Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Bruna 21/04/2023

O título dá certeiro e próprio significado a esse texto: sobre a brevidade da vida.

O texto é prova própria do que descreve. Posso instigar e convidar a seguinte indagação: "Por que será que Sêneca e esse título continuam permeando nossa atualidade?"

Ele fala de passado, de presente, de futuro e traz a reflexão sobre a forma que nós homens vivemos a própria vida. Sobre o que construímos durante a vida, sobre o passar do tempo, a sua finitude. O que ela significou ao final dos tempos do espécime ou, o que significou o seu passado até agora em sua vida presente ou que está significando a sua forma de viver atualmente, além do mais puro desperdício.

Mais simploriamente discorre sobre a vida ser longa o bastante, para quem dá atenção aos desejos da própria alma em detrimento das ânsias do ego, no agora; traça a linha tênue entre servir o outro por honrarias, fazer por fazer, ganhar e, o servir por preenchimento de espírito e propósitos maiores.

Elucida sobre a incerteza de poder se viver isso no futuro, pois sua existência é duvidosa e de quando quando, em pé de sua aposentadoria, não ter mais a saúde de um jovem para assim o fazer.

O passado está para o sábio. Sábio é aquele que aprende com os aprendizados de quem já viveu. O presente está para viver, de melhor forma. O futuro? É só hipótese e resultado deste presente, deste dia, do hoje.

Como você está vivendo a sua vida?

Sara Vitoria 13/04/2023

Incrível
Como pode um cara em 60 Depois de Cristo ter pensamentos tão atuais???? me encontro em choque. As partes sobre o ócio e como estamos nesse ciclo entre dizer que a vida é curta e não termos tempo porque estamos planejando "viver" quando tivermos 50 ou 60, e não vivemos o presente.

guimasray 12/04/2023

Breve
No início quando ele fala sobre como vivemos explodiu muito os conceitos de vida na minha cabeça mas do meio pro final eu fiquei totalmente perdida.

Livro bom pra quem quer da único a esse tipo de leitura. Recomendo.

Charleees 28/03/2023

SOBRE A BREVIDADE DA VIDA - Sêneca

Sêneca nasceu em 4 a.C e viveu até o ano 65 d.C, neste livro, encontramos cartas do filósofo dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa e alguns estudiosos acreditam que Sêneca criou esse interlocutor simplesmente para poder escrever tal tratado em forma de diálogos) e aqui ele discorre sobre alguns temas, como medidas práticas por meio das quais enfrentar os problemas da vida, a necessidade de encarar a própria mortalidade e a morte.

Sêneca bem resumidamente nos diz que não temos uma vida curta, mas nós desperdiçamos boa parte dela com frivolidades, acabamos não dando sentido as nossas vidas e quando velhos ou no leito da morte é que nos damos conta então de que a vida passou como água pelos nossos dedos.

Sêneca discorre como a vida é longa se soubermos viver, como permitimos que pessoas invadam nossas vidas, como a dividimos com muitas pessoas e muitas das vezes somos nós que conduzimos esses invasores a elas.

O livro é repleto de "conselhos" se é que podemos chamá-los assim, e embora tenha gostado da maioria, alguns fez com que os pensamentos de Sêneca não fosse tão levada a sério por mim, como quando ele diz que a literatura e a poesia não são tão importantes como a filosofia e que acabamos desperdiçando nosso tempo em inúteis estudos literários, poetas são bêbados levados por paixões... E nisso foi onde calhou meu desentendimento com o filósofo, fora isso, o livro é muito bom, embora escrito há séculos, as falas e os exemplos de Sêneca são úteis para o nosso dia e a dia, porque a verdade é que enquanto seres humanos não mudamos nunca.

