Mestre Gil de Ham

Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien




Resenhas - Mestre Gil de Ham


260 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 17 | 18


Eduardo 23/02/2015

Um belo conto
Mestre Gil de Ham é um conto do Tolkien, que ele escreveu para os filhos e que é extremamente leve e divertido, passando bem longe da densidade de Senhor dos Anéis.
Gostei do conto, me divertiu bastante.
comentários(0)comente



EWERTON 27/01/2015

Um simples fazendeiro, uma simples aldeia, uma grande história
Nessa maravilhosa história contada para seus filhos, Tolkien já demonstrava aspectos literários e de sua criatividade que já visualizamos em ( O Senhor dos anéis e O Hobbit ), mas aqui é a vez de um simples fazendeiro ascender à posição de herói.
Mestre Gil era um fazendeiro que teve seu destino alterado após ser acordado pelo seu cão (Garm), que o alertou acerca da presença de um Gigante nas redondezas da aldeia de Ham, após o encontro com o gigante, mestre Gil "trocou" seu bacamarte pela poderosa e mágica espada "morde- cauda" que recebeu de presente do ambicioso Rei (Augustus Bonifácius) do Reino Médio e que inevitavelmente o levaria ao combate com o Dragão (Chrysophylax), este mantinha muito ouro e pedras preciosas em seu esconderijo.
A história envolve também personagens como a égua cinzenta, o pároco, o ferreiro e o moleiro, participantes ativos do cotidiano de Gil e que direta ou indiretamente influenciam no desvendar das situações.
Nessa edição é disponibilizada também a primeira versão escrita que Tolkien contou para os filhos e sua pequena continuação onde mostra alguns passos do herdeiro de mestre Gil na terra média. A leitura flui muito bem, a escrita é bastante descontraída e é impossível não querer ler rapidamente para descobrir o que acontecerá; é um livro pequeno, mas que demonstra a excepcional qualidade de Tolkien, que influencia grandes escritores de literatura fantástica.
Super recomendado
comentários(0)comente



Tatáh 09/12/2014

A parte mais interessante do livro é que ele tem as ideias originais de Tolkien, possibilitando acompanhar a linha de pensamento do autor e perceber as edições feitas pelo seu filho até que este chegasse na versão atual (também disponível no livro).

comentários(0)comente



R.S. Barros 18/08/2014

O mestre Gil de Ham
É mais um livro infantil de Tolkien, o livro conta a história de um fazendeiro da vila de ham cujo tem muita sorte e sem querer acaba derrotando um gigante, o boa se espalha e Gil de Ham recebe uma espada do rei ( a Morde-caudas ) e é mandado para lutar contra um dragão !!
Nessa edição da capa acima, no final do livro tem o manuscrito do livro feito por tolkien.
comentários(0)comente



Merini_ 15/03/2014

Ler qualquer coisa do Tolkien é como entrar em um universo fabuloso: existem homens da terra, cavalheiros e reis, e existem dragões e gigantes. E de alguma forma, embora existam pouquíssimas personagens femininas, estas, na maioria das vezes, possuem personalidades fortes.
Em Mestre Gil de Ham, Tolkien criou um cenário de conto de fadas para seus filhos, no qual o protagonista é Mestre Gil, um fazendeiro pacato que se vê diante de uma situação da qual não consegue fugir: diante de um gigante e logo em seguida de um dragão.
Nesta edição temos duas versões da mesma história, a primeira mais elaborada, a qual o escritor desenvolveu mais para lançar como livro e a segunda, o manuscrito, a qual tem a narrativa de Tolkien para os filhos, bem mais resumida, mas nem por isso sem o conteúdo essencial para uma ótima história!

site: http://tudoesilencio.blogspot.com.br/2014/01/na-minha-estante-mestre-gil-de-ham.html
comentários(0)comente



Nat 01/02/2014

Um gigante se perde nas montanhas e acaba indo parar na pequena cidade de Ham. Um cachorro, mas especificamente o cachorro do fazendeiro Gil encontra o gigante e foge, acordando o dono e avisando que se ele não for matar o gigante, vai sofrer sérios prejuízos. Mestre Gil fica sem alternativa e vai espantar o gigante com seu bacamarte. Aclamado pelo seu povoado como herói, Mestre Gil se enche de orgulho. Notícias suas logo chegam a corte, e o rei o presenteia com uma espada. Um tempo depois, um dragão começa a se aproximar de Ham e todos acham que Mestre Gil deve ir combatê-lo, como o herói que é. Ao ver a espada, o dragão se amedronta e aceita pagar os prejuízos causados com seu tesouro. Mas o pagamento nunca aparece, então o fazendeiro se junta aos cavaleiros do rei para matar o dragão. Novamente, ao ver a espada de Gil, o dragão fica com medo, entrega seu tesouro e segue o fazendeiro como animal de estimação. Ao ouvir as notícias do retorno de Gil, o rei vai atrás dele exigindo o tesouro do dragão, mas tem uma bela surpresa.

