O Espelho Secreto

O Espelho Secreto M.J. Putney

Resenhas - O Espelho Secreto

Duda @pagesofduda 12/08/2020

Gostei!
Apesar do livro ser mais juvenil do que imaginei, misturar fatos históricos com fantasia tornou a história bem interessante.

Mari 03/09/2020

Muito top
Li em um dia só, leitura super rápida e fácil, muito bom. Envolve muita história, acho que eles misturaram um pouco da realidade com fantasia, achei muito interessante isso mesmo q eu odeie história kkkkkk o romance eu não achei assim graaandes coisa, mas gostei mesmo assim. Não foi exatamente como eu imaginei, mas talvez tenha sido até melhor, eu pensava q eles fossem explorar mais as aulas normais chatas que tem lá no lugar, mas ainda bem q não foi isso, do jeito que ficou eu achei bom demais

nina 27/12/2020

bom
É uma leitura bem levinha, não tem muitos fatos surpreendentes, mas vale a pena ler, ótimo para tirar da ressaca.

Helo 05/02/2021

O Espelho Secreto
É um bom livro, cheio de aventuras misturando a ficção com fatos históricos. É uma leitura rápida

viconde 31/03/2021

leve e prático de ler!
É um livro pra se ler em um dia, com uma escrita simples, e uma historia bem envolvente. Na época em que eu li, foi uma leitura muito boa! O romance e a fantasia te prendem bastante, e que faz tu querer ler até o final pra descobrir o que vai acontecer. Recomendo pra quem procura um livro para passar o tempo! ?

Cristina 03/04/2021

A história me surpreendeu. Pensei que seria um romance de época, mas tornou-se a mistura de romance histórico com um que de fantasia.

Achei a escrita leve e o desenvolvimento também.
Um romance que fica pulsando e permeando a história, o mais importante são as relações de amizade e companheirismo.

Dy.Blendah 29/06/2021

“Recusar a magia é tão caro quanto aceitá-la”
Desde que minha irmã encontrou o livro na estante da livraria, nos apaixonamos pela arte da capa, e como uma leitora que às vezes, infelizmente, julga um livro pela capa, comprei-o com algumas expectativas. Claro que, por ser um livro infanto-juvenil, já esperava personagens adolescentes, um enredo simples e leve, e que me curaria de uma ressaca literária. Eu estava certa.

A história se passa, a maior parte, durante o século XIX. O ritmo de leitura é rápido (li em menos de um dia) e a escrita de Putney é fácil e equilibrada, pois a autora conseguiu balancear a narração com alguns elementos de época. O que me surpreendeu positivamente nesse livro, foi a criatividade empregada no enredo e o fato de a autora ter inserido e misturado ingredientes de ficção com fatos históricos, gerando uma das mais maravilhosas receitas para um livro divertido, e “didático” de certa forma.

A narrativa contém algumas surpresas e “plots” no meio, mas o final em si é um pouco previsível. O romance da história é clichê, mas não no sentido ruim da palavra, como a maioria dos romances de época, existe um pouco de idealismo e gestos românticos previsíveis.

Tory, protagonista do livro, merece um destaque nessa resenha. Ela tem um certo “julgamento” e opinião, em relação à magia, enraizados no começo da história, porém, com o passar das páginas ela entra em um processo de desconstrução e amadurecimento. É intrigante o fato dela ter de se desprender dos ensinamentos dados a ela quando criança para começar a criar suas próprias opiniões e formas de pensar.

Sobre os outros personagens, acho que faltou um pouco de profundidade e desenvolvimento, provavelmente nos outros livros da trilogia (infelizmente ainda não lançados no Brasil) eles sejam mais bem explorados. Contudo, ainda é possível sentir, como eu, um enorme carinho e apego por cada um deles.

O desfecho do livro é bonito e fechado, com alguns mistérios ainda não resolvidos ou explicados na história, mas que talvez sejam explicados nos próximos livros da série.

Com isso, posso dizer que foi uma leitura prazerosa e divertida. É indicado para adolescentes, talvez tenham mais empatia por Tory. Mas, se você gosta de uma história mágica e rápida, para passar o tempo ou curar a ressaca literária, as aventuras de Tory e esse mundo mágico irão te encantar.

Loira 28/07/2021

Nao esperava tudo isso deste livro, comprei por acaso num sebo e me surpreendi muito, é uma leitura bem tranquila e gostosinha de ler, uma leitura mais juvenil tbm. Pelo que eu vi o 2 vol. Ainda nao tem para português mas espeto ansiosa para quando chegar.