BRUNO799 11/03/2023

Uma vida bem vivida.
Um livro de fácil compreendimento, leitura muito boa e que levanta vários questionamentos.
"Uma vida bem vivida, é aquela que é dedicada a si mesmo".

ianalivs 07/03/2023

Sobre ideais!
Bom, tinha muita esperança lendo esse livro que iria amar, ganhei de presente de uma amg que sabia que eu tava louca pra ler esse livro.

disseram que mudaria minha vida, mas sinceramente só fez eu reforçar meus ideais e minhas crenças e me fazer descobrir que não gosto de estoicismo

Paula 06/03/2023

Tempo
Muitas reflexões, muitos ?chacoalhões? sobre como utilizamos nosso tempo, como vivemos realmente. Será que a vida é curta ou a desfrutamos de forma inadequada?

elisalis 01/03/2023

Brevidade do tempo
O livro nos ensina sobre quão valioso o tempo é e que devemos saber fazer uso dele, e se assim o fizermos, na verdade estaremos ganhando tempo e vivendo verdadeiramente.

Se você é do tipo que gosta de ler livros que confrontam e/ou são escritos por filósofos, pode adicionar esse na lista.

Eu particularmente não sou muito fã de livros escritos por filósofos. Achei uma leitura média/difícil. Não dá pra ler tudo de uma vez mesmo sendo um livro pequeno.

GuiBatelochio 28/02/2023

Tempo é o bem mais precioso
"Sobre a brevidade da vida" apresenta epístolas de Sêneca com reflexões sobre o tempo.

Basicamente, não damos o devido valor ao tempo que ele merece. Por vezes o desperdiçamos com pessoas, atividades e preocupações que poderíamos evitar. A verdade é que, segundo o autor, temos tempo o suficiente mas não o utilizamos da melhor maneira, e não nos preparamos para o futuro.

É impressionante que este livro possui aproximadamente 2000 anos. Deve-se levar em conta que era uma sociedade diferente, com costumes e rotinas distintas da nossa. Ainda assim, muito aqui presente serve diretamente para nós, não é um livro datado.

O livro é curto, dá para terminá-lo rapidamente. Foi uma boa leitura.

julia 25/02/2023

Sêneca é um gênio. Tantos anos depois de Sobre a Brevidade da Vida ter sido escrito eu estou aqui, lendo e concordando com tudo o que ele tem pra dizer.

Thainara 21/02/2023

Aos que procuram constantemente as glórias terrenas, e aplausos por estarem a postos e vendidos ao trabalho e aos deveres terrestres, lembrem-se: o que mais importa é o respirar tranquilo, é a pausa para viver a vida, e quem está presente ao lado. Desligar-se de suas infindas obrigações e evoluir mentalmente, entregar-se ao aprendizado, porque só este você leva ao túmulo.

skuser02844 20/02/2023

Um livro divisor de águas!
Não cabe em palavras o que essa leitura me proporcionou! Estou sofrendo com crises de ansiedade e ao ler esse livro, ao acaso, consegui construir vários pensamentos reflexivos sobre a vida.

A vida continua a passar mesmo que você não queira. Cabe a nós viver la como se cada dia fosse o seu último dia na terra! ?

Karina Paidosz 20/02/2023

Se Sêneca estivesse nos tempos de hoje, não agonizaria tanto na sua morte.
Em tempos de "coach"...

Brincadeiras a parte, ele nos dizia ali que os homens ocupados não tinham tempo de aproveitar a vida. Sua brevidade se dedicava tão somente a deixar de viver.

Temos cada um a nossa vida e cabe a cada um saber extrair suas melhores fases, sabendo que o que faz de nós é o que dedicamos nosso tempo fazendo.

Nicole Gonsales 18/02/2023

Lerei mais vezes
O livro trás uma reflexão muito profunda, é uma leitura para quem gosta de filosofia e de pensar sobre Sí e sobre as próprias ações.

Ecklezia_Carvalho 14/02/2023

A vida segue a trajetória que iniciou e não retrocede ou detém seu curso. Não fará tumulto nem advertirá sobre sua velocidade: deslizará em silêncio. Ela não se prolongará por ordem de um rei, nem pelo favor do povo; transcorrerá do modo como foi determinada desde seu primeiro dia, não sofrerá nenhum desvio, nenhum retardo. O que irá acontecer? Tu estás ocupado, a vida se apressa; nesse ínterim, a morte irá chegar, para a qual, querendo ou não, terás de ter tempo.

É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.

Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito.