de grandiosidade ou heroísmo, acaba ganhado fama de destemido após expulsar de suas terras um gigante míope, que só estava ali pois não consegui achar o caminho de casa. O ato de coragem lhe garante uma carta do rei e um presente um tanto peculiar, Caudimordax (Morde-cauda), uma espada mágica que pertenceu a um lendário matador de dragões.

É com essa espada, sua fiel égua cinzenta e uma armadura improvisada que Gil parte a procura do terrível dragão Chrysophylax, e com muita sorte e astúcia conquista mais fama e fortuna do que poderia imaginar.

O livro conta ainda com a primeira versão da história, menos desenvolvida e sofisticada que a versão final e um esboço para uma possível continuação, permitindo um vislumbre do processo de criação do conto.

Mestre Gil de Ham é leitura indispensável todos que gostem de uma boa história.

Antônio 16/07/2015

Um livro infantil com uma história extremamente simples, mas que é capaz de entreter adultos e crianças. Não entendi a necessidade de adicionar a versão manuscrita da história ao livro. Para quem é fã das obras de Tolkien talvez agrade, pois mostra como a história foi pensada primordialmente. De todo, o livro é bom. Me fez lembrar outras histórias de dragões como "O Hobbit" e o conto de Martin (O Dragão de Gelo).

Sara Muniz 15/07/2015

Resenha - Mestre Gil de Ham
"Mestre Gil de Ham" conta a história de Mestre Gil (que na verdade tem um nome muito maior do que isso, mas não convém colocá-lo aqui e nem convinha colocar na história, segundo Tolkien, haha). A história se passa no vale do Tâmisa, na Inglaterra... Em uma terrinha chamada Ham. Por isso "Mestre Gil de Ham". Enfim... Mestre Gil é um cara mal humorado, que só quer cuidar de suas vacas e de sua fazenda. Ele maltrata muito seu cachorrinho falante, Garm, que sempre alerta quando tem um perigo por perto. Gil não acredita e manda o cão calar a boca... Ele maltratar o cachorro chega a ser engraçado (infelizmente, haha)... Acontece que quando o cão avisa, é a mais pura verdade. Uma hora é um gigante míope e surdo que se aproxima e que acaba de esmagar sua vaca preferida. Depois, um dragão...

Não posso contar exatamente o que acontece, pois a história pode ser facilmente resumida, mas eu estaria dando um baita de um spoiler e vocês nem precisariam mais ler D: mas, se vocês quiserem, avisem e eu faço um post contando o que acontece, ok?

Como o livro foi baseado numa história que Tolkien contava para seus filhos, a história é contada duas vezes! A primeira que Tolkien realmente escreveu e a que ele contou para os seus filhos (que é um pouquinho mais reduzida). Então, basicamente lemos o mesmo livro duas vezes em um livro só SHHSHU...

✖ Avaliação da escrita: Escrita boa e flui bem. Sem problemas e nem um pouco cansativa como em alguns livros que eu já li do autor, apesar de sempre ser simpática e excelente.

✖ Avaliação do Enredo: Achei a história muito divertida e dei risada várias vezes, o enredo é único e bastante simples. Trás ícones da fantasia para o mundo real de uma forma surreal!

✖ Sobre o Protagonista: Mestre Gil é um cara muito divertido, revoltado e espontâneo. Não foi possível criar um laço com ele, mas não deixa de ser um bom personagem!

✖ Avaliação da Capa: Gente, que capa maravilinda!

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Simplesmente porque é um livro muito divertido! É rápido de ler e pode ser relido em horas, afinal é somente uma história curtinha. Gostei de verdade.

✖ Considerações finais:
Podia ter terminado muito mais rápido, mas três dias foi o tempo em que consegui ler. Então, se você procura uma leitura curta e rápida - caso não esteja no clima de livros grossos no momento -, recomendo bastante Mestre Gil de Ham.

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-mestre-gil-de-ham.html

Luciano Luíz 14/07/2015

É verdade que a obra magna do professor TOLKIEN é O SENHOR DOS ANÉIS. Todo o restante da sua literatura (extremamente vasta) não é tão chamativa e sequer pode ser comparada.
Pois são narrativas mais simples (geralmente pobres, pois não passam de trabalhos inacabados).E também há os livros escritos especialmente para o público infantil. Um bom exemplo é O HOBBIT.
Aliás, Tolkien costumava contar histórias para seus filhos, e essas mesmas acabaram sendo impressas. Só que mesmo com tanta simplicidade, existem alguns títulos que realmente merecem ter um espaço na estante.
MESTRE GIL DE HAM é a típica aventura de um fazendeiro de uma aldeia, que tem a vida bucólica nada além disso. Até que um dia um gigante surge. O seu fiel cachorro Garm avisa (aqui o cachorro fala, muito foda) que a vaca foi esmagada pelo pé do golias e então Gil possesso com o incômodo do cão, pega seu bacamarte, enche de quinquilharias e sai a procura do grande devasso.
Após fazer o gigante se mandar, é considerado o herói da vila. A notícia chega aos ouvidos do rei e uma espada é mandada ao cara do interior como uma forma de gratidão por sua bravura. Dias depois, um dragão começa a detonar as aldeias próximas, e o povo teme que o mesmo ocorra com a sua.
Mestre Gil é encorajado a usar da espada e ir dar cabo do dragão e assim começa de verdade uma aventura divertida e que você só larga quando chegar a última página. E o melhor de tudo, é a evolução do personagem e o seu destino. Algo que faz o livro ser maravilhoso por demais. E surpreende de uma forma que seria impossível de imaginar.
Narrativa bem simplesinha e que conquista. O mais interessante é que o livro vem com a primeira versão do conto, onde é bem menor e com grandes mudanças. Ainda inclui os rascunhos de uma continuação com o filho de Gil.
Em resumo, é um livreto que se mostra perfeito para ler a qualquer momento e até para seus filhos antes do sono chegar.
Mais do que recomendado.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts

Otto Sühett 25/06/2015

"Tolkien for Kids"
O que falar de um livro com uma capa tão bonita e escrito por um autor que não precisamos nem comentar,Tolkien sempre o maravilhoso Tolkien. O livro é, ao contrário dos mais famosos do autor, pequeno então de cara você se prepara para uma leitura rápida mas com aquela magia do universo do Tolkien.
Pois bem...O livro conta a história do Mestre Gil que é um fazendeiro e que por um "acaso"(sem spoilers rs) acaba tendo uma fama de herói da cidade e que é designado em uma missão para caçar um Dragão que se aproxima do vilarejo de Ham.
O personagem em si, assim como a história, pouco envolvente.A trama em si não te da muitos motivos para se envolver com a história, o livro podemos classificar como um "Tolkien for Kids".
Uma leitura rápida, uma história legal para ler numa tarde de domingo mas longe de ser obra prima, mas para quem nunca leu nenhum livro do autor é um bom começo por ser uma leitura simples e rápida.

Hadassah Sorvillo 07/06/2015

Mestre Gil de Ham - J.R.R Tolkien
Semana passada o correio trouxe um pacote de livros, para a minha alegria! E um deles foi “Mestre Gil de Ham” do autor J.R.R Tolkien. Abri a encomenda enquanto esperava o ônibus chegar, o dia estava nublado e as primeiras gotas de chuva estavam caindo do céu, o melhor tempo para ler histórias fantásticas! Não sei quanto a vocês, mas dias nublados na minha opinião são perfeitos para ler, assistir filmes e viajar em histórias de fantasia, lugares remotos, dragões e seres mágicos. Quando cheguei em casa já estava quase pela metade do livro, com apenas 102 página não foi algo tão difícil.

Como O Hobbit, Mestre Gil de Ham foi escrito por Tolkien para entreter seus filhos, mas a história acabou tomando proporções sofisticadas e acabou virando um livro! A história é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado muito distante, quando ainda existiam dragões, gigantes, cães falantes e o país todo era dividido em pequenos reinos. O herói dessa história é Mestre Gil, que na verdade é um simples fazendeiro, não muito corajoso, mas que por sorte (ou azar) do destino acaba tornando-se um cavaleiro do rei. Com a ajuda de seu cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (conhecida também como Morde-causa) Mestre Gil partirá em busca do dragão Chrysophylax para reclamar uma grande quantia de tesouro. Com essa aventura Mestre Gil encontrará sua coragem e ganhará muito mais do que imaginou.
Resenha completa: http://vuou.com.br/mestre-gil-de-ham-j-r-r-tolkien/

site: http://vuou.com.br/mestre-gil-de-ham-j-r-r-tolkien/

marcoabpalma 14/05/2015

Mestre Gil de Ham – J.R.R Tolkien
“Mestre Gil de Ham” é um livro que se originou de uma história que Tolkien contava para seus filhos e que foi publicado em 1949, mas que demorou mais de 20 anos para ter a sua versão definitiva.

Na sua introdução, John (O filho mais velho de Tolkien) recorda que a primeira vez que ele ouviu essa historia de seu pai foi em um piquenique que a família Tolkien estava fazendo quando eles foram pegos de surpresa por uma tempestade e eles tiveram que se abrigar debaixo de uma ponte.

Essa história de Tolkien se passa em um lugar chamado “Pequeno Reino” e conta a história de “AEgidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo”, mais conhecido na sua vila como simplesmente de Mestre Gil de Ham.

Mestre Gil vivia em uma fazenda em uma aldeia chamada “Ham”, onde o livro tem o cuidado de localizá-la às margens do rio Tâmisa. Mestre Gil tinha como um amigo e escudeiro um cachorro, chamado Garm, que sabia falar a língua do povo, mas tinha muito medo do seu dono. Na realidade, Garm era um cachorro covarde quase em tudo e que gostava mesmo de passear e viver a sua vida em paz e tranquilidade.

O Pequeno Reino era também um lar de gigantes e Dragões, e um gigante com pouca inteligência e, míope, sai de sua casa nas montanhas e acaba indo procurar comida perto da propriedade do Mestre Gil. Gil então, com o seu bacamarte, consegue acertar o nariz do gigante, que foge de volta para as montanhas, mas na sua cabeça, o que o assustou foram abelhas, pois o gigante nem sequer viu o Mestre Gil.

Mestre Gil então ganha a fama na vila de Ham de um grande herói e essa fama se espalha por todo o Pequeno Reino caindo também nos ouvidos do Rei que acaba dando de presente para o nosso “herói” uma espada lendária, a “Morde-Cauda”.

Mas não é só o nosso rei que fica sabendo da fama de Mestre Gil, um dragão muito antigo e perigoso chamado “Chrysophylax Dives” ouve do gigante assustado a história da vila de Ham cheia de comida e resolve ir dar uma olhada. E é aí que o nosso “herói” se complica pois o rei acaba ordenando que todos os seus cavaleiros iniciem uma cruzada para acabar com esse dragão, e ordena ainda que eles sejam liderados por Mestre Gil, começando assim toda a confusão.

Não vou contar mais nada da história, nem de como o nosso incrível e sortudo “herói” se livra dessa enrascada, mas tenho certeza que vocês vão adorar essa história infantil que todo adulto fã de Tolkien vai adorar, pois possui todas as características de um bom conto de fadas e uma boa aventura épica, no mais alto estilo de Tolkien.

Vale ressaltar também que a edição da Martins Fontes possui duas versões impressas no mesmo livro. Nele está a versão completa da história e a versão reduzida, muito próxima da versão que Tolkien contava para os filhos. A organização, conduzida por Christina Scull e Wayne G. Hammond é exemplar. Contaram também com a ajuda dos filhos de Tolkien, principalmente de Christopher, que já participou na composição de livros como o Silmarilion e Os Filhos de Hurin, baseados nos manuscritos do escritor. A edição conta com ilustrações muito boas de Pauline Baynes.

Enfim galera, um livro genial do mestre Tolkien que com certeza deve fazer parte da coleção de qualquer fã de Tolkien.

site: http://livroscompipoca.com/

Gleidson Alves 03/04/2015

O heroi e o cavalo
Sensacional a moral da historia
Glauber 05/04/2015minha estante
Muito boa mesmo! Tolkien meu caro!

Cris 16/03/2015

Leitura para os fãs do autor
" O que se encontra, se guarda; e o que se guarda, se tem". Pág. 64

O livro é bastante diferente dos outros grandes sucessos do autor, que eu já li: "O Hobbit" e A Trilogia dos Anéis. Quem for ler este livro tendo como referência as outras obras, pode se decepcionar. O livro é mais voltado para o público infanto-juvenil, portanto, tem um clima mais leve. A história é fácil e gostosa de ler, com algumas passagens bem divertidas. No final possui o texto da primeira versão feita pelo autor.

" Gil ouviu e não gostou nem um pouco. O som o fazia lembrar que o inesperado pode acontecer quando tudo parece estar indo às mil maravilhas." Pág. 24

marcelgianni 15/03/2015

Tolkien para crianças.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro bem pequeno, de leitura mais simples (quando se trata de Tolkien), que se lê em um dia. Mereceu 2 estrelas para mim pelo fato de ser um conto bem simples, para crianças, já que esta história foi escrita inicialmente para distrair seus filhos, e não chega a ser uma grande obra. Na segunda parte do livro tem um apêndice com a mesma história, mas na forma de esboço, escrita inicialmente e aprimorada posteriormente por Tolkien. Na terceira parte, outro apêndice com o que o autor pretendia que fosse uma continuação deste conto, provavelmente em um outro livro, mas que só chegou a escrever um resumo da história, em algumas páginas.

site: https://idaselidas.wordpress.com/