Uma história muito divertida. Ambas as versões. Eu gostei mais da versão de como Tolkien contou para seus filhos (a segunda), porque a primeira é muita cheia de notas explicativas, o que é algo comum para o autor. O livro ainda apresenta uma introdução sobre as versões dessa história, falando sobre as mudanças sofridas e adições e cortes. Gostei porque, como já disse, o livro apresenta a versão original e a corrigida para publicação. Uma história simples para mera apreciação em um livro muito indicado para os fãs de Tolkien

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2014/02/mestre-gil-de-ham-jrr-tolkien.html
comentários(0)comente



Johnny High 09/01/2014

Muito bom.
Curto,envolvente,e fantástico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Edu4rd0 07/08/2013

Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien
Livro bastante curto, e de certa forma diferente dos maiores trabalhos de Tolkien, onde há bastante profundidade em detalhes. Em Mestre Gil de Ham temos uma história infantil completa, criada por Tolkien apenas para divertir seus filhos. Uma história simples e despretensiosa, que se passa na Europa, em uma época antiga, antes das grandes monarquias, antes até do grande rei Artur ter nascido.

A história gira em torno de Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, ou simplesmente Mestre Gil de Ham, um simples e pacato agricultor que preza pela tranquilidade; tudo que mais gosta é de encher o bucho (Hobbits?). Ele vive com sua esposa e com seu cão, com o qual trava discussões interessantes conforme a história vai andando (sim, ele fala com o cão, e é bastante engraçado), em uma pequena, mas confortável fazenda em Ham. Mas toda essa tranquilidade é ameaçada quando um gigante entra em seus domínios, matando um de suas vacas e um punhado de ovelhas... A partir daí Mestre Gil acaba entrando, sem querer, numa vida de heroísmo que não tem mais volta, onde enfrentará Gigantes e Dragões...

Livro ideal para crianças de todas as idades, e para adultos que querem algo leve para descansar em meio a leituras mais pesadas. É bom frisar que não foi escrito para ser uma obra prima, seu objetivo é distrair e divertir, e nisso é muito bem sucedido.

Nota 3 em 5


site: catalisecritica.wordpress.com
comentários(0)comente



Barbara 31/05/2013

Mestre Gil de Ham
Uma história escrita para crianças, mas que encanta a todos os leitores independente da idade.

Tolkien conta a história de um fazendeiro medroso da Terra Média, que possuía além de um cachorro muito fiel, a maior sorte do mundo.

Com toda esta sorte ele enfrentou gigantes e dragões com sorte e bons amigos ou animais!

A história é rápida e leve, vale a pena ler!
comentários(0)comente



Carlos Magno 31/03/2013

Resenha completa: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2013/03/resenha-mestre-gil-de-ham.html

Mestre Gil de Ham é mais um dos vários livros do Tolkien publicados pelo mundo, porém ainda não tão conhecido como O Hobbit, Senhor dos Anéis e até o Silmarillion. Mas, nitidamente, o ambiente dessa estória em comparação aos outros livros do autor são divergentes, tendo em vista que é mais leve, dinâmica e divertida. Evita-se aquela aura pesada e tensa de cada página das tramas nas Terras Médias. O motivo é simples: Entretenimento para seus filhos. Quem teve oportunidade de ler viu ao final do "livro principal" os manuscritos, ou seja, a história contada nua e crua pelo autor. Diferentemente do que acontece quando se escreve uma resenha sobre qualquer que seja o livro, poderia tranquilamente revelar o final da história já que não é tão segredo assim e bem previsível, mas deixarei para quem tiver curiosidade em ler. Por fim, mais um grande livro do Mestre Tolkien que mesmo com simplicidade é capaz de encantar.
comentários(0)comente



Aninha 10/02/2013

Mestre Gil De Ham, de J.R.R Tolkien, realmente destoa de todos os outros livros que já adquiri do mesmo autor. Leve, dinâmico e fácil, o livro transporta você para o pequeno vilarejo de Ham e é de lá que conhecemos o fazendeiro Gil. Gil, como típico dono de terras, de uma época onde Reis e Dragões conviviam todos embaixo da mesma lua, mostra-se em apuros após uma demonstração de coragem envolvendo Gigantes. Para não perder sua dignidade, nem as regalias, tomado por um desejo orgulhoso e armado com Morde-Caudas, parte em busca de um Dragão trapaceiro e ''fogoso''. A história, mesmo que distante das Eras do Anel, completa e descreve melhor muitas criaturas fantásticas que habitam a Terra Média. Envolvente. Recomendo!
comentários(0)comente



Andreia Santana 24/07/2012

Tolkien para ler antes de dormir (como incentivo aos bons sonhos)
Roverandom e Mestre Gil de Ham, duas das obras juvenis de J.R.R. Tolkien, não diferem dos livros mais famosos do autor - O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion -, apenas porque nesses dois casos ele deixa de lado a mitologia da Terra Média. A diferença principal está numa mudança de atmosfera, nitidamente mais leve e ensolarada, menos sombria ou dramática. Criadas inicialmente para distrair os filhos do escritor, assim como também O Hobbit (que não deixa de ser o mais leve de todos os livros sobre a Terra Média), as duas histórias revelam um Tolkien mais preocupado em fazer rir e entreter sua pequena plateia doméstica.

Essa familiaridade dos dois livrinhos, que lembram tardes de contação em um gramado verde no jardim, ou mesmo noites diante da lareira, faz com que as obras cativem também os adultos, principalmente aqueles que tiveram a sorte de crescer com contadores de história na família. Roverandom e Mestre Gil de Ham trazem uma nostalgia gostosa de hora do recreio, bolo e chocolate quente.

Roverandom, o mais lúdico dos dois, ressalta esse aconchego de história de ninar ainda mais que Mestre Gil, pois este último guarda uma dose de ironia refinada que nem sempre é tão óbvia para um leitor mais jovem, embora como o próprio autor dizia: nada impede que crianças leiam e gostem. Mas a história do cãozinho transformado em brinquedo, inspirada em um fato doméstico acontecido durante as férias da família Tolkien na praia em 1927, é mais cândida, mais infantil e delicada. Roverandom é essencialmente puro.

O livro conta a história do cãozinho de estimação Rover, que um dia, brincando no jardim de casa, irrita um velho mago em férias e é transformado por este em um brinquedo, indo esbarrar em uma loja de souvenires. Dali, ele é comprado pela mãe de uma família com três crianças. O menino Dois (ou seja, o filho do meio, inspirado em Michael Tolkien) passa a ser o dono do cãozinho de brinquedo, até que o perde na praia. O animalzinho então vive diversas aventuras, em uma longa jornada que inclui visitas à lua e ao fundo do mar, a troca de seu nome temporariamente de Rover para Roverandom (em um jogo de palavras que se eu contar aqui perde a graça) até finalmente voltar para casa.

A jornada de Rover/Roverandom tem um toque de absurdo e até de nonsense que para os adultos soa muito engraçado e desajuizado, enquanto para as crianças, perfeitamente plausível, visto que elas sempre são propensas a deixar a imaginação ditar as regras.

Os três magos que cruzam o caminho do animal de estimação encantado, Artaxerxes, Psamatos e o Homem da Lua até já foram confundidos com um esboço pré-Gandalf. Pessoalmente, acho que os três bem poderiam ser aspectos distintos do exótico e carismático Tom Bombadill. Existe uma peraltice sedutora em Roverandom, que funciona quase como um elixir de rejuvenescimento para quem lê.

Mestre Gil de Ham narra a inusitada aventura do fazendeiro Aegidius, que por pura sorte ou acaso, acaba espantando um gigante de suas terras e ganha fama de bravo entre os moradores da aldeia. Mestre Gil recebe uma carta e uma espada de presente do rei, como agradecimento pelo enorme serviço prestado, e vive sua vidinha pacata, gozando da fama instantânea. Até que surge um dragão dono de um imenso tesouro e de uma fome insaciável. Daí, todos na aldeia, além do próprio rei, esse de olho no tesouro do lagarto, incentivam o “bravo” mestre Gil a lutar contra a terrível criatura.

Esperteza, jogos de astúcia, pessoas de caráter duvidoso e certa dose de intriga política fazem parte da essência de Mestre Gil de Ham, que tem outro tempo de humor, muito menos inocente, mais quixotesco e, como diria Quaderna (personagem de Romance D´A Pedra do Reino, de Suassuna) “mais embandeirado e cavalariano”.

O livro é uma deliciosa sátira, no melhor estilo das cantigas de escárnio medievais. Mestre Gil é uma mistura perfeita de Dom Quixote (nesse caso um cavaleiro não de triste, mas de cômica figura) com Sancho Pança (principalmente pelo caráter bonachão e a circunferência de sua cintura). Como aliados e “escudeiros”, esse fazendeiro alçado a posição de herói tem uma égua cinzenta dotada de admirável senso crítico e um cachorro covarde e contador de vantagem, que sabe sempre sumir nos momentos de maior perigo.

Os dois livros estão recomendadíssimos para quem ainda não leu e são diversão garantida para crianças de oito aos 80.
fabio 09/11/2015minha estante
Gostei muito de sua resenha!




Glauber 24/04/2012

Muito bom o livro! Me surpreendeu bastante!

A escrita do Tolkien diferenciada da que é encontrada no Senhor dos Anéis. Encontra-se até traços de Humor bem interessantes.

História curta, mas muito divertida de ler.

comentários(0)comente



Becks 24/02/2011

Mestre Gil de Ham
Um livro totalmente diferente do mundo da Terra Média, mas o Pequeno Reino é um lugar magico. Nele o fazendeiro Gil de Ham recebe ajuda de seu cachorro Garm, a égua cinzenta e a espada mágica Morde-cauda. Juntos e com muita sorte eles amansam o dragão Chrysophylax e ganha muita fortuna.
comentários(0)comente



260 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 17 | 18


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR