Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Isis 10/02/2023

O livro "Sobre a brevidade da vida" escrito por Sêneca é uma obra fascinante que aborda a filosofia sobre a vida e a morte. O autor argumenta que a vida é curta e, portanto, deve ser vivida de forma consciente e com sabedoria. Ele acredita que a busca pelo prazer excessivo e pelo acúmulo de riquezas é uma perda de tempo, pois tudo isso pode ser levado pelo vento no momento da morte.

Recomendo este livro a todos aqueles que desejam refletir sobre a vida e a morte, e buscam uma abordagem filosófica para entender o valor da vida e o modo como ela deve ser vivida. A escrita de Sêneca é clara e concisa, o que torna a leitura agradável e fácil de entender. Além disso, as reflexões do autor ainda são atuais e relevantes, o que demonstra a verdadeira sabedoria de suas palavras.

melxskoob 08/02/2023

mas como se utilizar do ócio?
Bom, eu estava lendo ?Meditações? de Marco Aurélio e resolvi ler esse, li rapidinho, bem diferente da minha experiência com ?Meditações?, que uso como livro de referência e afago. Nesse livro, e em todos dessa linha, é sempre importante levar as coisas com um grão de sal, já que viviam numa época com escravidão, espetáculos do coliseu, e uma noção um pouco mais diferente, por exemplo, Seneca parece debochar de quem se dedica ao estudo da história, o que é errôneo na minha visão.
Como análise dos conselhos,são bons, grifei várias frases e tem uma reflexão bem feita sobre o tema em mãos.
apenas me deixa um pouco decepcionada a falta de desenvolvimento na resposta de ?uma vida ocupada?, vemos que não é boa, porém não é mostrado como fazê-la valer, senão pelo final com um pequeno conselho a Paulino, mas talvez essa era a intenção da carta, ele ir procurar o que faria esse ócio útil e satisfatório.

pirocadeperuca 04/02/2023

a apresentação de sêneca sobre a questão é mais interessante que o aprofundamento feito mais adiante no livro. há muita repetição, citação de exemplos desnecessária, mas ainda assim não é fastidioso.
enfim, é bom.

Aissa.Mirelly 01/02/2023

Comecei o livro com grandes expectativas, as quais foram sanadas e até superadas nas primeiras páginas, entretanto com o passar da discussão Sêneca aprofunda o diálogo de uma forma que >para mim< não foi deveras interessante. Para mim, quando o debate foi acerca da potência do tempo, fiquei presa nas páginas, perdida no emaranhado de significados que cada sentença dava. Adorei, até aí. Depois entre em debates que achei um pouco confusos

arqueofarias 28/01/2023

A primeira parte sobre a brevidade da vida é um grande tapa na nossa cara. Sêneca praticamente nos dá um ?ACORDA PRA VIDA!!!!? Hahahah e eu amei. Incrível como palavras tão antigas ressoam tão atuais.
A segunda parte sobre a firmeza do sábio, não curti.

giooio 25/01/2023

Um livro curto com bons ensinamentos e reflexões sobre a existência humana. Acredito que poderia ter aproveitado mais a leitura se eu tivesse mais bagagem filosófica/histórica. Por essa razão, foi uma obra que precisei de textos de apoio para entender mais o contexto e os exemplos dados.

Bianca 18/01/2023

Conheci este livro por uma indicação que vi na internet e logo me interessei por lê-lo. O começo (primeiras páginas e primeiro capítulo em geral) corresponderam às minhas expectativas, mas o segundo capítulo tornou-se chato e desinteresse devido a linguagem filosófica e por fazer referências a antigos filósofos (particularmente, eu desconhecia boa parte deles é suas histórias). O terceiro capítulo voltou a ficar mais interessante mas confesso que eu não via a hora de terminar esse livro. Dei nota 1,5 porque realmente não achei tão bom e não superou minhas expectativas. Deixo uma frase como a mais marcante para mim: Mas aprender a viver exige uma vida inteira e, o que pode surpreendê-ló mais, é preciso uma vida inteira para aprender a morrer.

luanabarcelosr 11/01/2023

É um livro curtinho, fui com zero expectativas e caramba... Quanto tapa na cara e sacode!
Foi meu último livro lido de 2022 e foi excelente finalizar esse ano que me marcou tanto por questões de saúde mental, com esse, me gerou incômodo, me fez refletir muito e me fez questionar sobre como estou vivendo ao ponto de querer mudar tudo isso antes que seja tarde.
Tem pontos que pegaram demais, ainda estou digerindo.
Enfim, é um livro muito bom, porém denso que te faz pensar demais.

Larissa4392 10/01/2023

a vida é rápida
me fez compreender que o tempo passa rápido, não podemos viver uma vida presa na imaginação... o aqui e o agora anseia ser vivido.

Willdson.WervAm 09/01/2023

Poeta
Simplesmente genial, como que um livro consegue sobreviver a quase 2 séculos?
Simples a resposta , leia esse livro de Sêneca e sinta como que ele tratava com poesia um assunto tão delicado que a cerca da morte e da vida.

Talvez o leitor precise de um pouco de maturidade pra poder entender e entrar dentro do assunto o que autor cita.

Recomendo demais a leitura , curta , poética e densa!

Maria11408 09/01/2023

Um little querido, viu?
E quando ele lançou:

"Sofremos mais na imaginação do que na realidade."

Aí eu não precisei mais de terapia, foi problema resolvido na hora.

Lets 07/01/2023

A vida é breve, a arte é longa.
A vida é longa para aqueles que sabem vivê-la de fato, e o que é viver, senão uma arte? Senêca, um dos maiores nomes do estoicismo, vai trazer uma longa reflexão sobre como utilizamos o tempo de vida que temos, diferenciando anos de existência de anos de vida. O livro é repleto de lições estóicas como, aproveitar o presente pois o agora é a única coisa que temos, e renunciar o agora é, também, renunciar a vida. Viver com simplicidade e saber aproveitar os pequenos detalhes da vida, buscar a sabedoria no ócio. Enfim, é um livro estóico. Para mim, o livro serviu como uma maneira de despertar em mim essa vontade de viver a boa vida de refletir sobre minha própria existência . :)

Priscila 05/01/2023

Aquele antigo atual... Será que o ser humano não muda nunca?
QUE livro! ? Mesmo sendo pequeno, demorei mais de uma semana para ler, devido a sua profundidade. Quanta reflexão atual, feita por alguém que viveu há 2mil anos. Fiquei com vontade de aprender mais sobre o Estoicismo.

"Muito breve e inquieta é a vida dos que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam ao fim da vida, tarde compreendem os infelizes quão frequentemente, enquanto nada faziam, estiveram ocupados" (p. 63).

Será que o tempo realmente é curto ou nós que não sabemos aproveitá-lo?

Vivi 04/01/2023

Livro curto e rápido de ler. Fala sobre como gastarmos o tempo e de como o tempo é muito mais precioso do que qualquer coisa que temos e o quanto não damos o devido valor que ele merece
Rafa 08/06/2023minha estante
Que bom que tu leu kkk